Do meu livro Filosofraseando volume II

Está fadado ao êxito, quem não mede esforços em busca dos seus objetivos.

Pensar, onde graça o engôdo, é um ato - além de precipitado - insano.

Um povo que lamenta por seu País figurar apenas dentre os dez mais no futebol; e não por - pelo menos - os cem mais em educação, a emoção, ofusca a razão.

O voto, não é de todo em vão; vota-se pelo bem e felicidade geral da Nação, e mantêm-se alguns poucos no bem b ã o.

Nasci - e moro - n'um País complexo por Natureza: no serviço público; em entidades de pronto atendimento - em especial na área da saúde - pacientes têm de esperar pacientemente.

Bons tempos aqueles em que pagava-se para adentrar nos circos e ri dos palhaços; atualmente, somos nós os palhaços - sem circos - e riem da gente.

Onde graça a hipocrisia, filosofar, é sinônimo de polemizar.

Não sou político, sou poeta. E o ser poeta é - também - não aceitar quieto, ver o povo ser oprimido.

Se alguém se refere a outrem como o termo "aquilo não é nada", a priori, está negando o Princípio Divino da Criação.

É parte da vitória, o desejo contundente de conquistá-la.

Quando a vontade de mudar uma realidade coletiva incômoda é indomável, por certo, a Energia Cósmica corroborará.

A indiferença de um povo ante ao que precisa ser mudado, permite agigantem-se as legiões dos inconformados.

É trágico o destino de um povo, ante a impotência em combater a dilapidação do que a este pertence.

O sentir-se impotente à luta contra o inadmissível, é das piores sensações que se sente na vida.

O jogo de interesses na política é tão esdrúxulo, que fez-me perceber que esperança de dias melhores à plebe, é mera utopia.

Escreveu Eça de Queirós: "políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos sempre pelo mesmo motivo".

O bom lutador, jamais deve jogar a toalha, mesmo em percebendo seja mais forte o seu oponente, deve sim, ser bom estrategista.

Um bom guerreiro deve lutar sempre que entenda seja necessário (com mais ênfase) quando em defesa dos oprimidos.

Na vida, é deveras impossível não se ter adversários; todavia, procuremos sempre ter aliados em maior número.

Muita vez, os obstáculos que se nos apresentam, são providenciados pelo Cosmo, para fortalecer nossa resistência.

Desistir ante o improvável, é um dos principais argumentos dos fracassados; persistir, um detalhe imprescindível dos vitoriosos.

Habitue-se a pensar positivamente no que deseja realizar, e o Cosmo contribuirá para que consiga concretizar seus objetivos.

Quando um povo obstina-se a pensar, a tendência é os poderes nas mãos de poucos, sejam substituídos pela partilha entre muitos.

Perseverança: um dos ingredientes mais eficazes rumo ao êxito, se aliada a pensamentos positivos, corrobora para tal.

É fato, que o futuro não existiria, não houvesse o presente; construamos pois o futuro dos nossos sonhos, a partir de cada ato que pratiquemos.

Se homens de bem tivessem a audácia que têm os canalhas, por certo, haveriam bem menos motivos para inconformidades.

A serviçalidade de alguns poucos formadores de opinião, nocauteia - por antecipação - a esperança de um povo.

O eleitor que barganha seu voto por alguma benesse; como também o que vota em político sabidamente i n i d o n i o, está assinando um contrato de servidão.

Compactuar com dilapidadores do patrimônio público, é corroborá para que agigantem-se as desesperanças dos seus concidadãos.

A arraigada vontade de obtenção de vantagens pessoais ilícitas, faz com que políticos inescrupulosos, façam conchavos até com inimigos.

Paga um preço alto - no modelo de sociedade excludente em voga - quem opta por viver na simplicidade, não importando-se se seja possuidor de valores amoedados.

Liberdade de expressão é respeito a cidadania; cercear o direito a pluralidade de pensamentos, é boicotar o direito a cidadania.

Nem tudo está perdido, quando ainda dispõe-se de 'asas para voar'.

As orquídeas mais belas e mais raras, encontra-se nas encostas dos penhascos de difícil acesso.

É a esperança, das principais incertezas, que impulsioná-nos a prosseguir a jornada.

Não dê importância se nem sempre os outros entendem seu jeito de viver; viver, extrapola entendimentos.

Muita vez, nos iludimos por aparências, até que percebemos que, era tão somente, 'propaganda enganosa'.

O não ter acesso a um trabalho, é deveras, dos 'trabalhos' mais desgastantes - quiçá o mais - que existe.

É evidente que você sozinho, não pode 'sacudir' o mundo; "andorinha só não faz verão". Mas pode fazer a sua parte, para torná-lo melhor.

Há tanta hipocrisia no 'cerne' do modelo de sociedade em voga, que dentre o ser e o faz de conta, o segundo ganha de 'lambuja'.

Um povo que é conivente com a canalhice, reclama (sem razões) das imoralidades.

Minha indignação ante a imoralidade "legal" chega a ponto de perder a esperança de dias promissores.

Já dizia Voltaire: "o melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis". Reflitam sobre.

Não é necessário corroborá para que o mal agigante-se; não fazer nada para combatê-lo, já terá sido um grande contributo para tal.

Para mudar uma realidade incomodante, basta tão somente olhar em volta e perceber que há outras possibilidades; basta querer mudar.

Permitir ser enganado por desconhecimento, é 'inocência'; mas com conhecimento de causa, é masoquismo.

Todo e qualquer esforço é meritório, se no intuito de melhorar a qualidade de vida de outrem.

A vida sem qualidade de vida, não difere muito das pedras: elas existem.

Acreditar num sonho - mesmo que seja utopia para alguns - é o primeiro passo rumo ao êxito.

Coragem. Até para fugir de uma realidade incomodante, precisa-se de ter coragem.

Tal qual água e óleo que nunca se 'misturam', posso está no 'meio' mas não 'faço parte'.

As melhores filosofias de vida tornam-se deveras insignificantes, quando submissas a filosofias medíocres.

Esperança: é o que nos resta - nós que fazemos parte da plebe - ante a tantas disparidades de quem deveria dá exemplos de moralidade.

A sinceridade mesmo sendo uma virtude, muita vez, conduz a resultados desagradáveis.

É muito triste constatar que muitas pessoas andam cabisbaixas, pelo simples 'pecado' de optarem em viver honestamente.

Não é atoa que dizem que "este é o País da piada pronta"!!!

A serviçalidade e ou subserviência de muitos formadores de opinião, são dos principais entraves à libertação de um povo.

Pelo 'andar da carruagem', honestidade no Brasil, será deveras considerada - em algumas áreas - anormalidade.

Atualmente no Brasil, um dos 'produtos' de maior e s c a c e z, chama-se honestidade.

São tantas as falcatruas nos cargos públicos no Brasil - em especial nos altos escalões - , que tratar um 'comum' de vossa excelência, pode ser interpretado como xingamento.

Enquanto o 'rio da vida' segue seu curso 'obstacular rizando' em cada 'encosta' sigo 'desbravando' os 'barrancos' que se me apresentam.

Pareço meio louco? Não me importo se assim pensem; louco eu seria, se optasse em viver, de forma 'linear'.

Para quem me acha meio louco, meio e c e n t r i c o, meio imbecil, meio ousado, meio babaca ou outros meio, tudo faz parte de uma i m c o m p l e t u d e.

'Registro' o que penso agora, pois não sei por quanto tempo, terei tempo de fazê-lo; não podemos controlar o tempo.

O futuro é uma cortina de vidros - embaçados; depende de você fazê-lo brilhar.

Dos elementos da Natureza, água e fogo - quando em fúria - são de difícil controle; assim, é o povo: quando obstina-se em mudar uma realidade incômoda, nenhuma força humanam o detêm.

Acreditar em seu potencial mesmo que ninguém mais acredite, é um dos segredos da realização dos seus sonhos.

Mantenha o otimismo mesmo ante as diversidades, e o mundo por certo, abrir-lhe-a portas, onde antes, só haviam paredes.

Enquanto o TER suplantar o SER, virtudes como: honradez, honestidade e assemelhados, são tão somente belas palavras filosóficas.

É utopia pensar que - individualmente - você pode mudar o Mundo; mas pode contribuir para que - gradativamente - tal venha a acontecer.

Pensar, é algo muito perigoso, quando se pensa - e acredita - que é possível praticar algo novo que contrarie interesses mesquinhos.

Um dos disparates na política, é que - via de regra - os mais pobres votam, para elegerem os mais ricos, que enriquecem ainda mais, deixando os pobres mais pobres.

O segredo da estratégia, é um dos elementos essenciais à o sucesso.

Quando se está obstinado em vencer uma batalha, os obstáculos ao longo do caminho, servem de munição rumo ao êxito.

Em situações as quais o adversário pareça mais forte, elementos como: atitude, coragem, perspicácia e perseverança são indispensáveis.

Em nenhuma situação prometa algo se você tem dúvidas se poderá cumprir; palavra dada é compromisso assumido.

Grande parte das mazelas que atormenta e infelicitam o povo, tem o contributo de muitos formadores de opinião que, ou calam ante o que precisa ser dito, ou distorcem verdades.

Engana-se, quem pensa que a crítica se esclarecedora, tem tanto poder de convencimento, quanto o engodo apelativo.

Muita vez, o esforço contínuo é necessário, se se almeja lograr êxito.

Tal qual a luz necessita de escuridão para brilhar, assim o homem, necessita de oportunidades, para emergir sua potencialidade.

Não importa quantos estejam contra; se Deus está contigo, você mais Deus, é maioria.

N'uma batalha, quando se está sob pressão, aumentam consideravelmente as chances de vitória.

Quanto mais ousado se é ao enfrentar os obstáculos, mais próximo se está de alcançar o objetivo planejado.

Tudo o que venhas a fazer, faça-o com entusiasmo e não tenha dúvidas, terás auxílio do Alto.

Ante a improbabilidade de vencer uma batalha, ao invés de arrefecer, articular uma boa estratégia, é uma fórmula ideal.

Vê, é inerente à todos - a não ser que seja deficiente visual; todavia enxergar, é 'privilégio' de poucos.

Desistir de objetivos só por perceber que há obstáculos a transpor, é tal qual perder uma guerra, sem sequer enfrentar uma batalha.

Sempre que alguém julgue-te incapaz, seja perspicaz e frustre suas expectativas.

Tens a pretensão de esclarecer, digas o que pensas; é a tua verdade. Pretendes agradar, digas o que percebas queiram ouvir.

Dê vazão à imaginação; as grandes iniciativas que que impulsionara os avanços à humanidade, foram vistas a princípio, como utópicas.

Sonhe - ainda - é permitido; aja dentro da razão, Ouse tentar mudar o possível; o querer amplia a visão.

Um dos 'segredos' para ser exitosa toda e qualquer iniciativa, é deveras, o pensamento positivo; nossa mente, tem 'poderes' que desconhecemos.

Se se vai acumulando sujeira embaixo do tapete, jamais se terá a satisfação de se vê uma casa limpa.

Acredito sejam os 'parasitas' e 'morcegos que vivem dependurados nas 'tetas do Sistema' os principais roedores da economia de um povo.

O supérfluo dos abastados, é deveras, o fomentador das misérias dos necessitados.

O meu bem-está cai consideravelmente, se percebo o mau está de outrem à minha volta; neste item, acredito não sou exceção.

Se almejamos mudar uma realidade sombria e não agimos, é tão somente utopia; os que veem melhorando o mundo, fazem da ação suas metas de vida.

Um povo que pre-conceitua sua própria 'tribo' está fadado a ser submisso aos ditames dos que o oprime.

Se você acredita firmemente que é possível o improvável, fará com que o Cosmo corrobore para que os outros também acreditem que é possível.

No jogo da vida, a determinação em conquistar o pódio, é um grande passo rumo a vitória.

Um povo que privilegia os já privilegiados em detrimento de quem conhece e vive sua realidade, está fadado a lamentar as consequências.

Um dos ingredientes basilares que mantem acesa a esperança de um povo, é a sua coragem de mudar o que precisa ser mudado.

Ignoram-te, esnobam-te, locupletam-se as tuas custas, e como recompensa, tu os escolhe para defender os teus interesses; contra senso?

Nas adversidades, o planejamento das estratégias, é ponto fundamental rumo aos êxitos.

Uma hora, um dia, uma década, meio século... pra mim tanto faz; já ´perturbei' demais.

O primeiro passo para acreditar nas improbabilidades, é entender que nenhum dia é - literalmente - igual a outro.

Se n'uma batalha; percebe-se que o adversário é mais forte, escolher bem as 'armas' para 'luta' aumenta as chances de vitória.

Na improbabilidade de se vencer uma batalha, o elaborá as estratégias, aumenta a possibilidade de vitória.

A sorte por certo colaborará, com quem não arrefece ante as oportunidades que lhe surjam.

Se sua vontade de atingir metas almejadas for suficiente forte, você será capar de contrariar os que não acreditam no seu potencial.

O homem - não raramente - quanto mais evolui em intelectualidade, mais involui em racionalidade.

A serviçalidade de alguns poucos - que por tal - ma q u e i a m a realidade, corrobora para agigantarem-se as inconformidades.

Na inacessibilidade em saciar um necessidade - elementar - faze-mo-la quando em sonhos.

Tal qual a fênix re-surge das cinzas, assim as oportunidades; quando menos esperamos, o Cosmo dá-nos novas chances.

Um dos grandes erros que cometemos, é jogar as oportunidades que se nos surgiram pela janela, sem nos darmos conta que, poderiam criar asas e voarem n'um voo sem volta.

N'um regime democrático, não existe políticos sem que tenham sido votados, bem como, não haveria corrupção, se não houvesse corruptores.

O eleitor que barganha seu voto por alguma benesse, é tão corrupto, quanto o corrupto que ajuda a eleger.

Não perca tempo: o tempo não protela tempo para quem perde tempo dando tempo ao tempo.

Tentar esclarecer onde graça interesses, é tal qual caminhar sobre areia movediça.

Tende a ser uma ameaça a qualquer sistema ou organização, quem acredita piamente no que diz.

Não somos preteridos pelos fatos em si, e sim, por nossas opiniões sobre tais fatos.

Existem várias fórmulas que conduzem ao êxito: dentre elas, a mais eficaz, é a persistência.

Fosse o homem escravo da razão, e pouquíssimos teriam sido os avanços da humanidade.

Por mais remota que seja a probabilidade de se vencer uma batalha, se fundamenta-se na perseverança, sempre há possibilidades.

Dentre as certezas que não nos convém, figura a certeza de que um sonho é tão somente um sonho.

Dentre os 'segredos' dos vencedores , pelo menos três são imprescindíveis: paciência, persistência e determinação.

Seja qual seja, n'um sonho, a 'luz' é sempre mais incandescente, do que a realidade.

Ouso ser absolutamente contundente: a única certeza que se tem quanto ao futuro, são as incertezas.

Um dos principais riscos de filosofar, é correr riscos.

Os desafios - em especial os 'insanos' - são o fermento da vida; sem tais, (eu) me sentiria qual um rio de águas paradas.

Calejado de cavucar o 'solo', arrefeci (temporariamente) mas não cansei; reinventar o amanha é minha meta.

Há ocasiões nas quais, o ser diferente, inexoravelmente faz a diferença.

Há ocasiões nas quais, o poderio sobrepõe-se a verdade.

Seja original, mesmo que, vez em quando, pareça um tanto ridículo.

Uma das 'desvantagens' de quando um governante torna-se 'soberano', é que poucos percebem o 'massacre' de muitos.

Desdiz tudo que disse, quem pratica o oposto do que teoriza.

Dentre as 'contro ver sias' no Brasil i n i n t e n d i v e i s para minha 'vã' filosofia, é o fato de as minorias, serem absoluta maioria.

Os acomodados, figuram dentre os principais incomodados com a ousadia, por não serem capazes de ousar.

Enquanto o valor de um homem for definido por sua conta bancaria e ou pelos bens materiais que possui, a humanidade caminhará - a passos largos - rumo ao caus.

ENQUANTO A 'MASSA' PERMITIR SER CONDUZIDA COMO 'GADO DE REBANHO', CONTINUAR TENDO DOIS DIREITOS BÁSICOS: VOTAR E RECLAMAR DEPOIS DE ELEGER OS SEUS "REPRESENTANTES"!!!

Há situações nas quais, desperdiçar oportunidades, é um erro que trará consequências inimagináveis e incorrigíveis.

O não arriscar, muita vez, corre-se o risco de não ter outra oportunidade de fazê-lo.

Não se assustem com minha 'insensatez'; sou uma ilha de 'maluquezes', porém, cercado de razões por todos os lados.

Barreiras? Transpô-las é preciso; Seguir em frente é essencial; Olhar pra trás é perda de tempo; Se passado fosse bom, seria PRESENTE!

Os arrogantes - para os quais sou 'invisível', que não se percam no caminho de volta, ao descerem dos seus 'pedestais'.

Estão fadados ao sucesso, os que consideram cada tropeço, um aprendizado.

Não arrefecer ante aos obstáculos, é um dos 'caminhos' que conduzem ao sucesso; acredite no seu potencial.

Seja qual seja o cultivo, é absolutamente natural as intempéries; todavia, se o solo é fértil, vale apena o esforço.

Auto confiança: se você não acredita que é capaz, dificilmente alguém mais irá acreditar por você.

Acredite que conseguirá concretizar seus objetivos - por mais ousados que sejam - e sua convicção ajudará a tal.

Quando verdades que machucam são preteridas por conta de mentiras que 'massageiam' tende a grandes frustrações no porvir.

Nas adversidades, não esqueçamos que o diamante para atingir seu brilho e exuberância, sofreu duros golpes do cinzel, e das lâminas lapidadoras.

Contra fatos não há argumentos; todavia, se contrariam interesses escusos, são: ridicularizados e hostilizados antes de serem aceitos, por evidenciados,

O "não é da minha conta - por ser público" - corrobora para agigantar-se a "gatunagem" no que a todos pertence.

Não é que eu seja tão ousado ou - vez em quando - inconsequente; é que quando copiar é trivial, ser autêntico é deveras 'aberração'.

Muitas das 'lutas' visando a paz não são exitosas, pois o fazem desagregando muitos, em pro de poucos.

São os sonhos que impulsiona-nos a concretizar nossos objetivos; desde que não fiquemos tão somente teorizando.

É notório o descontentamento geral com os políticos; não nos apercebemos que, somos co-responsáveis, pois somos quem os elegemos.

Poderes e pudores: inexoravelmente incombináveis; há exceções, mas são raras.

A frase "a esperança é a última que morre", está deveras agonizante, graças a ganância desmedida de alguns políticos.

Mas enquanto o Sol 'nascer' a cada amanhecer, há a esperança que amanhã poderá ser melhor que hoje.