PAPA FRANCISCO – em 2014 e 2016, pareceu ENTRAR EM CONTRADIÇÃO sobre COMUNISMO (Revista EXAME – confira textos inteiros autenticados com links)

O líder católico demonstra que não está falando a favor da ideologia, mas, sim, convocando cristãos para atitudes que desmantelem o assistencialismo manipulador. Assim, tenta fazer um chamado para os cristãos que inadvertidamente se espelham em ideologia (quando as põem em lugar de Cristo). Basta prestar atenção a cada parágrafo sem conclusões precipitadas. (Tex)

Texto 1 --- PAPA FRANCISCO (em 2016) aparenta dar munição aos comunistas (extraído na íntegra do link abaixo mencionado).

Aspas totais para a revista online//

Papa diz que “comunistas pensam como os cristãos”

O pontífice evitou falar do recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Por EFE

access_time 11 nov 2016, 08h41

more_horiz

SUBTÍTULO - Papa Francisco: sua maior preocupação é o drama dos refugiados e imigrantes (Reuters/)

Roma – O papa Francisco afirmou que “são os comunistas os que pensam como os cristãos”, ao responder sobre se gostaria de uma sociedade de inspiração marxista, em entrevista publicada nesta sexta-feira no jornal italiano “La Repubblica”.

“São os comunistas os que pensam como os cristãos. Cristo falou de uma sociedade onde os pobres, os frágeis e os excluídos sejam os que decidam. Não os demagogos, mas o povo, os pobres, os que têm fé em Deus ou não, mas são eles a quem temos que ajudar a obter a igualdade e a liberdade”, explica Jorge Bergoglio.

Por isso, Francisco espera que os Movimentos Populares entrem na política, “mas não no político, nas lutas de poder, no egoísmo, na demagogia, no dinheiro, mas na política criativa e de grandes visões”.

O pontífice evitou falar do recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e assegurou que dos políticos só lhe interessa “os sofrimentos que sua maneira de proceder podem causar aos pobres e aos excluídos”.

Francisco explicou que sua maior preocupação é o drama dos refugiados e imigrantes, e reiterou que é necessário “acabar com os muros que dividem, tentar aumentar e estender o bem-estar, e para eles é necessário derrubar muros e construir pontes que permitam diminuir as desigualdades e dar mais liberdade e direitos”.

Sobre os supostos “adversários” que tem no seio da Igreja, Francisco assegurou que não os chamaria assim e que “a fé une todos, embora naturalmente cada um veja as coisas de maneira diferente”.

Notícias para você

https://exame.abril.com.br/mundo/papa-diz-que-comunistas-pensam-como-os-cristaos/

Fechando as primeiras Aspas totais para a revista online\\

Texto 2 --- PAPA FRANCISCO (anteriormente, em 2014) desaprova ideologia comunista sem condenar os fiéis que por ela são hipnotizados (extraído na íntegra do link abaixo mencionado).

Aspas totais para a revista online//

Papa rebate quem diz que ele é comunista

Pontífice destaca que amor aos pobres está no Evangelho

Por Da Redação

access_time 28 out 2014, 13h36

more_horiz

Papa Francisco: "amor pelos pobres é o centro do Evangelho" (Andreas Solaro/AFP/)

Cidade do Vaticano – O papa Francisco fez um discurso nesta terça-feira (28) no Encontro Mundial dos Movimentos Populares e disse que é acusado de ser comunista só por pregar o Evangelho.

“Terra. Trabalho. Casa. Estranho, mas se falo de alguns desses temas, alguns dizem que o papa é comunista. O amor pelos pobres é o centro do Evangelho”, disse o pontífice segundo a Rádio Vaticana.

Ainda de acordo com o líder da Igreja Católica, o evento “não responde a nenhuma ideologia”. Durante o encontro, Jorge Bergoglio pediu que os movimentos populares “continuem com a luta” porque ela “faz bem para todos”.

O Encontro dos Movimentos Populares “é um sinal, um grande sinal: vem a uma missa com a presença de Deus, da Igreja, pessoas que muitas vezes têm suas vozes silenciadas”.

Ele ainda ressaltou que os mais pobres “não se contentam com promessas ilusórias, desculpas ou álibis. E nem podem esperar por uma ajuda de ONG, de planos assistenciais ou soluções que talvez não cheguem” fazendo com que a população, de um modo “perigoso”, seja “anestesiada ou domesticada”.

Segundo o papa, essas pessoas “querem ser protagonistas, se organizando, estudando, trabalhando, protestando e, sobretudo, praticando aquela solidariedade tão especial que existe entre aqueles que sofrem e que nossa civilização parece ter esquecido ou, ao menos, finge esquecer”.

Francisco ainda condenou os grupos que ajudam as pessoas para “domesticá-los”, promovendo estratégias que não permitem o desenvolvimento das famílias e das comunidades. “Que tristeza quando alguns presuntos* (*presunçosos) altruístas se reduzem à passividade e negam-se, ou pior, escondem suas ambições pessoais. Jesus disse: hipócritas”, ressaltou.

Mas, ele elogiou quando os “membros mais jovens e pobres” estão nesses movimentos. Isto, segundo Bergoglio, faz com que se possa sentir “o vento da promessa que alimenta a esperança em um mundo melhor”.

Ao falar sobre a sociedade, o sucessor de Bento XVI destacou que os movimentos populares “exprimem a necessidade urgente de revitalizar as nossas democracias, tantas vezes sequestradas por inúmeros fatores”. De acordo com seu discurso, é “impossível” imaginar um “futuro para uma sociedade sem a participação protagonista da grande maioria”.

Ele finalizou dizendo que é preciso “superar o assistencialismo paternal” para ter paz e justiça, criando “novas formas de participação que incluam os movimentos populares” e “a sua torrente energia moral”.

Encontro com Morales O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou que haverá um encontro entre Evo Morales e o papa nesta noite.

Lombardi explicou que, como o presidente boliviano não está em uma comitiva oficial, o encontro “não foi organizado mediante aos habituais canais diplomáticos” e que a reunião será “privada e informal”.

O padre ainda disse que esse encontro simboliza “uma expressão de afeto e proximidade com o povo e a Igreja boliviana e um apoio para a melhora das relações entre as autoridades e a Igreja no país”.

Morales está em Roma como líder dos movimentos populares de seu país.

https://exame.abril.com.br/mundo/papa-rebate-quem-diz-que-ele-e-comunista/

Fechando as últimas Aspas totais para a revista online\\

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Comentário do Tex ------ Eu percebo que o amor de Cristo não faz acepção de pessoas e que, portanto, o Papa segue aquela máxima de Jesus de que “o sol nasce para justos e injustos”. Assim (creio), o Papa tem que buscar ovelhas perdidas no meio da ideologia comunista e no meio de redutos de falsos líderes religiosos, ou seja, tanto no ateísmo quanto no farisaísmo. Isso fica claro nessa afirmação que destaco dos textos: “Francisco ainda condenou os grupos que ajudam as pessoas para “domesticá-los”, promovendo estratégias que não permitem o desenvolvimento das famílias e das comunidades. “Que tristeza quando alguns presuntos* (*presunçosos) altruístas se reduzem à passividade e negam-se, ou pior, escondem suas ambições pessoais. Jesus disse: hipócritas”, ressaltou.” -------- (citei trecho)

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O asterisco dessa última citação foi colocado entre parênteses por mim para o sinônimo (Tex).