Batismo

O primeiro sacramento pelo qual Deus nos chama a participar da Igreja como seus filhos, unidos à vida de Cristo. Celebrando o Batismo, a pessoa se compromete a ser fiel a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, na Igreja.

Deve ser celebrado conforme o rito próprio depois da preparação de pais e padrinhos e catequese bem cuidada para os adultos, conforme a organização da paróquia. Em caso de necessidade, porém, qualquer pessoa pode e deve batizar, despejando água sobre a cabeça de quem está sendo batizado, pronunciando o seu nome enquanto diz: Fulano, “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

O batizado de cada pessoa é uma festa para a comunidade e a sua celebração deve ser bem preparada: leituras e cantos próprios, círio aceso, água limpa na jarra, bacia, toalhas e velas para cada batizando, óleo para unção, registro no livro da paróquia com os dados da pessoa, dos pais e padrinhos.

Qual a importância do batismo?

Através do batismo recebemos o espírito santo e nos tornamos membros da igreja católica apostólica romana.

Jesus também foi batizado (Marcos 1; 9 ao 12) (Mt 3,13-16:Jo 3-3-5)

O batismo é a porta da salvação.

A água- A ação do espírito santo no batismo o novo renascimento ( 1 Cor 12,13)

A vela – o fogo energia transformadora que ilumina, aquece,purifica, irradia e propaga-se indefinidamente) Eclo48,1:Lc 1,17;3,16;12,49; At2,3-4; 1Ts 5,19)

No batismo: acentua-se a ação purificante; o batizado é perdoado os seus pecados e nasce para a vida divina.

Os bem Aventurados Mateus 5, ! - 13

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 15/01/2016
Código do texto: T5512165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.