Frases de Osamu Dazai

"É doloroso ser a pessoa que espera? Ou é mais doloroso ser a pessoa que faz os outros esperar? De qualquer forma, isso não importa mais, pois para mim, não há mais nenhum motivo para esperar. Isso é que é doloroso."

------

"Nas nossas vidas nós temos alegria, raiva, tristeza, e uma centena de outras emoções, mas todas essas emoções juntas ocupam menos de 1% do nosso tempo. Os outros 99% nós passamos com a monotonia."

------

Deus me perdoe se a beleza que eu tanto amo, não tem substância.

------

Além de escrever, eu também vou pintar. Eu vou pintar imagens de fantasmas e demônios e cavalos saindo do inferno.

-------------

Osamu Dazai (9 de junho de 1909 - 13 de junho de 1948) é considerado um dos maiores escritores da literatura japonesa do século XX. Ele é conhecido por seu estilo irônico e pessimista, e por ser um expoente na literatura do estilo Watakushi shosetsu. Esse estilo se caracteriza por ser um romance escrito na primeira pessoa do singular, incorporando elementos autobiográficos do escritor. Osamu Dazai também ficou conhecido por sua obsessão com o suicídio, traço marcante em seus livros e também em sua vida, visto que ele tentou o suicídio por diversas vezes.

Também conhecido por ser alcoólatra, Dazai suicidou-se antes dos 40 anos, junto de sua última mulher, Tomie Yamazaki, afogando-se no canal Tamagawa, em um local que ficava próximo de sua casa. Seus corpos não foram descobertos até o dia 19 de junho, o que coincidiu com o seu aniversário de 39 anos. Sua sepultura está no templo Zenrin-ji, em Mitaka, Tokyo.

Dentre suas obras, a mais popular é o romance autobiográfico chamado Ningen Shikkaku, que pode ser traduzida como "Desqualificado para ser humano", lançada em 1948, traduzido para diversos idiomas em todo o mundo.

Sua última obra escrita em vida chamaria-se Adeus, mas não foi concluída em decorrência do seu suicídio.

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 04/04/2015
Reeditado em 05/04/2015
Código do texto: T5194322
Classificação de conteúdo: seguro