Professor OLAVO, o Dinossauro e o ROCK PESADO
ASPAS, que o autor não é o Tex//
Eis que se aproximava da sala de aula lá do fundo do corredor da Geografia, já anunciando o tema da aula, invariavelmente – e apaixonadamente – “placas tectônicas”, o professor, sempre disposto, intenso em sua vontade de compartilhar saberes e histórias, muitas histórias. Era, de certa forma, curioso vê-lo, um senhor grisalho, embora ainda na casa dos cinquenta, alto e falante, chegando na sala de aula com vários discos de vinil, elepês ou bolachões, embaixo dos braços, tudo muito encaixado, já que uma das mãos segurava vários livros – um deles certamente era de Arthur Conan Doyle – a outra trazia fósseis de trilobitas e do mesossaurus em pedaços de folhelhos. Podia, no entanto, se entrever, nas capas psicodélicas dos discos: Pink Floyd, Jethro Tull, Genesis, Yes… Nos anos 80, um senhor carregando aqueles discos, produções então atuais, recém forjadas dos estúdios, era pouco usual.
...
No começo dos anos 1980 mal se falava de buracos negros e expansão do universo nas salas de aula, inclusive nas universidades.
…
Tudo isso era tão impressionante, quanto mágico. Como era mágico, antes do sucesso spielberguiano do Jurassic Park, alguém ter miniaturas de dinossauros. Pois, o professor os trazia para sala de aula, os nomeava e com orgulho os apresentava, um a um, cada sauro.
...
Estimado Professor Olavo Soares: uma singela homenagem de seu devoto aluno. Certamente andas mapeando mais de perto as estrelas da Via Láctea e explorando os basaltos, granitos e arenitos de luas e planetas por aí, tal qual o pequeno príncipe de Exupéry. Um grande abraço, querido mestre amigo! \\
ASPAS fechadas para o autor dessa linda homenagem ao Professor Olavo Soares. Um gesto bonito de um de seus alunos chamado Francisco Rehme (o Chicho), que é geógrafo, professor de Geografia do 6º ano do EF e da 3ª série do EM do Colégio Medianeira. Especialista em Geografia Física – Análise Ambiental pela UFPR e em Currículo e Prática Educativa (PUC-Rio), é mestre em Geografia, dentro da linha de pesquisa Dinâmicas das Paisagens (UFPR). ------ http://www.colegiomedianeira.g12.br/o-mestre-dos-campos-gerais-2/
::::::::::::::::
Nota de desconfusamento ----- Quê? Como? Ah! Você pensava que eu ia homenagear outro Olavo? Mas, que mania de só lembrar do outro Olavo, hein?