“POR QUE O BRASIL NÃO DECOLA?”

O Brasil é um país semelhante a um corpo humano cuja complexidade é enorme. De norte ao sul, leste e oeste, não existe sequer um grau mínimo de homogeneidade no povo brasileiro. Aliás, basta sair de um bairro como o de Itaquera e ir a outro no Tatuapé (meia hora de trem ou metrô), para perceber a diversidade cultural, social e principalmente econômica destes dois bairros. O Brasil na verdade é um país que tem inúmeros outros “brasis” dentro dele. Fomos colônia, império, Republica, ditadura e agora somos uma democracia, todas elas com suas singularidades. De uma teocracia (religião e Estado inseparáveis) a laicidade (separação entre Estado e religião), o Brasil é um país místico e singular cujas diferenças entre os cidadãos talvez, não se encontra em lugar algum do mundo. Infelizmente, há 10 ou 15 anos (há quem diga que sempre foi assim) estamos passando por uma grave crise política. Saímos de uma ditadura e entramos em 1988 em uma democracia e parece que nada ou pouco mudou. De Tancredo Neves (que não tomou posse), José Sarney, Collor (impeachment em 1992), FHC, Lula (preso), Dilma (impeachment em 2015), Temer agora Bolsonaro, parece que o Brasil pouco caminhou. Com uma beleza natural inigualável, o Brasil tinha e tem tudo para ser o maior e melhor país do mundo para se viver. Temos florestas, rios, mares, dunas, chuva, sol, frio, calor, etc., que quase não se vê em muitos outros lugares do mundo. Tudo que planta nasce. Por que então não somos uma potência que não seja apenas no futebol (será que ainda somos?)? Será que precisamos de mais capitalismo, ou mais socialismo, ou mais conservadorismo ou mais outros “ismos”? Não creio que seja por falta de mais “ismos.” Precisamos na verdade é começar a discutir política com mais racionalismo, embora o racionalismo ao extremo tb seja prejudicial. Parar de fazer politica infantil e de botequim cuja única coisa que vale é ficar atacando ou adorando o governo passado ou presente. Deixar de publicar fake news acirrando ainda mais o maniqueísmo político. É preciso entender que a pluralidade de ideias é essencial para uma nação. Não é preciso concordar, aliás, ninguém precisa concordar com ninguém, mas apenas respeitar. As consequências das escolhas políticas positivas ou negativas só o tempo dirá. Este laicismo extremista que procura exterminar de uma vez por todas as religiões da esfera pública é bestial. Assim como o fundamentalismo religioso que abomina todos aqueles que não fazem parte de seus grupos tb é. Necessitamos de reformas, mas não somente as da previdência ou política, mas sim tb de reformas éticas e morais, cuja obrigação primeira de ensinar são dos pais e não das instituições de ensino público ou particular. Enfim, o “Brasil só irá decolar” quando a maioria do seu povo parar, pensar e se ajudar em questões que sejam comuns a todos, como por exemplo, saúde, segurança, educação, emprego, saneamento básico, e outros mais, do contrário, jamais sairemos desta condição de impotência tendo paradoxalmente uma imensa potência.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 02/07/2019
Reeditado em 04/07/2019
Código do texto: T6686509
Classificação de conteúdo: seguro