SEMÁFORO
 Semáforo¹ são pedaços de vidro coloridos que tem a força da lei atrás de simas não tem o poder de parar um veículo conduzido por um inconsequente. (Conceito literário - mms)

¹Em Santa Catarina e alguns pontos do RS o semáforo é chamado de sinaleira.
No Brasil também emprega-se simplesmente o termo ²sinal (pop.) Mas é semáforo.

Igualmente o caso do popular "olho-de-gato" aqueles reflexivos (de: reflexão), no piso asfáltico, muito usado nas pistas de rodagem rurais ou intermunicipais (estradas, rodovias), cujo nome técnico é catadióptrico (Do gr.Katadioptrikos) .
Relacionado com a catadióptrica, dos instrumentos de óptica (ótica), que associam os fenômenos de refração (lentes) e reflexão (espelhos). Olho-de-gato - porque os olhos dos felinos produzem esse fenômeno.  Á noite eles brilham intensamente com a incidência do facho de luz dos faróis dos carros.  
Devolvem a luz recebida em forma de brilho catadióptrico.
Já os semáforos ou sinaleiras são luminosos.

²Exemplos:
1. O *sinal está fechado. (Vermelho) - Daí  termo *sinaleira (SC).
2. Abriu o sinal verde. (Siga)
3. Cuidado o sinal vai fechar. (O tempo cronometrado para mudança de uma cor a outra - verde para o vermelho, o amarelo é intermediário (aguarde - espere), a razão é que poderá existir um veículo ou pedestre ainda em locomoção no interregno da mudança de cor.
4. Os vândalos quebraram o sinal perto do Museu Municipal. 

                                         <><>


DOIS TERMOS USADOS EM DIREITO DE TRÂNSITO (FISCALIZAÇÃO POLICIAL) PASSÍVEIS DE MULTA; DIGNOS DE SEREM LIDOS.

Incontinência - Quando o motorista usa de gestos ou palavras obscenas, e palavras de baixo calão a outro condutor. (A famosa "cortezia à brasileira")

Desinteligência - Quando condutores (entre si) ou com pedestres, ainda entre estes, entram em discussão seguida  ou não de vias de fato de vias de fato (agressão física, lesão corporal). Não havendo vias de fato, pode haver agressão verbal: injúria, calúnia ou difamação.

Não é lição de direito mas visa ser útil subsídio, ao
ofício de escritor. Um atalho para não se perder tempo
em pesquisas em termos, que nem sempre há nos
léxicos comuns.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 20/05/2015
Reeditado em 24/05/2015
Código do texto: T5247963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.