NEGROS OU PESSOAS DE COR?

“Oh, sabe aquela menina escurinha”? “Ei, sabe aquele menino de cor”? Quem já não ouviu ou quem sabe já até caracterizou assim pessoas negras? Ontem um amigo meu ao se referir sobre uma pessoa negra referiu-a como sendo “de cor”. Eu perguntei: Por que não falou negro (no caso ele não sabia o nome dele) ao invés de referi-lo como sendo de cor? Ele deu uma risada meio sem graça e prosseguimos a conversa. É interessante (para não dizer triste) que culturalmente aprendemos que chamar uma pessoa negra de negra é ofendê-la. Parece que ficamos sem graça e com medo de ofendê-la (repito: caso não se saiba o nome da pessoa). Porém, não ficamos sem graça quando chamamos um loiro de alemão ou um ruivo de ruivo. Muito disso talvez se dê pelo fato de sermos um país que infelizmente ainda guarda muito da escravidão. Para muitos (inclusive muitos negros também) o negro ainda parece ser de “ outra dimensão”. Não deveria ser assim. Primeiro que negro é gente. E, é pelo seu nome que deve ser chamado. Agora, se não sabe o nome, não o classifique como sendo de cor, moreninho ou escurinho. Adjetivar assim é tão preconceituoso quanto chama-lo de macaco (ainda que não se tenha intenção). Porque lamentavelmente ainda esta enraizada em muito coração que negros são seres de segundo escalão. Precisamos corrigir isso para a nossa futura geração.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 14/01/2017
Reeditado em 15/01/2017
Código do texto: T5882279
Classificação de conteúdo: seguro