Frases reflexivas III

XXII-O mal não depende do ponto de vista.Para descobrir se algo é mal, basta olhar o que isto irá causar, pois o mal é mal em si, e seus frutos perduram em maldade.

XXIII-A arte de uma época retrata o pensamento geral das pessoas, a arte distorcida, abstrata, desfigurada de nosso século retrata a confusão do pensamento geral.

XXIV-Quando algo vivo, ou criado pelo homem, se liberta de todas as regras e limites ele simplesmente deixa de existir.Afinal, tudo que existe, para que não se misture aos outros que existem necessita de limites para não se dispersar e confundir-se com outras coisas (o século XIX e XX está sobre ataque constante desta desconstrução).

XXV-Se todas as pessoas fossem igualmente ricas, imediatamente se tornariam-se igualmente pobres.O que diferencia o rico do pobre não são suas posses, mas a diferença, o espaço entre as posses.Exemplificando: A tem 2, e B 8.O que diferencia os dois não é a quantia de posse, e sim o espaço de diferença entre eles, que seria 6, mas se dividisse entre os dois, ficariam igualmente pobres, dado que, existem mais A que B.

XXVI-No futuro o homem criará algo a sua imagem e semelhança, provavelmente uma máquina.Essa depois será usada contra eles, pois será a imagem e semelhança do Homem Mau.

XXVII-Tudo que se fala demais perde o sentido.

XXVIII-A juventude resume-se a: Tentativa obstinada de cópia.O jovem sempre terá um símbolo ao qual ele irá querer se assemelhar,pois está em transição, da fase aprovatória de suas ações à fase independente.Quando se é menino, tudo o que se faz deseja aprovação, mas apenas, ou principalmente, do pai e da mãe; já na juventude ,pelo fato de seu círculo social aumentar, ele necessita a aprovação de seu circulo de amizades aprovar quem deverá ser o seu símbolo de cópia para que ele não se sinta excluído.

XXIX-A Arte não é qualquer coisa.Não é ela uma rocha, ou mancha, ou borrão.A Arte provém do artista ,e o artista provém de seu esforço.O artista é aquele que realiza uma atividade ímpar, se aproximando cada vez mais do belo é do perfeito na sua arte.A Arte contemporânea denota o desleixo ou incapacidade mental.O desleixo provém daquele que têm pressa em findar a obra, não levando em conta sua proximidade com a perfeição.A incapacidade provém do artista que, mesmo se esforçando não alcança bom resultado, por isso, é melhor abandonar esta arte.

XXX-GOSTO DE ALGO E DESGOSTO DO RESTO, SENÃO GOSTARIA DE TUDO E NÃO HAVERIA DIFERENÇA ENTRE O GOSTAR E O NÃO GOSTAR, LOGO, NÃO GOSTARIA DE NADA