Do meu livro Filosofraseando volume II

Se possível fosse entender o egocentrismo, por certo, alguém já teria inventado a e g o c e n t r o l o g i a.

Ao invés de dizermos que estamos sem rumo para o futuro, tentemos ser bons condutores; se não conseguirmos, contratemos um bom motorista.

No 'País de todos', a 'm i d i o n a' dá em cima de flanelinhas e assemelhados; enquanto isso, os pilantras de terno e gravata, 'deitam e rolam' com dinheiro público.

Que me perdoem os adeptos; mas quando vejo crianças em tenra idade dançando esses funk com letras esculachadas, tenho 'medo' do futuro delas.

A considerar pela 'montanha' de recursos destinados ao serviço público no Brasil - em especial à saúde - se o funcionário entendesse que é empregado do povo, com certeza trataria-lho com mais respeito. E o que 'lasca' é a tal da 'estabilidade'.

É melhor lamentar por ter tentado e 'quebrado a cara' do que ser 'platéia' enquanto outrem faça acontecer o que você apenas imaginou.

Se lamentamos o passado, esquecemos que o que nos move é futuro e deixamos de viver o presente.

Podemos nos sentir confortáveis numa cama rústica -sem colchão sequer - ou incomodados numa cama e colchão sofisticados; só depende das lembranças.

Ele, a queria muito; ela, dele, muito queria. Eis o porquê, de diferenças pequenas, fazerem a grande diferença.

Para-i-só: será que é esse o significado de paraíso? Pois se em grupo, frustrações, decepções e outros ões, são absolutamente inevitáveis?!

Neste item, posso até ser covarde; mas se não consigo convencer alguém - que eu goste muito - a desistir de 'quebrar acara', me afasto.

O silenciar ante a atrocidades, além de ser covardia, corrobora para a degradação de toda sociedade.

Nem tudo que é "legal", é "moral"; assusta, porém, o 'alastramento' do contra posto a este último.

Em tempos idos, espalhavam-se cartazes, à procura de criminosos; em campanhas eleitorais, é 'praxe', criminosos espalhares cartazes, à 'caça' do voto.

Quanto mais pessoas - gente do povo - agir com decência, 'forçará' que governantes, a também o fazerem.

A ganância ilimitada do homem, é das principais causas da proliferação da violência e suas consequências.

Não importa a importância que tenha o que você pensar; se você não externar, nenhuma importância terá.

Obstine-se em atingir o topo da montanha; se não conseguir, ao menos de onde chegou, poderá vislumbrar as belezas das colinas.

Se não o primeiro, mas um grande passo em como transpor os obstáculos, é aprender a lidar com os medos de cada dia.

Para se conhecer a conduta de alguém, consulte primeiro os inimigos deste, e, em seguida os amigos e faça uma equiparação.

Bendito seja o trabalho; sem ele, todo ser é vulnerável à insensatez.

Agir com cautela, é salutar; todavia, os principais avanços da humanidade, foram através de impulsos.

Se "colhemos os frutos do que plantamos", procuremos pois, adquiri sempre sementes de boa qualidade.

Sinto que desagrado a maioria, pela 'dureza' das minhas palavras; porém, quando perceber que não mais possa me indignar, pararei de escrever.

Mentiras - se partindo de personalidades - são mais facilmente aceitas, do que verdades - se partindo de anônimos.

Há - e muito - quem prefira falsos elogios, a críticas - mesmo que sejam construtivas.

A grande diferença entre o sonhador e o realista, é que o primeiro sonha com o que deveria acontecer; o segundo, faz acontecer.

Se "todos são iguais perante a Lei", por quê há quem seja 'premiado' - aposentadoria precoce - por 'pisar fora do caco'?!

A ganância de uns destroem as as esperanças de outros, torna deles impraticáveis algumas virtudes, dentre outra extremos.

Se todas as pessoas dissessem exatamente o que pensam umas das outras, a vida em sociedade, seria deveras impossível.

Jamais conseguirá admiração incondicional, quem tem por hábito, fazer uso da sinceridade, em qualquer que seja a situação.

A razão - apesar de plausível - muita vez 'impede-nos' a criatividade - em especial no poetizar.

Inocente mesmo, é deveras a cigarra, que estoura pelas costas de tanto cantar; ou seu canto será um lamento?

A imaginação divaga sem limites; porém, a razão, muita vez impõe limites, até onde não deveria.

Felicidade, imagino seja um sentimento restrito a pessoas que estando elas bem, não importa se a sua volta todos choram.

O palhaço parece sempre jovem mesmo que tenha avançada idade, porquê sempre mantêm o sorriso escancarado.

Quando o homem entender que sua existência na Terra é tal qual uma nuvens que passa, minorará sua ganância em acumular sempre mais e mais.

A ironia é uma forma mesquinha que pessoas medíocres se utilizam para deixar transparecer sua inveja por outrem.

Dizem que "a desconfiança é próprio das pessoas inseguras". Mas é preferível ser-lho do que ser passado para trás.

Semeemos sempre sementes 'selecionadas' para que quando na colheita, os frutos sejam satisfatórios.

Se fosse impossível sobreviver à indiferença de outrem, o Sol não mais nasceria quando a maioria da plateia está dormindo.

Na vida, tudo que vale apena, é deveras difícil de se conquistar.

Comete menos erros, quem em tudo que faça estando sozinho, o faça como o faria se o mundo o tivesse observando.

Prender-se a pessoas 'vazias' de sentimento, é tão cansativo quanto navegar em rio sem correnteza.

Uma das expressões extremas do tédio, é perceber - tardiamente - que o que lhe é de direito nunca o foi de fato.

Que é insano ceder as paixões, é fato; todavia, é torturante por hipócritas tradições, a elas ficar indiferente.

Ledo engano imaginar que só se morre uma vez; morre-se várias se na vida, abdica-se de viver por estupidez.

Não é de todo verdade que não há quem goste de lixo; pois o lixo moral, alastra-se em várias áreas camuflado de cultura.

Aprendi, que se contra-pôr a 'onda' dominante, é deveras, construir o próprio 'casulo'. Não me importo; um dia, me entenderão.

Não furtemo-nos em proporcionar oportunidades a outrem se a nós recorrerem; seremos pois, participes dos seus êxitos.

Ao entendermos seja um problema insolúvel, elevemos o pensamento ao Alto, e peçamos à Deus; por certo, Ele nos apontará a solução.

Tudo que você fizer visando o bem de outrem, por certo, reforçará o seu 'crédito' na Pátria Superior.

A paz poderá ser perenizada, quando vermos o outro no nosso semelhante, com os mesmos direitos e deveres que nós mesmos.

Não basta ao homem ser inteligente e sim, usar sua inteligência com sabedoria.

Nenhum grande vencedor não o é sem grandes dificuldades - a não ser se por herança.

Pobre País rico: sexta economia mundial, conflito por toda parte, famílias sobrevivendo de restos de lixo.

De vez em quando verdades agradam a muitos; só de vez em quando.

Quanto mais necessidade haja de blindagem, mais e mais a l a s t r a c i a r á a insegurança; não blindem-se porém, contra a sensibilidade.

Há situações que, não é tão difícil entender; todavia, é deveras, impossível compreender. - vide 'medidas' governamentais.

Há 'convenções' nas quais para se sentir um 'peixe fora d'água' basta estar em meio à multidão.

É inúmeras vezes preferível uma 'cara amarrada' porém com sinceridade, a um sorriso 'escancarado' porém com falsidade.

Uma 'fórmula' bastante eficaz de transformar imbecis em celebridades: apresentarem-se em programas televisivos de grande audiência.

A ganância é a 'mãe' das principais mazelas no Mundo - 'pilar mó' da violência.

Por que tentar-se - a qualquer custo - conquistar o 'mundo', se no final têm-se por 'morada' apenas um túmulo?

As dificuldades fazem parte da vida; a maioria delas, 'patrocinadas' pelos políticos - os quais elegemos para defenderem os nossos direitos.

Entendi o que faz um homem num carro importado - último tipo - mais 'importante' do que um outro numa bicicleta: o carro importado.

São os sonhos que impulsiona-nos a concretizar nossos objetivos; desde que não fiquemos tão somente sonhando acordados.

O trabalho é um 'combustível' essencial à auto estima.

As mulheres, são tal qual o fogo; quanto mais fascinantes, mais perigosas.

Pelo que se vê na m i d i o n a, há - de há muito - no Brasil, pelo menos dois 'negócios' giga prósperos: lavanderia - de dinheiro - e ser político - enricam-se num 'piscar de olhos'.

Muitos dos percalços com os quais nos deparamos, são quiçá, treinamentos para sermos exitosos nos campos de batalha.

Muito mais que um caminho repleto de surpresas, na vida, deparamo-nos com surpresas em cada curva do caminho.

Vencer é deveras importante - meta basilar de todo ser humano. Porém, vitórias sobre os 'escombros' de outrem, é no mínimo, insano.

Os obstáculos existem, quiçá, para reforçar nossa resistência e capacitar-nos para transpô-los; a tudo demos graça.

No jogo da vida, nem sempre os melhores, são os vencedores.

Considerando que para o pensamento distâncias inexistem, pensemos e acreditemos que amanhã será melhor que hoje, e será.

As árvores que produzem frutos - não cobram nada por tal - prolongam suas existências. Belo exemplo da Natureza.

É absolutamente impossível um espelho refletir um reflexo de algo que inexoravelmente inexiste.

Um passo deveras importante para mentir-se, é sem dúvidas, 'maquiar-se' as verdades - prática corriqueira na m i d i o n a brasileira.

A cada amanhecer, nova oportunidade de o Sol brilhar a nosso favor.

A impressão que se tem, é que é contra indicado externar o que verdadeiramente se sente; por tal, muito se mente.

Posso afirmar, sem que paire quaisquer dúvidas sobre: a causa primeira que impulsiona o divórcio, é o casamento.

Os ricos enricaram - a priore - à custa dos pobres; i n i n t e n d i v e l, ou apenas controverso?

Não dê 'margens' aos 'desertos' que a vida lhe 'oferece'; sempre há a possibilidade de encontrá o seu 'oásis' no recôndito da alma.

O HOJE nos é Dado como PRESENTE, para que possamos preparar o nosso FUTURO. Pensemos nisso.

No riso, há - pelo menos - dois extremos: o riso franco - plausível e o riso irônico - absolutamente r e p u g n a v e l.

Contra digo-me mas digo: se todo sonho fosse realizável, não raramente, eu acordava n'um paraíso.

Antes de julgar as atitudes de outrem, imagine-se em situações semelhantes - ou ao menos assemelhadas.

Só compreende as dificuldades de outrem, quem também por dificuldades já passou.

Se houvessem ao menos duas eleições municipais por ano no Brasil, as cidades seriam perenes 'canteiros de obras'.

Não fosse a metamorfose, não haveria borboletas à povoarem os jardins; não lamente se haja necessidade de mudanças.

O esforço pertinente, impulsiona à conquista dos objetivos.

O indivíduo obstinado, recebe do Cosmo a ajuda necessária a concretização dos seus sonhos.

O otimista junta todas as pedras as quais tropeça e delas faz alicerce para construção dos seus objetivos.

Do topo da montanha, toda a colina é visível; porém, para enxergá-la por inteiro, tem-se que atravessar os vales - muita vez espinhosos e lamacentos.

Vencedores são obstinados que não mediram esforços ante a obstáculos ao longo da caminhada.

Se ao meu alcance, o g i l o tem muito mais sabor que o faisão em mesa alheia.

Há ocasiões nas quais, o 'barulho' do silêncio, parece-nos ensurdecedor.

À célebre frase "ao povo pão e circo", Em SP e em PE - a quem reivindica cidadania - a d e n d e-se: c a c e t e t e s, balas de 'borracha' bombas de 'efeito' moral e assemelhados.

A minha mais alucinada maluquez é querer - por vezes - ser normal, se entende por tal, quem não se importa com o massacre ao semelhante!

Nem mesmo a quietude do silêncio é capaz de impedir-me de ouvi o 'grito estridente' dos desesperados.

A partir do dia em que o caráter sobrepor-se a conta bancária - e assemelhados - direi: enfim, há esperança

Corrupção, permissibilidade à imoralidade e desoportunidades; três 'tópicos' - dentre outros - que 'nocauteiam' a esperança.

Quando a esperança agoniza, por mais pacato que seja um povo, a emoção tende a sobrepor-se a razão.

Como pode almejar paz, um Estado que desagrega famílias inteiras jogando-as no 'lixo' em benefício de poderosos - temporais - corruptos?

São os que fazem da política profissão - no intuito de locupletarem-se - que descredibilizam a dita cuja.

Persistência, é incontestavelmente uma virtude que conduz ao êxito; porém, insistir se impossível, é deveras, estupidez.

Perdoem-me a aspereza das palavras; a omissão ante a discrepância - por conveniência - é deveras um ato de covardia extrema contra os oprimidos.

Por vezes me indago como seria a existência de pessoas 'consumistas manipuláveis ' sem a existência da m i d i o n a?

Mesmo de decepções em decepções - uma após a outra - não arrefeço; meu momento ainda está por vir.

Quando alastra-se a imoralidade em nome da legalidade, é deprimente ter que conviver com tal realidade.

Quando vejo pobres massacrando pobres - cumprindo ordens do Estado/ Nação, me indago se vivemos n'um Mundo civilizado?!

Justiça que desagrega famílias inteiras em prol de bandidos, de justiça, só tem o nome - vide 'coronelismo moderno'.

Não importa quantas decepções eu tive - e continuo tendo; se não nesta mas noutras vidas, colherei os frutos das sementes que plantei.

Se tens em mente grandes objetivos; mas permaneces apenas na teoria, saibas que, a história julga tão somente resultados.

Quem diz que "ninguém mente mais do que pescador", certamente, não tem o hábito de ouvir discursos de políticos em ano eleitoral.

Torna-se mais louco ainda, o maluco que se deixa envolver pela 'sanidade' dos 'normais'.

A rapidez não deixa de ser virtude; todavia, aumenta a probabilidade de erros.

A insegurança alastrou-se de tal maneira, que se alguém inventar um óculos com espelho retrovisor, estará fadado a fazer fortuna com tal invento.

Em ano de eleições no Brasil, as diferenças sociais diminuem consideravelmente: burguesia e plebe se misturam, na "caça ao voto".

Há em algumas pessoas - eu incluo-me - mais um sentido além dos cinco naturais - que é deveras, o mais aguçado - a estupidez!

Não precisa - necessariamente - "rasgar dinheiro e ou comer merda", para dizer-se o que se pensa; a ousadia é, o 'adubo' natural da liberdade de expressão.

Na vida, as decepções, são absolutamente inevitáveis; fazer com que não afetem a qualidade de vida, não é tarefa fácil.

Não só "a política é a arte de engolir sapos" - (Leonel Brizola) ; a vida - em muitas circunstâncias - também.

Há elos que depois de quebrados, não há 'ferreiro' que conserte.

Um dos efeitos mais nefastos sobre quem fica longo período sem um trabalho efetivo, é sentir-se um tanto parasita - mesmo que provendo - com dificuldades - as necessidades mais imediatas dos seus.

A 'felicidade' constante que percebe-se nos loucos, é pelo fato de não terem obrigação de encararem dura a realidade.

Nem sempre um sorriso fácil - escancarado - traduz necessariamente, a felicidade de quem sorri.

Engana-se quem diz que numa frase 'desconexa' não há nenhum sentido. Através de muitas delas, vem sendo 'forjado' o Mundo.

Pressa, já tive - e muita. Hoje, vejo o tempo 'estreitar' a cada dia que passa; por que ter pressa doravante?

Há pessoas que, dizer que é impossível com tais conviver , não é razoável; mas é coerente dizer, que - não raro - alterna-se em momentos ruins e outros péssimos.

A felicidade será perene na Terra, quando a primavera também o for todos os meses do ano.

Ilusões e fantasias, são 'fertilizantes' essenciais para manter-se 'viva' a esperança.

Jamais se deve duvidar do 'conto' de alguém; por mais mirabolante que seja, nada é absolutamente impossível.

Observando o 'comportamento' abnegado de uma formiguinha conduzindo seu 'achado', pensei: a sabedoria 'reside' na simplicidade.

É fato que o dinheiro é deveras impressindivel à uma sobrevivência razoável; mas viver em função , acarreta problemas inimagináveis.

Só no dia em que eu veja um talhador transformar uma pedra bruta em uma obra de arte na primeira martelada, desistirei de tentar, tentar e tentar.

Jamais deve-se julgar alguém por ter fracassado; ninguém - em absoluto - está imune a engrossar tal 'cordão'.

Há ocasiões nas quais, uma única frase inadequada, acarreta-nos - no mínimo - a antipatia de outrem, por longo tempo.

Optei por ser apenas cristão - sem um determinado 'rótulo' religioso - desde que percebi que em nome da religião, ao menos nas denominações religiosas que frequentei, o dinheiro 'fala' mais forte.

Não são poucos que por medo, bloqueiam seus sonhos, e, depois ficam lamentando que não têm sorte.

A ociosidade é uma 'enfermidade' cilenciosa que, conduz à baixa auto estima e dentre outros, a perder-se a noção de espaço e tempo.

E em nome da liberdade de expressão, agiganta-se a 'libertinagem'; cenas 'pornôs' - nas telinhas - adentram nos lares, sem sequer pedir licença.

A priore, é difícil explicar o inexplicável!

Ante as oportunidades, não devemos exitar; há um 'mundo' de possibilidades a serem exploradas.

Seria quase tudo utopia na política, se tudo dito por postulantes a cargos eletivos - em campanhas - fosse realmente os seus pensares em concretizar.

Há décadas, intempéries 'massacram' populações nas mesmas regiões do Brasil - sempre nas mesmas épocas do ano - e os políticos nada fazem em termos de precações.

A truculência por parte de quem tem como 'missão' manter a ordem, também é 'fertilizante' 'involuntário' à violência.

A violência tende a agigantasse sobre a Terra, enquanto o egoísmo não for minorado; quem já tem o suficiente - bons empregos, aposentadorias - ocupam espaços de outrem quem nada têm.

Tomara seja ledo equívoco imaginar que sejam natas, a estupidez e perversidade no homem.

O egoísmo é tal qual espirro; mesmo que se tente esconder, não se consegue. 'Acompanha-nos' em menor ou maior 'grau'.

Quando o homem perder a capacidade de se indignar ante a exploração do homem pelo próprio homem, aí sim, esperança, será só mais uma palavra bonita

Não se deve descriminar quem quer que seja; todavia, aprochegar-se de pessoas de boa índole, reduz-se probabilidades de ocasionais constrangimentos.

Em tratando-se de afetividade - sentimento mútuo - tem maiores decepções, quem se 'enfeitiça' por belezas exteriores.

Seriam só palavras vãs o que digo, se o fizesse apenas no sentido de agradar ou o fizesse tão somente por a conveniência.

Seja qual seja a 'área' da economia a ser fiscalizada, avisar com antecedência, é tal qual o ladrão avisar antes, que vai 'arrombar' a casa.

Dentre tantas frases hipócritas criadas para 'maquiar' verdades imutáveis, insere-se "a melhor idade começa depois dos 50".

A tecnologia proporciona-nos o 'poder' de deletar o que escrevemos - e não gostamos - com um simples clique; mas não permite-nos apagar as lembranças.

O poder e a fortuna desperta inveja, atrai cobiça, causa insônia - dentre outros - e todos 'perseguem' se não os dois, um ou outro.

É inerente no homem, 'subir' - progredir na vida; o raro, é alguém se dá por conta, que quanto mais 'alto' maior será a queda.