Batismo
O primeiro sacramento pelo qual Deus nos chama a participar da Igreja como seus filhos, unidos à vida de Cristo. Celebrando o Batismo, a pessoa se compromete a ser fiel a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, na Igreja.
Deve ser celebrado conforme o rito próprio depois da preparação de pais e padrinhos e catequese bem cuidada para os adultos, conforme a organização da paróquia. Em caso de necessidade, porém, qualquer pessoa pode e deve batizar, despejando água sobre a cabeça de quem está sendo batizado, pronunciando o seu nome enquanto diz: Fulano, “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
O batizado de cada pessoa é uma festa para a comunidade e a sua celebração deve ser bem preparada: leituras e cantos próprios, círio aceso, água limpa na jarra, bacia, toalhas e velas para cada batizando, óleo para unção, registro no livro da paróquia com os dados da pessoa, dos pais e padrinhos.
Qual a importância do batismo?
Através do batismo recebemos o espírito santo e nos tornamos membros da igreja católica apostólica romana.
Jesus também foi batizado (Marcos 1; 9 ao 12) (Mt 3,13-16:Jo 3-3-5)
O batismo é a porta da salvação.
A água- A ação do espírito santo no batismo o novo renascimento ( 1 Cor 12,13)
A vela – o fogo energia transformadora que ilumina, aquece,purifica, irradia e propaga-se indefinidamente) Eclo48,1:Lc 1,17;3,16;12,49; At2,3-4; 1Ts 5,19)
No batismo: acentua-se a ação purificante; o batizado é perdoado os seus pecados e nasce para a vida divina.
Os bem Aventurados Mateus 5, ! - 13