Do meu livro Filosofraseando volume II

Uma forma - além da prece - de projetar o dia seguinte promissor, é desconectar a mente dos problemas, e, conectá-la a algo positivo.

Finas paredes separam o bom senso da maluquez, aos olhos de quem não admite que verdades venham à tona.

Sempre que acordar pela manhã, estabeleça uma meta para o 'seu' dia hoje, e mentalize-a dizendo sempre: "eu vou conseguir".

Nosso pensar é tal qual sementes semeadas através do ar, que tendem a florescer e frutificar; colheremos pois, os seus frutos.

Imagine-se n'um lugar bem distante; feixe os olhos; relaxe; você se sentirá como se lá estivesse. Assim, é quando mentalizamos o que queremos realizar.

I n i n t e n d i v e l o homem, para minha vã 'filosofia': envenenar os rios com todo tipo de agrotóxicos, e depois lamentar a e s c a c e z de fontes de água potável.

Disse Dalai Lama: "os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde". Fato inconteste. Cuidemos antes, do está bem espiritualmente.

Se n'algum dia pensares: "não vou fazer o bem, porque é pouco notado", observes a beleza da Lua; não para de brilhar mesmo quando a maioria dorme.

Para a saúde física, levantar peso, é um ótimo exercício; já para a saúde do espírito, levantar os caídos, é um exercício excelente.

Não é fácil obter-se êxitos - sejam quais sejam as iniciativas - se cercados de pessoas que têm como lema, pensamentos negativos.

Se podes ajudar a alguém, não esperes que este venha implorar a tua ajuda; faze-o por antecipação.

Jamais esqueçamos que Deus em Sua Infinita Sabedoria, Permite que todos habitemos o mesmo Planeta e respiremos o mesmo ar.

Há situações nas quais, imagino-me quiça, comedor de grama; não entendo por exemplo, "pegar-se em armas" quando o lema é "pacto pela vida".

Incompreensível para meu ínfimo entendimento: o cidadão da roça passa toda sua vida produzindo alimentos - para fartar a mesa da Nação - aposenta-se com um salário mínimo - quando consegue; um ex-deputado, com quase 300 salários mínimos.

Assim como "o poder atrai poder", quando na prosperidade, os amigos nos conhecem; quando visita-nos os infortúnios, conhecemos os amigos.

Não é fácil obter-se êxitos - sejam quais sejam as iniciativas - se cercados de pessoas que têm como lema, pensamentos negativos.

Se regozijarmos-nos com infortúnios de outrem, esquecemos que, somos o outro dos outros, e que, não somos imunes a tais.

Quando veres alguém enfrentando dificuldades, lembres-te que este alguém, é parte de ti já que somos - todos - parte de um todo no Universo.

A vida é bem mais fascinante, quando se tem amantes. Apaixone-se pois, por uma causa e dê mais 'colorido' ao seu viver.

Existem palavras que são mantidas em silêncio, porque por muitos, são consideradas fortes; todavia, se vem à tona, é porque o Cosmo entendeu fosse oportuno que assim fosse.

Não humilhes nem menosprezes quem esteja abaixo de ti na 'escala' social; não estais imune a um dia, ocupares o lugar dele.

Para se viver bem basta o necessário; o s u r p e r f l u o desperta a ira, mesmo que não a percebas.

Quando na prosperidade abundam os amigos; porém na adversidade, estes e s c a c e i a m: só os verdadeiros permanecem.

Palavras - mesmo se sábias - quando não compreendidas, são tidas, como insensatas.

No auge da opulência material, não raro, abunda uma negra miséria espiritual.

Se algo precisa ser dito já e não te querem ouvir, digas então; à posteridade te entenderá.

Não te furtes em dizer verdades não aceitas no tempo em que estais vivendo; dize-as assim mesmo, por certo é o momento certo de serem ditas.

O Mundo carece - e urgentemente - de ousadias; somente pessoas de mentes jovens - e inquitas - serão capazes de salvar nosso Planeta.

O homem, pode viver relativamente confortável, n'um ambiente minúsculo; todavia torna-se deveras impossível, se 'emparedam-lhe' a mente.

Ser o que somos, enfrentando todos os riscos e perigos inerentes à caminhada: eis a verdadeira essência da vida bem vivida.

Se você - como eu - não consegue assimilar a forma egoística de viver - em voga na atualidade - fantasie e viva no 'seu' mundo imaginário.

Em tratando-se de dinheiro, não faça planos contando com ninguém, além de suas próprias posses, sob pena de grandes decepções.

Observando-se a partir do topo da montanha, o visual, é deveras deslumbrante; porém, o mais emocionante, sente-se durante a escalada.

Quando se tem por princípio priorizar a retidão, 'morre-se' lentamente quando não isso é-lhe impossibilitado, mesmo que temporariamente.

Nós -humanos- somos tão incoerentes, que quando Deus Dá-nos algo, recebemos sorridentes;Quando Ele toma-nos de volta, devolvemos-Lhe chorosos.

Se não compactuas com a contemporaneidade, cries teu próprio 'modelo' e viva-o, não importando-se se te vejam tal qual fostes um ET.

Governantes raramente toleram pessoas que pensam; parecem-lhes por demais perigosas.

Uma das formas de tornar exitosa uma causa, é apaixonar-se por ela.

Planejar é deveras relevante para obtenção do êxito; porém, perder tempo demais planejando, corre-se o risco de, apenas rascunhar o futuro.

O conviver em sociedade é tão complexo que, não são poucos, que levam toda uma existência e não conseguem compreender.

O Mundo jamais viverá em plena harmonia, enquanto não forem extintos pelo menos, o egoísmo e a ganância.

Ao longo da História da humanidade, os maiores mitos foram mortos, porque eram dignos demais para viverem na Terra.

Um dos principais motivos para a convivência relativamente harmônica entre os homens, é o fato de a maioria, enganarem-se mutuamente.

Escrevo, não tendo como 'alvo' a geração atual: não acredito tenha mais 'jeito'; escrevo, sim, pensando nas próximas gerações.

Para muitos contemporâneos, viver bem, basta-lhes; para os filósofos, viver bem, é sentir que outrem também vivam.

Um dos principais objetivos do filosofar, é tentar descobrir meios de, melhorar a vida de outrem.

Viver: uma das tarefas mais complexas que existem na vida; viver bem ou mau, depende basicamente, de nossas escolhas.

A memória do homem, não raramente, relembra os benefícios recebidos, e, esquece fácil e rapidamente, o bem que outrem lhe proporcionou.

Existem pessoas que, mesmo nas dificuldades, espargem energias que acrescentam mais brilho às estrelas, mais beleza ao Mundo e mais amor ao coração humano.

Acredito seja - desde todos os tempos - os mais abastados, dos principais corroboradores das misérias no Mundo.

Uma planta não consegue viver, senão conforme sua natureza: vai morrendo lentamente; assim, também o homem, se perde a capacidade de sonhar

Quando perde-se a esperança em objetivos que entendem-se nobres, continua-se existindo, mas não vivendo

Sem os riscos, a vida seria no mínimo, um tédio constante.

O bom senso não raro entorpece-se, apavorado com a estupidez do senso comum.

A amizade é algo de relevantíssima importância na vida; todavia, os falsos amigos, são menos confiáveis, do que os inimigos.

Se algo não dá certo no início, não dê tempo ao tempo protelando; pois quando decidi tomar uma atitude, pode ser que não haja mais tempo.

O Mundo será maravilhoso, quando cada ser humano, tiver sensibilidade, tal qual têm os poetas.

'Reza' o jargão popular: "Ao invés de dar o peixe, ensine a pescar". Ouso a d e n d a r com mais um item: ensinem-se também a pensar.

Tudo na vida tem razão de ser, até mesmo as frustrações: conduzem-nos a ser poetas.

Quando o homem se contentar com o que lhe seja necessário, por certo, terá sido um enorme passo para perenizar a paz.

A Terra é, provavelmente, o "paraíso perdido"; encontra-lo-á, quem compreender que, todos devem ter oportunidades iguais.

Em Sua infinita sabedoria e bondade, Deus Dotou-nos com a capacidade de sonhar, quiçá, como forma de esperançar um amanhã melhor do que hoje.

Quando uma mulher 'secamente' diz não, é porquê não quer; quando tenta explicar porquê não, deseja na verdade, que a convenças a dizer sim.

A poesia traduzida. ao 'pé' da letra não é bonita; e se é bonita, não é ao 'pé' da letra; assim; a mulher se exagera na maquiagem.

A beleza na mulher alcança seu esplendor, quando sem qualquer maquiagem e se somada a simpatia então, torna-se irresistível.

O homem que anseia em ter uma esposa, deve se casar; já o homem que se casa na ânsia de ter uma mulher, deve permanecer solteiro.

Se alguém lhe decepciona, afaste-se deste; porém deixe sempre uma 'porta entre-aberta'. Você não está imune a ter que deste alguém precisar.

Se alguém a quem imaginas ser amigo te calunia ou difama sem nenhum motivo, afasta-te dele, porém, deixes uma 'porta' entre-aberta; no futuro poderá te ser útil.

Um pobre que mendiga migalhas porta a porta para saciar a fome, merece inúmeras vezes mais consideração, do que um rico avarento.

Conseguir identificar no semblante de outrem o grau de sinceridade com que nos fala, eis uma 'fórmula' de não temos tantas decepções.

Se queres inteirar-se quanto os 'predicados' de alguém, observes seus feitos; mas se conhecer deste a alma, observes sua arte.

A aquisição de um livro, é dos melhores 'investimentos' que se faz; por mais 'medíocre' que seja, ao menos trará à tona, algo 'adormecido' na memória.

Optei por frasear ao invés de escrever crônicas e assemelhados, quando percebi que mesmo em sendo bom o raciocínio, tende a ser ofuscado, se em discursos prolongados.

Se tens segredos e desejas que assim continue sendo, não contes a outrem e peças segredo.

A incompreensão humana é o que levou grandes gênios a sucumbirem precocemente, deixando porém, extraordinários legados à humanidade.

Não nos aflijamos se e s c a c e i a m as tarefas 'amoedadas'. Pois quando o ócio nos visita, a nossa mente trabalha fazendo coisas excelentes.

A cada amanhecer, 'infestemos' a mente com o viço dos botões de rosa e sua beleza e agradeçamos a Deus por mais um dia.

O não tão fácil quando optamos pelo desapego ao dinheiro, é a não compreensão de pessoas com as quais convivemos.

Seja qual seja a situação, entrar em desespero, afasta incalculavelmente a possibilidade de solução.

O homem - racional - mata o leão, e chama isso de "desporto"; se o leão - irracional - mata um homem, diz-se que o fez por "ferocidade".

Somos um povo - inexoravelmente - masoquista involuntário: pagamos - via impostos - os que controlam a nossas vidas.

Dentre os vários nomes atribuídos a verdades não aceitas, o mais mesquinho é difamação.

À beneficência tardia, deveria atribuir-se outro nome; um dos mais apropriados, entendo seja, demagogia.

Temas, não quem te conteste abertamente, e sim, os covardes que, 'destilam' seu ódio contra ti, silenciosamente.

Grande semelhança há entre o veneno letal e a mágoa contida: primeiro, quando não mata, maltrata o corpo; o último, no mínimo, 'anestesia' o espírito.

Em face da imprevisibilidade do amanhã, viva o hoje; não desperdice nenhum momento.

Há situações, nas quais para sermos exitosos, necessário se faz sermos flexíveis mesmo discordando das posições de outrem.

Sempre que tiver oportunidade de se divertir, extravase sua alegria; ninguém pode prevê como será o momento seguinte.

Se se caminha em paralelo sem que haja ao menos um trecho para retorno, não importa quanta distância percorra-se: é impossível o reencontro.

As dificuldades como que 'anestesiam' a mente do homem que, como consequência, o conduz à insensatez.

Pouca coisa é tão gratificante, quanto ser lembrado pelas boas ações que tenhamos praticado.

Mostre-se frágil como a água, porém, estratégico quanto qual: ante os obstáculos, corre entre as pedras, mas sempre encontra saídas.

É deveras a incapacidade de transformar sentimento em atitude, o que mais infelicita o homem.

O lado mais 'nebuloso' das desilusões, decepções e assemelhados, é que - quase sempre - precocemente florescem, e só dá frutos, tardiamente.

Ilusão; mera ilusão, é o 'prato' servido à plebe, que anseia melhorias, já que no dia a dia, o 'pão' que lhe é servido não raro, causa-lhe azia.

Se eu tivesse noção de como é viver dentre civilizados, sei não; talvez não tivesse deixado aos cafundós lá no sertão.

Das várias fases da vida, quando pouco há a esperançar, é das mais difíceis.

Uma razoável definição - em distância - de amor, é de onde estou, observar essa palavra escrita de trás para frente.

Sofri - e ainda sofro - por não ter sido capaz de proporcionar felicidade aos outros; acho que sou E.T.

Poetas, filósofos e loucos: dentre tais - com muito respeito - ouso insinuar: não há grande diferença.

Pouca coisa é tão gratificante, quanto ser lembrado pelas boas ações que tenhamos praticado.

Mostre-se frágil como a água, porém, estratégico quanto qual: ante os obstáculos, corre entre as pedras, mas sempre encontra saídas.

É deveras a incapacidade de transformar sentimento em atitude, o que mais infelicita o homem.

O lado mais 'nebuloso' das desilusões, decepções e assemelhados, é que - quase sempre - precocemente florescem, e só dá frutos, tardiamente.

Ilusão; mera ilusão, é o 'prato' servido à plebe, que anseia melhorias, já que no dia a dia, o 'pão' que lhe é servido não raro, causa-lhe azia.

Se eu tivesse noção de como é viver dentre civilizados, sei não; talvez não tivesse deixado aos cafundós lá no sertão.

Das várias fases da vida, quando pouco há a esperançar, é das mais difíceis.

Uma razoável definição - em distância - de amor, é de onde estou, observar essa palavra escrita de trás para frente.

Sofri - e ainda sofro - por não ter sido capaz de proporcionar felicidade aos outros; acho que sou E.T.

Poetas, filósofos e loucos: dentre tais - com muito respeito - ouso insinuar: não há grande diferença.

Das forças existentes na Natureza - por nós conhecidas - a água e o fogo são, das mais devastadoras; porém, com estratégias, é possível contê-las.

Desisti de correr atrás dos meus sonhos, pois quem corre atrás é sempre perdedor, mesmo se chegando em segundo lugar; corro então, lado a lado.

Não leve em conta a tese de que "dançamos conforme a música". Ouse, e componha seu próprio repertório.

Mesmo ficando sapecada pela fúria do fogo ao invadir a floresta, há árvores que, não desistem, e ressurgem frondosamente; imitemos-las pois.

Não tenha medo de externar sua maluquez; todos têm seu lado insensato. O dilema é, que nem todos arriscam-se a mostrá-lo.

Se o rio é caudaloso e você precisa passar para a outra margem, só há um meio: amarre seu medo n'uma árvore e dê o primeiro passo.

Fantasiar a vida, impulsiona-nos a atingir nossos objetivos; porém, sem perder o foco na realidade em voga no Mundo.

Por trás de boas aparências, não muito raro, se escondem grandes facínoras.

O Mundo melhoraria sensivelmente, se ao menos 50% da falsidade fosse extinta.

Muita vez, a injustiça da Justiça, corrobora com a degradação do homem.

Na vida pública - há exceções - figuras impolutas envelhecem frustradas, enquanto que pilantras, enobrecem-se e prosperam.

Há ocasiões nas quais, o silêncio é o 'elixir' da comodidade; porém também é, o 'salvo conduto' da ignorância.

É salutar buscarmos o nosso 'lugar ao sol' e dos nossos mais 'chegados'; todavia, sem nunca esquecer que, somos o outro dos outros.

Ainda que a plebe vilipendiada releve os desvios de conduta dos seus algozes, a indulgência, acredito, jamais o fará.

Se a basa da pirâmide não é sólida, a tendência é o topo vir à baixo; tal qual na política: se um povo não escolhe bem seus governantes, tende a ser vilipendiado.

Idealizar algo que entendamos seja importante e ficar tão somente na teoria, é tal qual ficar andando em círculo.

Sonhar, alimenta a esperança: porém ficar apenas sonhando sem ousar ir à luta, é tal qual querer enxugar gelo.

Quando quem é pago pela plebe para promover a justiça 'promove-na' em causa própria, resta a plebe, contar tão somente, com a Justiça do Alto.

A pressão quando sobre quem não tem 'meios' de se defender, pouco difere de selvageria.

A s i n i q u e z 'nua e crua' da sociedade capitalista - na busca desenfreada do lucro fácil - é insensível aos apelos da plebe.

Enquanto a sociedade - em especial os Governos - não ouvirem os gritos dos 'despossuídos' paz perene será mera utopia.

A bravura de um povo consiste na capacidade de transpor os obstáculos. Não é atoa, a frase "nordestino antes de tudo um forte"; vou além: principalmente, o sertanejo.

A indecisão muita vez elimina as oportunidades; a não persistência leva ao fracasso; determinação e persistência: fertilizantes essenciais aos vencedores.

Muita vez, se faz necessário 'viver no mundo da lua' como forma de encará a realidade egocêntrica dos seres humanos na Terra.

Grandes vultos - ao longo da histórias - empenharam-se em melhorar o Mundo; se partiram deste Orbe sem conseguirem seus intentos, deixaram seus legados.

Quando vejo um 'refrão' de uma canção 'invadir' o Mundo só porque insinua indecência, questiono: podem-se lamentarem-se os 'transtornos morais?

A vida é um jogo; e como tal, perde-se e ou ganha-se; ainda assim, mesmo ante a decepções, continuar 'jogando' é preciso.

Desencontros são 'normais'; uns se apressam de muito, outros demoram demais...

Viva o hoje; foi-lhe Dado de PRESENTE. Se não o fizer, poderá ter um amanhã de frustrações e não poderá retroagir no tempo!

No imenso palco da vida, percebi - tardiamente - que sou um péssimo ator - não sei representar o que não vivencio.

"Um homem inteligente pode transformar-se num joão-bobo quando não sabe valer-se de seus recursos naturais" - Shakespeare. Quanto a primeira parte, tenho dúvidas; já a segunda me cai bem - demais da conta!

Se n'um roseiral você mira as rosas, vê as rosas; se os espinhos, vê apenas a r b u s t r o s com espinhos pontiagudos. Assim, nas pessoas.

Sempre que pensarmos: não devo ajudar porquê alguém pode não gostar, lembremo-nos que as velas 'choram' mas não furtam-se em cumprirem sua tarefa de iluminar.

A inveja é um sentimento tão mesquinho, que 'invade' a vida alheia, embasada na 'embalagem' sem levar em conta o 'conteúdo'.

Combater o bom combate, é vital à auto afirmação; todavia, fazê-lo aleatoriamente, não raro, é dedicar honra, a quem não merece.

Confie em todo mundo; mas, cegamente, não confie em ninguém - nem mesmo em você - que também, é um ser humano.

Pouco importa quão ingrime seja a subida; se se está obstinado a alcançar o topo, com esfôrço, consegue-se.

Todos são autores das suas próprias histórias; a sutil diferença, é que há quem apenas as rascunhe.

O preconceito, é deveras, o ápice da negação dos Desígnios Divinos.

A sociedade - por preconceito - macula o indivíduo que, muita vez - por revolta - 'desestrutura' a sociedade.

É evidente, que pouca coisa é tão difícil, quanto conviver com o diferente; todavia, devemos esforçarmo-nos a exaustão para tal.

A necessidade, é uma das principais 'barreiras' à dignidade.

Diz-se que "o sábio pensa o que diz, enquanto que o tolo diz o que pensa". Todavia, há ocasiões nas quais, ser 'tolo' se faz necessário.

Há uma sutil diferença entre o sensato no falar e o falastrão: o primeiro, nem sempre diz o que pensa.

Quem diz o que seja tão somente quando conveniente, convenientemente, mente.

Se verdade fosse que "todo poder emana do povo", certamente, teríamos mas gente do povo no poder.

Uma 'receita' eficaz para raramente ser notado, é nunca desviar-se do trivial.

Ninguém chegou - ou chegará - a ser gênio, sem pelo menos dois 'ingredientes': oportunidade e 'ferramenta adequada'.

Tentar solucionar os problemas de hoje, já terá sido um grande passo para evitar os de amanhã.

Poucos admitem, todavia, a aparência sobrepõe-se a conduta.