Do meu livro Filosofraseando volume II

De pessoas para as quais por interesses pessoais extrapolam quaisquer regras, não se deve esperar muito.

Considerando a crescente libertinagem ante moralista, Não sei ao certo se rumamos e o 'fundo do poço' ou se à um 'poço sem fundo' desconfio que o 'buraco' e profundo!

Ter medo de arriscar o improvável por entender seja difícil, é esta fadado a permanecer na mesmice ineficaz; e p e l e g u i c e!

Diga o que precisa ser dito, já; verdades, quanto mais postergadas, mais difícil sera serem compreendidas.

A cultura de um povo em privilegiar os abastados em detrimento dos seus iguais, agiganta o flagelo dos 10 possuídos.

Um povo que menospreza seus pares em pro dos seus algozes, tende a lamentar tardiamente tal equivoco.

No 'teatrinho' politico sob o titulo "todo poder emana do povo", a este ultimo, 'cabe' uma pequena figuração - no papel de bobo da 'corte'.

Tentou e não deu certo? Não fique triste; Deus sabe que não seria bom, por isso não Permitiu - algo melhor esta por vir.

Verdades se 'cortantes', só ouvidos nobres as ouvem; só mentes brilhantes as assimilam.

É preciso lutar por o que se acredita, e persistir na luta mesmo quando apenas você acredita que e possível vencer.

Dentre para se dar bem necessário seja prejudicando outrem; ou ser você o único prejudicado, prefira sempre esta última opção.

Sinceridade onde permeiam interesses obscuros, tende a ser veementemente repudiada.

Mirar o Horizonte, muitos miram; dai a ser 'permitido' desbrava-lo, poucos tem esse direito.

Crer que a sociedade abastada aceite facilmente 'misturar-se' com a plebe, é tão imaginário quanto a linha do Horizonte.

Mesmo que só você entenda está no caminho certo; se está convicto disso, siga em frente; quando a verdade vir à tona, outros lhe entenderão.

Diferença peculiar entre pobre e rico: o primeiro se rouba, "cana nele"! o segundo, se, não raro, os 'galardoes' do 'monstro s i s t e r'!

Para ouvidos sensíveis, não há grito mais estridente, do que o silêncio dos que não podem ou não ousam gritar.

Aos que 'destacam-se' sobre os 'escombros' de outrem, um alerta: nem todo o dinheiro do Mundo tem o valor da HONESTIDADE!

Mirar o Horizonte, muitos miram; daí a ser 'permitido' desbrava-lo, poucos tem esse direito.´

Todos temos a liberdade de 'voar' - sonhar (ainda) é livre; dai a escolher onde 'pousar', são outros 500!

Bons tempos aqueles em que a nobreza de caráter era o mais valioso patrimônio de um homem! Honestidade atualmente, é sinônimo de 'estupidez/ babaquice - dentre outros assemelhados.

À uns, o 'monstro s i s t e r' permite 'navegar' em águas cristalinas (azul/ turquesa); a outros - maioria - em rios caudalosos.

F l o w s City, dividida em duas partes: parte o n e - filé: aos prósperos;

parte t w o - m u r i c o c ó d r o m o s: a plebe.

Onde houver mercenarismo - também - na informação, sonhar com dias melhores para a plebe, será mera ilusão.

Cantem, dancem, divirtam-se, comemorem a vida; mas não esqueçam os dormem de estômagos vazios e 'tiritam' de frio.

Aos que 'destacam-se' sobre os 'escombros' de outrem, um alerta: nem todo o dinheiro do Mundo tem o valor da HONESTIDADE!

Se tivemos ontem motivos para chorar, re-programemos-nos a partir de hoje, para que amanha, tenhamos motivos para sorrir.

Meus desacertos ao longo do tempo infelicitam-me menos, quando rememoro que contribuir para que muitos acertassem.

Alguns profissionais que influenciam na vida das pessoas destacam-se pela sua sensibilidade; outros pela sua mediocridade.

Todos sonham; abastados, desprovidos, todos sonham. Dos primeiros, quase sempre os sonhos realizam-se; dos outros, viram pesadelos.

Há exceções; todavia, pessoas ambiciosas demais em acumular o TER na 'privada', quando no 'meridiano' publico, deixa a desejar.

Uma das melhores formulas para se ser preterido(a) acredito seja dizer o que se pensa; se verdades, tendem a desagradar.

Nem sempre o que imaginamos seja o caminho certo, conduz-nos ao ponto de chegada que objetivamos.

Tenho mania de filosofar; todavia, a única certeza que tenho, é que não tenho - em absoluto - certeza de nada.

Pouco importa quantas decepções se teve ontem; sempre há possibilidades de se re-programar o amanhã...

O hoje, é um Presente Divino; viva-o, pois amanha, já será passado.

Passado: cortina de vidro ao nosso alcance na memoria, todavia, absolutamente impossível de irmos até ele.

Cometi muitos erros no passado; e os que mais me arrependo, foi os que esquivei-me e não ousei cometer.

São as incertezas do amanhã, que impulsionam-me a viver o hoje; as reticências são - via de regra - incomodantes.

Por vezes, devo ser 'inconsequente' no que escrevo; não faço-o no intuito de agradar, e sim, de tentar esclarecer verdades.

Somos - todos- arquitetos do nosso próprio destino; entusiasmo e medo: dois fatores determinantes de como será o nosso amanhã.

Encontrei no partilhar experiencias vividas, talvez a mais agradável formula de compensar os dissabores ao longo da caminhada.

Apagar os rastros ao longo da caminhada, não e de todo impossível; difícil porém, é evitar que os ventos re-descubram-nas.

Trazer verdades à tona nem sempre é agradável; bem como nem tudo que é agradável, e verdadeiro.

Vestir roupa nova nem sempre nos compraz; vez em quando incomoda-nos numa ou n'outra parte do corpo - assim n'algumas situações.

Se "a vontade é mais poderosa do que o vapor, a eletricidade e a energia atômica" (A. Einstein), preciso recarregar minhas baterias.

Dista anos-luz do meu entendimento, alguém apregoar ser contra algo, e aliar-se a quem tal pratica.

Quanto mais difícil seja ser entendida uma verdade, maior significado está contido nela.

Diga o que precisa ser dito, já; verdades, quanto mais postergadas, mais difícil sera serem compreendidas.

É em vão lutar-se em defesa de um povo, quando este acostumou-se a privilegiar seus algozes.

Trazer verdades à tona, é uma das formas mais eficazes para que diminua nosso ciclo de amizades; acentua-se, se contraria interesses.

Assim como uma Imprensa aguerrida e independente pode ser a redenção de um povo, se serviçal e mercenária; pode ser a desgraça dele.

Onde houver mercenarismo - também - na informação, sonhar com tempos melhores para a plebe, é mera ilusão.

Não! Não tenho a pre-tenção de ser dono de verdades; tão somente narro meus erros e experiencias.

Tentem errar menos do que eu errei.

Lamentar os insucessos, entendo não seja o mais indicado; desenvolver novas 'ferramentas' para recupera o 'perdido', sim.

Privar um povo de oportunidades, talvez seja o mais fácil meio de as elites mantê-lo tal qual fosse gado de rebanho.

A cultura de um povo em privilegiar os abastados em detrimento dos seus iguais, agiganta o flagelo dos 10 possuídos.

Um povo que menospreza seus pares em pro dos seus algozes, tende a lamentar tardiamente tal equivoco.

O silêncio de um povo ante a malversação do bem público, corrobora o agigantamento da corrupção.

Merece aplauso, o mais reles fracassado que vive honestamente; merece repudio, o mais bem sucedido, desonesto.

É em vão lutar-se em defesa de um povo, quando este acostumou-se a privilegiar seus algozes.

É no minimo constrangedor, sentir-se impotente, quando canalhas 'camuflados' cerceiam-nos o direito de ir e vir!

De pessoas para as quais por interesses pessoais extrapolam quaisquer regras, não se deve esperar c o e e r e n c i a.

As barreira são secundarias, quando se tem o firme propósito de transpô-las.

N'uma sociedade em que ilegalidades sobrepõe-se a moralidades, tende a conviver inconformidades.

Tal qual a 'lei' da física, "tudo que sobe desce"; assim, o partir na vantagem; cedo ou tarde amargará decepções.

É absolutamente natural, onde graça interesses não tão nobres, haja resistência à mudanças radicais.

Astúcia: elemento essencial n'uma batalha quando o adversário é mais forte.

Via de regra, a ausência de critérios na escolha dos seus representantes, é a causa primeira da insatisfação da 'massa' com a classe política.

Desconfio que neste País tem mais gente desonesta fora, do que dentro dos presídios.

Se fosse possível ouvir o som do silêncio dos que não ousam gritar, por certo poucos neste País conseguiria dormir.

Há situações nas quias, os fins justificam os meios; especialmente, se para evitar-se um mau maior.

Sempre que obstacula rizem suas metas, não esqueça que quanto mais intensa for a escuridão da noite, mais propício para admirar as estrelas.

Concentre-se e esforce-se em concretizar um ideal sublime, e por certo, a Energia Cósmica 'conspirara' em seu favor.

Contra senso ou não, talvez a principal fonte de riqueza de muitos afortunados, sejam os desafortunados, a isso, denomino de masoquismo.

Talvez a primeira perda quando se ambiciona o TER , seja a da personalidade; esquece-se o SER.

O progresso de uma coletividade, depende a priori, da sua liberdade de expressão.

Tal qual o perfume forte só quem usa não o sente, assim o bajulador; é o único que não admite as faltas do seu ídolo.

Nem tudo que parece, é; observe por exemplo a brisa da manhã: em sua aparente fragilidade, mantém por longo período de tempo a relva molhada.

Observe atentamente a Natureza, e por certo perceberá com a direção do vento, o momento oportuno para navegar.

Desavergonhadamente a imoralidade alastra-se, envergonhando defensores do viver com honestidade.

Um povo servil aos seus algozes, fortalece-lhes as pre-tenções em torná-lo massa de manobra.

Quem corrobora com o engodo notoriamente escancarado, deveria saber - por antecipação - que será enganado.

A permissividade de um povo que auto inferioriza-se, corrobora com seus algozes, para que mais e mais o 10 oportunize.

O ápice do masoquismo, é ajudar a eleger alguém sabidamente desonesto, só para ter a 'satisfação' de reclamar depois.

Dentre estes dois extremos, a qual deve-se atribuir como sendo escória; quem aterroriza a sociedade ou a quem do dito cujo auto sustenta-se?

Verdades incomodam mais do que agradam; todavia, necessário se faz sejam ditas, ao menos incitam à reflexões.

Costumam-se rirem-se da honra, e lastimam-se quando imoralidades permeiam uma sociedade.

É desanimador constatar que para algumas pessoas tidas como honradas, a honra, tem tanto peso quanto uma folha jogada ao vento.

Quando a ética está em baixa, o mínimo que possamos fazer no sentido de re-regê-la, terá sido um grande contributo.

Um povo conivente com a ilegalidade, estará prestes a assistir - impotente - agigantarem-se as imoralidades.

Não fosse a resistência de pessoas que lutaram até o limite das suas forças contra a opressão, este País dificilmente seria uma grande Nação.

Não há como aspirar por uma sociedade justa, quando ética, decência, honradez e assemelhados, são desencorajados.

Quando direitos fundamentais são cerceados, cidadania, tende a ser tão somente, mais uma palavra bonita n'um vocábulo.

Um povo permissivo à vilipendiação do patrimônio público(bem de todos) tornar-se-á impotente em reivindicar os seus direitos individuais.

Há situações nas quais, a esperança é tal qual um sol em constante eclipse.

Quanto mais um fruto amadurece lentamente, mais saboroso fica.

A prepotência, é uma ilha de lampejos cercada de escuridão por todos os lados - idem para a estupidez.

Há ocasiões nas quais, é salutar evitar correr riscos; há outras em que correr riscos, é essencial para se atingir objetivos.

Os sonhos, são a essência, o fertilizante, o combustível, o impulso necessário à qualquer realização.

No grande palco da vida, somos todos coadjuvantes; como em toda grande produção, uns alcançam a glória; outros, permanecem figurantes.

Entendo seja preferível ser rotulado de maluco, inconsequente e assemelhados, a aderi a imbecilidade de muitos 'normais'.

N'uma sociedade em que abastados maus caráter conseguem sobreporem-se a pobres que têm dignidade, esperançar, tende a ser mera ilusão.

Ter medo de ir em frente quando se está com a verdade, é abrir mão de lutar por aquilo que acredita-se.

Um dos grandes dilemas de um povo que anseia por dias melhores, é que designa exatamente seus opressores, para defendê-lo.

Se verdade fosse que o homem descende do macaco, por certo, seria menos egoísta.

O egoísmo e a ganância, estão agigantando um abismo que, m não havendo um recuo em breve espaço de tempo, a vida em sociedade, tornar-se-a a cada dia mais complexa.

A hipocrisia é deveras bem menos tolerável - e perigosa - do que a mediocridade.

Tão mais frágil que o vidro, é a esperança, quando a decepção sobre a algo ou alguém, se faz constante.

Nas 'asas' da indiferença sucumbe os sonhos; nas 'asas' da persistência re-surge a esperança.

Não raro, mentiras bem elaboradas, sucumbem verdades mau esclarecidas.

Todo e qualquer sonho tende a ser mera ilusão, se não mantemos o firme propósito de torná-lo realidade.

A distância mais longínqua entre o sonho e a realidade, é perdermos a capacidade de acreditar que ele é possível.

Quando nutrimos o amor por uma causa, nenhuma barreira é intransponível.

O que para pessoas 'normais' é mera utopia - ou loucura - para pessoas 'incomuns' é meta a ser perseguida.

Se é que fiz alguma coisa boa na vida, o que mais felicita-me, é a 'luta' que empreendi em defesa dos 10 oportunizados.

Aos olhos dos que não sabem - ou desaprenderam - a sonhar, sonhar grande, é utopia ou loucura.

O que incomoda-me não são as acomodações, e sim, a incomodações.

Um dos grandes entraves que inibe o combate a corrupção, é que entender, o povo entende; não compreende, no entanto, que alguém tal qual ele - povo - deva envolver-se em combater tal.

Grito, porque o grito silencioso dos oprimidos ecoa no silêncio de min'alma e a tal grito, cedo a minha voz.

O meu grito não é meu; é o eco das vozes dos que não têm quem por eles grite.

Alguns pensadores enfatizam que, "silenciar é mérito dos sábios". Prefiro aprofundar minha insensatez, a calar ante ao que precisa ser dito.

O único grito que morre na garganta, é aquele em que o medo do ridículo, impede que deixamos de gritar.

O silenciar ante a algo que incomoda-nos, é a mais aguda tirania que praticamos contra nós mesmos.

Pouca coisa é tão torturante, quanto um grito sufocado na garganta.

À ouvidos dotados de aguda sensibilidade, não há grito mais estridente do que o silêncio de quem não tem forças para gritar.

Se você tem um sonho e acredita nele, vá até a exaustão tentando torná-lo realidade.

O ser diferente do trivial, além de causar perplexidade, tende a despertar a princípio, forte resistência.

É mais fácil separar água do vinho, do que prevalecer verdades, onde interesses escusos têm prioridade.

Ser avesso a política, não é ser alienado; é, isso sim, sentir-se impotente vendo homens assemelhando-se a aves de rapina sobre o patrimônio que deveria ser de todos..

Nem tudo o que parece é; bata n'um tambor vazio e ouça o enorme barulho - no entanto nada há dentro dele além de ar.

Uma das causas que 'alimenta' a corrupção, é o masoquismo; sabem-se quem são os corruptos, mesmo assim, votam-se neles.

Os incontáveis vazios que invadem-me a alma, conduzem-me ao infinito.

Se Pilatos não tivesse "lavado as mãos, talvez o Cristo não tivesse padecido na cruz.

Fui tangedor de gado lá pras brenhas dos cafundós; e sei que muita vez, o grito do vaqueiro, evita que a boiada caia no precipício.

Não são grandes gênios que formam as oportunidades; são as oportunidades, que formam grandes gênios.

A 'missão' suprema do homem na Terra, deveria ser não medir esforços, no sentido de minorá as agonias dos seus semelhantes.

Contra senso? Para se está 'bem' com todos, há ocasiões nas quais, necessário se faz omitir-se verdades.

Torna tanto mais dificultosa sua convivência em sociedade, quem opta em orientar-se, pela voz da própria consciência.

Pouca coisa incomoda tanto, quanto algumas verdades.

Se n'uma batalha os resultados não forem os esperados, terá valido apena o esforço; as 'sementes', florarão no momento certo.

Vencer, deve ser a meta prioritária no existir de toda e qualquer pessoa; todavia, devemos nos empenhar em está ao lado dos justos.

Tudo na vida depende das escolhas que fazemos ante a algo que incomoda-nos; podemos lamentar ou tentar mudar o que precisa ser mudado.

Não subestime a potencialidade de um aventureiro; são eles, quem trazem à tona as principais novidades ao mundo.

'Reza' o chavão: "da vida não se leva nada"; tente deixar pois, um legado digno de ser 'aplaudido' por quem lhe suceda.

No teatro da vida, um único aplauso consciencioso, compensa mil vaias preconceituosas.

Atitude: palavrinha 'mágica' que pode conduzir-nos ao 'pódio' ou para o 'final da fila'.

Muitas pessoas são desestimuladas a lutar pelos seus objetivos, devido ao modelo egoístico de sociedade em voga no Mundo; um simples gesto de solidariedade, reacende a luz da esperança.

"Aos homens não basta saber que existem, mas para que existem". - Victor F r a n k t. - Ante as diversidades, saibamos que todos tem relevantes papeis a desempenhar.

Não importa quão longa seja a distância que tensionemos percorrer; sem que demos o primeiro passo, jamais chegaremos ao destino.

Não se deve esperar um futuro condizente com a dignidade humana, de um povo que aplaude a imoralidade.

Vencedores não são necessariamente os mais fortes, e sim, os mais persistentes e perspicazes - a História está repleta de exemplos neste sentido.

Tal qual os frutos quanto mais tardios sejam colhidos, mais saborosos são, assim nas vitórias; quanto mais difícil conquistá-las, serão mais valorizadas.

Se n'uma disputa percebe-se que o oponente está em vantagem, necessário se faz adaptar estratégias com sagacidade.

Quanto maiores forem os obstáculos, mas torna a vitória significativa; especialmente, quando a 'luta' é por uma causa justa.

A política é tão complexa, que quando alguém do 'meio' do povo atreve-se a pleitear um mandato, é "aberração"; se vem a ganhar uma eleição, terá "sido zebra".

O único 'meio' pelo qual não há nenhuma possibilidade de vitória, é fugir à luta.

A semelhança mais acentuada entre o poeta e o político, é a grafia das palavras; as duas começam com a letra 'P'.

Inexoravelmente - digo sem medo de errar - todos nós temos sonhos; daí a transformá-los em realidade, vai depender de como traçamos nossas metas.