O DINHEIRO É RAIZ EM TODOS OS MARES – Reflexões: GABEIRA... do Rio
“O velho esquema está pronto para reiniciar a roubalheira”
Brasil 30.09.19 07:18
“O bombardeio à Lava Jato não significa apenas libertar os presos, mas reduzir as possibilidades de prender futuros envolvidos em corrupção”, diz Fernando Gabeira.
“O velho esquema que domina o Brasil ganhou nova cara, encarnou-se em novos personagens, estruturou-se numa ampla frente e está pronto para reiniciar a roubalheira. Só que as condições não são as mesmas do passado. O nível de informações cresceu, a transparência se ampliou por força de lei. ( Extraído de: https://www.oantagonista.com/brasil/o-velho-esquema-esta-pronto-para-reiniciar-a-roubalheira/ )
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Fernando Paulo Nagle Gabeira (Juiz de Fora, Minas Gerais, 1941). Escritor, jornalista e político. Muda-se para o RIO de Janeiro em 1963 e no ano seguinte começa a trabalhar como redator no Jornal do Brasil, onde permanece até 1968. Nesse ano, entra para a clandestinidade e ingressa na luta armada contra a ditadura militar, como integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro - MR-8. Em 1969 participa do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick - na operação é baleado e preso, sendo mais tarde exilado, numa troca de presos políticos pela liberdade do embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, também sequestrado pela guerrilha. Em 10 anos de exílio mora no Chile, Suécia e Itália. Com a Lei de Anistia, volta ao Brasil, em 1979, e publica “O que É Isso, Companheiro?”, relato de seus anos de clandestinidade e guerrilha. Militando em causas ecológicas e pacifistas, funda, com artistas e intelectuais, o Partido Verde - PV e candidata-se, sem sucesso, a governador do Rio de Janeiro, em 1986, e à Presidência da República, em 1989. Cinco anos depois, elege-se deputado federal, reeleito sucessivamente desde então. Sua obra, de engajamento político, constrói as primeiras análises críticas da luta armada e discute temas como as liberdades individuais e ecologia. ( Extraído de: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa7547/fernando-gabeira )
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Frase de pé de assunto do Tex: ------------- “Foi baleado e preso”. E o herói ainda é mesmo o tal LULA? Aquele que se recusa a deixar o luxo e a mordomia da carceragem em Curitiba para não ter que trabalhar?