FRASES QUE NÃO SE APAGAM

"Livros...livros a mão cheia!... E manda o povo pensar" (Castro Alves)

"Não se luta só para vencer, luta-se também para perder. E as vezes é mais nobre perder do que vencer"(palavras de Ruy Barbosa, aos 70 anos de idade).

"O interesse golpeia amizade e acaricia inimigo."

"Beija-se hoje quem ontem se cuspia".(palavras do padre Luiz Gonzaga Mariz em seu livro: "Entre Guerras" - púb. em 1949.

"Que tristeza não paga dívida e o que é bom tocam a todos".(dito popular)

"Aliás, no fundo de todas as mentiras, conforme sentença a filosofia popular, há sempre o seu quanto de verdade."- (dito popular).

"Vida é evolução e a perfeição só é alcançada através de um processo de eliminação gradual de imperfeição". (Carlos Ott do livro:"O Folclore Baiano".)

"Dinheiro de pobre não para, nem rende".(dito popular).

"Toda fruta tem o seu bicho: o da mulher é o homem."(dito popular)

"Brinca com quem não conhece, verás o que te acontece." (dito popular).

"Mal de muitos, consolo é". (dito popular).

"Quando a mão suprema do destino escreve qualquer sentença, no livro de infortúnios, é inútil o esforço humano, no sentido de contê-la.

O sol não dispõe de luz suficiente para clarear o desvão de uma alma em trevas."(sabedoria popular)

"As lágrimas são o mais vivo do sentimento, porque são os destilados da dor; sãos os mais encarecidos dos louvores, porque é o preço da estimação; são os mais afetivos da consolação, porque representa o alívio da natureza".(saber popular).

"Quem duvida perde a vida, come casca de ferida."(dito popular)

"Ela passou por aqui, toda por favor me olhe."

Os dizeres em uma placa de inauguração de duas escolas, em 11 de agosto de 1924 no passeio público em Salvador/Ba."Aqui há mundos luminosos. Que a mão por mais pequena alcança." De fato, ali a instrução do ensino, formará na mocidade de amanhã o caráter e a Pátria terá filhos dignos, continuadores das suas glórias e do passado".

(Frases extraída do livro:"Bahia Cívica e Religiosa" autor: Silio Boccanera Jr. É BOM SABER: Na época que o autor escreveu essas palavras os brasileiros eram mais Brasil e o amor da Pátria fervia no clamor popular.(palavras de Álvaro B. Marques).

"Casamento e jantar não se deixam esfriar".

"Não se regozije com o mal que lhe possa suceder. Nós não sabemos o que o dia amanhã nos reserva."(dito popular).

"Este complicado ser humano apresenta as vezes formas tais de sentir, revela-se tão apaixonado e indolente, tão desapiedado e incoerente, que se acha a duvidar sejam os germes da bondade e da justiça parte integrantes de sua alma."

"Os preconceitos foram criados pelo homem para despistar seus erros."

"A história alicerçada em conclusões falsas, não é história, especialmente quando escrita de má fé."

NOTA SOBRE O TEATRO BRASILEIRO:

"Não, o teatro não deve ser escola de depravações e mau gosto. O teatro tem um fim moralizador e literário, é um verdadeiro apostólado do belo". (Frases de Manoel Antonio Álvares de Azevedo no seu livro:" Através do Teatro Brasileiro". Rio 1907 pág.24) Na sequência, citamos também Francisco Correia Vasques - Teatrólogo e ator cômico, considerado o primeiro do Brasil - vê livro "Evolução do Teatro" Lisboa, 1909 pág. 411 - mais adiante cita o autor Eduardo de Noronha no livro: " O ator Vasques - "O homem e a Obra" de Procópio Ferreira púb. 1939 SP.

"Em certos sentimentos, o amor é o primeiro degrau do heroísmo, em outros, a última razão do crime." (dito popular)

" A miséria do corpo não se cura com a miséria da alma! (Frses da sátira "Os miseráveis" do autor Agrário de Menezes.

Quadrinhas ditas e reditas por muitas gerações:

" O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou".

Ladainha que as solteironas (século passado) faziam a Santo Antonio, o santo casamenteiro.:

Santo Antonio, Santo Antonio, "La vem a lua saindo cor de prata.

Não deixe o verão passar, É os olhos de Esmeralda

Santo Antonio, daí-me um noivo Pedindo a Santo Antonio

Para comigo casar. Um marido casar.".

Ou mais tarde ou mais cedo,

Santo Antonio há de me ajudar.

obs: As Ladainhas foram extraídas do livro: "Casos e Coisas da Bahia"

autor: Antonio Vianna.

Trabalho de Pesquisa - Álvaro B. Marques.

batacoto
Enviado por batacoto em 21/02/2017
Código do texto: T5919330
Classificação de conteúdo: seguro