Design Thinking - Tim Brown - 2009 - trechos escolhidos
Registro alguns trechos escolhidos do maravilhoso
livro "Design Thinking" de Tim Brown (2009). :-)
Equilibrar aspectos técnicos, comerciais e humanos
Novos produtos físicos, novos tipos de processos, serviços, interações, formas de entretenimento e meios de comunicação e colaboração
Restrições: praticabilidade, viabilidade, desejabilidade
Como Dilbert já demonstrou, espaços padronizados tendem a produzir ideias padronizadas
Pesquisas de mercado podem ser úteis para indicar melhorias incrementais ("um cavalo mais rápido"), mas nunca levarão a ideias revolucionárias capazes de mudar paradigmas ("como é que ninguém pensou nisso antes?")
Insight, observação, empatia
Os designers conduzem as pesquisas de muitas formas: coletando dados etnográficos em campo, conduzindo entrevistas, analisando patentes, processos de produção, fornecedores e terceiros. Fazem anotações, tiram fotos, filmam vídeos, gravam conversas. (...) organizar, interpretar e montar esses vários conjuntos de dados para formar uma história coerente.
A contraparte óbvia para uma atitude de experimentação é uma atmosfera de otimismo. (...) A curiosidade não prospera em organizações que ficaram céticas. As ideias são sufocadas antes de terem a chance de florescer.
Design Thinking é a capacidade do pensamento integrativo
Prototipação: quanto mais rapidamente tornamos nossas ideias tangíveis, mais cedo poderemos avaliá-las, lapidá-las e identificar a melhor solução.
Técnicas tomadas de empréstimo da indústria cinematográfica e de outros setores criativos sugerem como é possível criar protótipos para experiências não concretas (...) cenários, "jornada do cliente"
Prototipagem: desacelerar para acelerar. Ao alocarmos tempo para criar protótipos de nossas ideias, evitamos erros custosos, como permitir complexidade demais cedo demais e nos agarrar a uma ideia fraca por tempo demais
"Economia da experiência": as pessoas passam do consumo passivo à participação ativa.
Uma verdadeira cultura de experiência é uma cultura de espontaneidade.
"Estamos projetando verbos, não substantivos"
Ferramentas do Design Thinking: empatia, experimentação, prototipagem
O design para os pobres começa e termina com foco no custo. Cada detalhe deve ser pensado para não ser mais caro do que o necessário, e nenhuma eficiência é pequena demais a ponto de ser ignorada.
Explorar o mundo com nossas mãos, testar ideias construindo-as, interpretar papeis e inúmeras outras atividades são todas características naturais de crianças brincando. Quando entramos no mundo adulto, contudo, perdemos a maior parte desses preciosos talentos. O primeiro lugar onde isso começa a acontecer é a escola. O foco no pensamento analítico e convergente é tão dominante que a maioria dos alunos sai da escola acreditando que a criatividade não é importante, ou que é privilégio de alguns poucos excêntricos talentosos.
"aprendizado investigativo"
As ferramentas dos design thinkers - nossa exposição ao mundo para sermos inspirados pelas pessoas, utilizarmos a prototipagem para aprender com nossas mãos, criarmos histórias para compartilhar nossas ideias, unirmos forças com o pessoal de outras áreas - são formas de aprofundar o que sabemos e ampliar o impacto do que fazemos.
O Design Thinking e sua organização:
- comece pelo início
- assuma uma abordagem centrada no ser humano
- fracasse logo, fracasse com frequência
- procure ajuda profissional (e usuários radicais)
- compartilhe a inspiração (redes de conhecimento)
- misture projetos grandes e pequenos (incrementais e revolucionários)
- ajuste o orçamento ao ritmo da inovação (não sabote)
- procure talentos (são os ativos de criatividade e inovação)
- crie designs para o ciclo (cada projeto deve ser bem pensado)
O Design Thinking e você
- pergunte por quê
- abra os olhos para o corriqueiro (quanto mais acostumados estamos com uma situação, mais a negligenciamos)
- visualize (desenhe)
- desenvolva as ideias alheias (avanço coletivo)
- exija opções (gere muitas ideias, e só depois selecione)
- registre seu portfólio (a cada fase, "durante" o processo criativo)
- elabore o design de uma vida (pense na vida como um protótipo!)
Inspire-se na elegância, economia e eficiência da natureza
MALANOVICZ, Aline Vieira. "Design Thinking - Tim Brown - 2009 - trechos escolhidos". Porto Alegre, 27 mar. 2016. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/5587679