Lichtenberg - Aforismos I - Exercícios de Tradução

Os textos de Lichtenberg podem ser usados como uma maravilhosa varinha mágica: onde ele faz uma troça há sempre um problema oculto.

Goethe

Não compreendo como os alemães de hoje descuidam desse escritor [Lichtenberg] e enlouquecem com um folhetinista coquete como Nietzsche.

Tolstoi

Obrigado, Lichtenberg, obrigado! Por revelares que não há nada mais inútil que falar com um erudito que sabe milhares de dados históricos porém que jamais pensou por si mesmo. “De nada serve ler receitas quando se está faminto”. Obrigado por esta voz no deserto!

Kierkegaard

Mais do que os conhecimentos positivos adquiridos, o importante foi a direção que minhas idéias tomaram sob sua tutela

Alexander von Humbolt, após seguir um curso de Lichtenberg em Göttingen.

É um erro enorme não querer duvidar em assuntos do conhecimento; quem começa com certezas, acabará com dúvidas.

Ele me despreza porque não me conhece. Eu desprezo suas acusações porque me conheço.

Várias vezes fui censurado por faltas que meu censor não teve o engenho ou a energia para cometer.

Assim estou suspenso no mundo, entre a filosofia e a astúcia das criadas, entre as reflexões mais intelectuais e as sensações mais sensuais, oscilo de umas às outras e após uma breve luta alcanço o repouso de meu eu duplicado. Divido-me cabalmente: de um lado prevarico, do outro exalo pureza. Nós dois, meu corpo e eu, nunca fomos tão dois como agora. Em certas ocasiões nem sequer nos reconhecemos, ou nos reunimos tão de repente que ambos ignoramos onde estamos.

Minha hipocrondria é certamente a capacidade de extrair de qualquer sucesso da vida, chame-se como queira, a maior quantidade de veneno em benefício próprio.

….

Sempre procurei impor-me leis que só entrem em vigor quando já me seja impossível violá-las.

Sei que pensei muito mais do que li; por isso ignoro muitas das coisas que todo mundo sabe. Quando em sociedade, equivoco-me com freqüência e isto me inclina à timidez. Se pudesse dizer tudo o que refleti, integralmente, tal e qual está em mim, não há dúvida de que obteria o aplauso do mundo, porém certas coisas não se podem extirpar de um modo proveitoso.

….

Em meus estudos de juventude cometi o grave erro de fazer um plano demasiado grande do edifício. A conseqüência foi que não pude acabar os pisos superiores, nem sequer o teto. No fim, me vi obrigado a conformar-me com o par de águas-furtadas que consegui construir (mesmo se não que evitar que com o mal tempo lhes chovesse dentro. Assim acontece a alguns!

Já que se escreve em público sobre pecados secretos, propus a mim mesmo escrever em segredo sobre pecados públicos.

Notei que as pessoas cujos rostos possuem uma certa falta de simetria, com freqüência possuem as mentes mais agudas.

Talvez o homem seja metade espírito e metade matéria, assim como a água viva é metade planta e metade animal. As criaturas mais peculiares estão sempre na fronteira.

Quando o espírito se eleva, o corpo se ajoelha.

Um menino inteligente pode tornar-se louco ao ser educado por um louco. O homem é tão perfectível e tão prejudicável que sua razão pode converter-se em loucura.

O povo é arruinado pela concupiscência carnal contra o espírito e o intelectual pela concupscência espiritual contra o corpo.

Certo amigo costumava dividir seu corpo em três andares: a cabeça, o peito e o baixo ventre. Freqüentemente desejava que os inquilinos do primeiro e do último andar se tolerassem melhor.

….

Todo homem também tem seu traseiro moral, que não mostra sem necessidade e enquanto pode cobre com as calças da decência.

Os aforismos acima foram traduzidos da edição em espanhol de Juan Villoro.

Do brilhante ensaio de Otto Maria Carpeaux “As Verdades de Lichtenberg”:

A nobre simplicidade das obras da Natureza baseia-se na nobre miopia dos observadores.

Existem mais coisas entre o céu e a terra do que os nossos manuais de escola sabem, diz Hamlet; mas existem também nos nossos manuais de escola muitas coisas que não existem entre o céu e a terra.

Que sabemos nós dos outros? Possivelmente todo pronome ‘outro’ é um antropomorfismo.

Não é extraordinário que os homens gostem de se bater pela sua religião, e não gostem de viver de acordo com os preceitos dela?

A incredulidade em uma coisa baseia-se quase sempre na cega credulidade em outra coisa.

Penso muitas vezes na morte, e espero que o meu Criador exigirá docemente uma vida, da qual eu era um proprietário pouco econômico, mas não infame. Todos os dias faço as minhas orações da manhã e da tarde, e leio muitas vezes, profundamente emocionado, o salmo: ‘Antes que as montanhas fossem criadas, e a terra e o mundo, Tu tinhas sido, meu Deus, de toda a eternidade.

Creio, meu Deus, ajudai a minha incredulidade.

Não poderei acreditar nisso, dizia eu; e, enquanto o dizia, observei que já tinha acreditado pela segunda vez.

A dúvida deve ser apenas vigilante, nada mais.

Aquele que é apaixonado por si próprio terá a vantagem de ter poucos rivais.

O caminho mais seguro para a tranqüilidade da alma é não ter nenhuma opinião.

As novas invenções na filosofia são quase sempre novos erros.

As opiniões de todo o mundo, o em que todo o mundo crê, é justamente o que é preciso mais vigorosamente examinar.

Não há mercadoria mais esquisita do que os livros. São impressos por gente que não os compreende; são vendidos por gente que não os compreende também; são lidos e criticados por gente que não os compreende melhor; talvez sejam escritos também por gente que não compreende nada.

Liberdade, Igualdade, Fraternidade: é um décimo primeiro mandamento que elimina os dez outros.

Os homens mais sadios, os mais belos, os mais bem feitos, são os que se submetem a tudo. Quando alguém tem um defeito corporal, tem opinião própria.

Onde a moderação é um erro, a indiferença é um crime.

Por causa da minha sinceridade os homens me condenam, mas Deus me perdoará.

Na escuridão, empalidece-se de medo, mas não se enrubesce de pudor.

Todos os nossos raciocínios são precedidos de sentimentos muito pessoais, que o cérebro ratifica depois.

O tipógrafo, o revisor, o censor lerão o meu livro, sem dúvida; talvez o crítico também. Mas isto já é exigir demais.