O que Greta Thunberg disse a seu pai

No ano de 2016 Svante Thunberg e sua filha mais nova, Beata, fizeram uma viagem até a Itália. Foram e voltaram de avião. No regresso a Suécia, vejam o que escutaram de Greta, que ficara em casa com a mãe:
- Vocês acabaram de produzir 2,7 toneladas de dióxido de carbono. E isso corresponde às emissões anuais de cinco pessoas no Senegal.
Deve ser duro um pai escutar isso da própria filha (rsrsrs).
Greta Thunberg tinha na época 13 anos e ainda não dera início a sua cruzada ecológica mundial.
Convém explicar que Greta não é contrária ao progresso. Mas o progresso não deveria ser desvirtuado. Há já várias décadas Roberto Carlos dizia na canção "O progresso", dele e Erasmo, "Eu queria gritar que esse tal de ouro negro não passa de um negro veneno." Decerto é um progresso o homem poder voar, mas precisam os aviões ser tão poluentes? Não deveriam os governos, empresas de vôo e engenheiros estar buscando desenvolver aparelhos menos poluidores? Ou talves seja o caso de substituir aviões por dirigíveis, que nos últimos tempos têm retornado.
Anos atrás, já faz tempo, a polícia militar do Rio de Janeiro havia adquirido um dirigível para vigiar a cidade lá de cima. Nem sei que fim levou, só sei que custou uma nota e na época matéria de jornal falava sobre o atraso no decimo-terceiro dos policiais militares. E que eles estavam até fazendo piada: vendo o bicho flutuando nos ares, falavam: "Olha lá, o nosso decimo-terceiro está passando!"
Como quer que seja, dirigível deve ser muito menos poluente que avião.