Do meu livro Filosofraseando volume II

É no mínimo utopia, falar em distribuição de renda, quando a maioria só pensa em aumentar seu patrimônio material.

Metáfora: peixe pequeno aproximar-se de tubarão, a tendência é ser engolido.

O fechar os olhos ante a injustiças, além de ser covardia, não pode-se dizer que se vive, e sim, que existe-se.

Se em pro de causas nobres, terá valido apena ter-se ido aos extremos, mesmo que expondo-se a riscos inclusive da própria vida.

Aos olhos da classe burguesa - ou aspirante a tal - a visibilidade do pobre vem à tona, quado a esta é conveniente.

Ao abastado, é dispensável a idoneidade; contudo ao ar ri mi d i ado, é absolutamente i m p r e s c i n d i v e l!

Um ser humano absolutamente normal, é literalmente, uma das mais contundentes farsas que alguém possa inventar.

Acredite no seu sonho: sua convicção é o principal ingrediente para transformá-lo em realidade.

Não é consoante ao que comentem sobre você que deva nortear sua maneira de ser e sim, sua visão de como conduzir-se.

Não fossem os medos, o nosso existir seria i me d i v e l mente mais satisfatório.

É a inacessibilidade as minhas necessidades mais necessárias, que torna meu existir, necessitado.

O grande segredo da indiferença entre as pessoas, é que somos inseguros e costumamos segredar nossos segredos.

É deveras muito triste, quando mentiras proferidas, eliminam possibilidades, de verdades que deixam de ser pronunciadas.

No homem, inexoravelmente, é abundante o desejo de ter de outrem, a sinceridade. Não raro es caceia, a retórica; a reciprocidade.

Completudes complexamente completáveis, contrastam-se contundentemente, com contextos coerentemente conquistáveis.

Eu seria um sujeito normal, se os meus sonhos não ultrapassassem todas as fonteiras do imaginável.

O querer para si próprio sempre mais e mais, é deveras, das principais 'fábricas' de miseráveis.

Pouca coisa - quiçá nada - é tão frágil numa relação a dois, de que quando ela se dá por interesses de pelo menos, uma das partes.

Na vida, imagino que não haja ninguém, que nunca se 'perdeu' em algum caminho; mas há 'um' que todos gostariam: o 'caminho' da morte.

Perdoem-me, se duvido que hajam amores impossíveis; se impossíveis, não eram amores - no plural - e simplesmente amor: no singular.

Já me deparei com tantas barreiras ao longo da caminhada, que tivesse juntando o barro ao longo do tempo, já teria formado várias montanhas.

Todos os dias são exatamente iguais: constituídos de 24 horas; cabe a cada um individualmente, fazê-lo diferente, em surgindo oportunidades.

Se 'convertido' em sabores, todo ser humano 'navega' entre dois extremos: o do mais puro mel e o do g i ló.

Felicidade, pode ser encontrada em qualquer esquina; o dilema, consiste em como 'acorrentá-la. Conosco.

Comprazo-me em ser diferente da maioria das pessoas: tenho tantos defeitos que não consigo enumerá-los.

Se um dia a esperança fosse banida, a vida perderia o sentido, em quase sua totalidade.

Quando algo se nos apresente difícil, há pelo menos duas possibilidades de obtermos êxito, que são: esfôrço e determinação.

Numa sociedade onde predomina o 'vale tudo para se dá bem', honestidade é algo que além de ser 'vergonhoso', corrompe.

Raramente a verdade está com o falastrão; quem realmente faz, dificilmente, interessa-lhe alardear.

Se em pró do bem comum, é irrelevante sejam exitosas ou não suas iniciativas, desde que sirvam de 'luzes' para outrem.

A impossibilidade de praticar o nosso pensar, é o que impossibilita as possibilidades.

E S C A Ç A no 'mercado', a honestidade deveria figurá dentre as 'moeda' de maior valor em sociedade.

Pensar no que digo, eu peno; mas se figuro dentre os tolos, é porquê não raramente, ouso dizer o que penso.

O Mundo está repleto de pessoas super inteligentes; e escaço, de ações inteligentes.

Não é regra absoluta; mas a maior fonte de inspiração dos poetas, são as desilusões.

No 'livro' da vida, tentemos escrever a cada dia um capítulo, o qual tenhamos orgulho em relê-lo a qualquer tempo.

Não lamente se passou toda a sua existência tentando mudar o mundo para melhor, e, não logrou êxito; o ter tentado, já valeu apena.

Catas to f r e s: talvez o principal 'meio' de despertar a solidariedade nas pessoas; se houvesse preventivamente, muitas, seriam evitadas.

Se "os tolos falam sem pensar", calar quando necessário seja falar, não deixa de ser tolice.

Ser dissimulado(a) é a fórmula mais contundente de fazer com que todos acreditem que se é 'normal'.

Ser dissimulado(a) é a fórmula mais contundente de fazer com que todos acreditem que se é 'normal'

Desconfie sempre das amizades que, considerem-lhe dispensável; assim, evitará a possibilidade, de decepções futuras.

Se nunca fui tão apegado as coisas do mundo, a partir de hoje desapego-me ainda mais; pois sei que 'meu tempo' está chegando ao limite, e cada dia a mais é 'lucro'. Tornei-me sexy... s a g e n á rio.

O 'meio' mais eficaz de transformar um sonho em realidade, é concretizá-lo; porém, avaliar antes os prós e os contra, o de não transformá-lo em pesadelo.

O silêncio - reflexivo - é uma 'faca de dois gumes': pode conduzir-nos a indizível harmonia interior ou a 'infernos' existenciais.

A 'solidez' de uma amizade, pode ser comparada a um beija-flor sugando o né c ta das flores no jardim; qualquer movimento brusco, vai agora.

Valerá apena o ter-se esforçado a exaustão, quando se sente o 'gosto' da vitória.

Há de lamentar-se o não ter tentado, quem com o tempo descobre que se o tivesse, poderia ter conseguido.

É censo comum, além das nossas limitações, não haver possibilidades; porém, se podemos, devemos estabelecer até onde devemos tentar.

Para lograr êxito seja qual seja o objetivo, a paciência é a 'ciência'; para 'matar' uma esperança, o cruel e implacável tempo.

Imperfeitos que somos, por mais esforcemo-nos em viver o nosso 'lado luz' sempre surge quem 'force-nos' em liberar nosso 'lado sombra'.

Já foi dito que "a vida é uma aventura da qual jamais sairemos vivos"; o mais grave, é que 'morremos' muitas vezes e, não no apercebemos - quando abdicamos dos nossos sonhos.

Deixando a hipocrisia de lado, tô chegando a conclusão que, todos os meus fracassos, posso resumir numa única frase: não ter persistido nas metas almejadas.

A minha SENSATEZ mais insana foi permitir que a RAZÃO sufocasse - vez em quando - minha maluquez.

Ante a indiferença, jamis serei refém dos espaços. Quando na absoluta ausência, eu mesmo me abraço!

Nenhum valor amoedado, compensa a sordidez do menosprezo; é ledo equívoco imaginar-se superior, por ser abastado.

Tenho sonhos m u l t cores tal qual um arco iris; no entanto desfazem-se no ar tal qual bolhas de sabão.

E nessa vida/ via de mão dupla, sempre trafeguei em círculos; e tal qual os vícios, difícil encontrei um ponto de chegada.

Podem dizer de mim o que quiserem; sou o que sou, gosto do que sou, dou graças a Deus pelo que sou e peço-Lhe que Dê-me discernimento pra jamais mudar de 'rota'.

Um amor não correspondido, é tal qual uma prisão sem grades, sem portas, sem chaves, que não existe ferramenta adequada à desobstruí-la.

Pensar - e dizer o que penso mesmo que seja um tanto inconsequente - é ser severo crítico de mim mesmo.

Pense duas, três... dez vezes antes de tomar decisões; as consequências quanto a tais, são inevitáveis.

É fato que nossos erros conduzirão aos acertos, exceto quando nos apercebemos tarde demais.

Perdoem meu pensar egoístico, mas não assimilei ainda a ideia de "se prolongar a vida na Terra aos mil anos; que significado teria a vida dos cem aos mil?!

Para o tarefeiro, não há recompensa maior, do que o reconhecimento da missão cumprida.

Dentre as atitudes que devem ser consideras nobres, figura a gratidão; abre portas, massageia egos,quebram barreiras...

Nas horas de ócio, ainda não encontrei companhia mais agradável, do que a companhia de um bom livro.

A cada frase que crio, tenho a sensação de conversando com pessoas que, muitas delas, de outra forma jamais o faria.

As lágrimas que derramamos ao longo do caminho, são apenas virgulas nos textos da peça que escrevemos - e encenamos - ao longo da caminhada.

Não há valor amoedado, suficiente para compará a sensação da amizade sincera.

Ainda que tarde - talvez por receio ou estupidez quase sempre o que admirei, ainda persiste dizem- me não - por vezes de dedo em riste.

Se alguém te menospreza, enaltece-lho; assim, reduzirás as barreiras do teu caminho.

Aprendi ao longo do tempo, que devo manter distância de pessoas que falam com dedo em riste.

As lágrimas que derramamos ao longo do caminho, são apenas virgulas nos textos da peça que escrevemos - e encenamos - ao longo da caminhada.

Obrigado DEUS pelas vitórias de hoje, e também pelas frustrações, e Dê-me discernimento para que amanhã, eu seja menos idiota.

O lamento na escrita dos poetas, imagino seja, um m i x de desespero e esperança.

Uma das coisas mais contrárias à realização de objetivos, imagino seja o ego inchado.

Os direitos são iguais? Duvido! Por exemplo, os meios de comunicação de massas - salvo raras exceções - defecam acintosamente dentro dos lares; vá jogar merda na casa deles, pra vê o que acontece!

Existe um lugar comum onde todos - inclusive os que vivem enclausurados em bolhas de orgulho - hão de se encontrarem.

Lamentável, mas é fato: há abraços e apertos de mãos que,são recheados de falsidade.

No Brasil atual, se um ladrão adentrar em algumas instituições gritando "é um assalto", poderá ouvir: "pela ordem, companheiro; pela ordem"!

No Brasil, 'flanelinhas' mendigarem alguns trocados nos semáforos para suas subsistências, "oferece risco à sociedade'. Quem rouba milhões dos cofres públicos, "NÃO"!!!

Dentre as tragédias íntimas, o amar só uma vez na vida, deve ser uma delas.

A razão é, tala qual um tigre selvagem a nos vigiar constantemente, e, bloquear a porta que nos dá acesso à viver as emoções.

Viver, é tal qual trafegar constante mente sobre corda bamba; quem consegue encontrá um ponto de equilíbrio, logrará êxito.

Em tratando-se de decisões - em algumas ocasiões - cheguei a contundente conclusão, que sou decididamente indeciso.

Por mais que você seja importante, não tem o direito de querer neutralizar outem.

No imenso teatro da vida, não devemos nos contentar em ser tão somente platéia. Façamos papéis de relevância coletiva.

Para quem vive de aparências, a dita cuja é tudo.

Precise de um amigo - ou blefe quanto a tal - e perceberá qual o nível de tal amizade.

Minha opção de ser sempre transparente, é o que me lasca - parte de mim é desengano; a outra parte também.

Fantasiar muita vez é necessário; todavia, emu l durar a vida sobre ilusões efêmeras, é tal qual caminhar sobre areia movediça.

Ao invés de lamentarmos os equívocos que cometemos ontem, lembremo-nos que a vida nos dá o hoje, para possamos moldar o amanhar contentemente.

Se n'alguns dos teus intentos não lograstes êxitos, não te aflijas; não era o momento. Alguém certamente dará luminosidade a teu ideal, tornando-o realidade.

Por mais esquisito que pareça ser uma tese, tende a tornar-se contemporânea, a partir de quando seja assimilada, e, vitoriosa.

Se não conseguirmos alguma posição de liderança no contexto de sociedade, sejamos líderes de nós mesmos, objetivando o bem comum.

Ninguém está imune as agonias da vida. Todavia, podemos amenizar os infortúnios de outrem, ao menos levando-lhes ânimo.

Gentileza, cordialidade humildade, acredito sejam três 'ingredientes' essenciais à um futuro harmônico.

Jamais se deve subestimar a capacidade de alguém, a julgar por sua aparente fragilidade.

Os melhores amigos, são aqueles que diz-nos na 'bucha' que erramos, e dão-nos oportunidades de corrigir os nossos erros.

O Mundo ainda há de ser tal qual um paraíso: basta que a falsidade passe a figurar apenas como uma palavra antiga, e, impere a fraternidade.

Faça o possível para não ter inimigos; mas se isso for inevitável, os declarados, são os menos perigosos - ignorá-los, é o mais indicado.

A grande diferença entre um inimigo e um falso amigo, é que este último fere-nos não o corpo, e sim, a alma.

É deveras salutar a auto confiança; todavia, se em excesso, torna-nos vulneráveis.

Já fui contrário a tal tese, mas cheguei a conclusão de que, em competição, os fins, justificam os meios.

Saber viver é uma arte a qual fui reprovado - ao longo do tempo - na maioria dos 'testes' que prestei.

Tratar outrem com cordialidade e gentileza, é deveras, está em constante harmonia com o Cosmo.

A partir de quando cada gesto de gentileza externado; seja de fato assimilado intimamente em quem o esboça, a humanidade terá dado um grande passo rumo a harmonia e a paz.

Uma das melhores formas - quiça a melhor - de se refutar hostilidade, é retribuí-la com gentileza.

Tal qual o calor evapora a água, a gentileza o faz, com a hostilidade, mal-entendidos, falsidades e assemelhados.

Há ocasiões nas quais, a gentileza é mais eficaz, do que o filo da navalha.

Amigos, devem ser preservados, sejam quais sejam os esforços necessários para tal; falsidade, figura dentre as piores atitudes de um ser humano.

Há sorrisos que aparentemente parece-nos acolhedores, mas que, intimamente maquinam mali fi cios inimagináveis.

Não corra atrás dos sonhos; quem corre atrás é sempre perdedor, mesmo que, chegue na segunda posição. Deve-se sim, correr lado a lado.

Invento frases, não na intenção de agradar - não vivo de aplausos - e sim de trazer à tona ( à reflexão) - uma dura realidade em voga.

Sonhar acordado, é das formas - ou a forma - mais eloquente de compensar as desilusões.

Onde impere a solidariedade, quaisquer que sejam os obstáculos e dificuldades, são vencíveis com menores esforços.

No desespero, o homem é capaz de quaisquer inconveniências.

Ancorar à margem da BR - sob o sol escaldante do meio - sentar sob uma mangueira frondosa e degustar manga até não aguentar mais, não tem preço!

Um povo que teme arriscar o novo, está fadado a viver de passado.

No jogo da vida, ganhamos - ou desperdiçamos oportunidades - nos detalhes que passam-nos desapercebidos.

Não raro, as escolhas que fazemos com mais entusiasmo, são as que trazem-nos consequências mais desagradáveis.

Um dos melhores meios de conviver com pessoas hipócritas e dissimuladas, talvez seja ignorá-las; difícil é, tornar a termo.

Receitinha básica para se dar bem na vida - quanto a coisa pública: não veja, não ouça, não fale - ou seja, anule-se! Pois, se"é público é de ninguém".

Muita vez a perspectiva de se colher alguma vantagem, é um dos fatores que alimenta a corrupção.

Se a 'mão' do Estado auxiliasse com a mesma presteza tal qual faz quando reprime, imagino que, não haveria tanta criminalidade.

Pouca coisa provoca tanta antipatia, quanto o ser honestamente transparente.

É deveras muito mais difícil lidar com as adversidades, do que as adversidades em si.

No ócio, contrair um vício: enveredei por novo ofício - tento filosofar - filoso/ frasear; invento 'sentenças'; tento poetizar...

Buscar incansavelmente e não encontrar o que fazer, é um ócio duro de roer!

Desvantagens do ócio: as horas passam lentamente e o tempo voa.

Ócio: um dos grandes corroboradores das estatísticas; indesejáveis estatísticas.

É desperdício de tempo, perder tempo, com quem para ti raramente tem tempo.

Não raro, quando se aprende a viver a vida literalmente, já se tem da vida, perdido a melhor parte.

O fingimento é um a arte, quando se consegue a façanha de fingir que se é feliz, mesmo sem ser-lho.

Dogmas: é por causa deles que, existimos bem mais do que vivemos.

A sociedade - e seus dogmas - de certa forma ceifam as oportunidades de muitos, por mero preconceitos.

Uma grande desvantagem de filosofar e 'contem por a n e ar', é que na primeira, se pensa; na segunda, se vive.

Tivesse eu sido forçado a viver de aparência, provavelmente, teria me especializado na arte de quebrar espelhos.

Tive um sonho - dos mais belos que já sonhei - no qual as pessoas se indagavam umas às outras, dizendo: "se precisar de mim, conte comigo". No dia em que esse sonho começar a ser realidade, a maioria das mazelas em voga no Mundo, serão aos poucos extirpadas.

É público e notório, que os principais avanços ao longo da História da humanidade, foram protagonizados pelos 'loucos'. Dê-em pois, oportunidades a tais.

Ponderes antes de dizer não a um pedido, pois poderás está matando uma grande iniciativa no nascedouro.

Navegar quando os ventos não são favoráveis, é relativamente fácil; difícil, é redirecionar as velas na direção correta.

Dentre fazer e receber o crédito pelo feito, prefiro figurar sempre que possível, dentre estes primeiros.

Mais que qualquer remuneração por serviços prestados à coletividade, é a satisfação de tê-lo feito.

Felicidade é vê jorrar um sorriso de quem de nós se aproxime; busquemos pois, sempre proporcionar um sorriso.

Quanta vez um gesto simples torna leve um existir; se podes, faze brotar de uma face amargurada, um sorriso aliviado.

Ser um 'poço' de dou sura é fácil; difícil é, quando as amarguras são constantes.

O choro - talvez - mais angustiado, seja aquele que fica preso na garganta. Privilegiados são, pois, os que sabem chorar as suas mágoas.

Pensar - e arquivar o que penso - é uma das causas pela qual inexoravelmente, me apaixonei.

Quanto maior a quantidade de pessoas que busquem a felicidade e não a infelicidade de outrem, mais pessoas serão felizes.

Apesar das minhas imperfeições - e das auto perfeições de outrem - continuo achando a vida maravilhosa!

Tenho o direito de discordar do seu pensar; porém, jamais de censurar, por diferi do meu.

Somos - admitamos ou não - responsáveis pela maioria das nossas desventuras.

Dentre os meus inúmeros defeitos, um dos mais 'graves' - imagino - seja acreditar demais nas pessoas.

A insociabilidade e a solidão, são as duas faces da mesma moeda.

Quando vai embora a esperança, continuar buscando-a, é o único meio de trazê-la de volta.

Ante o egocentrismo em voga no Mundo, trabalhe em prol da felicidade de outrem, e deixe muitas pessoas perplexas.

Sempre que lhe surgir oportunidade de levantar alguém caído, faça-o; além de exercitar a cidadania, é um excelente exercício para o coração.

Nos decepcionamos com as pessoas, basicamente, porquê esperamos delas mais do que deveríamos.