FRASES, PENSAMENTOS E REFLEXÕES


Seja assim como as ervas dos campos verdejantes, que indiferentes aos momentos de felicidade ou de tristeza crescem sempre, ondulantes à brisa dos tempos.

Quem ama sabe que junto com esse sentimento vem contida uma dor lancinante. Mas deve saber também que essa dor é o valor que se paga por estar pulsantemente vivo.



O AMOR TE ENTREGA À AMPLIDÃO DO UNIVERSO

É a inquietação do amor que dá ao universo o movimento eterno; é a vertigem do amor que faz girar os mundos.
Para os seres livres o paradoxo sublime é tornar-se cativo do amor.
Se quiseres a alegria abre o peito para o amor.
O vinho do amor oferece o calor; em sua ausência se aloja o egoísmo glacial...
Podes colimar muitos ideais, mas só o amor o levará a ti mesmo...
É a única via que te conduz a verdade...
Desprende-o de ti e o entrega à amplidão do universo!



Querer a Felicidade pelas coisas materiais encontrar,
É querer mitigar a sede bebendo a água do mar!


Aquele que só obtém altos postos à custa de nomeação por onde passa deixa seu rastro de humilhante servidão.

O ouro não é supressor da sede da ganância. Ao contrário a aumenta ao invés de saciá-la.

Ao chegar-se a certa idade as diversões mais agitadas não mais distraem, afligem; não se as entendem como aventuras, mas como ameaça de perigo.

O brasileiro comum precisaria ter a convicção de que a "cordialidade das elites" - se imiscuindo para proclamar como assim fosse uma característica do povo nacional - é uma camuflada tática de hipocrisia para as arquibancadas estrangeiras. Não passa de mera conciliação de interesses entre os detentores do poder. O que os governantes não esperam, e vem ocorrendo como sabemos, são os ditos “tiros nos pés”.

Nós só fazemos arte pela ilusão que ela causa.

Andando por uma trilha em Montes Verdes-MG, um veterano morador letão, que fala o português de Portugal, disse-me ao olharmos para a rareada mata de Araucárias, uma frase que não poderia deixar de registrá-la (pela sonoridade e significado): “Opá, quase nada do que aquilo era ainda é”.

Não importa o grau de elevação social que uma pessoa venha a atingir e o poder de que dispuser. Quando corrompe e é corrompido e usa de toda a escancarada falsidade como defesa, transforma-se à frente de milhões de expectadores em um ser abjeto e imensamente desprezível.

Um cientista místico tem maior valor que um pesquisador materialista, um completo e tão só humanista e um fanático religioso.


Antes o leitor lia por prazer, lazer e saber. Depois saiu de simples leitor para tornar-se escritor: passou a ler além das outras qualidades agora também por necessidade. Os livros passaram a ser “Manuais de Procedimentos necessários”.

Posso morrer sem ter encontrado a Certeza. Porém, antes de nunca mais ser visto, terei a convicção que pela vida toda busque encontrar a Verdade.


Rebuscando, por trás dos olhos,
Como quem os fecha para dentro olhar,
Divisei que nesta procura da existência,
Só mesmo vale quem nos ama poder amar!



AS ALMAS SE BUSCAM NA HARMONIA DA NOITE

Os pensamentos chegam rasgando o silêncio da noite e juntam-se à voz dos ventos sibilantes.
A lua lança seu grande olhar de prata sorrindo para os céus e campinas, as estrelas se enamoram aos pares, e só elas escutam a sinfonia universal ao fundo das magníficas palavras de uma poesia de amor, harmonia, paz e fé!
Quando se soltam as emoções, as almas se buscam, se encontram para viver a grande harmonia da música da noite, que invade as manhãs nebulosas, para aquecê-las do rigoroso inverno.


O amor é um desejo que se tornou sábio.

O desejo “in natura” é um anjo decaído,
Forra o campo de batalha de corpos nus,
Deixa suas vítimas amarradas no deserto,
Segue como se fora um amor só distraído!


Se uma planta não atravessar o inverno jamais irá florir na primavera.

Incubar um ovo podre é comprovada perda de tempo. Há coisas na vida com que naturalmente não se pode contar.

Para aquele que usa o amor para passar o tempo, o tempo se incumbe de lhe retirar o amor.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 15/07/2014
Reeditado em 15/07/2014
Código do texto: T4882403
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.