Do livro Filosofraseando volume II

O viver sem ousadias - sem sonhos - mesmo que mirabolantes - é desesperançar a esperança.

Acreditar n'um sonho - mesmo que seja tal utopia para alguns, é o primeiro passo rumo a realização do mesmo.

Dentre as várias formas de assaltos, das mais degradantes, é deveras, os assaltos as cofres públicos, pelos que deveriam zelar pelo bem comum.

Nem tudo que é imoral à plebe, o é à os 'amigos dos reis'.

O termo vencedor não existiria, se não houvessem as batalhas.

Se n'algum tempo caminhamos pisando sobre espinhos, não esqueçamos que são tais, que prenunciam as rosas.

Há pelo menos dois 'ingredientes' básicos para se atingir grandes objetivos: persistência e oportunidades.

Antes de 'fechar as portas' à alguém por ser inexperiente, lembre-se: profissionais construíram o Ti ta ni c; afundou na primeira viagem; amadores, a Arca de Noé; a Bíblia "relata os resultados".

Atitude, figura dentre os principais 'ingredientes' necessários à concretização dos sonhos.

Persistência: um dos principais ingredientes para se vencer os obstáculos.

Pouca coisa incomoda tanto, quanto algumas verdades.

Coragem - até para se libertar de uma realidade incomodante - precisa-se de coragem.

Enquanto o 'rio' da vida segue seu curso 'obstacula rizando' em cada 'encosta', sigo desbravando os 'barrancos' que se me apresentam.

Pelo 'andar da carruagem, honestidade no Brasil, será - deveras - considerada, anormalidade.

Um dos disparates na política é que - via de regra - os mais pobres votam para eleger os mais ricos que, enriquecem ainda mais, deixando os pobres cada vez mais pobres.

Tal qual água e óleo que nunca se misturam, posso está no 'meio', mas não faço parte.

O primeiro - e indispensável - 'ingrediente' para a realização de um sonho, é acreditar que tal é possível.

Dois 'antídotos' formidáveis ante aos obstáculos: paciência e perseverança.

Se coragem falta-nos para vencer os medos, a estes coragem sobram para corajosamente nos vencer.

Se você acredita que mudar é possível, faça a sua parte no sentido de melhorar o Mundo; quem sabe, você conseguirá o 'efeito dominó'.

Além das probabilidades percebíveis, há um 'mundo' de possibilidades esperando por você; a 'chave' de qualquer realização, está na ousadia.

Idéias revolucionárias - mesmo que seja brilhantes - não raro, são consideradas pela 'onda' dominante, aberrações.

Se anseias por mudanças, faz a tua parte - possível - e deixa o que consideres impossível, aos deuses.

Uma sociedade só será justa no amplo sentido da palavra, quando partilhar as oportunidades assemelhadas, e, direitos e deveres.

É a partir dos sonhos, que se molda o futuro; o que é hoje utopia, poderá amanhã ser realidade. Sonhemos pois.

Combater os efeitos sem antes - se não eliminar - ao menos controlar as causas, são tão somente, soluções paliativas.

Por nada arrefeça seu ânimo: no 'campeonato' da vida, tal qual no futebol, muitos 'azarões' já conquistaram o 'pódio'.

Se difundes boas normas de viver, não te frustres ante a barreiras à tua frente; sempre haverá resistências a idéias virtuosas.

Nenhuma teoria prosperará, sem que ao menos tentem-se torná-las em prática.

As grandes idéias visando o aprimoramento seja quais sejam os aspectos, são a princípio, incompreendidas.

Numa sociedade em que a desonestidade predomina, ser honesto é - muita vez - 'pecado capital'.

Se a auto 'transparência' é a expressão suprema da insensatez, eu não sei; mas prefiro ser insensato, a ser hipócrita.

Se habituamos nossa mente a pensar no bem, o Cosmo contribuirá para que concretizemos as metas que projetamos.

Combater os efeitos sem antes - se não eliminar - ao menos controlar as causas, são tão somente, soluções paliativas.

Por nada arrefeça seu ânimo: no 'campeonato' da vida, tal qual no futebol, muitos 'azarões' já conquistaram o 'pódio'.

Se difundes boas normas de viver, não te frustres ante a barreiras à tua frente; sempre haverá resistências a idéias virtuosas.

Nenhuma teoria prosperará, sem que ao menos tentem-se torná-las em prática.

As grandes idéias visando o aprimoramento seja quais sejam os aspectos, são a princípio, incompreendidas.

Em nada me envergonho, de ser - vez em quando - um tanto 'inconsequente; me envergonharia isso sim,se não o fosse, quando necessário.

Filosofar, poetizar, frasear, metaforizar e assemelhados, é contar histórias - perspectivá-las - mesmo em poucas palavras, não raro, pouco entendidas.

É a partir dos sonhos, que se molda o futuro; o que é hoje utopia, poderá amanhã ser realidade. Sonhemos pois.

Se difundes boas normas de viver, não te frustres ante a barreiras à tua frente; sempre haverá resistências a idéias virtuosas.

Nenhuma teoria prosperará, sem que ao menos tentem-se torná-las em prática.

As grandes idéias visando o aprimoramento seja quais sejam os aspectos, são a princípio, incompreendidas.

Filosofar, poetizar, frasear, metaforizar e assemelhados, é contar histórias - perspectivá-las - mesmo em poucas palavras, não raro, pouco entendidas.

Pouco sabemos, muito supomos, muitíssimo ignoramos.

Em nada me envergonho, de ser - vez em quando - um tanto 'inconsequente; me envergonharia isso sim,se não o fosse, quando necessário.

Pouco sabemos, muito supomos, muitíssimo ignoramos.

Um dos 'segredos' para ser-se exitosa toda e qualquer iniciativa é deveras, o pensamento positivo; nossa mente, tem 'forças' que desconhecemos.

Ousar, pode ser-se insensato momentaneamente; porém não fazê-lo, pode tornar-se indefinidamente subserviente.

Pouca coisa estabelece limites tão rigorosos, quanto uma situação econômica desfavorável.

Quando não se tem acesso as 'ferramentas' necessárias à concretização de objetivos, vale apena passar a 'bola' para quem tenham-nas.

Admito - vez em quando - ser um tanto 'inconsequente'; porém há verdades - não aceitas - que precisam serem ditas.

Se habituamos nossa mente a pensar no bem, o Cosmo contribuirá para que concretizemos as metas que projetamos.

Combater os efeitos sem antes - se não eliminar - ao menos controlar as causas, são tão somente, soluções paliativas.

Por nada arrefeça seu ânimo: no 'campeonato' da vida, tal qual no futebol, muitos 'azarões' já conquistaram o 'pódio'.

É o discordar das impossibilidades, que torna possível o improvável.

Não fosse a ousadia dos sonhadores, muito do que é hoje realidade, seria tão somente utopias.

Os resultados que buscamos, estão no caminho os quais percorremos, e não no final da jornada; sejamos pois, audaciosos.

Todos temos em nosso interior, as 'ferramentas' necessárias à transformar sonhos em realidade; e uma das principais delas, é a ousadia.

Os obstáculos que se nos apresentam só nos serão pedras de tropeços, se entendermo-nos incapazes de transpô-los.

Ante a frustrações, lembremo-nos que viver é arte, errar faz parte e que corrigir os erros e redirecionar a rota, pode fazer a diferença.

O que me atormenta, não é ter que caminhar sobre 'pedregulhos' e sim, a inacessibilidade as ferramentas adequadas para transpô-los.

Grandes pensadores - desde sempre - concordam que "o poder da mente é inimaginável". Habituemos-nos pois, a pensar positivamente.

Ser entusiasta, é desbravar veredas, criar caminhos - meios - de tornar possível o improvável.

O que denominamos acaso, é tão somente, algo programado previamente pelo Cosmo.

É preferível ser 'inconsequente' quando necessário seja, a ser 'equilibrado' por calar ante ao que precisa ser mudado.

O nosso futuro - promissor ou sombrio - depende essencialmente, das nossas escolhas e decisões.

Quem passa pela vida sendo o tempo todo 'platéia' - como 'reza o figurino' - sem nunca arriscar ser extravagante, jamais sairá do 'lugar comum'.

Quando defendemos apenas os nossos interesses individuais, somos tão somente, coadjuvantes na construção de uma sociedade aceitável.

Pessoas 'normais', esperam a 'banda passar', e 'dançam conforme a música'; pessoas incomuns, criam seus próprios 'instrumentos' e formam suas 'orquestras'.

Não se frustre ao ser preterido(a) - seja qual seja a situação; há quem goste da laranja, mas há também, quem goste do bagaço.

O sonho, como projeção do futuro, se mentalizado sempre positivamente, conduz ao êxito.

No País dos sonhos, a esmagadora maioria, vive intermináveis pesadelos.

Enquanto tudo parece girar em torno do TER, ainda acredito - e priorizo - o SER como essência indispensável à melhoria do Mundo.

O homem, quanto mais evolui em intelectualidade, mais involui em racionalidade.

A ousadia, é um dos ingredientes indispensáveis, à tornar possível as improbabilidades.

Na inacessibilidade em saciar uma necessidade - elementar - quando em virgília, fazê-mo-la dormindo - nos sonhos.

Quando se está em alto mar, o raciocínio lógico, norteia um rumo a seguir; muitos naufragam, por conta da forma como redireciona as velas.

Se para se chegar ao poder; necessário seja permitir se corromper, é preferível permanecer à margem.

Há diversas formas de tiranias; dentre elas, o que mais incomoda a quem anseia por mudanças, é o 'barulho' do silêncio.

O que impulsiona um povo à verdadeira liberdade, são as oportunidades serem irrestritas à toda coletividade.

Enquanto combaterem-se os efeitos e não as causas da desigualdade, acabar-se-ão sem: sossego, segurança, paz; - no sentido horizontal da palavra.

Ser submisso a um sistema que entendamos nefasto à sociedade é além de covardia, trair-se a si mesmo.

Numa sociedade onde desvirtuam-se as verdades, a virtude será sempre perseguida.

Se verdades que vêm à tona - mesmo evidentes - causam alvoroço, relembro: não há como varrer qualquer sujeira sem levantar poeira.

No grande palco da vida, somos todos coadjuvantes; como em toda grande produção, uns alcançam a glória; outros, permanecem figurantes.

Trazer verdades à tona, é das formas mais eficientes de aumentar a quantidade de adversários.

A serviçalidade de alguns poucos que - por tal - ma que iam a realidade, corrobora para que agigantem-se as inconformidades.

Brasil: para abastados, Pátria / Mãe - dedicada; para desprovidos, madrasta - não tão bem intencionada.

O Mundo seria um mar de rosas não fosse a estupidez do homem; que não exita em jogar na lama o nome de outrem por quem não simpatize.

Seja extravagante; o trivial está em voga e algo novo precisa vir à tona. O Mundo carece urgentemente de inovações.

Engenheiros - gente aculturada - projeta os edifícios; porém quem os constroem - de fato - são homens rudes - portanto não aculturados!

Nada contra aculturados; todavia, vale lembrar que, a maioria das edificações sobre a Terra, mesmo que se planejadas por engenheiros, formam feitas por homens 'rudes' ou com pouquíssima cultura.

As pós graduação, pós doutorado, pós mestrado e demais pós, transmitem conhecimentos; mas nenhum supera os da 'universidade' da vida.

Não arrefeças ante as 'barreiras' que se apresentem à tua frente; esforça-te o quanto possas, e o Cosmo te ajudará a transpor tais.

Sonhar faz parte; viver é arte.

Por onde passarmos, tenhamos cuidado em não espalhar pedras pelo caminho percorrido; assim, se retornarmos, não corremos o risco de tropeçar.

Persistência é um dos principais 'ingredientes' necessários para vencer os obstáculos.

Esperamos - indefinidamente - o improvável, e por tal, 'bloqueamos' o possível; assim é a vida.

O medo, é um sentimento que além de inibir impulsos, muita vez, mata grandes idéias no nascedouro.

Minha insistência em 'navegar contra a maré' é essa inquietude de provar para mim mesmo, que minha passagem por este Orbe, não foi em vão.

Um povo insensível ao apelo - silencioso - de uma criança revirando lixo para saciar a fome, está longe de ser verdadeiramente racional.

Ouvi de um colega que "o responsável por uma obra n'ma cidadela do interior, disse ao prefeito: "quando ficar pronto o orçamento, lhe envio um e-mail" Prefeito: "1 e 1/2 não; só aceito 30%".

Vivemos - admitamos ou não - sob a 'e d g e' do medo; os impulsos, impulsiona-nos a superá-los.

A incapacidade que temos em vencer os nossos medos, é o que nos torna incapazes de evitar as frustrações.

Não dê tanta importância a tudo que lhe parece impossível; se você acredita e decide ir em frente, sua ação pode determinar os resultados.

A diferença entre um homem bem sucedido e um homem fracassado, não raro, consiste nas oportunidades que foram dadas a um e a outro.

Vive toda uma vida na sombra, quem tem medo de se queimar ao Sol.

Não exite em ter sonhos considerados por outrem 'mirabolantes'; todas as grandes conquistas através do tempo, nasceram dos sonhos.

Lograr êxito ou não em qualquer intento, é consequência - muita vez - da estratégia; o importante é não desperdiçar as oportunidades.

Muita vez obstáculos que se nos apresentam, são tão somente sinais, oportunizando-nos repensar a 'rota' que escolhemos.

No Brasil, "Todo poder emana do povo" - manipulado pelo poder econômico e político.

Um povo que permite ser influenciado pelo 'veneno' do medo, está fadado a submissão.

O Brasil precisa urgentemente manipular suas raízes para extrair o melhor; porque a 'massa' não suporta mais ser manipulada.

É deveras ilusão, imaginar que dizer verdades não ceitas, encontrará 'eco' facilmente.

Sempre que priorizamos nas pessoas o TER em detrimento do SER, a tendência, é termos grandes decepções.

São as pessoas que mesmo enfrentando dificuldades não arrefecem da nobreza dos seus ideais, que ainda mantêm o Mundo equilibrado.

Se todos soubessem que a palavra tem o 'domínio' sobre o mundo, botariam a 'boca no trombone', sempre que se sentissem 'ludibriadas'!

Com estratégias maquiavélicas, vilipendiadores do povo, não raro, recebem aplausos do próprio povo vilipendiado.

Não deixes que nada nem ninguém, te convença a não fazer o bem: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

Há verdades que se ditas, deixa em 'maus lençóis' que o fez; para tal, metaforizar é preciso.

Todos temos o 'poder' de fazer algo para melhorar o Mundo; não deixemos pois, que jazam em nosso íntimo, essa 'fôrça' Cósmica.

Desistir de algo sem ao menos ter tentado, é um erro que conduz muita gente ao fracasso.

Escolher um rumo a seguir, não basta; empenhar-se em atingir o objetivo almejado, é o que faz a diferença.

Se você tem algo em mente e receia botar em prática imaginando não ser capaz, não arrefeça; teste seu potencial - só consegue quem persiste.

Ante as adversidades, observar a persistência de uma minúscula formiguinha conduzindo seu alimento, é um excelente estimulo a prosseguir a caminhada.

Mesmo ante a improbabilidade de chegada, mesmo ante os obstáculos, mesmo ante os ventos contrários, remanejar as velas é preciso - dá sentido á vida.

Pequenas decepções, devem ser encaradas tal qual faróis a nos orientar, para que sejamos mais cautelosos, ao tomar decisões.

Há pequenas decepções que, devem servir de ensinamentos, à futuras tomadas de decisões.

Os medos - todos - nada mais são do que coragem adormecida que, despertaram no momento certo.

Mesmo na improbabilidade de se mudar um 'sistema', dê-se sempre ao 'luxo' de incomodar.

A ousadia, é um dos ingredientes indispensáveis à tornar possíveis as improbabilidades.

O que habitualmente denominamos acaso, é tão somente algo previamente programado pelo Cosmo.

Quanto mais o TER sobrepõe-se ao SER, mais impulsiona ao SER vir a ser menos desejado.

Quanto mais exuberante seja uma rosa, tem-se de se ter cuidado ao colhê-la por conta dos espinhos; assim, no amor: ninguém é imune aos 'espinhos'.

Entendo seja tão 'firme' quanto areia movediça, a 'fortuna' de quem cresce sobre os 'escombros' dos mais fracos.

Baseado nos meus 'eu's', acredito sejamos todos, 'rascunhos' nos quias 'reescrevemo-nos constantemente.

Se há algo que é inexoravelmente livre para todos, é o pensar; porém, um sentimento - o medo - não raro 'acorrenta-nos' o existir.

Pouco ou nada vale, o sentimento superar distâncias e resistir ao tempo, quando aos sonhos transformam-se em 'farrapos' inúteis.

Dentre mentir pra mim mesmo para agradar outrem; e afrontar geral e manter minha consciência, prefiro ser original. - a segunda questão.

Não há felicidade maior - imagino - do que a satisfação de poder proporcioná-la à outrem.

Uma 'nesga' de felicidade, penso, é vê transparecer a dita cuja, na fisionomia de quem tem como companheira, a infelicidade.

Em toda e qualquer 'batalha', astúcia é deveras importante; porém o fator sorte, é - penso eu - é uma das essência para o êxito.

Não é raro, pessoas medíocres serem consideradas nobres - se ricas - e pessoas nobres serem consideradas medíocres - se pobres.

Como pode ser considerado sério, um povo que 'crucifica' inocentes - se pobres - e corôa culpados - se ricos?

Há - infelizmente - muita gente que faz carreira pública, que - pelo como conduz-se - pouco difere da privada.

Contra-senso? Há ocasiões que, dizer-se algo - por amor a vida - corre-se risco de morte.

Considero-me otimista ao extremo; mas quando vejo um "refrão musical indecente alastrasse mundo afora", começo a perder a esperança de um 'mundo' consciencioso.

Não há, deveras no Mundo, algo tão divisível quanto a razão; todos acham que têm-na, e ainda sobra.

Se fôssemos - literalmente - o que imaginamos ser, o Mundo por certo, seria um oásis.

O Homem é tão inconsequente e insensível, que 'assassina' o animal não só para saciar a fome, mas o faz também para festejar seus prazeres.

Não há probabilidade de se mudar uma realidade sombria, se não, mudando o pensamento de um povo.

Ainda não foi inventada a moeda que vai-lha meu preço.

Formigas rumo à formigueiros - finas folhas às costas - formam filas; fora, formigueiros - sem rumo - formigam. - Mera metáfora.

Quando a 'massa' se der por conta da força que tem, corrupção na Política, estará com os dias contados.

Não deres crédito à tudo que ouvirdes; mentiras sempre serão alardeadas, ao passo que, há verdades que jamais serão pronunciadas.

Você sabia? A hiena esconde os dentes quando intenta fisgar sua presa; cuidado com elas.