Ser pai (38)
Ser pai é preparar o filho para conviver no mundo.
Se eu pudesse sintetizar em uma palavra o que é ser pai, qual a missão de ter um filho no mundo, a palavra seria esta: Preparação.
A vida não favorece necessariamente o mais bonito, o mais alto, o mais rico, o mais forte, o mais rápido, o mais sadio, ou o mais popular. A vida favorece o mais preparado.
Faço esta analogia. Várias pessoas sairão certa manhã para caminhar pela rua, saídas de suas casas até o trabalho. Um é o mais bonito, outro é o mais forte, outro é o mais rápido, outro é o mais alto, outro é o mais rico, outro é o mais popular, outro é o mais sadio. Um também é o mais fraco, outro é o mais feio, outro é o mais lento, outro é o mais baixo, outro é o mais pobre, outro é o menos popular, outro é o mais frágil. O dia está ensolarado até o meio do caminho. De repente nuvens pesadas aparecem, cobrem o céu e cai uma forte chuva. Quem deles não irá se molhar? Simplesmente aquele que tivesse se preparado com a previsão do tempo e tiver levado um guarda-chuva. Os que não se prepararam irão se molhar.
A vida não predestina ninguém ao sucesso ou ao fracasso, mas favorece os mais preparados.
Ser pai é preparar o filho para conviver no mundo.