SABEDORIA POPULAR. . .?

SABEDORIA POPULAR OU PLÁGIO DAS ESCRITURAS?

- Em a natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma. (Lavoisier)

- O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol. Há alguma coisa que se possa dizer: Vê, isto é novo? ela já existiu nos séculos que foram antes de nós. (Salomão - Ec. 1:9 e 10)

- Quem semeia vento colhe tempestade. (Prov. popular)

- Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão. (Os. 8:7)

- Quem muito fala, muito peca. (Prov. popular)

- Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia seus lábios é prudente. Salomão - Ec. 10:19.

- Cada um dá o que tem. (Prov. popular)

- Fala a boca do que o coração está cheio. (Jesus)

- Quanto mais se tem mais se quer. (Prov. popular)

- Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade. Salomão - Ec. 5:10.

- A pessoa se dá conta que é mortal quando ocorre óbito no âmbito da sua vivência. (Freud)

- Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a ideia da eternidade. (Salomão - Ec. 3:11.

- Melhor é o covarde vivo do que o herói morto. (Prov. popular)

- Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto. (Salomão) - Ec. 9:4.

- O preguiçoso morre de fome. (Prov. popular)

- O que trabalha com mão remissa empobrece. (Salomão - Pv. 10:4)

- O pouco com Deus é muito. (Prov. popular)

- Mas vale o pouco com Deus do que grandes rendas com injustiça (Salomão - Pv. 16:8; 15:16; Sal 37:16.

- Melhor é o pouco com o temor do senhor, do que grandes rendas com injustiça. (Salomão - Pv. 16:8).

- Tá por cima; (Gíria popular)

- E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. Dt. 28:13.

- Quem dá ao pobre empresta a Deus. (prov. popular)

- O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. (Salomão) - Pv. 19:17.

- Quem tudo quer saber, mexerico quer fazer. (Prov. popular)

- O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios. (Salomão - Pv. 20:19)

- Coração dos outros é terra que ninguém anda. (Prov. popular)

- Como águas profundas é o propósito no coração do homem; mas o homem inteligente o descobrirá. (Salomão) - Pv. 20:5.

- ...Projetam iniquidade, inquirem tudo o que se pode excogitar; é um abismo o pensamento e o coração de cada um deles. Sl. 64:6.

- A palavra do homem é um tiro - não volta atrás. (Prov. popular)

- A palavra do crente dever ser sim, sim; e não, não. Pois o que passa disso é de procedência maligna. (Jesus) - Mt. 5:37.

- Tudo tem hora. (Prov. popular)

- Há tempo para todo propósito debaixo do céu: tempo de ..., e tempo de.. (Salomão). - Ec. 3:1-8.

- Não deixe para amanhã o que podes fazer hoje: (Prov. popular)

- Tudo o que te vier a mão para fazer, fazes; porque para o sepulcro para onde vais, não há projeto, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma. (Salomão) - Ecl. 9:10.

- Querer é poder. (Prov. popular)

- Tudo é possível ao que crê! (Jesus) - Mr. 9:23.

- Não faças aos outros o que não queres que te façam. (Prov. popular)

- Assim como quereis que vos façam os homens, assim fazei. (Jesus) - Lc. 6:31.

- O pouco com deus é muito. (Prov. popular)

- Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação. Provérbios de Salomão 15.16.