Do meu livro Filosofraseando volume I - da página 71 à 80

Já fui 'igrejeiro'; deixei de ser-lo cansado de ver muita teoria e pouca pratica (se prejudico o próximo, sou f a r i s e i s t a)!

Que Ele Perdoe-me se blasfemo: mas Deus - no meu entender - seria ingenuo se 'presentear-se' com o Céu, quem tem por hábito engana próximo.

Tudo é relativamente relativo; entretanto/ porém/ contudo/ todavia, nem tudo depende das relatividades.

Por mais medíocre que seja o conteúdo de um livro, entendo seja mais precioso a quem o ler, do que 'investir' tal valor em bebidas a l c o o l i c a s ou outras futilidades.

Formar juízo de valores (conclusões precipitadas) quase sempre uma forma de cometer-se equívocos.

Este parece ser (definitivamente) o País de dois pesos e duas medidas: se um pobre faz um 'gato' na rede elétrica, é "roubo"; se um rico, "pode"!

É fácil perceber a 'quanto' esta o grau de solidariedade: basta observar o quantitativo de pessoas torcendo para outrem se da mal.

Sempre que passemos por dificuldades, olhemos a nossa volta e, por certo constataremos que muitos enfrentam maiores do que as nossas.

Quando alguém não vai com a nossa cara, ignora-lo, entendo seja a melhor forma de dizer: to mui preocupado com o que você pensa a meu respeito.

A ganância é dos principais corroboradores das mazelas no Mundo; alguém que concorre com desprovidos de tudo, se no futuro leva desacertos, entendo deva lamentar o quanto foi egoísta - querendo pra si, o que deveria atender quem realmente necessita.

O 'mote' "Brasil, Pais do futuro", faz sentido - e entendo seja a longo prazo - haja vista quanto mais pilantra mais bem sucedido.

Há quem perceba no vento, tão somente o "transtorno - desfaz os penteados"; ha quem perceba milhões de utilidades.

Fazer o bem, deveria ser regra; porém/ todavia/ contudo, é exceção. Se é "assim", servir ou não, deve-se repensar.

Não dê importância se nem sempre os outros entendem seu jeito de viver; viver, extrapola qualquer entendimento.

Sempre que encontrarmos outrem passando por dificuldades, devemos pensar: e se fosse comigo? Ninguém está imune a tal.

Quando se tenta mudar uma realidade incômoda - principalmente se tal contrarie grandes interesses - é natural que surjam barreiras e mais barreiras.

Se houvesse meios de perceber o 'avesso' das pessoas, vir-se-ia que, muitas, expressam-se de acordo com as suas conveniências.

As pessoas arrogantes - em especial quando se sentem importantes - não conseguem disfarçar quão preconceituosas são.

Acreditar piamente que pode-se contar com os amigos nas horas difíceis: a forma mais apropriada para se ter grandes decepções.

Antecipar expectativas ante a pendências incertas: probabilidade de se ter dores de cabeça.

As pessoas arrogantes - em especial quando se sentem importantes - não conseguem disfarçar quão preconceituosas são.

O pensamento é um 'dínamo' em constante movimento; pensar positivo, é - talvez - o primeiro passo rumo ao êxito.

Enfatiza o ditado que, "a união faz a força"; pois, quanto mais mentes pensando no bem comum, tal tende a alastrar-se.

Se entendesse-m o s ao 'pé da letra' quão precioso é o tempo, não perderíamos tempo, em aproveitar bem, cada instante no tempo.

A cada situação que nos deparamos, deve ser a vida abrindo aspas para que possamos nos expressar - eis pois,um bom motivo pra filosofar.

Servir, sempre; porém, fazê-lo sempre sem esperar reciprocidade - talvez a fórmula de evitar grandes decepções.

Ousar expressar o que se pensa, não raro, deixa- nos em 'maus lençóis'; todavia, entendo seja a liberdade, dos bens mais preciosos.

Das maiores tragedias para quem esforça-se em dá seu contributo para mudar o mundo pra melhor e não consegue, e silenciar.

O grito sufocado na garganta, entendo seja dos maiores causadores da depressão.

Não devemos nos iludir com aparências; muita vez, algum que demonstra sinônimo de felicidade, guarda no peito, um 'poço profundo de fracassos, dissabores, desilusões e assemelhados.

Por nada protele decisões por longo tempo, sob pena de quando estiver disposto a tomá-las, haja barreiras inviabilizando.

Perseverança: um caminho indispensável rumo a transformar sonhos em realidade.

Dentre os meus lamentos, o que mais lamento, e as vezes que não perseverei, desistindo pelo meio do caminho ante a obstáculos.

Ha -pelo menos- 3 regras básicas para transformar sonho em realidade; 1: o desejo de ver acontecer 2: acreditar 3: ir à luta.

De todos os animais - dos que já ouvi falar - o homem, é talvez o único que não se da por satisfeito com o necessário.

A Natureza é sabia o suficiente para produzir cada fruto a seu tempo: uns para alimentar os animais, outros para re-nutrirem a terra; o homem - com sua ganância - consegue dizimar animais e plantas.

Entendo não seria necessário sentir-se na pele o desespero de outrem, para fazer algo no sentido de ajuda-lo; Antecipar-se à socorrê-lo, entendo seja o ideal.

Não! Não desejo a você que nega um pão à quem lhe implore, que passe fome, para ter noção de como se sente esse alguém.

Acredito seja as circunstancias que levam o homem a ser 100% pacifico ou extremamente afoito.

Os sonhos, têm - pelo menos - duas faces: uma, alvissareira - enquanto os 'alimentamos'; outra, entediante - quando desmoronam.

Não fosse a hipocrisia de um modelo de sociedade pre-conceituosa e excludente, leves desvios de conduta do homem em desespero, por certo, seriam relevados.

Verdades, quanto mais significativas, mais difíceis de serem assimiladas.

Quando a esperança parece-nos mera ficção, tocar o barco, passa a ser das tarefas mais difíceis.

Seja qual seja o dilema, é primordial manter-se o equilibro; ir-se ao desespero, é das formas menos recomendáveis a solução.

Quando não nos sentimos bem com a presença de uma pessoa, a forma mais eloquente de mantermos-nos harmônicos, entendo seja evitar-se a p r o c h e g a n ç a com tal individuo.

Pouca coisa e tão angustiante quanto ser 'forçado' a conviver com algo - ou com alguém - a que/ quem não se tolera.

A vida sem um proposito, perde parte considerável do seu significado; portal, devemos lutar à exaustão, por aquilo que almejamos.

As ilusões são o que mantem o equilíbrio quando tudo leva a crer que a luz no fim do túnel parece-nos mais e mais distante.

Pensar s o m b r i a m e n t e o futuro, é das formas mais consistentes de se eliminar os sonhos antes mesmo que venham a nascerem.

Se as pessoas - em especial as mais abastadas - tivessem o habito de dizerem toda manhã "nada me pertence; sou apenas fruto usuário, por certo, teriam menos surpresas desagradáveis ao longo da vida terrena.

A vida ganha muito mais sentido, quanto mais ousados forem os sonhos.

Eu sou sonhador - e sonho alto; e tenho transformado grande parte dos meus sonhos em realidade.

Uma das vantagens de fantasiar, é que mergulha-se em veios d'águas límpidas e perenes.

Já disseram-me várias vezas que sonho alto - concordo: imaginem se eu pensasse pequeno? Talvez ainda estivesse carpindo mato.

O sonho considerado utopia hoje, amanhã poderá vir a ser realidade; acredita: eis o primeiro passo.

Pessoas que locupletam do erário público são ão obcecadas pelo "quero sempre mais", que não acreditam virem a ser surpreendidas.

É mais fácil conseguir-se re-direcionar o vento, do que haver solidariedade constante entre as pessoas - a não ser se em c a t a s t o f r e s.

Quando a realidade impõe limites e até mesmo os sonhos são meras utopias, fantasiar, ajuda - viva a sua magia.

A partir de quando o homem começar a se ver na face de alguém que não tenha um trabalho, haverá menos necessidade da construção de muros cada vez mais altos, fortalezas, cercas eletrificadas e assemelhados.

Quando se quer algo e se quer verdadeiramente, obstáculos são só etapas a serem superadas

Sejam quais sejam os obstáculos, enquanto houver amanhã, sempre haverá possibilidades para quem insiste/ resiste/ persiste...

Assim como as estações do ano, na vida, também enfrentamos tempos i n ó s p i d o s; não nos desesperemos, quando enfrentamos outonos.

Quando pouco a pouco verdades vêm vindo a tona - nada fica oculto para sempre - vamos percebendo o quão otários fomos/ somos.

Fique alerta: existem sanguessugas/ parasitas do 'Sistema' bem pertinho de você; engula calado ou mude-se! To tentando a segunda opção; e o mais grave: enquanto eles luxam/ se divertem as suas custas, você os aplaude!

Um dos problemas cruciais deste País - "gigante pela própria Natureza" - é seu povo; via de regra, 'exclui' do 'meio' politico seus reais representantes - se da 'massa' - geralmente interessado em defender os interesses da própria 'massa', raramente tem vez.

Não raro, o medo é nosso principal adversário; não fosse ele, muito do que pensamos e arrefecemos, poderia ter sido realidade.

Quanto mais estejamos bem, mais devemos prestar atenção à nossa volta; se há alguém em dificuldade, com um pequeno esforço, podemos alivia-lo.

Fazer o bem - até anular-se em pro de tal - pode até causar desenganos; mas a história está repleta de exemplos corroborando que vale apena.

Enquanto a maioria 'corre alucinadamente' na busca do efêmero (temporal) eu prefiro 'navegar contra a mare'.

Coisas de Brasil: de 'cara' n'uma repartição pública: "Desacatar funcionário público da função ou em função dela: pena de seis meses a dois anos de detenção ou multa". Entretanto todavia contudo porém, você - que o mantém via impostos - 'pode' ser "desacatado".

Existem homens, que (por dinheiro) esquecem até suas origens: vi um indivíduo (que antes não tinha um pau pra dá n'um gato) cobrar à porta de outro que o havia servido (asperamente) uns 'trocados.

Quando em tenra idade, enfrentamos o 'mundo' por coisas alheias a nossa realidade; muitas vezes quando conseguimos, o fazemos, para de tais nos desvencilhar.

Dizer que o piscar dos pirilampos não me fascina, seria negar a quanto divago com a metamorfose da lagarta a borboleta; mas não desisto de tentar entender o cintilar das estrelas.

Basta, o soprar do vento, para que a folha enfraquecida, se desprenda da arvore; basta o desengano, para que a vida perca parte do deslumbramento.

Conheço alguns ateus que parece-me agirem mais de conformidade com a Consciência Cósmica, do que muitos teólogos.

Napoleão, ante a condenação de um dos seus soldados: "Eu não apelo". - Lascou-se (levado à forca).

Napoleão, ante a condenação de outro dos seus soldados: "eu não, apelo". - os algozes, submissos ao 'manda chuva', libertaram este último soldado.

Meu lado hipócrita: alguém me indaga: "tudo bem"? Eu: tudo; quando na real, estou circulando/ perambulando rua acima rua abaixo, esperando o tempo passar.

Pouca coisa é tão incômoda quanto a incapacidade de suprir o mínimo necessário a quem de você depende.

Estou convencido: um povo que aplaude quem lhe oprime e privilegia seus 'chegados', dista anos-luz de se dizer consciencioso.

Seja qual seja a tranquilidade d'um lago, o simples soprar do vento agita suas águas; qualquer semelhança com situações outras, não terá sido mera coincidência.

O prometer demasiadamente, é uma das formas mais evidentes de descumprir-se o que promete-se.

Pensar encontrar virtudes nobres em alguém faminto, é tao improvável, quanto encontrar diamantes em árvores.

É quase regra, o homem quando no poder, sentir-se grande, invencível, mandatário absoluto; esquece-se de lembrar, de que apenas esta temporariamente.

Se todos - sem exceção - que contribuíram para melhoria o Mundo tivessem arrefecido em função de noção do perigo, provavelmente teriam sido poucos os avanços em comparação a idade da pedra lascada.

Mesmo que não admitamos, a distância entre teoria e pratica é tão elástica, que se medindo em anos-luz, ainda não fosse suficiente se chegar a um consenso.

Quem tem por habito debochar de outrem que esteja em dificuldade, por certo, não conhece o 'processo' causa & efeito - sua vez.

Não fosse a persistência de Thomas Edson - tentou 647 vezes sem exito criar a lampada - vindo a conseguir, na 648 ª vez - teríamos energia elétrica?

Só conhece o sabor azedo/ amargo/ indigesto do m a r i m e l o, quem dele experimentou.

Há ocasiões nas quais, o nosso entendimento/ interpretação sobre o que vemos e ou lemos, depende do nosso estado de espirito.

Não há argumento contundente/ convincente, quando em jogo, existem interesses - sejam quais sejam as 'montas'.

A luta abnegada em defesa da Justiça em máxima amplitude possível, nem sempre torna-nos mais felizes; mas esparge felicidade.

Existem pessoas que pela petulância como 'flutuam', passam a impressão de que não defecam, se verem merda, pensam seja de outrem.

Se a sua estrela ainda não brilhou, nada de tristeza: por certo, sua vez ainda não chegou; sempre que lhe surja oportunidade, ajude a de outrem a brilhar.

Onde há serviçalidade de veículos de comunicação de massa, não há governo "bom" e sim "ótimo" - aos olhos de seus defensores.

Onde há serviçalidade de veículos de comunicação de massa, não há governo "bom" e sim "ótimo" - aos olhos de seus defensores.

O tirar algo de quem tem em abundância, é contrário aos bons costumes; o tirar de quem quase nada tem, além de e x t o r ç ã o, entendo seja sacrilégio.

Tudo que é essencial à vida - tal qual o ar (ainda) o é - deveria ser facultado a todos indistintamente.

Dizem que se trucidam um pau pereiro (madeira excessivamente amarga) suas raízes e sementes continuam a germinar por tempo indefinido.

No 'Sistema', existem paraísos m o r c e g u i s t a s, nos quais o m a m o d r o m os que alastram-se mais que muitas ervas daninhas.

Existe duas especies de homens bem sucedidos: os pelo seu próprio esforço/ trabalho - a estes eu louvo; os pelo engodo - locupletar-se pelo que deveria pertencer a todos - a estes, enquanto me restar um fio de suspiro, os abomino.

Quando se pensa possuir algo e não se pode com tal suprir as necessidades, de verdade, apenas se pensa possuir.

Jamais seja obstáculo à outrem a lutar por seus sonhos - e em especial - por suas necessidades mais elementares.

Sempre que pensar em desistir de algo ousado por sentir-se pequeno à tal, lembre-se que grandes incêndios, começam com minúsculas faíscas.

A massa prestigia consumindo a marca, a marca consome a mídia e a mídia controla a massa que, permite ser manipulada pela classe média decadente, arrogante e prepotente.

Acredite; você não pode moldar o Mundo ao seu jeito, mas pode dá um grande contributo para tal, fazendo a sua parte. Fazer o bem é a 'fórmula'.

Se a probabilidade de algo vir a acontecer for de milhares, milhões, bilhões... em um, não desista; a matemática não é uma ciência exata.

Dizerem que o que fazes é babaquice, sem importância e até mesmo insano, cabe exclusivamente a ti, corroborar para que estejam certos.

É meritório querer-se liberdade plena; todavia, saber-se lidar com tal, é menos fácil do que se imagina.

Qualquer um tem o direito de criticar, esnobar, e similares, quanto a suas idéias 'malucas'; mas só depende de você contrariar-lhes.

Há circunstâncias que, por mais que tentemos fazer o bem a outrem, não conseguimos; contentemos-nos pois, em não fazer-lhes o mau.

Representantes do povo - em especial quem foi eleito pelo voto - que mete a mão em dinheiro público, mata pouco a pouco a esperança desse povo.

Devo admitir: estou em desvantagem no item 'sistema-; não lamento: tenho conseguido preservar o meu eu íntimo.

Geralmente, quem se sente enjaulado, não percebe, que - não raro - construiu sua própria jaula.

O Mundo tem jeito sim: quando não mais houver quem sinta-se no direito de ter mais direito do que outrem.

Verdades são verdades, mesmo que nos pareça as vezes, haver nelas estupidez.

O tempo ensinou-me que não se pode ter tudo que se almeja; todavia, devo lutar em busca de meus objetivos.

A Natureza mostra-nos que todos têm os mesmos direitos, quando oferece-nos o Sol a brilhar indistintamente.

Se há tanta corrupção a ponto de entender-se seja natural, nem por isso, deve-se de tal partilhar.

Gastam-se fortunas imensas com futilidades pra satisfazerem seus egos; enquanto isso, a fome ainda ceiva vidas indefesas.

É certo que sempre haverão pequenos e ou grandes dissabores; mas há uma certeza: sempre hão de passar.

O Mundo seria imensamente mais humano, se entendesse-mo o real conceito de humanidade.

Ninguém está imune a vez em quando, ser visitado por alguma angústia. Permitir que ela faça morada ou não, depende de nós e ninguém mais.

Quase sempre um sorriso largo é tão somente para disfarçar angústias que nem sempre se pode explicitar.

Se o Mundo nos pareça em cores tristes, finjamos-nos de pintores e 'pintemo-Lo' com as nossas cores.

Dos 'antídotos' contra a arrogância, a violência e outros males, o bom-senso, é dos mais eficazes.

Verdades não aceitas, quase sempre assustam; mas se verdadeiras, nem mesmo o tempo as impediram de prevalecerem.

Saber, nas vitórias compartilhar os méritos com quem ajudou-lhe a vencer, é ser vencedor duas vezes.

Muita vez, o que a princípio nos parece uma tragédia, pode ser o 'segredo' que faltava para encontrarmos o nosso 'norte'.

Os sonhos - percebi isso hoje - também são uma forma de sermos avisados do que nos afeta, e, ainda não sabemos.

Existem verdades que a nós parece mentiras, até que fiquemos sabendo da verdade.

Não fique triste quando algo desagradável venha a acontecer-lhe; certamente, é o que lhe faltava para tomar uma grande decisão.

Quando percebo que o despeito que alguém tenha por mim é por inveja, aumenta a certeza de que estou no caminho certo.

Gosto de observar pessoas rudes, pois transmitem lições de vida, absolutamente sem 'maquiagens'.

Desconfie sempre, da generosidade exagerada por parte de 'poderosos'; não raro, 'plantam' para 'colherem' oportunamente.

Na politica, cansei de dizer o que todos sabem, todavia, preferem omitirem-se, chorar e pousar de vitimas.

Quando reclamamos das dificuldades pelas quais passamos, esquecemos que, é através do fogo, que a pedra bruta vira valiosas jóias.

Uma verdade que a princípio machuque; mas que sirva-nos de alerta quanto a nossos equívocos, é inúmeras vezes melhor que uma mentira alentadora.

Ao chegarmos num ambiente onde impere a tristeza, mesmo que também estejamos tristes, esforcemo-nos para espargir um poco de alegria.

Se estou triste, por certo dei o meu contributo para tal; por que partilha-lo com outrem que nada tenha a ver com isso?

Críticas e ou difamações infundadas que a ti forem dirigidas, hão de perderem o sentido, se não deres-lhes importância.

Por mais imponente que seja uma árvore, lembremo-nos: surgiu, a partir de uma simples sementinha´.

Oportunidades que lhe surjam, não as desperdice; pois mas tarde, poderá lamentar e invariavelmente, será tarde demais.

Nunca menosprezes alguém, por mais insignificante o consideres. Justamente este, poderá te auxiliar em grande dificuldade.

Recuar ante um 'atalho' - pressupondo-se 'desaguar num oásis' - vai além de medo; é também, acovardar-se.

Planejar o tempo todo e não ir em frente, corre-se o risco de, com o passar do tempo, ficar revendo rascunhos.

Quem nunca se achou, não tem como se reencontrar.

Vencer na vida, entendo que não é apenas se dar bem em tudo, e sim, esforçar-se para transpor os obstáculos.

O que mais infelicita o existir, é estabelecer-se conceitos de moral, absolutamente inalcançáveis na prática; a isso, chamo de hipocrisia.

Protelar decisões; tão somente por conta de tabus hipócritas pre-estabelecidos, é assistir covardemente a 'banda passar.

Se alguém me achar, meio 'perdido', não me devolva de pronto: dê um tempo para' que eu possa me reencontrar.

Nos dizemos cristãos; e sequer seguimos a principal orientação de Cristo, ao dizer: "Amai-vos uns aos outros..."

É dádiva Divina, poder servir sempre mais, do que ser servido; não abstenha-se em faze-lo, sempre que for solicitado(a).

Se por ventura achardes algum valor amoedado, não grites a procura do seu dono; mas se este te procurar, devolva-lhe; pode ser que de tal, dependam vidas.

Alguém perguntou-me: "é da tua conta"? Respondo-lhe daqui: se me vires alheio a atrocidades, desconfie; deve ser algum sósia meu.

A nobreza ou não de uma ação, vai depender do modo de ver de quem a comente; todavia, o bem, se faz sem visar recompensas.

É sabido que, o dinheiro é um mal necessário; todavia, a destinação que a ele é dado, determina seu real valor.

Do outono a floração, as árvores perdem toda folhagem; nem por isso, negam-se a dar-nos saborosos frutos.

Fosse a abelha recuar em sugar o n e c t a das flores dos espinheiros, não produziriam o mel de maior doçura.

Apesar do amargor do seu caule, a parreira é, das árvores que nos oferece os frutos mais doces.

Que dizer-se a verdade é ponto de consenso, é fato; porém, pode-se dizer,-se, evitando-se a estupidez.

A vida em si, é um grande desafio; buscar encontrar os caminhos menos o b s t a c u l o s o s, depende de cada um individualmente.

Ter certeza que alguém faz uso de bens públicos em causa própria e calar, é corroborar para que alaste-se a impunidade.

Mesmo que na hipótese de não ser compreendido, calar ante a atrocidades, é covardia.

Fazer a coisa certa, é dever de todos, independentemente se hajam Leis que a rejam, ou não.

Galgar uma posição - seja qual seja a área pretendida - é n vezes mais fácil, do que conserva-la.

Os legisladores perdem tanto tempo elaborando Leis inúteis, que quase não sobra tempo para elaborar as necessárias.

A ignorância, é dos principais sustentáculos do conservadorismo nefasto a liberdade de um povo.

Ninguém é herói nato ou vilão, idem. Somos apenas humanos. Todos acertamos e erramos.

Quicá, fôssemos tal qual abelhas que no riacho apodrecidos buscam as flores, e não como moscas que em corpos sãos, buscam as feridas.

Um equívoco constante, é que quando ambicionamos algo, não temos por hábito pensar nas consequências.

Um enorme equívoco da m i d i o n a: se o bem, quase não há repercussão; se o mal, todos alardeiam a exaustão.

Quem considera o trabalho um sacrifício, não conhece o sacrifício, de se viver sem um trabalho.

A conivência, é talvez, dos principais sustentáculos da corrupção e de suas nefastas consequências.

Dos principais entraves a conquistas fundamentais a plebe, é a própria, ridicularizar a quem a ela defende.

A 'argila' fundamental a mudanças radicais, é a coragem de radicalizar- quando necessário seja.

Um dos equívocos de muitos formadores de opinião, é o de ter vínculos com 'sistemas' políticos ou econômicos. Deixam de ter autonomia.

"Sonha e seras livre de espirito; luta e seras livre na vida". Principalmente se lutares -sem armas - em defesa dos oprimidos.

Entender quando se chega ao limite extremo, é fácil. Difícil, é encontrar uma saída (metáfora).

Dentre os muitos 'elogios' que tenho recebido, dos que mais me entusiasma a prosseguir, é o de "ridículo" pois sei que estou incomodando.

Pensadores jamais hão de agradar a todos.

Mesmo a impressão de ser 'invisível' não me abala. Continuar enquanto tiver 'gás' eis a minha meta.

Para se sobreviver, querer ser 100% honesto(a) é viver no 'mundo da lua' e não ter consciência de si mesmo.

A maioria das pessoas tem muito a dizer; se não o fazem, é tão somente por medo de dizer verdades não aceitas.

Antes de maldizer uma condição desfavorável, olhemos à nossa volta; constataremos que muitos gostariam de está em nosso lugar.

Para chegar ao 'poder', há quem além de se dizer diferente, venda a própria alma. Ao chegar, comete os mesmos erros os quais repudiava.

Só mesmo o tempo para nos mostrar os equívocos que cometemos ao longo do tempo. O dilema está, em nem sempre. haver mais tempo de recomeçar.

"Viver é tão fora do comum, que eu só vivo por quê nasci". faz sentido: num instante, vai-se do 'céu' ao 'inferno' - e visse e versa.

Todos, acredito, têm seu lado 'sombra'. a diferença é que bem poucos têm coragem de deixar vir à tona. Um viva aos 'loucos' que têm tal.

Deem sempre viva para todos que exercem a nobre profissão de palhaço; não são poucos dentre eles, que têm motivos de sobra para chorar, e fazem rir.

Pense; reflita: pois, são meios eficazes de se criar novas formas.

'Reza' o chavão que "o maior risco da vida é não se arriscar". Faz sentido. Porém, apesar de a vida em si ser um risco constante, há vezes que, melhor não arriscar.

Comover-se ao presenciar alguém sendo 'torturado' (mesmo sendo tal de má índole) não significa aprovar seus atos, e sim, ter sensibilidade.