Do livro Filosofraseando volume II

O dizer de Jesus "Nenhum profeta é reconhecido em sua própria terra", traduza-se para o dito popular "santo de casa não faz milagres"; ouso a d e n d a r: a não ser, que i n v i $ t a muito.

Compare o modus viventes de um ancião revirando lixo para saciar a fome ao amanhecer com o de um abastado, e entenderá o dizer de Jesus: "É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu".

Entre teoria e prática, a distância deveria ser medida em anos-luz; todas as denominações religiosas, teorizam o bem. Daí a praticar...

Por mais sensata seja uma pessoa, tende a esquecer - ao menos momentaneamente - a razão ao sentir-se afrontada indevidamente.

As minhas inquietudes mais i n q u i e t a n t e s, são as impossibilidades de ao menos tentar mudar o que precisaria ser mudado.

A alegria dos imbecis, assemelha-se a dos animais de rebanho; felizes, formam fileiras à caminho do abate.

Só a inercia do sonhador, torna um sonho absolutamente descartável; do contrário, sempre há possibilidades.

Alguns pensadores dizem que "sábio, é aquele que cala; idiota o que alardeia". Há situações nas quais, enquadro-me nesta segunda hipótese.

Não me incomoda nem um pouco ser rotulado de visionário, inconsequente e assemelhados; apesar dos fiascos, continuo pensando no bem comum.

Quando todos aparentam estarem felizes; e só eu percebo-me confuso/ frustrado, preciso - a curto prazo - rever meus conceitos...

No campo das ideias, o que foi ontem vanguarda, nada impede que tenha hoje, tornado-se obsoleto; qualquer semelhança em tratando-se moralidade, não terá sido mera coincidência.

As pedras são estáticas, porque não podem auto moverem-se; se algo não deu certo, sacode-se a poeira, re-inventa-se e parte-se pra outras.

Sempre que perceber alguém cabisbaixo, tente se aproximar; muita vez, está tão somente precisando ouvir um oi pra 'a_cor_dar'.

N'uma sociedade em que a fantasia sobreponha-se a realidade, esperançar dias melhores, tende a ser mera utopia.

No Pais gigante pela Própria Natureza, há liberdade de expressão ampla, geral e irrestrita - desde que não contrarie interesses.

Sonhar faz parte - viver e arte; todavia, fantasiar sonhos sobre areia movediça, e tal qual caminhar sobre pântanos de águas barrentas.

Uma das principais causas das inconformidades da plebe, é ela própria, por por privilegiar seus 'carrascos' ao invés dos seus iguais.

Enquanto houverem loucos, poetas e filósofos, desconfio que haja possibilidades de algo novo - quiçá, revolucionista.

Independentemente se seremos exitosos ou não, manter-mo-nos fieis aos nossos princípios, estaremos em paz com nossa consciência.

Os conformistas raramente desbravam novos horizontes, pelo simples medo de ousarem arriscar.

As conquistas são importantes; mas, os caminhos que se percorreu ate chegar a tais, as valoriza, ou tornam-nas vulneráveis.

Mesmo em solo improdutivo, se adaptado, torna-se agricultável. Assim, na vida; as maiores inovações, contrariaram a logica.

Minha sensatez mais m a l u q u i c i a, é - talvez - ter mania de contrariar concentos pre- estabelecidos; sem contudo, perder o equilíbrio - assim espero.

São as incertezas do amanhã, que impulsiona-nos a viver o hoje; as reticencias, são - via de regra - i n c o m o d i c i a s.

Por vezes, devo ser um tanto inconsequente no que escrevo; não faço-o no intuito de agradar, e sim, de esclarecer as verdades nas quias acredito.

Só a inercia do sonhador, torna um sonho absolutamente descartável; do contrario, sempre há possibilidades.

À b l e b e, quando muito, é permitido fazer barulho; quanto a ser ouvida, vai depender se seja vantajoso para os 'nobres'.

Mesmo em solo improdutivo, se adaptado, torna-se agricultável. Assim, na vida; as maiores inovações, contrariaram a lógica.

As conquistas são importantes; mas, os caminhos que se percorreu até chegar a tais, as valoriza, ou tornam-nas vulneráveis.

No campo das ideias, o que foi ontem vanguarda, nada impede que tenha hoje, tornado-se obsoleto; qualquer semelhança em tratando-se de algo nos termos de moralidade, não terá sido mera coincidência.

Ante as minhas 'bobagens', não me surpreenderia, se alguém da 'nobreza' berrasse in-cólera: "D e f e n e t r e-lho"!!!

Trazer verdades à tona, nem sempre é agradável; bem como nem tudo que é agradável, é verdadeiro.

Somos - todos - arquitetos do nosso próprio destino; entusiasmo e medo: dois fatores determinantes de como será o nosso amanhã.

O hoje, é um Presente Divino; vivam-mo-lo. pois amanhã já terá sido passado.

Apagar os rastros ao longo da caminhada, não é de todo impossível; difícil porém, é evitar que os ventos re-descubram-nos.

Encontrei no partilhar experiências vividas, talvez a mais agradável fórmula de compensar dissabores ao longo da caminhada.

Nem sempre o que imaginamos seja o caminho certo, conduz-nos ao posto de chegada que objetivamos.

Passado; uma cortina de vidro ao nosso alcance na memória, todavia, absolutamente impossível de irmos - literalmente - até ele.

Cometi muitos erros no passado; e os que mais me arrependo, são os que esquivei-me e não ousei cometer.

Meus desacertos ao longo do tempo infelicitam-me menos, quando rememoro que contribui para que muitos acertassem.

Uma das melhores formulas para se ser preterido(a) acredito seja dizer o que se pensa; se verdades, tendem a desagradar.

Nem sempre o que imaginamos ser o caminho certo, conduz ao ponto de chegada que objetivamos.

Tenho mania de filosofar; todavia, a única certeza que tenho, é que não tenho - em absoluto - certeza de nada.

Lamentar os insucessos, entendo não seja o mais indicado; desenvolver novas 'ferramentas' para recuperar o 'perdido', sim.

Não! Não tenho a pre-tenção de ser dono de verdades; tão somente narro meus erros e experiências, para que tentem errar menos do que eu errei.

Dista anos-luz do meu entendimento, alguém apregoar ser contra algo, e aliar-se a quem tal pratica.

Vestir roupa nova nem sempre nos compraz; incomoda-nos n'uma ou n'outra parte do corpo; assim, n'algumas situações.

Se há algo no tempo absolutamente inapagável, chama-se passado; viva de forma que amanhã, ele traga-lhe sempre boas lembranças.

O persistir, nem sempre resulta no objetivo almejado; todavia, só quem desiste, elimina quaisquer possibilidades.

Se não sou hoje pra você o presente que sonhou no passado, não sou de todo culpado; o tempo, há de lhe mostrar no futuro.

Começo a entender porque sou poeta: "todos os poetas são meio malucos...".

A alegria dos imbecis, assemelha-se a dos animais de rebanho - felizes, formam fileiras à caminho do abate.

O lado não tão bom de ter firmeza no que penso - p r e t e r i t a m e n t e idem - é que não recebo/ recebi nada por isso. Oh pitomba!

Pouco importa quantas decepções se teve hoje; sempre há possibilidades de se re- programar o amanhã.

Se tivemos ontem motivos para chorar, re-programe-nos-nos a partir de hoje, para que amanhã, tenhamos motivos para sorri.

Não há pedra no caminho que não seja removível, quando nele encontramos - e podemos contar com amigos sinceros.

O conceito de felicidade, acredito variar de pessoa para pessoa: para uns, significa está bem; para outros, estarem bem, os outros ao seu redor.

O ápice da mediocridade, é afirmar veementemente algo, do qual não se tenha nenhuma certeza lógica.

Já dizia Kant: "A amizade, assim como o cafe, uma vez frio não se aquece sem perder bastante do sabor". Fato inconteste.

Não mim importo se serei entendido por último; quando cansarem-se das pseudo verdades, não tenho duvidas, entender-me-ão.

As verdades mais 'compreendidas', são as que a maioria, não tem dela conhecimento. Enigmático? Pois pois...

Independente das nossas escolhas, o Cosmo por certo, planejou o futuro por antecipação, deixando-nos espaços para os 'ajustes'.

A incapacidade de raciocínio logico da maioria, e mantenedora de uma ínfima minoria nos pedestais b o i a d i t i c o s.

Diz-se "a sorte" e não o sorte; 'matei' a 'charada': eis o porque é tão 'inconstante': é feminina... poucos se entendem com ela.

Tal qual as tempestades raramente são duradouras, assim, as desventuras; quase sempre, são tal qual chuvas de verão.

Ouse tentar libertar um povo acostumado a ser submisso, e não se surpreenda, se por ele, passar a ser visto de soslaio.

A ousadia é uma das principais ferramentas mantenedoras da esperança, bem como, responsável pelos maiores avanços da humanidade.

O pensamento assemelha-se a moinhos de vento em constante movimento; espargimos e atrai m o s o que pensamos.

Onde graça corruptividade, desconfio que nem mesmo o ácido do tempo seja eficientemente capaz de corroer.

Uma Lei absolutamente i n f a l h á v e l: tudo que sobe um dia desce; - detalhe: não foi feita pelo homem.

Se miramos insistentemente uma estrela, não percebemos outras ao redor dela; qualquer semelhança com fatos, não terá sido mera coincidência.

Uma das formas de atrair a tal felicidade, é fingir-se esta sempre feliz; assim, pode-se 'contaminar' outrem.

O amor (homem x mulher) por certo existe; todavia como alguns bens de consumo - i n a c e s s i v e l à maioria.

O para sempre, entendo tenha duplo sentido: um, porque nunca acaba; o outro, porque nunca existiu - foi apenas um blefe.

Poder propiciar a alegria de outrem, acredito seja das formas mais gratificantes de sentir-se alegre.

Entendo não seja de todo certo, a tese "devemos fazer amizades" - elas já surgem prontas (nas situações mais inusitadas).

N'uma sociedade em que o sensacionalismo/ apelativo é líder absoluto de audiência na m i d i o n a, esperançar coerência, entendo seja utopia.

Não mui raramente, iniciam-se 'guerras', por motivos fúteis - e até mesmo banais; arrefecer ânimos acirrados, evita-las.

Mesmo que só você entenda está no caminho certo, se está convicto disso, siga em frente; quando a verdade vir à tona, outrem lhe entenderão.

A ousadia é uma das principais ferramentas mantenedoras da esperança, bem como, responsável pelos maiores avanços da humanidade.

O pensamento assemelha-se a moinhos de vento em constante movimento; espargimos e atraímos o que pensamos - pensemos pois, sempre no bem.

Uma tempestade basta, para transformar um simples riacho n'um rio caudaloso; assim, n'um piscar de olhos, da desventura a b o n a n z a.

Tal qual as tempestades raramente são duradouras, assim, as desventuras; quase sempre, são tal qual chuvas de verão.

Estático, são ínfimas as possibilidades de se descobrir novos horizontes; ante a infertilidade n'um solo, tenta-se n'outros.

Pensar, penso seja uma arte - pragmaticamente propositiva; porém, pouquíssimo praticada...

Houvesse pensado, hajam talvezes...

O que um comandante aparenta ser, a maioria percebe; o que ele realmente é, apenas uma minoria que, prefere formar fileiras interesseiras.

Aos vencedores, independe a forma utilizada para tal, rendem-se homenagens; aos perdedores, é irrelevante se foram éticos ou não.

Vez em quando, indago-me: houve avanço real do Homem desde o tempo da idade da pedra lascada até os dias atuais no item respeito a outrem?

N'uma sociedade em que a ética e relegada a terceiro plano, a insatisfação, tende a generalização.

Antes de desdenhar das decepções de outrem, coloque-se no lugar dele; mui possivelmente, repensará tal atitude.

A permanência de um l i d e r, depende da sua capacidade de ao invés de querer aniquilar seu oponente, tentar torná-lo aliado.

Entendo seja natural deparar-se com obstáculos ao tentar alastrar o bem comum, haja vista a ganância ainda g r a c e dentre muitos.

A ganância de alguns homens é tão acentuada, que não medem esforços para satisfazerem seus intentos, mesmo que, 'esmaguem' outrem.

Mostra-me quem esta a tua volta, e - por favor - não guardes magoas, se eu ousar fazer algum juízo de valor.

A permissividade b o i a d i s t i c a de parte um povo, conduz-lho - bem como da outra parte - por caminhos d e s p e n h a d e i r i ç o s. Bem como, a incapacidade coordenativa, poderá ser causa de eminência derrotista.

O pêndulo da esperança tende a 'bailar' lentamente, quando se planta sementes em lugares de solos infertilizados.

O ter certeza de algo perde o sentido, ante a impotência no convencimento a outrem sobre tal.

A grande diferença entre um político bem sucedido e um estadista, é que o primeiro prioriza seus interesses e dos seus asseclas; o segundo, o bem está da coletividade.

Não muito raro, encontramos 'notáveis' medíocres, e r é l i s andarilhos, sábios.

Quanto mais você empenhar-se em defender interesses coletivos, mais repulsa terá de quem visa interesses pessoais.

Uma das coisas que mais dificulta a convivência harmoniosa entre as pessoas, é a dificuldade em aceitar o pensar diferente.

Se atreve-te em contrariar interesses não tão nobres, faca-o, se entenderes necessário, porem, tenhas cautela.

Apercebo-me quão fraco eu sou, quando alguém insinua sobre mim, algo que não tem nada a ver comigo.

Por mais que algo ou alguém contrarie seu modo de pensar, se bater em retirada minimiza atritos, faca-o; seja você o prejudicado.

Mesmo em situações nas quais primar pela ética seja motivo de piadas, vale apena manter-se firme neste propósito.

Existe uma i m e d i v e l distância entre aquilo que imaginamos seja uma verdade absoluta, e o que outrem pense ser a sua verdade.

Perspectivar, é inerente a todas as pessoas; todavia, o tamanho da frustração sobre algo ou alguém, é inerente ao da expectativa.

Um povo para ser - de fato - independente, precisa de pessoas que questionem; o comodismo é um dos fertilizantes da desesperança.

Não mui raramente, deixamos escapar uma quase vitoria, simplesmente por alguns equívocos cometidos na estrategia.

Ha ocasiões nas quais, para se evitar um mau maior, somos 'forçados' a agir de forma inusitada.

A auto confiança exagerada, muita vez conduz o homem, a resultados indesejáveis.

Tem motivos? Extravase a sua alegria hoje, pois o amanhã, a Deus pertence; o que é euforia hoje, amanhã, poderá acarretar terríveis decepções.

"Perto do Sol há incontáveis corpos a serem desvendados".(N i e l t z s c h e) . Qualquer semelhança com eleições no Brasil, não terá sido mera coincidência.

O egocentrismo e tão evidente no modelo de sociedade em voga, que não é aceito facilmente, o defender interesses coletivos.

Definitivamente inegável; vivemos em 'dois' brasis: um, dos assalariados 'comuns'; outro, dos mais ou menos privilegiados!

Já dizia um 'raposa velha': "em politica, existem alianças e conchavos". Fiquemos atentos para não confundir uma e outro - a primeira absolutamente louvável, se em pro da libertação de um povo; a segunda, absolutamente esdruxula - visa interesses.

As 30 moedas que 'compraram' o Cristo continuam a multiplicarem-se impunemente evidenciando que a Terra Prometida não é neste Orbe.

Talvez o que acentua a minha 'maluquez', seja a pretensão de dizer n'uma frase, o que pessoas 'normais' diriam em algumas paginas.

Se vindas de um estranho, as insinuações maliciosas são aceitáveis e até entendíveis; mas se de um amigo, fere qual navalha.

Nega a si próprio, um povo que privilegia seus algozes, em detrimento dos seus iguais.

Um povo que submete-se - por medo - aos ditames dos seus 'algozes', não e 'digno' de - ao menos - sonhar em deles libertar-se.

Viver o trivial não me compraz; não sou diferente no intuito de aparecer, e sim, de dar um pequeno contributo a uma sociedade ideal.

Uma das dificuldades em filosofar, é o ser 'forçado' a não dizer - literalmente - o que se pensa.

Quando o antagonismo torna-se f e r r e n i o ambíguo em torno de uma mesma causa, para observadores, instiga no minimo, desconfiança.

O alto engano - bem como a indução a tal não exitosa - conduz a decepções muita vez irreversíveis.

Prefiro ser rotulado como fracassado, a aliar-me aos que menosprezam/ oprimem os 10 oportunizados.

Bem como ao adentrar-se em um túnel há pouca ou nenhuma visibilidade no final, assim em alguns sonhos; a medida que prossegue-se, vai surgindo a claridade.

Se acreditas n'um objetivo - e for consistente tal ideia - insista, persista e no momento oportuno conseguiras êxito.

A ganância do homem ainda é um dos principais fermentos que agiganta o cordão dos 10 - possuídos e faz perenizar o desconforto no Orbe.

Queres contribuir para a formação de um cidadão, dê-lhes um trabalho; queres vê-lo submisso, dê-lhes apenas um emprego.

Ao pensar em desistir de algo por entender seja difícil, lembre-se do pirilampo; um minúsculo 'inseto' clareia em meio a escuridão da noite, e é percebido à distância.

Grandes vitorias só serão possíveis, se aprendermos a respeitar as potencialidades dos nossos oponentes.

Os incautos, em não encontrando em quem 'destilar' a sua ira, falo-ão contra todos, que oponham-se ao seu pensar egoístico.

Antes de desdenhar das decepções de outrem, imagine-se no lugar dele; mui possivelmente repensara tal atitude.

Se acreditas n'um objetivo - e for consistente tal ideia - insista, persista e no momento oportuno conseguirás exito.

Antes de dizer "eu não posso", observe a aparente fragilidade de um veio d'água; surge no topo da montanha, vai arrastando-se e arrasta tudo que encontra pela frente.

Se em meio a uma tempestade, é impossível deter a turbulência das águas; tais, barrentas e 'furiosas' vão arrastando tudo ao redor.

Quanto mais ênfase se dá na busca da realização de um objetivo, mais próximo se está de concretizá-lo.

Bem como ao adentrar em um túnel há pouca ou nenhuma visibilidade no final, assim em alguns sonhos; a medida que prossegue-se, a claridade vai surgindo.

Os desafios, são uma constante no caminho de quem almeja objetivos; quanto mais difíceis as conquistas, mais serão valorizadas.

Onde haja fanatismo, verdades só serão aceitas, se em pro do 'fanatizado'; ninguém se iluda do contrario.

Todo aquele que para vencer utiliza-se de métodos refutáveis, cedo ou tarde, há de amargar a pseudo vitória.

Ninguém (por mais gênio que se considere) subestime a inteligência de outrem; tal qual o Sol nasce para todos, a inteligência idem - basta exercitar a mente.

O que você viveu ontem, passou; viva hoje as oportunidades que a vida lhe ofereça; o amanha, é sempre talvez - poderá não haver.

Não muito fácil? Lembre-se que do mais profundo lodo, emergem as mais belas e raras perolas e faca das dificuldades aprendizado.

Todo sonho por mais utópico que seja, sempre há possibilidade de realizar-se, se mantida ao menos uma 'luz e ta' acesa no fim do túnel.

Perspectivar, é inerente ao existir de toda e qualquer pessoa; todavia, o tamanho da frustração, corresponde ao tamanho da expectativa.

Arrefecer ante aos obstáculos; em lutar por aquilo que acredita-se, é tal qual fechar os olhos para não vê o arco-iris.

Um dos principais fermentos da vida, é o crê nas possibilidades; a inexistência de tais, subtrai em muito a alegria do viver.

Enquanto o poder amoedado tiver predominância sobre o caráter e capacidade r e a l i z a t i v a de um homem, dias melhores será mera utopia.

Há semelhança entre 10 - possuídos sob viadutos & marquises e alguns abastados: n'uns, fragmentos de vida; n'outros vidas em fragmentos.

Privar um povo de oportunidades, talvez seja o mais fácil meio de as elites mantê-lo tal qual fosse 'gado de rebanho'.

Vã filosofia essa de que "frustrações são formas de fortalecimento para futuras batalhas". Ha tais, que são incompensáveis!

Ser protagonista de fatos dignos de aplauso nem sempre têm relevância, quando tais ofusca o brilho de notórios figurões.

O sentir-se impotente ante a algumas situações, provoca azedumes tao acentuados, a ponto de tornar as pessoas insociáveis.

Esperança: sentimento que transforma n'um piscar de olhos, as cores do arco-iris, em espessas nuvens tempestivas.

Medo, é um sentimento que pouca influência tem sobre o homem, quando ele sente seu sonho desmoronar.

Refuto tanto a alienação do homem pelo homem, que desistir de criar galinhas, para não vê-las conduzidas de rebanho ao abate.