Frases e Aforismos

" O sujeito é o princípio por excelência do pensamento e da ação" - Não! Essa ficção precisa ser transmutada. O indivíduo não é nada, a espécie é tudo.

***

O pensamento não nasce do sujeito, e sim da relação entre as forças cósmicas. Essa autonomia do "eu" é demasiado pretensiosa e já teve seu tempo, precisamos mudar a maneira de ver para mudarmos a maneira de sentir...

***

Estamos na época das tragédias, isso explica essa crescente demanda de professores e heróis da moral. A comédia de nossa existência ainda não se tornou consciente de si mesma...

***

Todo esse alarido sobre a razão da vida, esses efêmeros sentidos nos dizem apenas uma coisa: a humanidade ainda não aprendeu a rir de si mesma, não tem, ainda, a força para admitir que no fundo não é mais que loucura, impulso, instinto o "motivo" de suas ações. Mas como tudo é fluxo e refluxo, há de chegar esse dia...

***

O universo vestiu-se de todos nós, numa pedra dorme o infinito.

***

Não suporto imperativos categóricos, meu instinto se revolta contra todas as religiões e filosofias que baseiam-se nesta fórmula: "faça isso e não faça aquilo, assim será feliz - caso contrário..." - Não é isso um atentado contra a vida, a vida individual?

***

Religiões nascem da miséria de não suportar a falta de sentido do sofrimento...

***

Não é o sofrimento, mas a falta de sentido para o sofrimento o que os moralistas e religiosos não suportam. "- Por que sofremos?" - perguntam-se. "- Porque somos pecadores" - responde o sacerdote. Como? Viver na condição de culpado? Só assim suportam viver? Insânia. Repito, não é o sofrimento, mas a falta de seu sentido o que dói.

***

Por que a vida se impôs a mentira se ela é a verdade? Arte é vida.

***

Todos conhecem a necessidade do sofrimento para o crescimento, mas ninguém o afirma se não houver uma justificativa moral. Odiamos uma parte da vida. Condenamos a existência enquanto cremos na moral.

***

"Ora, então nos diga qual fórmula podemos usar para suportar o sofrimento!" - Há sofrimento.

***

O remédio para a miséria se chama - miséria.

***

"O corpo sofre" - eis uma interpretação que poderia ser uma interpretação para quem precisa.

***

"Só o amor salvará a humanidade" - Não! Só a coragem.

***

Pertencer - eis a banalidade.

***

Um ideal: viver sem pátria; não se subordinar a nada, nem ao amor; não crer na verdade, nem da descrença - ideias? somente para passar o tempo; não pertencer a nada, nem a homem ou mulher, credo ou profissão; nenhum orgulho quanto a isso - ligação nenhuma conosco nem com os outros; libertos de Deus, da ciência e de nós mesmos - assim decorre a vida íntima de um nômade...

***

Na impotência de ser tudo, abdiquei de tudo.

***

A quem nada quer respirar é tudo.

***

Ser é estar livre. Estar livre é não pertencer...

***

O que admiro: conviver, estar em relação, mantendo aquela independência longínqua que consiste em não pertencer a nada - admiro um coração puro.

***

Somos possuídos pelas coisas que possuímos.

***

Nada quero porque quero tudo. Sou tudo porque sou nada. Estou lá onde vejo o mundo. Não existo dos meus olhos para dentro.

***

Ergo-me diante de mim e levanta-se toda a humanidade...

***

Nós, filhos do conhecimento, temos de nos edificar com as desgraças da humanidade em vez de com-padecer delas. Os problemas da sobrevivência não nos diz respeito, somos nossa própria esfinge. Morreríamos de compaixão, como Cristo, de alma triste até a morte, quando orou ao Pai assim: "- Pai, afasta de mim esse cálice, não como eu quero, mas seja feita a sua vontade". - E em seguida descobre que seria traído. A compaixão tem efeito depressivo...

***

Sou estações. Não suportaria uma eterna primavera. Mataria-me de alegria...

***

Amo aquilo que é necessário, amo a vida como a morte.

***

A beleza da minha vida consiste no contraste entre luz e sombra, tristeza e alegria. Não como coisas separadas, mas simultâneas. Não há um poente que não me despeça rindo de tristeza, não há aurora que não chore de alegria.

***

Não entenderia a linguagem de alguém que sente apenas uma coisa de cada vez, no momento em que estou feliz há nisso um elemento de tristeza que ofusca a luz do sol. - Ah, e como é lindo as frinchas de alegria atravessando os buracos da tristeza!

***

Todo emoção em mim traz o seu contrário. Sou duplo, dois lados de um mesmo eu.

***

Sou um contemplativo, viajante estético por natureza, amante do mundo - como poderia adorar apenas a alegria? Nunca busquei a felicidade, busquei minha obra, a completude. E o melhor gosto encontrei no contraste entre luz e trevas.

***

Um homem que é triste, e não pessimista, ao contrário dos sábios e místicos, não buscará se libertar deste mundo, e sim criar o mundo.

***

Não sou pessimista, sou triste...

***

Sofro porque morro, e por que morro vivo, logo sou feliz.

Fiódor
Enviado por Fiódor em 28/02/2020
Reeditado em 03/02/2024
Código do texto: T6876223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.