PINCEI VERDADEIROS DIAMANTES NUM RASCUNHO . 25

“ A vida do poeta, seu carisma, sua permanência na mídia, sua capacidade de gerar noticia, tudo isso pode confundir a leitura crítica, ou fazer com que outro poeta, mais acanhado, menos midíatico, de vida reservada ou distante dos grandes centros, tenha o reconhecimento da dimensão exata de sua obra, postergada”

“ A metáfora é uma construção mental onde dois termos se equivalem. Oculta-se um, apresenta-se outro, como representante dos dois ”

“ ... A poesia me parece ser transitórica, sendo marcada em cada momento, pelas projeções sociais que ela exprime, mas que são sobrepujadas por temáticas duradouras, como o amor, a inveja, a busca do infinito, a superação da morte etc...

Ao contrário dá máxima que diz que os meios são as mensagens, o veiculo primordial da poesia é a palavra. A palavra única, descarnada, nua...

Ela é o veiculo máximo da poesia ... ela é forma de arte elaborada, que requer conhecimento e muita leitura, a fim de que o poeta se conecte a uma tradição, e possa produzir de maneira original, ... tendo a segurança de pertencer a uma linhagem, a um discurso que se filia por afinidade estética e parentesco filosófico.

A poesia pode ser metafísica, simples, complexa, de verso livre ou de formas fixas, de temática grandiosa ou circunstancial. A poesia pode ser apenas expressão de sentimentos ou de estados de alma, ou pode apresentar uma leitura mais elaborada da realidade...

O certo contudo, é que nem o poema-rio, nem o circunstancial, nem o instantâneo que se acerca do haicai, nenhum tem primazia sobre outra expressão poética.

A poesia tem o seu caráter histórico e o cânones mudam.

O poeta não é a antena da raça como queria Pound, mas um artista sensível ao seu tempo e á história, alguém que mantém sobre tudo, um olhar distinto e menos reificado a fim de contar aos seus contemporâneos e aos pósteros a inquietação que incomoda não somente a si, mas a sociedade como um todo ”

Davi Cartes Alves
Enviado por Davi Cartes Alves em 27/09/2007
Código do texto: T670444
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.