Do meu livro Filosofraseando volume II

Minha estupidez mais estupida, foi sempre acreditar que o egoismo tende a diminuir e que o "amar o próximo como a si mesmo" um dia sera realidade na face da Terra.

O sentimento de "primeiro eu" é tao arraigado em algumas pessoas, que não pensam que poderiam um dia virem a descer dos 'pedestais'.

No Reino Animal, o Homem, é o único insaciável - quanto mais tem mais quer. Os demais, atacam para suas necessidades ou auto defesa.

Muito se teoriza em defesa da paz; mas os mesmo que o fazem - talvez haja exceção - não pensam duas vezes em acumular, mesmo os que - relativamente - já tem em abundancia.

Em politica, se socializassem as vantagens tal qual se faz com os problemas, certamente que, existiriam menos destes últimos.

Se fosse regra o homem subordinar os interesses individuais aos coletivos, imagino que as mazelas no mundo seriam minoradas.

Entendo seja alto engodo, um povo imaginar que é parte integrante de um Governo, só pelo fato de tê-lo ajudado a eleger.

Não se deve demonstrar humildade demasiada, diante de quem tenha por habito menosprezar os humildes.

Passa por imbecil quem tentar trazer à tona verdades a um povo que esteja anestesiado por fantasias bem elaboradas.

O homem passa atestado de aguda estupidez, quando deixa que as diferenças de opiniões, suscitem ressentimentos e ate inimizades.

Ideias ousadas - se em pro do bem como - são consideradas perigosas onde contrariam interesses outros.

Já disseram-me inúmeras vezes que sonho alto - concordo; imaginem se eu pensasse pequeno... talvez ainda estivesse carpindo mato.

Eu preciso acostumar-me com a ideia de que é quase que regra geral as pessoas visarem - antes de tudo - seus próprios interesses.

Se você está sabendo que seu vizinho precisa de apoio, não espere que ele venha implorar a sua ajuda - sirva-lo de imediato.

Não sou -nem pretendo ser- dono da verdade; todavia, entendo que pessoas arrogantes, demonstram - involuntariamente - sua incapacidade.

Os homens conseguem facilmente assimilar a teimosia das mulas; se assimilassem - também - a malicia dos camelos, por certo, errariam menos.

Não fosse a ganancia do homem, o homem vivia bem - na transposição. do Rio São Francisco na parte feita pelo Exercito sobrou verbas que foi devolvida aos cofres da União.

Lá como cá quem produz continua a deus (ou Deus) dará. Que Ele tenha piedade do homem do campo - e dos animais - e Mande chuva.

Auto masoquismo: forma voluntaria de auto machucar-se por algo ou alguém que geralmente não vale a pena.

Não é difícil distinguir elogios de bajulações; os primeiros - via de regra - são desprovidos de interesses.

Pouca coisa e tao estimulante a vida, quanto abrir a porta ao amanhecer e ver beija-flores pairando no ar e sugando o n e c t a das flores; conserve sempre plantas no seu jardim ou terraço.

Eu mesmo já disse: tudo a seu tempo- porem, todavia, contudo, durma demais e duvido que o Sol espere você acordar para poder 'nascer'.

Vida - via de mão dupla; observando durante uma viagem que fiz a penúria do sertanejo, pensei: uns se matam cultivando a terra para produzir alimentos para outros viverem.

Formula ideal para preservar amizades; critique, se necessário: porem, faça-o sempre discretamente (em particular se possível).

Mesmo correndo riscos de ser - vez ou outra - ridicularizado, tenho por habito, dizer o que penso!

Oh trem doido esse da vida! Se "todos tem uma estrela", as da maioria, ou estão 'adormecidas' ou já nasceram 'apagadas'...

Algumas 'vantagens' p o l i t i q u i c i a s: amizades em xeque, desilusões, frustrações perda de tempo... quem quiser cite outras...

Hoje optei por postar bobagens - mais uma: se frustrações tivesse valor amoedado, eu - talvez - fosse mais rico q o B i l Gates.

Para todo e qualquer espetáculo tem plateia; ate mesmo, para os que o intuito seja o engodo.

Usam e abusam do que nos pertence (também ajudamos a construir esta Nação) e pousam de 'reis' fazendo-nos de 'bobos da corte'.

Quando os 'súditos' de um 'rei' são petulantes/ arrogantes e assemelhados, a tendência é não demore muito, haja frustração em massa.

Parece-me que o êxito do demagogo, deve-se a ser tão firme no discurso, a ponto de fazer os acreditarem no que nem ele próprio acredita.

Protelar oportunidades, da-nos uma certeza: jamais teremos outra exatamente igual a que protelamos.

Só conhece o sabor da laranja colhida no pé, quem ousa correr o risco de ser furado pelos espinhos ponte-agudos em meio ao laranjal.

Sonhar faz parte - é inerente a todos - quanto a realiza-los, nem todos; eis a diferença entre sonho e utopia.

O segredo da felicidade, eu não sei - não tenho a menor ideia - já um dos da in, parece-me ser ter muito tempo livre (ócio).

Só conhece o sabor da laranja colhida no pé, quem ousa correr o risco de ser furado pelos espinhos ponte-agudos do laranjal.

Um salve a todas as pessoas q não acomodam-se em ser plateia, e - mesmo aos trancos e barrancos - constroem seus próprios palcos.

A considera o descaso dos que deveriam empenhar-se em minorar a penúria do povo sertanejo por conta da seca, racionalidade está a anos-luz da realidade.

Um dos lados negros da politica, e a inversão de valores: o que surgiu como a arte de servir, ta mais para a arte de servir-se.

Eu, preferi está no palco (a maior parte do tempo andando sobre corda bamba) a ser platéia aplaudindo a hipocrisia.

A platéia impotente aplaude enquanto os 'astros malabares' festejam com iguarias e destilados importados as 'rechonchudas bilheterias.

Mesmo que eu seja fadado pelo destino a ser platéia, não arrefecerei em sempre está tentando 'roubar' a cena.

"A vida é uma aventura da qual não sairemos vivos". Então, por que devo aceitar imposições descabidas e hipócritas?

Em tempos idos, as pérolas eram consideradas símbolos da pureza; porcos, da sujeira. atualmente, há ambientes nos quais, há inversões.

Mil vezes o desprezo/ indiferença aos incautos, do que com eles tentar dialogar.

A água - mesmo sendo vida - se estagnada, exala odores p u t r i f a t o s/ venenosos; tal qual tentar dialogar com pessoas incautas.

Trafegar por estradas em linhas retas, é tipico dos comuns, o ser diferente, é conseguir trafegar por estradas tortuosas.

Fórmula 'perfeita' para se ser evitado(a) por muitos 'normais': dizer o que se pensa.

Pensar positivo é a chave que abre todas as portas quando acredita-se que Deus Está no comando. Que a esperança seja perene.

Essa e a lei: faz o que tu queres - desde que, não suprimas (respeites) - os direitos de outrem.

N'um modelo de sociedade onde o pensar coletivamente é raridade, não é tão fácil tentar chamar a atenção a reflexões.

Pensadores raramente tem espaço na politica, porque corre-se sérios riscos de contribuírem para melhoria de vida da plebe.

O m a r k t h i n g, deve ter sido das formas mais inteligentes que inventaram, para i m b e c i b i l i z a r os i m b e c i b i l i z a v e i s.

Quem faz humor da desgraça alheia é tão imbecil, que explodiria de raiva, se outrem fizesse da sua própria.

A cada episodio (não necessariamente comigo) começo a deduzir/ entender que a politica e das coisas mais nefastas que existe.

Apaixonar-se pelo que se faz, é-nos importante, independentemente se para outrem, não tenha importância.

A convivência onde haja arestas, assemelha-se a percorrer-se grandes distancias, com pedras dentro dos sapatos.

Dentre os pais partilharem das alegrias dos filhos e os filhos partilharem das alegrias dos pais, entendo não seja exagero dizer: a distância deveria ser medida em anos-luz.

"Um homem que planta seus mais nobres valores, jamais terá infortúnios em sua colheita". Começo a discordar do autor M e n e g h e t.

Justiça? Que Justiça?! Famílias inteiras são "jogadas na rua da amargura" e Governos têm milhões e mais milhões para investirem em m a r k e t h i n g - a forma mais inteligente de i m b e c i l i l i z a r os i m b e c i b l i a v e i s! Modelo e x p u r i o de sociedade capitalista!

Verdades, as vezes tem sons estridentes, aos ouvidos de quem não admite ouvi-las.

Os homens, quanto imbuídos de poderes outorgados pelo Estado, esquecem que são empregados do povo, e não exitam em massacrarem os mais fracos que, se resistem, são "foras da Lei".

O homem em si não e mau; o mau, e que está adormecido no coração do homem, e, ocasionalmente desperta.

A convivência onde haja arestas, assemelha-se a percorrer-se grandes distâncias, com pedras dentro dos sapatos.

Todos seriam vitoriosos, se não existissem as tais das indesejáveis derrotas.

Problemas são problemas sejam quais sejam eles; mas imagino não hajam problemas mais problemáticos, do que problemas de saúde.

Não desejo nem para meus adversários mais aguerridos (inimigos não os tenho) passem noites e mais noites ao lado de um doente sentindo-se impotente - principalmente - pelo fator econômico.

Pouca coisa é tao perniciosa e desagregadora, quanto as suposições maliciosas infundadas.

Seja qual seja a situação, não devemos nos desesperar; por mais escura que seja a noite, inevitavelmente, antecede um novo dia.

Mui difícil quando vislumbra-se um horizonte, e não consegue-se desatracar o barco...

No jogo da vida, vencedores tendem a humilhar os vencidos; não costumam levar em conta, que a sorte poderá mudar de lado.

São vários os fatores que conduzem a vitorias; todavia, os arrogantes, não permanecem muito tempo como vencedores.

Para quem almeja se dar bem, esta sempre ao lado dos vencedores, é a receita; para quem quer ser livre, ao lado dos justos.

Nem sempre vencedores são os melhores; e sim, os que a sorte esteve ao lado deles.

Para quem pretenda está do lado da justiça, é aconselhável nunca espelharem-se nos vencedores; os perdedores tem mais a ensinar.

Se regra geral, não sei; mas entendo que começamos a perceber as principais belezas da vida, quando estamos nos aproximando do fim de nossas existências.

O dito popular "o amor é cego", deve ter surgido pelo fato de mui raramente em nome do dito cujo, não se quebrar a cara.

Em tratando-se de amor, quando percebe-se que se está n'uma 'roubada', melhor imitar um rio: se encontra obstáculos, contorna-os.

Quem criou a frase "mulher é bicho bom", esqueceu de acrescer: e o 'bicho' mais complicado e perigoso que existe.

O verdadeiro vencedor, é aquele que é humilde o suficiente, para respeitar a decepção do vencido.

Só em meio a tempestade, é que percebe-se de fato o valor de um abrigo.

Sou - literalmente - o tipo do sujeito mais ou menos; fiz uma 'cronica' sobre, mas deixei em rascunho.

Contradizer-se também faz parte; ninguém é perfeito.

O AGUDO GRITO ABAFADO DO SILÊNCIO DOS QUE NÃO TÊM QUEM POR ELES GRITEM, ECOA NOS MEUS TÍMPANOS ANOS LUZ MAIS QUE QUAISQUER SALVAS DE TIROS DE CANHÃO!

Pseudo intelectuais - e até tais - menosprezam quem escreve uma ou outra palavra com erro de grafia, e, não se dão conta de que nem todos tiveram oportunidades tal qual eles.

Tô começando a entender o 'segredo' do meu insucesso: é que sempre corri atrás; e quem corre atrás, é sempre perdedor; doravante, correrei ao menos lado a lado.

Alguém plenamente feliz no casamento, é tal qual uma distante galáxia; sabe-se que é existe: o difícil, é vê-la.

Minhas desilusões, são minhas mais fiéis seguidoras; por mais que eu as 'enxote', estão sempre presentes.

Quem; eu? Contraditório de nascença: nasci n'um povoado - há época - denominado Lagoa do Ouro, e sempre vivi na 'pindaíba'.

De decepção em decepção, 'trilhei minha estrada'; nem por isso, abrirei mão de fazer a minha parte em pro de um Mundo melhor!

Por que iria arrefecer agora, se desde sempre dizem ter certeza, que muito longe além do horizonte, há de brilhar também a minha estrela?

São vários os fatores que conduzem a vitorias; todavia, os arrogantes, não permaneceram muito tempo como vencedores.

Para quem almeja se dar bem, está sempre ao lado dos vencedores, é a receita; para quem quer ser livre, ao lado dos justos.

Para quem pretenda esta do lado da justiça, e aconselhável nunca espelhar-se nos vencedores; os perdedores têm muito mais a ensinarem.

No jogo da vida, vencedores tendem a humilhar os vencidos; não costumam levar em conta, que a sorte poderá mudar de lado.

Nem sempre vencedores são os melhores; e sim, os que a sorte esteve ao lado deles.

E não me mires desse jeito, com esse par de olhos azuis da cor do mar, que não me há mais tempo, de pensar em me apaixonar!

Ah, essa minha mania de querer meter o bico, de querer melhorar a vida dos outros, fez-me esquecer de viver plenamente a minha nida!

Não há meio de transporte tão envolvente, quanto o pensamento; sem arredar o pé de onde estamos, 'viajamos' milhas e milhas até alcançarmos a nossa 'ilha de fantasias'.

Não há, acredito, declaração tão sincera, quanto a silenciosa; com uma desvantagem: deixa uma frustração perene.

Reclamamos da solidão, e não nos damos conta que é nossa melhor companheira; sempre fica conosco até, madrugada adentro.

O lado bom de amar alguém em segredo (sem declarar-se) é que nem mesmo o tempo consegue apagar a 'chama' em seu peito.

Ao menos restou a lembrança: do tempo em que o sorriso dela era-me mais gracioso, do que a relva coberta pelo orvalho!

Tô chegando a conclusão, que a poesia é aliada inseparável da esperança; quando esta escasseia, 'bloqueia' a poesia.

Só o tempo para nos fazer compreender que no item amor, o mais profundo, é aquele que nos limitamos a sentir, sem nos declarar.

Muita vez, é o silêncio que mantemos 'enclausurado', o principal obstáculo à uma existência partilhada com outrem, que também o faz.

Mesmo que em sendo cortante qual o fio da navalha, relembrarmos que já vivemos nas 'nuvens', é uma saudade boa.

Apesar das inúmeras decepções que tive - e continuo tendo - ao longo da vida, tudo que fiz valeu apena, pois tudo fiz de boa fé.

A vida, resume-se basicamente em duas etapas: quando acreditamos que o amor é possível, vivemos; quando de tal desiludimo-nos, sobrevivemos.

Tal qual as pétalas das flores são levadas pelo vento, na vida a dois, o que parecia amor, é 'devorado' pelo tempo.

O lado bom da noite, é que ao dormirmos, é-nos dada a oportunidade de belos sonhos, para compensar a realidade do cotidiano.

Há sonhos que são in concebíveis, pelas 'barreiras' que os circundam; mas, dormindo, ninguém tem controle sobre si.

Para se ter uma vida exitosa, são vários os 'elementos' necessários; dentre eles, a sorte é absolutamente essencial.

O pensar, não deixa de ter alguma semelhança com o vento - senão vejamos: se sobre um fogo pequeno, o vento apaga; se sobre fogo grande, o vento faz expandir-se - pensar pequeno/ grande, idem.

Ninguém é - em definitivo - astro/ estrela ou anonimo(a); o estrelato ou ostracismo - não raro - está a uma ideia de distancia.

Entendo seja a distancia entre o que idealizamos e o que conseguimos concretizar, o que mais causa-nos frustrações.

A distância entre o entender e o compreender, é incerta - tal qual entre o porto seguro e o além mar.

Se ainda há um certo equilíbrio dentre os homens, deve-se ao fato de, entre os menos favorecidos, predominar a razão.

Eu, egoísta? Sou nada! Apenas considero a maior distancia entre dois pontos, os meus sonhos da arbitraria realidade...

Pais, deveriam entender, que filhos, têm tanto direito o quanto ele tiveram de quebrarem acara -e não ficarem superprotegendo.

É demasiadamente sonhador, o pensador que pensa ser entendido - a não ser, vez ou outra - no seu próprio tempo.

Segundo Voltaire, "a via pela qual ensinou-se por longo a arte de pensar, de certeza que é oposta ao dom de pensar". Faz sentido: Pretender esclarecer onde graça sub-missão, é - como 'reza' o dito popular - "enfiar água n'um cordão.

Quando penso nas 'bolas fora' que dei na vida, comparo com se estivéssemos à deriva em alto mar: estaríamos todos na mesma situação.

Faça tudo que tiver ao seu alcance, para ajudar outrem; mas não esqueça do "primeiro eu" - o passado não tem volta.

Somos - quase sempre - tão dissimulados, que mesmo passando por turbulências; se outrem diz "como vai"? Respondemos: bem, obrigado.

Pouco fazemos para resolver os problemas dos outros... afinal, os outros, são os outros; regra, ou exceção?

Se e que serve de consolo à quem seja menosprezado, quando vem o 'convite' definitivo do Alto, todos 'hospedar-se-ao' em 'aptos' assemelhados.

Ouse! Tem algo que considera importante em mente, vá em frente; é preferível arriscar, do que depois pensar: poderia ter dado certo.

E preferível correr-se os riscos das incertezas a enveredar por caminhos ditos certos, porem, incomodantes.

Há muitas sentenças que são tão e simplesmente sentenças: "sempre haveremos de colher o que plantamos", é uma delas.

Sou o tipo do sujeito tão mesquinho, que me recuso a socializar minhas desventuras e tristezas - sufoco-as comigo.

Tudo - absolutamente tudo - na vida e relativo.

Partindo do principio da relatividade, o auto engano, é nosso mais cruel aliado: somos o que pensamos ser; dai aos outros acreditarem que somos quem somos, ha uma distancia i n a l c a n s a v e l a percorrer.

Filosofar, é antes de tudo, expor-se ao crivo da i m - compreensão; desagrada muito mais do que agrada, se se diz o que se pensa.

Tempo: talvez, o principal aliado da contra-razão - só através dele, iremos entender se estávamos certos ou errados.

Já que viver sob os ditames da razão é-me deveras impossível, tento ao menos ter um modus vivente razoável.

Degusta a essência do sabor do mel, quem não mede esforços para colhe-lo na colmeia - nem mesmo a picada das abelhas o detêm.

Dinheiro não é "100%" - (Falcão) tampouco "não é tudo" - (dito popular). Mas, é dos itens que mais influi no existir de toda e qualquer pessoa.

Bem disse Thomas Edison: "5% das pessoas pensam; 10% delas, pensam que pensam; os outros 85%, preferem morrer a pensar".

Estou convencido: eu sou mesmo o CARA! - De pau - penso no que digo, mas digo o que penso.

Se defendes - e acreditas -em algo em pro do bem comum, não arrefeças ante a critica; no momento oportuno, hão de te entender.

Se em dez tentativas acerta-se nove e erra-se uma, não tenham duvidas: esta ultima, sera sempre a mais evidenciada.

Talvez uma das razões de ser tão raro encontrar pensadores, seja o fato de só o passar do tempo, faz com que sejam tais entendidos.

Filosofar, não é pretender ser dono da verdade; é tão somente ousar externar o que se pensa, sem pensar se vai agradar ou não.

Pouco importa a lisura - ou não - ao longo da peleja; aos vencedores, prevalecem os aplausos/ assédios e assemelhados.

O grande dilema, não é você se sentir jovem com qualquer idade, e sim, um apartheid que formam-no naturalmente com o tempo.

Valido apenas para t e r r a q u i o s; não conheci - ainda - outros: muita vez planos não dão certo, porque a razão bloqueia os sentimentos.