Frases de JORGE LUIS BORGES

1. “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”

2. “A pátria é algo que se sente, que não se pode definir. Eu a sinto muito profundamente. Se a definimos, estamos diluindo-a em palavras”

3. “Que teia é esta, a do será, do é e do foi?”

4. “O dever de todas as coisas é ser uma felicidade”

5. “No passado cometi o maior pecado que um homem pode cometer: não fui feliz”

6. “O casamento é um destino pobre para uma mulher”

7. “A velhice poderia ser a suprema solidão, não fosse a morte uma solidão ainda maior”

8. “A vida é pobre demais para não ser também imortal”

9. “Não odeies o teu inimigo, porque, se o fazes, és de algum modo o seu escravo. O teu ódio nunca será melhor do que a tua paz”

10. “Fazer o bem ao teu inimigo pode ser obra de justiça e não é árduo; amá-lo, tarefa de anjos e não de homens”

11. “O livro é uma extensão da memória e da imaginação”

12. “Publicamos para não passar a vida a corrigir rascunhos. Quer dizer, a gente publica um livro para livrar-se dele”

13. “A memória é o essencial, visto que a literatura está feita de sonhos e os sonhos fazem-se combinando recordações”

14. “Nunca releio o que escrevo. Prefiro viver em função do futuro”

15. “A poesia é algo tão íntimo que não pode ser definida”

16. “Sem leitura não se pode escrever. Tampouco sem emoção, pois a literatura não é, certamente, um jogo de palavras. É muito mais. Eu diria que a literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem”

17. “Para a tarefa do artista, a cegueira não é totalmente negativa, já que pode ser um instrumento”

18. “Só se devem ler livros escritos há mais de cem anos”

19. “Parece-me fácil viver sem ódio, coisa que nunca senti. Mas viver sem amor acho impossível”

20. “A morte usa-me incessantemente”

21. “Não há prazer mais complexo que o do pensamento”

22. “A imagem que um homem só pode conceber é a de que não toca ninguém”

23. “O original não é fiel à tradução”

24. “O tempo não existe. É apenas uma convenção”

25. “Não cultivei minha fama, que será efêmera”

26. “Biografias: São o exercício da minúcia, um absurdo. Algumas constam exclusivamente de mudanças de domicílio”

27. “Eu creio que é melhor pensar que Deus não aceita subornos”

28. “Sonhar é a atividade estética mais antiga”

29. “Quem diz que a arte não deve propagar doutrinas costuma referir-se a doutrinas contrárias às suas”

30. “Eu sempre serei o futuro Nobel. Deve ser uma tradição escandinava”

31. “A História Universal é a de um só homem”

32. “Assinei tantos exemplares de meus livros que, no dia em que eu morrer, o que não tiver a minha assinatura terá um grande valor”

33. “O tempo é a substância com a qual estou acostumado”

34. “Dizem que sou um grande escritor. Agradeço essa curiosa opinião, mas não a compartilho. No dia de manhã, alguns lúcidos a refutarão facilmente e me chamarão de impostor ou amador ou de ambas as coisas ao mesmo tempo”

35. “Esporte: eu creio que teria que inventar um jogo no que ninguém ganhasse”

36. “Não sei até que ponto um escritor pode ser revolucionário. A princípio, ele trabalha com o idioma, que é uma tradição”

37. “Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos”

38. “Não sei até que ponto um escritor pode ser revolucionário. A princípio, ele trabalha com o idioma, que é uma tradição”

39. “Ninguém é pátria, todos o somos”

40. “O tempo é o melhor antologista, ou o único, talvez”

41. “A felicidade não precisa ser transmutada em beleza, mas a desventura sim”

42. “O tempo é a matéria da qual fui criado.”

43. “As tiranias fomentam a estupidez”

44. “A paternidade e os espelhos são abomináveis porque multiplicam o número de homens”

45. “Me agradaria ser valente. Meu dentista assegura que não o sou”

46. “A biblioteca é uma esfera cujo centro cabal é qualquer hexágono, cuja circunferência é inacessível”

47. “Eu não bebo, não fumo, não escuto rádio, não me drogo, como pouco. Eu diria que meus únicos vícios são Dom Quixote, A Divina Comédia e não incorrer na leitura de Enrique Larreta nem de Benavente”

48. “Não és ambicioso: contentas-te com ser feliz”

49. “Antes as distâncias eram maiores porque o espaço se mede pelo tempo”

50. “Democracia: é uma crendice muito difundida, um abuso da estatística”

51. “A literatura não é outra coisa além de um sonho dirigido”

52. “Estou só e não há ninguém no espelho”

53. “Que o céu exista, ainda que nosso lugar seja o inferno”

54. “Somos nossa memória, somos esse quimérico museu de formas inconstantes, esse montão de espelhos rompidos”

55. “A beleza é esse mistério formoso que nem a psicologia nem a retórica a decifram”

56. “De que outra forma se pode ameaçar que não seja de morte? O interessante, o original, seria que alguém ameaçasse o outro com a imortalidade”

57. “Só aquilo que se foi é o que nos pertence”

58. ‘Que cada homem construa sua própria catedral. Para que viver de obras de arte alheias e antigas?”

59. “O inferno e o paraíso me parecem desproporcionados. Os atos dos homens não merecem tanto”

60. “Suspeitei uma vez que a única coisa sem mistério é a felicidade, porque se justifica por si só”

* ESTAS FRASES FORAM SELECIONADAS POR FRANKLIN DELANO e se encontram disponíveis no link: http://180graus.com/como-ser-feliz/top-60-melhores-frases-de-jorge-luis-borges-451421.html