A EDUCAÇÃO

"A educação ainda tem o poder de transformar o mundo, a educação ainda tem o poder de modelar corações, a educação ainda tem o poder de criar gênios para a humanidade, a educação ainda tem o poder de modificar qualquer destino, mas enquanto os homens maus verem na educação somente uma forma de encobrir selvagens loucos com lindos ternos e diplomas vergonhosos, a mesma educação, em si, ainda terá o poder de punir tais seres ignorantes, pois o que a perfeita educação ensina aos honestos e virtuosos um dia se mostrará ao mundo justo e bom para a civilização que evolui. Será ela a educação exemplo a ser imitado pelas crianças, terá ela a educação estima nos círculos de conversas, será ela a educação a jóia mais cara da alma, será ela a educação sabedoria dos anciãos, será ela a educação o belo amor das donzelas, será ela a educação o anel de casamento nobre e, masgestoso, nas mãos da juventude do futuro mundo todo rejeitador de qualquer rebeldia, que não nos encaminhará jamais a uma extinção do sagrado inviolável e dignamente santo. A educação nutri o nosso breve existir e queira os Homens a educação sempre cortejar com zelo e temor, o que nos resta nela nunca será extraviado".

Francesco Acácio
Enviado por Francesco Acácio em 08/09/2017
Reeditado em 08/09/2017
Código do texto: T6108632
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.