Design Thinking - Tim Brown - 2009 - trechos escolhidos

Registro alguns trechos escolhidos do maravilhoso

livro "Design Thinking" de Tim Brown (2009). :-)

Equilibrar aspectos técnicos, comerciais e humanos

Novos produtos físicos, novos tipos de processos, serviços, interações, formas de entretenimento e meios de comunicação e colaboração

Restrições: praticabilidade, viabilidade, desejabilidade

Como Dilbert já demonstrou, espaços padronizados tendem a produzir ideias padronizadas

Pesquisas de mercado podem ser úteis para indicar melhorias incrementais ("um cavalo mais rápido"), mas nunca levarão a ideias revolucionárias capazes de mudar paradigmas ("como é que ninguém pensou nisso antes?")

Insight, observação, empatia

Os designers conduzem as pesquisas de muitas formas: coletando dados etnográficos em campo, conduzindo entrevistas, analisando patentes, processos de produção, fornecedores e terceiros. Fazem anotações, tiram fotos, filmam vídeos, gravam conversas. (...) organizar, interpretar e montar esses vários conjuntos de dados para formar uma história coerente.

A contraparte óbvia para uma atitude de experimentação é uma atmosfera de otimismo. (...) A curiosidade não prospera em organizações que ficaram céticas. As ideias são sufocadas antes de terem a chance de florescer.

Design Thinking é a capacidade do pensamento integrativo

Prototipação: quanto mais rapidamente tornamos nossas ideias tangíveis, mais cedo poderemos avaliá-las, lapidá-las e identificar a melhor solução.

Técnicas tomadas de empréstimo da indústria cinematográfica e de outros setores criativos sugerem como é possível criar protótipos para experiências não concretas (...) cenários, "jornada do cliente"

Prototipagem: desacelerar para acelerar. Ao alocarmos tempo para criar protótipos de nossas ideias, evitamos erros custosos, como permitir complexidade demais cedo demais e nos agarrar a uma ideia fraca por tempo demais

"Economia da experiência": as pessoas passam do consumo passivo à participação ativa.

Uma verdadeira cultura de experiência é uma cultura de espontaneidade.

"Estamos projetando verbos, não substantivos"

Ferramentas do Design Thinking: empatia, experimentação, prototipagem

O design para os pobres começa e termina com foco no custo. Cada detalhe deve ser pensado para não ser mais caro do que o necessário, e nenhuma eficiência é pequena demais a ponto de ser ignorada.

Explorar o mundo com nossas mãos, testar ideias construindo-as, interpretar papeis e inúmeras outras atividades são todas características naturais de crianças brincando. Quando entramos no mundo adulto, contudo, perdemos a maior parte desses preciosos talentos. O primeiro lugar onde isso começa a acontecer é a escola. O foco no pensamento analítico e convergente é tão dominante que a maioria dos alunos sai da escola acreditando que a criatividade não é importante, ou que é privilégio de alguns poucos excêntricos talentosos.

"aprendizado investigativo"

As ferramentas dos design thinkers - nossa exposição ao mundo para sermos inspirados pelas pessoas, utilizarmos a prototipagem para aprender com nossas mãos, criarmos histórias para compartilhar nossas ideias, unirmos forças com o pessoal de outras áreas - são formas de aprofundar o que sabemos e ampliar o impacto do que fazemos.

O Design Thinking e sua organização:

- comece pelo início

- assuma uma abordagem centrada no ser humano

- fracasse logo, fracasse com frequência

- procure ajuda profissional (e usuários radicais)

- compartilhe a inspiração (redes de conhecimento)

- misture projetos grandes e pequenos (incrementais e revolucionários)

- ajuste o orçamento ao ritmo da inovação (não sabote)

- procure talentos (são os ativos de criatividade e inovação)

- crie designs para o ciclo (cada projeto deve ser bem pensado)

O Design Thinking e você

- pergunte por quê

- abra os olhos para o corriqueiro (quanto mais acostumados estamos com uma situação, mais a negligenciamos)

- visualize (desenhe)

- desenvolva as ideias alheias (avanço coletivo)

- exija opções (gere muitas ideias, e só depois selecione)

- registre seu portfólio (a cada fase, "durante" o processo criativo)

- elabore o design de uma vida (pense na vida como um protótipo!)

Inspire-se na elegância, economia e eficiência da natureza

MALANOVICZ, Aline Vieira. "Design Thinking - Tim Brown - 2009 - trechos escolhidos". Porto Alegre, 27 mar. 2016. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/5587679