FRASES NOS TÚMULOS (II)
01 – TECENDO COMENTÁRIOS sobre o mundo greco-romano (nos dias de Paulo) que “era completamente desprovido de esperança” (Efésios 2.12), o pastor Hernandes Dias Lopes, menciona uma inscrição típica encontrada NO TÚMULO DE UM PAGÃO, que diz assim:
“Eu não existia. Vim a existir. Não existo. Não me importa”. (FONTE: Hernandes Dias Lopes, nos comentários expositivos em 1ª e 2ª Tessalonicenses, 1ª edição de 2008, reimpressão de agosto de 2009, Editora HAGNOS, página 102.
02 – NO TÚMULO DO PASTOR MANUEL AVELINO DE SOUZA (salvo engano, o 2º homem que pastoreou a 1ª Igreja Batista de Niterói, tendo sido sucedido pelo Pr Nílson do Amaral Fanini), encontrando-se tal túmulo no cemitério de Maruí, Niterói (RJ) , lê-se a seguinte frase:
“A memória do justo é abençoada”. (FONTE: citação do Pr Bill H. Ichter, contida no livro “Vultos da Música Evangélica no Brasil” – 1ª edição de 1967 – página 57 – Editora JUERP – RIO DE JANEIRO (RJ).
03 – CASO FOSSE encontrado o sepulcro de MOISÉS, os autores da Bíblia comentada texto da versão “Nácar-Kolunga” – interpretando Deuteronômio 34.1-1, Volume I, página 1057 – “Biblioteca de Autores Cristianos”, Madrid – 1962, diante do elogio dado a este mais festejado líder, legislador e profeta de Israel, sugerem que as palavras do versículo 10, do citado capítulo 34 de Deuteronômio, podem servir de epitáfio ao sepulcro del profeta “no vulto a surgir em Israel profeta semejante a Moisés, com quien cara a cara tratase Yahvé, v. 10), ...”, que traduzido fica assim:
“Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face”. (Tradução da ARA = Almeida Revista e Atualizada – 2ª edição – Edições VIDA NOVA e SBB = Sociedade Bíblica do Brasil – São Paulo – 1997).
Palavras que não estão no túmulo do eminente líder, mas que calham muito bem pertinente a tudo aquilo que foi Moisés, sepulcro este que está em local desconhecido desde os registros sagrados (Dt 34.6) até os nossos dias. Advogam alguns a idéia de que ele (Moisés) não tenha falecido tal como o profeta Elias. Mas é certo que sua morte ocorreu, porque a Palavra final fica com o texto sagrado, no verso 6, que nos dá a entender que Deus mesmo é que fez esta proeza de sepultar Moisés, sem nenhuma localização para evitar-se a idolatria vil em relação ao seu corpo que, por previsão de Deus, foi evitado esse pecado execrável. Até o Diabo tinha péssimas intenções com o corpo desse líder, quando reclamou para si a posse dele, possivelmente objetivando uma idolatria do povo para com Moisés. (Veja a Epístola de Judas 9, no Novo Testamento).
04 – NA LÁPIDE TUMULAR da esposa de um Irlandes, este mandou que se gravasse, o seguinte:
“Suas virtudes superaram as suas falhas”. (FONTE: extraída do filme “Um pouco de Caos”.
05 – FRASE SOBRE O TÚMULO de um anônimo, dita, certamente, no final de sua vida: “O que guardei, perdi; o que dei, guardei”. (FONTE: “Espada Cortante”, de Orlando S. Boyer, p. 794 – IBAD- Pindamonhangaba (SP).
Rive (Alegre-ES), 29 – 04 – 2017.
06 – ESTA CAPTEI ONTEM, no Jornal da TV Bandeirantes, uma reportagem sobre o túmulo da cidade de Magé (RJ), onde foi enterrado o “Mané Garrincha”. Consoante o noticiário, o prefeito daquela cidade resolveu melhorar o túmulo daquela personagem do futebol brasileiro, acabou descobrindo que a data do falecimento está errada e que, possivelmente os seus restos mortais já NÃO estejam mais naquele túmulo. Mas, ainda consegui captar a frase contida sobre o túmulo do MANÉ GARRINCHA, que diz:
“Aqui descansa em paz aquele que foi a alegria do povo”.
nascido em ... - 10 - 1913 e falecido em 20 - 01 - 1983
Rive (Alegre-ES), 01 – 06 - 2017
07 - DO "BEST SELLER", “O poder da personalidade magnética”, de Robert Conklin – tradução de E. Jacy Monteiro – Importadora de Livros S. A. – Edição exclusiva da EDIBELL PERSONALISTICA – Santa Adélia/ SÃO PAULO/SP, capitei seguinte:
“Um papiro que se descobriu no túmulo de um Faraó continha este conselho, escrito há quase 3000 anos: “Tornou-se perito no falar, porque por esse meio poderá elevar-se. A língua do homem é arma e a fala é mais poderosa que o combate”.
Rive (Alegre-ES), 20 – 08 - 2018
08- UM EPITÁFIO: “Aqui jaz uma belíssima dama: leve de passos e de coração era ela. Penso que ela foi a mais bela dama. Que já foi vista no Oeste. Mas a beleza se desvanece; a beleza passa. Por mais rara, rara que seja. E quando eu falecer, quem se lembrará?” (FONTE: Walter de la Mara: 1873 – 1956, citado por R. N. Champlin, in NTI, vol. 4, p. 273 – “A voz bíblica” – Guaratinguetá (SP) – 1ª edição.
09 – NUM EPITÁFIO DO TÚMULO de um missionário de certa tribo, foi escrito o seguinte: “Quando chegou não havia nenhuma luz. Quando partiu, não havia nenhuma treva”.
(FONTE: Novo Testamento de Estudo da SBB, p. 331, notas sobre Filipenses 2.15).
Rive (Alegre-ES), 29 – 04 – 2017
Fernandinho do fórum