Frases Marcantes De Ayrton Senna

Na última volta, que me daria a vitória do campeonato, eu comecei a agradecer e nem conseguia acreditar que ia vencer, aquela tremenda tensão. Senti a presença Dele [Deus], visualizei, foi uma coisa especial na minha vida. É uma coisa que tenho gravada na minha memória e tenho como parte de mim"Ayrton Senna, em entrevista ao cantor Roberto Carlos, em 1988, após o primeiro título: Eu estava me superando a cada volta e entrei em outra dimensão. Não via a pista, ela tinha virado um túnel. A distinção entre o homem e a máquina deixou de existir, me fundi com o carro, viramos a mesma coisa. Depois de cinco voltas, acordei para a situação de extremo perigo em que estava e fui para os boxes"Ayrton Senna, em entrevista à Playboy, 1990, sobre sua experiência no treino classificatório do GP de Mônaco de 1988.

É como se eu fosse totalmente responsável por tudo o que aconteceu lá. Eu fui culpado por tudo e fui penalizado por tudo. Fui tratado como um criminoso. E isso é totalmente inaceitável"Ayrton Senna, na Austrália, em 1989, dias depois do acidente com Prost e da desclassificação do GP do Japão.

Se você não busca mais uma ultrapassagem quando existe espaço, você deixa de ser piloto. Estamos competindo para vencer, e essa é nossa motivação principal. Não competimos para ser terceiro, quarto, quinto ou sexto"Ayrton Senna, justificando a manobra no acidente com Alain Prost no GP do Japão de 1990. A corrida em 89 e ela foi tirada de mim. Fui impedido de ir ao pódio pelo Balestre e nunca esquecerei isso. Por causa disso, tivemos o [desfecho do] campeonato de 1990. Chegamos à corrida [do Japão] e a pole position estava no lugar errado. Acertamos antes da classificação, com os comissários, que a pole seria do lado de fora. E Balestre deu a ordem, depois do treino, para não trocar. E eu me vi no lado errado da pole. Fiquei tão frustrado que prometi a mim mesmo que, se depois da largada, eu perdesse o primeiro lugar, lutaria por ele na primeira curva, independentemente do resultado. E Prost não faria ela na minha frente. Foi o que aconteceu. Foi resultado de políticos tomando decisões burras"Ayrton Senna, em 1991, após o tricampeonato, relembrando os acidentes polêmicos com Prost em Suzuka nos dois anos anteriores

É impossível aceitar que alguém venha para uma equipe com um contrato assinado me vetando. Se Prost quiser ser chamado de campeão, que volte de uma maneira esportiva. Do jeito que ele está fazendo, está agindo como um covarde. Se ele quer ser esportivo, tem que estar preparado para competir contra qualquer um, em condições iguais"Ayrton Senna, em 1992, reclamando do veto de Prost a seu nome como piloto da Williams para o ano seguinte.

Primeiramente, gostaria de dizer um olá para meu amigo Alain. Nós todos sentimos sua falta aqui"Ayrton Senna, saudando Prost de dentro do carro em Imola, em 1994. O ex-rival estreava como comentarista de F1 na TV francesa

Faltando 20 voltas para o final, perdi a quarta [marcha]. Comecei a ter um desgaste muito maior, com dores no pescoço, nos ombros, nos braços. Daí perdi a quinta, a terceira e, faltando sete voltas, nada mais funcionava. Aí coloquei a sexta. Nas curvas lentas, era quase impossível guiar o carro. O esforço que eu colocava para segurar o carro era maior ainda, porque o motor empurrava o carro para fora nas curvas lentas. No finalzinho, começou a garoar e eu quase passei reto na reta dos boxes. Pensei comigo: lutei tanto... vai ter que dar, porque Ele é maior que todos. Deus me deu essa corrida"Ayrton Senna, após a vitória no GP do Brasil de 1991

O povo estava alucinado. Apanhei tanto ali... queriam me abraçar, mas o que eu levei de pancada, puxavam minhas mãos, minhas luvas. Mas se tivesse que passar por isso todas as corridas, estaria pronto"Ayrton Senna, após a vitória no GP do Brasil de 1993, onde o público invadiu a pista para comemorar com Senna

Fiz uma corrida dos meus velhos tempos. De coração, mandando ver, usando a cabeça quando tinha que usar a cabeça - nos dois sentidos, de apertar para valer e maneirar. Foi uma corrida fantástica. É um sonho"Ayrton Senna, após a vitória no GP da Europa de 1993, onde ultrapassou quatro rivais na primeira volta

Continuo porque preciso, em primeiro lugar. Porque fiz uma escolha para a minha vida. Estou sempre indo em frente, aprendendo com as minhas limitações, físicas e psicológicas. É um modo de vida para mim. Mas eu, simplesmente, amo ganhar. Amo correr. Gosto do desafio de vencer outras pessoas e, muitas vezes, de vencer a mim mesmo"Ayrton Senna, no documentário "Uma Estrela Chamada Ayrton Senna"

A melhor coisa é ser você mesmo, porque as pessoas querem nos mudar, querem que sejamos diferentes. É possível aprender com os erros - provocados pelo caráter ou pela personalidade - e com as interferências que se encontram no caminho. E deve-se aprender com os erros para se aperfeiçoar"Ayrton Senna, no documentário "Racing is in my Blood"

toda a volta, lembro como os pneus se comportaram, como estava a rotação do motor, a suspensão e a aerodinâmica nos vários trechos do circuito. Depois, peço as modificações necessárias para que o carro melhore em cada trecho"Ayrton Senna, no documentário "Uma Estrela Chamada Ayrton Senna", sobre sua pilotagem nos treinos

Em determinadas curvas não tem área de escape, não tem margem para erro. Se você errar, o impacto é enorme. Sentindo que o limite está perto, a sensação do perigo, é muito atraente. Tem que manter a cabeça fria para dominar e nunca passar demais esses limites"Ayrton Senna, em entrevista a Jô Soares, em 1989

[Ao sagrar-se tricampeão]

Para ser honesto, não me sinto o maior ídolo brasileiro. Não me sinto uma pessoa tão importante assim para merecer uma festa durante uma noite toda no Brasil.

[Morte]

O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa e que ela vai chegar.

Acidentes são inesperados e indesejados, mas fazem parte da vida. No momento em que você se senta num carro de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou o terceiro lugar não satisfazem. Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não. Isso que dizer: ou você corre ou não.

Dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está loco para ter; quem tem está cheio de problemas por causa dele.

Mulheres - com elas uma encrenca, mas sem elas não se pode viver.

Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros.

Nunca precisei mostrar que em determinado GP eu estava com uma loira de olhos azuis ou em outro GP com uma morenaça. Quando aconteceu, foi uma coisa natural e nunca para mostrar aos outros que eu sou garanhão e tenho dezenas de mulheres. Se eu tive uma dezena de mulheres, foi para mim mesmo.

O medo me fascina.

Vencer é o que importa. O resto é a conseqüência.

Você nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis.

Uma maneira de preservar sua própria imagem é não deixar que o mundo invada sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo meus valores.

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.

Deus e Grande Deus e forte quando ele quer nao tem quem nao queira

Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.

Um dia a tristeza vai embora... Aprendemos a sorrir novamente... Fazemos novas amizades... E vemos que todo aquele sofrimento do passado, não valeu tanto a pena... Pois se a vida fez as coisas andarem dessa forma... Foi porque não era pra ser... Pois se era pra ser o que pensavamos que era, não teriamos tomado rumos diferentes... Teriamos continuado caminhando na mesma direção.

Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.

Eu penso muito sobre tudo, não posso evitar, vou de uma idéia para outra. E todos esses planos viram um sonho, que vejo crescer, progredir, vejo pessoas felizes através deles. Principalmente cianças

Há um grande desejo em mim de sempre melhorar.

Melhorar. É o que me faz feliz. E sempre que sinto que estou aprendendo menos, que a curva de aprendizado está nivelando, ou seja o que for, então não fico muito contente.E isso se aplica não só profissionalmente, como piloto, mas como pessoa.

O segundo nada mais é que o primeiro dos perdedores

Um dia a tristeza vai embora, aprendemos a sorrir novamente, fazemos novas amizades, e vemos que todo aquele sofrimento do passado, não valeu tanto a pena, pois se a vida fez as coisas andarem dessa forma, foi porque não era pra ser, pois se era pra ser o que pensávamos que era, não teríamos tomado rumos diferentes... teríamos continuado caminhando na mesma direção.

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."

"Se cheguei onde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida."

"Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não."

"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho."

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo."

"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar."

Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno.

O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia.

O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho!

Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu prá mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la.

“Existem durante nossa vida, sempre dois caminhos a seguir : aquele que todo mundo segue,e aquele que a nossa imaginação nos leva a seguir. O primeiro pode ser mais seguro,o mais confiável, o menos critíco, o que você encontrará mais amigos … mas, você será apenas mais um a caminhar. O segundo, com certeza vai ser o mais difícil, mais solitário, o que você terá maiores críticas; mas também, o mais criativo, o mais original possível. Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.”

Todo mundo é rápido, às vezes. É preciso um campeão para SEMPRE ser rápido.

Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência.

Se a morte deve levar-me ,então que seja com toda força, numa curva, porque vejo me mal acabar a minha vida numa cadeira de rodas.

Em um dado dia, uma dada circunstância, você acha que tem um limite. Você então tenta ir para esse limite e você toca esse limite, e você pensa: 'Ok, este é o limite.' Logo que você toca esse limite, algo acontece e de repente você pode ir um pouco mais longe. Com o poder da sua mente, sua determinação, seu instinto, e a experiência também, você pode voar muito alto.

Quero melhorar em tudo. Sempre.

O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia.

Creio que nossa verdadeira personalidade vem à tona quando passamos pelos momentos mais difíceis. É quando ficamos mais fortes.

O melhor é esquecer o passado, destruir as mágoas e principalmente perdoar quem nos ofendeu. É muito gratificante perdoar, pois o perdão liberta o perdoado e despolui o perdoador.

Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes.

Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.

O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia.

Somos insignificantes. Por mais que você programe sua vida, a qualquer momento tudo pode mudar.

Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros.

No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.

Deus é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar aonde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm essa oportunidade. Ele a deu para mim, não sei por quê. Sei que não posso desperdiçá-la.

No que acredito mesmo é em Deus.

Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina.

O brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro.

Os ricos não podem mais viver numa ilha rodeada por um mar de pobreza. Nós respiramos, todos, o mesmo ar. Devemos dar a cada um, uma chance, ao menos uma chance fundamental.

Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência.

Dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está louco para ter, quem tem está cheio de problemas por causa dele.

Eu sou feliz. Serei plenamente feliz, talvez, se chegar com sabedoria aos 60 anos. De qualquer forma, ainda tenho muita vida pela frente.

Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.

Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno.

Uma maneira de preservar sua própria imagem é não deixar que o mundo invada sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo meus valores.

O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação.

Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.

Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia. - "A verdade é que todo mundo vai te machucar,você só tem que escolher por quem vale a pena sofrer." Um dia a tristeza vai embora... Aprendemos a sorrir novamente... Fazemos novas amizades... E vemos que todo aquele sofrimento do passado, não valeu tanto à pena... Pois se a vida fez as coisas andarem dessa forma... Foi porque não era pra ser... Pois se era pra ser o que pensávamos que era, não teríamos tomado rumos diferentes... Teríamos continuado caminhando na mesma direção.

Quero fazer algo de especial. Todo ano alguém ganha o título. Eu quero ir além disso.

Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.

Correr, competir, eu levo isso no meu sangue. É parte de mim. É parte de minha vida.

Meus ídolos como pilotos sempre foram Niki Lauda e Gilles Villeneuve. O primeiro pela frieza e Villeneuve pela agressividade.

Essa foi uma corrida que vai passar para a história.

A Fórmula 1 é um tempo perdido se não for para vencer.

Se cheguei onde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida.

1ª vitória, em Portugal, 1985

Na última volta desapertei o cinto de segurança, tal era minha euforia de levantar e comemorar a primeira vitória na F1.

Lutei muito para sentar naquele carro, para estar ao lado de Frank Williams, mas estou sentindo que vai dar trabalho. Ou eu não me adaptei ao carro, ou o carro não foi com a minha cara.

O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação.

Meu sonho não tem fim, e eu tenho muita vida pela frente.

Convivo com o medo de morrer e ele me fascina.

O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia.

Uma maneira de preservar sua própria imagem é não deixar que o mundo invada sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo meus valores.

Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum.

Nunca levo em conta a possibilidade de um acidente, mas o medo é uma coisa constante no meu dia a dia.

O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho.

Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse.

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.

O kart me deu muitos momentos de prazer e excelentes recordações. Nunca uma pilotagem foi tão divertida e ali aprendi muita coisa. Muita coisa que uso na F1 são provenientes do aprendizado nos karts.

Hoje gosto muito mais de crianças do que gostava um ou dois anos atrás. É mais fácil se comunicar com uma criança. Basta trocar um olhar, um gesto, um sorriso.

Aquilo foi algo de sonho. A vitória veio com estilo e ainda valeu o campeonato.

Estou a mil por hora. Não vejo a hora de começar o campeonato do ano que vem.

"Eu quero viver um pouco mais, curtir um pouco mais a vida.

Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina.

O acidente em Mônaco (1988) me levou para perto de Deus. Mudou muito minha mentalidade.

Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros.

Canalizo todas as minhas energias para ser o melhor do mundo.

A Lotus me deu a primeira vitória na F 1. É uma equipe que permanecerá para sempre em meu coração.

Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia.

Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem.

Não tenho a recriminar-me por aquela ultrapassagem na chicane (GP do Japão 1989), foi Prost quem fechou. Era a única possibilidade que tinha para vencer.

Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro.

Se depender de mim, vocês, jornalistas, irão esgotar os adjetivos do dicionário.

É irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana.

Não tenho limites. Estou com 33 anos e acho que ainda tenho muito pela frente.

Sonhos

Primeiro, era chegar à F1. Depois, fazer uma pole, vencer uma corrida, ser campeão. Aos poucos, fui preenchendo todos esses sonhos.

Eu estava realmente procurando dirigir um Williams-Renault, pois considero essa equipe o início de uma nova vida no automobilismo para mim.

Ayrton Senna

Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu pra mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la.

“O medo me fascina.”

“Nesses dez anos de Fórmula 1 minhas maiores alegrias vieram da torcida. Do Brasil.”

AYRTON SENNA

“Ser o segundo é ser o primeiro dos derrotados.”

“Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem.”

“Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno.”

“Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia.”

“Para ser honesto, não me sinto o maior ídolo brasileiro. Não me sinto uma pessoa tão importante assim para merecer uma festa durante uma noite toda no Brasil.” Ao sagrar-se tricampeão em Outubro 1991.

“O que sinto num carro a 300 km/h? Emoção, prazer e desafio.”

“No que acredito mesmo é em Deus.”

“Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina.”

“Hoje gosto muito mais de crianças do que gostava um ou dois anos atrás. É mais fácil se comunicar com uma criança. Basta trocar um olhar, um gesto, um sorriso.”

“Se depender de mim, vocês, jornalista, irão esgotar os adjetivos do dicionário.”

“Estou a mil por hora. Não vejo a hora de começar o campeonato do ano que vem.”

“Vencer é o que importa. O resto é a conseqüência.”

“Meu maior erro? Acho que ainda está para acontecer.”

“Dedico esta corrida a quem me fez perder o mundial de 89. As corridas são assim: às vezes acabam logo depois da largada, outras a seis voltas do fim.”

Ayrton Senna
Enviado por Vinicius Moratta em 01/05/2014
Reeditado em 01/05/2014
Código do texto: T4790381
Classificação de conteúdo: seguro