Do Livro de Metáforas da pagina 31 à 40

Sempre que alguém do seu convívio esteja em dificuldade, não espere que implore sua ajuda. Faça-o, dentro das suas possibilidades.

Ninguém é imune aos percalços que a vida impõe. Todavia, muita vez, serve de aprendizado. Tropeços, são inerentes ao ser humano.

O egoismo, acredito seja, um dos principais pilares da desigualdade, e por conseguinte, da violência crescente, entre outras das principais mazelas sociais.

Incrível como os programas televisivos de maior audiência, são os que focam a violência. O que está acontecendo com o ser humano?

Pouca coisa derruba a auto estima, quanto a falta de trabalho: "Frase fenomenal: "... e sem o seu trabalho, o homem não tem honra; e sem a sua honra..."

Mundo louco? Geralmente, os profissionais de imprensa mais bem remunerados, têm como foco, divulgar as desventuras alheias.

Quantos seculos ainda, para q as pessoas sejam reconhecidas pelo SER e não pelo TER?

Pense; mas nem sempre dê eco´aos seu pensar. Se verdades, incomodam bem mais, do que suponha a vã filosofia.

Já dizia Martin L u t h e r King: "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."

Perspective o amanhã, sempre melhor que o hoje. Pois por sermos 'movidos' a esperança, fica mais fácil transpor os obstáculos.

Não é raro, nos decepcionamo-nos com nossas escolhas. E o mais grave: quando percebemos os equívocos, nem sempre dá para voltar atrás. Sejamos pois, mais criteriosos ao fazê-las.

Muita vez, nos construímos problemas, quando o correto, seria buscar soluções. Nem mesmo os ventos, as tempestades ou tufões arrebatadores, são perenes.

Todo e qualquer ser humano, tem necessidades elementares. O 'foco' no EU em detrimento do NÓS, é deveras, um dos pilares da violência.

Uma sociedade que pratica (inconscientemente) uma espécie de 'canibalismo social', está, deveras, por demais distante, de ter uma paz plena.

Problemas? Recordemos que não foram poucos os que vivenciaram bem maiores que os nossos... E venceram. P e r c e v e r e m o s pois; sempre.

Uma das formas de se contribuir para que haja paz, é ver no outro, alguém que como nós, tem anseios e necessidades básicas prementes.

As aparências enganam - e como: deixar-se influenciar por belos discursos, equivale a comprar um produto porque está bem embalado.

Conta-se que Albert H e i n s t e i n era zombado por seus colegas por seu jeito esquisito de ser que e Isaac Newton chegou a ser retirado do colégio por sua mãe, por ter a cabeça grande d e s p r o p o c i o n a l". Fossem eles da ouvidos aos "comentários"!

Egoismo, é, deveras, -se não o - um dos principais fomentadores das desigualdades entre os 'iguais'.

Movimentar-se no sentido de que haja uma sociedade na qual a justiça seja imparcial, também é um ato de cidadania.

Dizer-se que "o pau q nasce torto morre torto" não deixa de ser acomoda-se; corroborar com algo que entendamos não seja correto.

Compreender o meio em que se vive, é um dos fatores essenciais para que possamos nos posicionar, e, contribuir - o mínimo que seja - para sua melhoria.

Aderir as "teorias não criticas" tão somente para 'ficar bem na foto' é anular-se como SER pensante que todos somos.

Pouco importa se torno-me 'invisível' aos olhos de muitos, por externar o meu pensar, se em pro de um Mundo mais justo, devo fazê-lo.

Flanelinhas, camelôs, moradores de rua, enfim: d e s p r e v i l e g i a d o s pela 'sorte'; se furtam ou roubam, "cadeia neles". Já 'figurões' (...?) O tempo passa, as coisas mudam, mas nem tanto: o 'poderio' de alguns 'figurões' continua em alta.

O brasileiro, não tem tanta razão assim ao 'chiar' quando ouve falar em corrupção; isso, porque, na hora do voto, 'troca-o' por qualquer 'merreca'.

E o novo nem sempre é novo: as 'novas' conexões 'experiências' são integradas às redes existentes dantes; e o 'novo' evoca o antigo. É... Bronca 'Meus'!

Você sabia? "cerca de 2.000.000 (dois milhões) de abortos são realizados por ano no Brasil". R e a l y t s shows e novelas 'apelativas' neste sentido, corroboram para indesejável "estatística". Pensemos nisso!

Filosofar: método eficaz para se 'fugir' do mundo e ou para 'ingressar' - integrasse a ele.

Uma sociedade que não enxerga (se enxerga não respeita) os direitos de outrem, estará sempre vulnerável a revolta dos 'invisíveis'.

Bater nos fracos, é fácil. Por exemplo, num morador de rua que furta para saciar sua fome. Oferecer oportunidades, não se pensa com profundidade.

O tema violência, ocupa espaço na mídia, como nenhum outro. Enquanto não se discutir a essência dos problemas sociais, não dá para esperar mudanças radicais.

A mão do Estado, "castiga sem piedade", mães que deixam sua prole a sós, muita vez, em busca de subsistência; quanto a "proteção", muito raramente.

Grande parte das mazelas de hoje, é o resultado do abandono ou 'invisibilidade' a criança carente de ontem.

Desculpem se 'agrido' alguém; mas o discurso - e não prática - dos pseudos defensores da 'massa', corrobora para expandir as desigualdades.

Pensar em coletividade, muitos pensam. Agir pro coletividade, poucos agem. Eis o 'enigma' dos muitos 'fiascos'.

Sempre que o EU sobreponha-se ao NÓS, a tendência é haver disparidades.

Quantos inocentes da grande 'massa' foram 'massacrados' ate que o 'sistema' percebesse que (muita vez) está dentre os seus os culpados?

Empolgar-se demasiadamente com aplausos, corre-se o risco de, quando da falta deles, ter-mo a saúde afetada.

Antes de nos lamentar-mo sejam quais sejam as situações, olhemos à nossa volta. Constataremos que não são poucos os que gostariam de está em nosso lugar.

Pensar no bem, desejar o bem, agir no bem; eis uma fórmula eficaz de espargir energias confortadoras através do vento.

Jesus Cristo, nos Ensinou não apenas com palavras, mas Exemplificando com atitudes de Amor incondicional ao próximo. Busquemos, em toda e qualquer situação, a Essência de Deus no nosso íntimo. Seja quais sejam os dilemas à nossa frente, os transporemos.

Quem disser que felicidade depende de posições na sociedade, engana-se. Vi um gari dançando com sua vassoura, que mais parecia, está vivendo no paraíso.

A vida, em si, não deixa de ser um grande desafio. Os objetivos, porém, são individuais. Uns almejam sucesso; outros, paz de espírito.

Sonhar 'grande'. Tive minha fase nesse sentido. Até que compreendi, que, meus sonhos não passavam de simples utopias.

Ao longo dos mais de meio século vividos aqui na Terra, corri atrás - e muito - de prosperidade material. Demorou, mas entendi que, tudo aqui é efêmero.

Estive, por muito tempo, frustrado por não ousar externar o meu pensar. Até que decidi, sem me importar se estou ou não, remando contra a maré.

Diz o poeta que "o passado é uma roupa que não nos serve mais". Sou fã do Belchior, mas discordo; serve-nos de lições.

Não é raro, nos melindrar-mo com atitudes descabidas de alguém do nosso convívio. Jesus Cristo conhecia o íntimo de Pedro, e, não o excluiu do seu convívio.

Somos, todos, autores das nossas próprias histórias. E, é gratificante reler-mo o nosso passado, e, não ter-mo vergonha de nenhum capítulo.

Entre teoria e prática, quanta diferença! Muita vez, conhecemos pormenorizadamente os caminhos e preferimos as veredas.

É deveras impossível, se dizer plenamente feliz, em sabendo-se que muitos têm como assídua a infelicidade em seus viveres.

Buscar a qualquer custo os aplausos do mundo, é, de certa forma, abdicar da oportunidade que nos é dada, de evoluir em moralidade.

Está escrito: "Não acumuleis tesouros os quais as traças e a ferrugem hão de comer". Os verdadeiros tesouros, são, as boas obras visando o bem comum.

Em tratando-se de bens materiais, é errôneo dizer-se isto é meu; somos todos, na verdade, usufrutuários temporários.

Se as cores do 'meu mundo' estão - temporariamente - foscas, se puder contribuir para que o 'seu mundo' seja m u l t cor, o farei.

Há quem numa gota d'água veja apenas tempestades. Mas, há também, quem das tempestades, vejam gotas d'água m u l t cores e possibilidades de renovação.

Sempre que o EU sobreponha-se ao NÓS, a tendência, é haver disparidades.

Filosofar é fácil, se ao menos perspectiva-se um amanhã esperançoso; vai convencer quem não consegue vislumbrar sequer uma luz n fim do túnel que o amanhã será m u l t colorido!

No dizer de Augusto C u r y, "quem aprende com os próprios erros é inteligente; quem aprende com os erros dos outros é sábio".

Muita vez, nos melindramos em função de uma simples frase mal interpretada. pensar alguns segundos antes de revidar, nos traria benefícios i m e d i v e i s.

Não é raro em aglomerações, surjam desentendimentos; o diálogo franco, é o mais indicado para o entendimento mútuo.

Quando pedimos algo a Deus e não somos atendidos, é porque Ele só nos concede, se for para o nosso bem.

A prece - mesmo silenciosa - é a forma mais eficaz de entrarmos em contacto com a espiritualidade superior.

Sempre que algum dilema nos aflija, tentemos um diálogo com Deus, e Ele, certamente nos Indicará soluções para tais.

Atitudes impensadas, muita vez, trás-nos transtornos. Sejamos pois, cautelosos em nossas decisões rotineiras.

Se nos espelhasse-mo em muitas pessoas - mesmo simples - mais de almas nobres, certamente nosso egoísmo seria menos evidente.

Viver transparentemente, pode nos trazer transtornos imensos. porém, valerá apena se, optamos em contribuir para um Mundo melhor.

Partilhar com outrem idéias e conhecimentos desinteressadamente, deveria ser, regra, e não exeção no combate ao egoísmo.

Quem já observou com atenção o comportamento dos animais na natureza, deve ter percebido que, não há egoísmo entre os da mesma espécie.

As guerras, a corrupção, o egoísmo, entre outros do gênero, são resquícios de um passado longínquo ainda enraizados no 'd n a' do ser humano.

Considerando os avanços científicos e tecnológicos na Terra, se também em moralidade houvesse tamanho avanço, haveria mais fraternidade.

Paciência: usemo-la sempre que necessário for.

Todos almejam a paz. Todavia, no nosso agir cotidiano; contribuímos para que seja a paz realidade a partir de nós mesmos?

Se não o principal, porém um dos; da maioria das mazelas do Mundo, tem nome: egoísmo. Tentemos minimizar o nosso. Já terá sido um avanço.

Não importa quão difíceis estejam sendo os "meus" dias. Tal qual uma chuva torrencial, sei que também passarão.

Pelo agir da criança, o Mundo para ela, é como se fosse o verdadeiro paraíso.

Não importa se 99% do "seu" mundo pense diferente do seu pensar: se está convicto no que acredita, revolucione.

Ao acordar; você tem o hábito de pré-definir quais as cores que pretenda dá ao "seu" dia hoje? Tentemos dar-lhe as cores da alegria, para nós e para outrem.

1 Quando pensamos chegar ao limite e falta-nos forcas para prosseguir, observemos as árvores no outono; desfolham-se para rejuvenescerem.

O mercantilismo exacerbado, forma como que redomas de vidro, (embaçados) separando (d e s a b e r c e b i d a m e n t e) 'puros' dos 'indesejáveis'.

A humanidade avança em conhecimento, ciência e tecnologia como nunca antes, e distância-se da essência do SER a passos largos.

Muita vez, questionar é preciso. Que seria da humanidade, não fosse Isaac Newton, A l b e t H e i n s t e i n, Marx, Freud, T h o m a z Edison, Galileu, Santos Dumont e tantos outros?

Não importa que alguém diga "quão difíceis estejam sendo os 'meus' dias"; tal qual uma chuva torrencial, saiba que "também passarão".

Pelo "agir da criança" o Mundo para ela, é tal qual fosse o verdadeiro paraíso.

Problemas? Compare-os com os de alguém num leito de hospital a "espera de um transplante de órgãos e constatará que os seus são minúsculos.

Muita vez nos estressamos, por algo desagradável que imaginamos vá acontecer. Todavia, a vida se encarrega de evitá-los sem que percebamos.

Não é difícil ouvir: "o mal alastra-se sobre a face da Terra". Porém, se prestarmos atenção, perceberemos que o bem é infinitamente maior.

A frase "o tempo é o senhor da razão" faz sentido. Quanta vez tiramos conclusões precipitadas, com o tempo, entendemos os equívocos que cometemos.

Quando alguém se submete a solicitar auxílio, não deixa de ser humilhante. Sermos despiedosos, agrava tal humilhação. Pensemos nisso.

Alguém que se aproxima solicitando-nos uma ajuda qualquer, se o faz de má fé, prestará contas. Atendamo-lo e teremos feito a nossa parte.

Quando eu não tinha a visão de Mundo que tenho hoje, era extremamente pessimista. Aprendi, que a "evolução apesar de lenta, é fato.

Se não o principal; porém um dos principais responsáveis pela maioria das mazelas no Mundo, tem nome: egoísmo. Tentemos minimizar o nosso. Já terá sido um avanço considerável.