PROVÉRBIOS DO MOÇO POBRE (EU ACREDITO QUE GOSTO DE TI SUZILY)

A mente ociosa e vazia busca o seu próprio fim na murmuração inútil.

A vagabundagem do homem desvirtua o seu futuro, mas, o homem que tem no trabalho seu oficio alcançará a boa medida da justa honra.

O homem ignorante resolve seus conflitos com socos e pontapés, mas o homem virtuoso tem a graça da alegria honesta para consigo mesmo e, com o seu semelhante.

A podridão da alma e sentida quando a confiança é quebrada pelo orgulho de baixo valor fidedigno.

Tudo no murmurador é cansaço e reclamação, mas a mulher que sabe se cuidar no íntimo encontrará um poderoso rei na humilde plebe.

A dor de não ser aceito pelos defeitos próprios é menor quando nos exercitamos na arte de querer bem os sábios e os humildes.

Quando o bajulador é conhecido pela língua do povo os segredos das trevas que o envergonham é aceito pelo falso colega, e menosprezado pelo bondoso.

Quem rouba mata. Mata a chance de ser conhecido como o conquistador de tudo na vida.

Nada é mais drástico quanto uma mulher exclamadora que persiste nas brigas, mas nada é tão ruim do que um jovem que atenta para sua impureza oculta.

A mulher mais linda do mundo não é tão digna de honras quanto uma mulher silenciosa e submissa, quem gostaria de estar casado com uma gralha deselegante e teimosa?

A mulher mais sábia constrói os filhos mais amantes da sabedoria, e do bom respeito pelo que é alheio.

O murmurador não para de namorar a ponta da faca, mais o homem contencioso faz amor com o florete afiado.

A mulher digna é exemplo para todas as outras damas e moças, mas a feiura da reclamadora é odor de náuseas.

Nada é mais belo que os seios da virgem, mas a dama que não sabe escolher um bom marido receberá em troca do seu valoroso amor, pia suja, água, sabão e safanões do covarde.

A mulher que tem um sorriso no rosto será musa a apaixonar os poetas tristes....

A vida do vagabundo é a mesma da pedra, rejeitada e rebolada ao querer do destino.