PURGATÓRIO: O ORGULHO DO ENGODO (I)

PURGATÓRIO: O ORGULHO DO ENGODO (I)

FRASE 1 - O purgatório, segundo a tradição ortodoxa, seria uma região no além, onde estagiam as almas que, embora arrependidas e na graça de Deus, ainda não são suficientemente puras para elevarem-se ao céu. Morreram abençoadas, não ignoradas e nem redimidas dos pecados. É preciso sofrer, depurar-se, pagar os débitos, se tornar limpo... Em torno dessa ideia durante a idade média, criou-se a indulgência; na qual, as famílias abastadas promoviam a transferência das almas, de seus mortos, do purgatório para o paraíso, mediante o pagamento à igreja. Os evangélicos, notórios reformadores, criaram um sistema totalmente novo de purgatório, a própria igreja, e o incorporaram na doutrina eclesiástica.

FRASE 2 - O orgulho foi o primeiro pecado cometido pelo homem. Dizem que ele teve sua origem com lúcifer. É tão natural ao homem pecar com “orgulho”, pois ele cresce nos nossos corações como mato cresce nos jardins. Ninguém tem mais orgulho do que aqueles que pensam que não o têm. Pavonear-se de humildade é tomar um banho deste. O “orgulho” tem várias vidas e glórias em sua própria vergonha. É a tocha que ateia faíscas às fornalhas do inferno e toca fogo no mundo. Ele fez, faz e fará o anticristo, assim está escrito. Tudo ele vira contra Deus, pode ser qualquer coisa de melhor que exista; a verdade então, torna-a pegajosa, dolorida, incolor e intragável.

FRASE 3 - Engodo... Afinal, ainda acreditamos em despachar o demônio para o quinto dos infernos; sendo que o palco das maiores batalhas entre o bem e o mal continua a ser a nossa mente. Vemos fantasmas, bruxas, pai de santos; duendes e outras aparições. Outras vezes é um cara andando chupando o dente, com um olhar de peixe morto. Odeio fantasmas porque não dá para atirar nos putos, nem subornar. E fantasma de pobre é encosto, vem para ficar bebendo cachaça. Ou é engodo?

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 06/09/2013
Código do texto: T4469196
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.