Êxtase dos infelizes

“Passarinhos comem alpiste, mas, a mulher que coloca raiva no prato do casamento dorme com fome. Gatos comem ratos, mas, o homem que entristece sua esposa amanhecerá ao lado de uma áspide na cama.”

“O filho que zela pela alegria dos seus pais terá um futuro longe da casa à beira dos precipícios. A filha honrada pela harmonia entre seus genitores terá um relacionamento em que um abraçar não será de luto. O homem e a mulher que se respeitam terão na mesa do banquete a cabeça do leão velho das amarguras.”

“O porco come alfarrobas, e, fuça na lama, mas, o homem que corre atrás de mentiras e ilusões terá na vida apenas migalhas de pão que os pombos regurgitaram.”

“A borboleta conhece cada jardim de flores, mas, a mulher que rejeita os carinhos do seu enamorado optou pela feiura dos espinhos. A arvore de cerejeira desabrocha na primavera, mas, o homem que ofende uma mulher antecipa um outono de folhas secas. A framboesa refresca a língua, mas, a mãe que aconselha seus filhos obtém do seu coração o mel das abelhas.”

“O gato novo desconhece o gosto do leite, mas, a criança que assiste a briga dos seus pais cresce sentido o fel da ira. A criança chora quando está com fome, mas, os pais que se tornam amigos de seus filhos colherá no futuro uma flor viva. A formiga trabalha sem receber por isto, mas, o rapaz que trai seus princípios por pouca coisa traiu o mundo.”

“O fogo queima e destrói a vida, mas, a língua ferina esquarteja o espírito.”

“A garça voa atrás de comida e quando acha leva pro seus filhotes, mas, a jovem que perde seu tempo com amores inúteis faz morrer em quanto bela o futuro de felicidade. O pardal tem pouco valor pros homens, mas, a violência contra um ancião alimenta um monstro em feição de anjo.”

“O cavalo galopa e o jumento relincha, mas, a mulher faladeira é uma tristeza para a paz. A galinha cisca no terreiro em busca de comida, mas, o homem que exagera na bebida é um peso pros impacientes. A libélula voa por cima dos lagos, mas, quem não busca acalmar suas ansiedades ficará doente para sempre. A pulga vive nos pelos do cachorro, mas, o filho que responde seus superiores antecipa uma maldição.”

“A raposa velha nunca para de enganar, mas, o rato que rouba por queijo tem uma chance a mais de ser perdoado. O macaco briga por banana, mas, o homem glutão come verme e repete. A barata é pisada por ser asquerosa, mas, a mulher que não se cuida é humilhada pelo seu espelho. A borboleta se destaca por sua beleza, mas, a mulher que zela pelo silencio obterá uma conversa civilizada. O galo canta quando é ouvido por outro galo, mas, a mulher que aprecia a sabedoria deixará uma herança inestimável.”

“O cisne é conhecido por sua delicadeza, a rosa pelo seu perfume, mas, a mulher que acorda suspirando amores será saciada tardiamente. O mosquito irrita por sua chatice, mas, a esposa que se comporta desmesuradamente com seu marido será a vergonha da sogra. O homem anseia sentir prazer no leito de núpcias, mas, a tristeza de sua amada é motivo para reflexão demorada. Os peixes vivem nos rios e mares, mas, a mulher que tem expectativas de viver seus sonhos mergulha no poço das renuncias.”

Francesco Acácio
Enviado por Francesco Acácio em 16/03/2015
Código do texto: T5172036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.