Meio AMBIENTE – O caso dos 3 PATOS

Depois da tempestade pode vir outra tempestade antecedida de uma pequena bonança.

Assim, a verdadeira defesa do meio ambiente e do ecossistema tem que existir. Para que sobrevivam todos nessa guerra entre gregos e troianos, basta evitar o exagero de militância. Ou seja, basta evitarmos cair em qualquer das 3 armadilhas dos patos. Tome cuidado para seu entusiasmo não se enquadrar em um caso:

1) Caso PATOGÊNICO – Diz-se daquilo ou daquele que é propenso a causar ou desenvolver doenças. // OBSERVAÇÃO: um exemplo é a mania de ficar com a câmera do celular ligada registrando quantas vezes o vizinho regou o jardim em um mesmo dia, ameaçando denunciá-lo por abandono das plantas.

2) Caso PATÓGENO - Agente biológico capaz de causar doenças. Que provoca doenças. O mesmo que patogênico. // OBSERVAÇÃO: um exemplo desse agente biológico é a própria pessoa que se comporta como o “pato” n.º 1 acima referido.

3) Caso PATOLÓGICO - Relativo a patologia, doentio. // OBSERVAÇÃO: neste caso, temos aquela pessoa que está agindo ainda por imitação dos “patos” n.ºs 1 e 2 acima – pois ainda não desenvolveu os tipos mas acha bonito quando um portador fica famoso por tê-los desenvolvido.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Conclusão ---------- Contribua para a preservação do ecossistema, mas não se comporte como quem quer ensinar o pato a nadar melhor.