BAIXA PRODUTIVIDADE

BAIXA PRODUTIVIDADE

MUITO TEMPO PERDIDO

O tempo é escasso, isso não é novidade para ninguém, mesmo assim passamos longas horas por mês praticamente jogando no nosso tempo no lixo. Por hora, é uma coisa inaceitável, pois é um recurso tão precioso e caro, por isso não pode ser eliminado de forma corriqueira e continuamente. É fato, e quase impossível gastar todas as horas do dia praticando a concentração máxima e com um alto desempenho, pois somente as máquinas conseguem isso, mas com a ressalva de parar de vez em quando para o abastecimento e para a manutenção.

Dessa forma, não se pretende transformar os humanos em uma supermáquina da concentração e da eficiência, mas otimizar o tempo para tirar o melhor proveito dele e com isso eliminar aquela sensação de falta de tempo ou de tempo perdido. Essa otimização visa distribuir melhor as tarefas ao longo do dia, semanas, meses e dos anos, assim aqueles afazeres que não precisa da sua presença para serem realizados podem ser automatizados ou delegar a função para que sejam feitos. A delegação exige muita sabedoria, primeiro, é preciso ter o cuidado de não transferir uma função intransferível, pois isso causará vários transtornos, além de configurar uma irresponsabilidade. A segunda coisa, é encontrar pessoas com habilidades para realizar aquelas tarefas que você deveria efetuar, por isso, não basta somente delegar as funções e depois cobrar dos subordinados, se estes não apresentarem os requisitos mínimos para o cumprimento da delegação.

Com automação, também pode ter vários contratempos. Apesar de a automaticidade ser um dos milagres das altas produtividades, usando os seus sistemas de algoritmos que em muitas tarefas são infinitamente superiores ao trabalho humano, não se aplica a todas a coisas, pois estes, ‘software’ são baseados em determinados números de dados e soluções finitas. Além disso, algumas atividades são essencialmente humanas, e se mesmo assim decidir automatizá-las criarão outros inúmeros problemas de difíceis soluções, pois os programas de computadores ainda não são sensíveis a todas as complexidades das emoções humanas.

Por fim, aproveitar todo o tempo possível não é passar as 24 horas ligado ininterruptamente, mas sim, fazer mais em menos tempo, e depois usar o tempo economizado de forma inteligente nas coisas que realmente goste de fazer, preferencialmente para realizar algo produtivo, que não seja delegável e nem automatizáveis. Portanto, ainda é importante ser algo que não seja considerado como um trabalho propriamente dito, isso tirará a sensação de falta de tempo e de temporadas inteiras perdidas.

PaginaUnica 15/01/20

Livrodeunicapagina 15/01/21 SIGA no Facebook, TWITTER, YouTube e Instagram

São dezenas de LivroDeUnicaPagina na amazon.com

https://cutt.ly/9gKwkPH