Um Sentimento Que Ainda Vale A Pena Ter

Me pergunto: O que é o sentimento?

Para que "escolhemos sentir emoções" positivas por alguém, em uma relação?

Talvez porque gostamos de ser quem somos, e porque gostaríamos que gostassem de nosso jeito "errado" de ser também.E que assim poderíamos gostar da outra pessoa de igual modo.

Já que não acertamos sempre. Nossa personalidade é incoerente, as vezes grosseira, injusta, receosa, amável, empática, medrosa, verdadeira, intensa, carinhosa, romântica...

Mas para que então escolhemos alguém para a nossa vida, sendo que o ser humano, um ser tão complexo e surpreendente, a ponto de dar medo, de arriscar, tentar, se frustar e se machucar?

Por que por mais que a sociedade de hoje pregue nas entrelinhas a falsidade, a materialidade, o egoísmo, e a falta de consideração com o sentimento do próximo, ainda acredito que vale a pena acreditar no sentimento de alguém. Não porque apenas o gostar, fará dar certo algo, mas quando você acredita no sentimento e gosta da pessoa de verdade, você faz o seu melhor para dar certo. Você não desiste fácil. Você não se contenta com a adversidade. Seu coração pode dizer "não" muitas vezes. Por medo de sofrer. Aquela velha frase: "O medo de perder, tira a vontade de ganhar"

A maioria de nós tem medo de tentar um relacionamento. Ou porque já sofreu muito, ou porque conheceu gente que sofreu e por isso, não quer ter a mesma experiência. E por isto acaba não se entregando pra valer numa relação a dois. Sua mente diz não, mas o seu coração diz sim. Ou o contrário.

Mas a notícia boa, é que ainda existe este sentimento bom, que o ser humano ainda pode acreditar no próximo, num sentimento recíproco, verdadeiro e puro de alma.

Ainda existe portanto, a entrega na relação para dar certo com a pessoa que te faz bem. E tão importante quanto dar, é saber receber. Então estas pessoas podem ser as certas.

Que torcem para o seu sucesso. Que não querem ser apenas na relação, a sua melhor transa, mas sim, serem o seu melhor amigo, parceiro de todas as horas. Que servem de ombro amigo, quando precisarem chorar, desabafar. E servem também para observar e escutar, atentamente o parceiro(a), sobre o seu dia. Fazer uma crítica construtiva se for preciso, mas acima de tudo, se interessar em saber de como está a vida da pessoa de quem gostamos. E se você de alguma forma, pode fazer algo para melhorar o dia de seu parceiro. Palavras, apoio, um cafuné, um café, uma massagem nos pés ou nas costas. Ajudar a preparar o jantar depois de um dia cansativo de trabalho. Jogar video game. Quem perder, lava a louça. Escutar música. Ler um bom livro. Trocar experiências, falar de sonhos e objetivos um do outro. Ser seu confidente, ser um dos motivos de você fazer ela sorrir, mesmo num dia que ela acorde de mal humor ou de TPM.

Você a estressa e a faz rir numa fração de segundos.

Coisas simples, como a intimidade que dinheiro algum pode comprar. Como mudar um dia dela(e) nas pequenas coisas, nos pequenos detalhes, que sim, fazem toda a diferença na relação a dois. Já que não são só nas grandes coisas que um sentimento acontece, mas também nestas pequenas coisas que são construídas num sentimento maior um pelo outro.

Você poder dar o primeiro bom dia e o último boa noite se for possível. Você querer alegrar o dia da pessoa. Fazer palhaçadas. Falar de sexo, video game, religião, Deus, vida, morte, casamento, sentimentos e sempre lembrar o porque você aprendeu a gostar desta pessoa. E fazer planos com ela. Uma viagem, falar de quanto tempo um namoro é o ideal, casamento, filhos, ter a própria casa, o próprio cantinho, somar rendas, comprar coisas para a casa. Fazer planos para o final de ano. Visitar os sogros. Enfim...

Eu sei que pode parecer muito meloso dizer tudo isso e até pode parecer coisa que vivemos apenas na adolescência. E que na teoria, não caberia mais na fase adulta. Mas isto é um "doce engano".

Uma relação saudável a dois, é aquela que o seu interior se mantém jovem, e que você não esquece de seu passado e que ainda se diverte com as pequenas coisas da vida. Inclusive ser o namorada(o), esposa(a) que um dia foi e não esquecer os motivos que fizeram você estar junto desta pessoa até hoje.

Eu acredito que ter uma relação verdadeira com alguém, tem muito disto. Claro que uma relação a dois, você tem dúvidas, se vai dar certo ou não de verdade, se a pessoa merece sua confiança. Se ela irá te magoar. Ou ser grosso com você injustamente. Sabemos destes receios e eles são reais.

Mas se passarmos uma vida toda ou boa parte dela, pensando apenas no medo, do que não vai dar certo, fazendo isto, você nunca será feliz de verdade. E talvez a grande oportunidade que você poderia ter tido com alguém, você deixou passar, e nunca saberá de verdade como seria se tivesse tentado.

Gostar da pessoa e ter medo de não dar certo, é aceitável. Mas deixar o medo ser mais forte do que a vontade de tentar ser feliz, não é.

Goste, ame, fale, demonstre, confie, e escolha sim quem te faz mais feliz. Mas escolha pela sua felicidade, mas não pelo comodismo do medo.