A PASTORA - Trecho 2

-- Eu sou Benjamim... Sou o motorista do... – virou-se e apontou para o ônibus, mas tornou a olhar para ela, meio sem graça, porque percebeu que não era necessário ter se apresentado daquela forma. Ela já sabia que ele era o motorista. – Eu... eu transporto crianças do sítio para a escola da cidade... E não posso me atrasar... mas suas ovelhas... elas estão atrapalhando a passagem.

-- E o senhor acha que o que faz é muito importante?

-- Sim, levar crianças para a escola é muito importante!

-- Pra mim também é muito importante levar as ovelhas para um lugar onde elas possam comer.

-- Sim, claro, mas você não podia ir por outro caminho, fora da estrada?

-- Não existe outro caminho.

-- Não existe outro caminho?

-- Isso mesmo. Para onde eu preciso levar as ovelhas, o único caminho é este.

Ele ficou embasbacado, olhando para todos os lados, e concluiu que provavelmente ela tivesse razão. Sem saber o que dizer, perguntou:

-- E pra onde você está levando essas ovelhas?

A menina demorou alguns segundos, e em vez de responder fez outra pergunta.

-- Por que quer saber?

Sim, ela tinha razão: por que queria saber? O importante era ter a estrada livre, pegar os alunos e levar para a escola. Que importância tinha para onde uma garota estava levando suas ovelhas? Ovelhas não são tão importantes, como crianças que vão à escola. Assim mesmo respondeu, porque achava que a pergunta era pertinente.

-- Pra ter certeza se eu não poderia lhe ensinar outro caminho.

-- Ah! Tá bom. Olhe – apontou –, fica pra lá, depois que a estrada começa a subir e acaba a cerca. Seguindo pelo lado direito chego num lugar que tem muito pasto e ninguém é dono.

-- Como sabe que ninguém é dono?

-- Porque não tem cerca. Tudo que tem dono tá cercado, não é?

Fazia muito sentido o que ela dissera. As pessoas cercam tudo o que lhes pertencem. E era verdade: não havia outro caminho para onde ela precisava ir.

Isidio
Enviado por Isidio em 27/09/2020
Código do texto: T7073358
Classificação de conteúdo: seguro