Citação apócrifa falsamente atribuída a Machado de Assis

"E com uma letra bem pequena, lá estava escrito no seu epitáfio: Tentou ser, não conseguiu; tentou ter, não possuiu; tentou continuar, não prosseguiu; e nessa vida de expectativas frustradas tentou até amar… Pois bem, não conseguiu, e aqui está."

Autor desconhecido

**Texto apócrifo**

Atenção, apesar de o texto acima circular por diversas páginas da Internet como se fosse um trecho da obra Dom Casmurro e, consequentemente, de autoria de Machado de Assis, a citação NÃO PERTENCE AO LIVRO DOM CASMURRO, tampouco foi encontrada em alguma obra de Machado de Assis.

O que são textos apócrifos? São textos de autoria desconhecida que, muitas vezes, trazem escritores consagrados como supostos autores, o que, obviamente, é falso.

Como saber? Simples. Lendo de fato a obra na íntegra, em fontes confiáveis.

A obra completa de Machado de Assis está disponível para ser baixada e lida em PDF através do site: http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista

Com o documento aberto, basta utilizar os comando control+F. Abrirá uma janela de busca e basta digitar uma frase ou palavra para verificar. Se a palavra ou frase realmente pertencer à obra, ela será encontrada. Ou lendo o livro físico mesmo.

Até o momento, desconheço a autoria da citação e ficaria grata se, caso alguém souber, informar nos comentários com as devidas fontes.

Espalhar informações que não procedem, sejam quais forem, é de muito mau gosto. Verifiquemos as fontes sempre.

__________

Definição do termo apócrifo. Disponível em: https://www.lexico.pt/apocrifo/

Acesso 14 mar 2019

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro, Obras Completas de Machado de Assis, vol. I, Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.

Publicado originalmente pela Editora Garnier, Rio de Janeiro, 1899.

Disponível em: http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_k2&view=itemlist&layout=category&task=category&id=23&order=year&searchword=&Itemid=668

Acesso 14 mar 2019

Lidiane Santana
Enviado por Lidiane Santana em 14/03/2019
Reeditado em 14/03/2019
Código do texto: T6598070
Classificação de conteúdo: seguro