Do Livro de Metáforas da pagina 31 à 35

Engana-se, quem imagina manter a informação sob seu 'domínio/ cabresto' lograr êxito, quando tais não suprirem os anseios da massa.

Antes de menosprezar alguém por sua aparente fragilidade, procure inteirar-se: n'uma floresta; as árvores mais imponentes, são/ surgiram a partir de sementes tão frágeis que foram conduzidas pelo vento.

Há situações nas quais, pra não frustrar as expectativas de muitos, finjo que acredito; todavia porém, intimamente não me iludo.

Fui, na minha infância, tangedor de gado; impressionava-me quando uma rês (assustada) partia em debandada, ninguém conseguia segurar o rebanho.

Demagogia, hipocrisia & cia, dão o 'mote' na politica no "Pais gigante pela própria Natureza"! Muitos dos que esperneiam, foram apoiadores de campanhas dos que ocupam os 'tronos', mesmo sabendo que são vilipendiadores contumazes. Esperneiam, porque não 'mamam'.

Estupido e rude, porém convicto: há quem denigra/ menospreze outrem, no intuito de agradar enganadores; não os invejo ou imito.

Complexidades da vida... êxtase e ex- fase: um ífem + uma única letra que, sintetiza em N situações, o porque: ter ou não ter.

Apesar de o dinheiro ser o mau necessário, a escacêz de recursos amoedados, é dos itens que mais impulsiona o homem a olvidar a razão.

Deleitam-se os amigos do rei, quando do massacre dos indefesos; entretanto, são estes últimos que mantem-lhes as mordomias.

Não importa a imponência de uma pedra; mesmo que pareca uma montanha, sempre há ferramentas eficazes a desobstruir-lhes o caminho.

Sempre que obstruírem-lhe o caminhar, lembre-se: "grandes espíritos sempre encontrarão fortes opositores de mentes medíocres" - A Einstein Einstein.

Quando criança indagava-me o por que as ervas daninhas proliferavam mais abundantemente; deduzi com o tempo: quanto mais quantidade menos qualidade.

Ante as dificuldades, lembre-se: a exemplo da noz, as mais nobres sementes são as que resistem aos mais inóspidos ambientes.

De um povo que endeusa um individuo por correr atrás de uma bola e constrói impérios - as custas da massa - sonhar, é mera utopia.

É mui fácil a quem encontrou seu 'lugar ao Sol' julgar outrem, por atitudes ousadas e - por vezes - 'inconsequentes'. Porem, quem sentiu - ou sente - na pele, entende.

Cada vez que vejo - na TV- truculências contra quem tenta tão somente um teto, penso: Governos e Justiça - principais marginalizadores de um povo.

Vê, ouvi e calar: argumento tão 'forte' quanto cortinas de seda - o vento bate sem pedir licença, passa e vai causando estragos.

Quando todos os sonhos desmoronam, o viver transforma-se tão em existir; diferença da pedra: nela, todos batem e ela não rebate.

A não observância dificulta o entendimento, pelo fato de que o mais profundo - não raro - encontra-se 'estampado' na s u p e r f i c e.

O mais cruel dos espelhos, é o imaginário; o qual quando nele olhamos, percebemos que uns sonhos eram utopias, outros pesadelos.