Lima Barreto sobre os jornalistas

Lima Barreto escreveu a frase que vai a seguir no seu maravilhoso -- e triste -- livro "Recordações do Escrivão Isaías Caminha", um clássico esquecido da nossa melhor literatura. O modo como Lima Barreto descreve o jornalista nunca foi tão atual.

"Nada há tão parecido como o pirata antigo e o jornalista moderno: a mesma fraqueza de meios, servida por uma coragem de salteador; conhecimentos elementares do instrumento de que lançam mão e um olhar seguro, uma adivinhação, um faro para achar a presa e uma insensibilidade, uma ausência de senso moral a toda a prova… E assim dominam tudo, aterram, fazem que todas as manifestações de nossa vida coletiva dependam do assentimento e da sua aprovação… Todos nós temos que nos submeter a eles, adulá-los, chamá-los gênios, embora intimamente os sintamos ignorantes, parvos, imorais e bestas… Só se é geômetra com o seu placet, só se é calista com a sua confirmação e se o sol nasce é porque eles afirmam tal coisa… E como eles aproveitam esse poder que lhes dá a fatal estupidez das multidões! Fazem de imbecis gênios, de gênios imbecis; trabalham para a seleção das mediocridades".

Luciano Machado Tomaz
Enviado por Luciano Machado Tomaz em 07/07/2016
Código do texto: T5690024
Classificação de conteúdo: seguro