Do Livro de Metáforas da pagina 21 à 30

"Deus nos concede uma nova página no livro do tempo a cada dia. Aquilo que colocarmos nela corre por nossa conta". Chico Xavier.

O Divino Mestre Jesus viveu intensamente a primeira Lei da qualidade de vida: o AMOR. Imitemo-Lo.

Não sejamos rígidos demais com os que cometem erros. Jesus, viveu entre os 'errantes' e os "ensinou a viver a Lei do AMOR Servir, traz-nos um 'risco' eminente de que, tudo que fizermos em prol de outrem, retornará em forma de benefícios na hora certa. Pense nisso.

A Todos nós é "Dado" o livre arbítrio; podemos escolher, que rumos devemos dar ao nosso viver n Terra. Porém, não abusemos dessa Dádiva.

"A caridade de forma explicita, é importante. Todavia, a caridade "camuflada" tem incalculáveis vezes mais eficácia. Pensemos nisso.

Se alguém te censures por fazeres o bem a outrem que aparentemente não merece, não dê importância. Fizestes a tua parte.

Por nada, deixe melindrar-se ante a hostilidades; quem lhe é hostil sem motivo aparente, certamente, tem razão de ser.

Ante aos que se dizem teus inimigos sem que tenhas dado motivo para tal, segue a orientação de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei".

Estais com algum problema e temes ser insolúvel? Não te desesperes; seja quais forem, "isso também passará".

Não são poucos, os que alardeiam que querem mudar o Mundo pra melhor. E isso é ótimo. Se você está entre tais, Faça a sua parte. Já é um grande passo.

Não nos furtemos de fazer o bem, sempre que nos surjam oportunidades para tal. Assim, outros tendem a nos "imitar.

Dificuldades de convivência com familiares e ou companheiros? Eleva o pensamento ao Alto e agradece pela oportunidade que te é dada de reparares equívocos do passado.

Quando sentires que alguém "destila ódio sobre ti através do olhar", devolve-lhe amor através da prece silenciosa.

Há 'religiosos' que - só pelo fato de não comungarmos com seus "ideais" -se pudessem, nos "devorariam com seus olhares". Cumprimentemos-lhes sempre com um sorriso.

Se ontem algo não deu certo, esqueçamos; é passado. O Sol há de brilhar, aquecendo nossos corações e fornecendo-nos energias renovadoras.

Errar, é inerente ao ser humano. Tentar corrigir os erros, e errar menos, é buscar conquistas interiores adormecidas. Diz Wanderley Soares que "o auto descobrimento exige uma nova ética nas relações consigo e com a vida".

Uma semana na Terra é composta de 10.080 minutos - lí em algum livro -. Quantos minutos por semana dedicamos ao mais importante que é o nosso melhoramento interior?

Como foi o "seu" dia hoje? Meta pautada atingida? Objetivos alcançados? Cuidou bem da sua aparência? Foi bem sucedido nos negócios, no meio social? Muito bem. E quanto ao seu EU interior?

Não me importo se estou caminhando sobre espinhos, se estou convicto que estou no caminho certo.

Antes de julgar outrem, coloquemo-nos no lugar dele, e sintamos seus dilemas. Certamente, seremos menos impetuosos.

Nos equivocamos, quando nos dizemos generosos e pacientes. Todavia, basta alguém nos contrariar, para que deixemos externar o nosso verdadeiro EU.

Seja qual seja a posição que alguém ocupe na dita sociedade, ninguém está imune dificuldades ocasionais. A diferença está, em saber lidar com elas.

É preferível constatar que todos sorriem enquanto você chora, do que o inverso; Você não teria meios de enxugar as lágrimas de multidões; e basta um só para enxugar as suas lágrimas.

Assim como a atenção do padeiro no preparo da massa para fazer o pão assegura-lhe o emprego, nossas boas ações a outrem, atrai-nos a afeição dos bons espíritos

Basta olhar ao nosso redor, para constatarmos: o bem é infinitamente maior; mas não da 'ibope' alardeá-lo.

Não são poucos, os que 'sobrevivem', tendo como primazia, serem caçadores das fraquezas de outrem, para alardear.

Ao ver alguém perambulando sem rumo, sem perspectiva de encontrar um cantinho para pernoitar, indague-se: e se fosse você no lugar dele?

Tal qual a flor cede o néctar pra abelha, que o transforma em mel e o homem o consome sem pagar-lhe por tal, assim seja a palavra.

Filosofar faz pouco sentido, se não se cai na graça da super classe que manda no Mundo. Sem visibilidade, sucumbe grandes idéias.

Descartes, filosofo/pensador francês, viveu pouco neste Orbe: (1596-1650) mas deixou um legado extraordinário para a humanidade.

Se você tem em mente alguma iddia de como melhorar o Mundo - mesmo que pareça utopia - tente já. Mas tarde, pode ser tarde demais.

A ganância, muita vez, conduz a situações irreparáveis; ocupar por exemplo vários 'espaços', subtrai oportunidades à outrem. Pensemos nisso

Foi gracas a 'loucura/ousadia' de Santos Dumont, que surgiu o avião, a concretizar o sonho de homem de voar e 'encurtar' distâncias.

Quero ver o homem fazer algo semelhante: Sol a 'pino', quando de repente, para onde se olha, uma garoa fininha 'fecha' o horizonte.

I n t r o s p e c t i v e-se vez em quando. Viagem no seu eu intimo. Só assim, entenderá pelo menos um pouco, do mundo circundante.

Tem uma ideia 'mirabolante' - visando melhorar o Mundo - em mente, tente; se de certo, deu; se não, você ao menos tentou.

Fixar-se no amanhã a pensar o hoje, é certeza de lamentar-se o ontem não vivido. Priorizar o bem pode ser difícil mas a paz de consciência compensa.

Uma 'formula' eficaz de se conservar a paz, é controlando nossos próprios impulsos, quando formos provocados.

Aqui na Terra, tudo é cíclico e ar de passar. Que cada 'tombo' ontem, nos sirva de lições para nos corrigirmos hoje, amanhã...

Na vida, contra-tempos que acontecem conosco, deveria servir-nos de alerta, para olharmos mais os percalços que acontecem a outrem.

A cada dificuldade que nos incomode, recordemos que, ja passamos por outras e superamos. Tudo é questão de tempo. há de passar.

Se antes que se tenha quaisquer atitudes intempestivas contra outrem; pensasse-mo se fosse o inverso, desistiria-mo de tais.

Se nessa existência não alcancei as metas almejadas, deixo escrito meus erros; quem sabe assim, sirva ao menos de 'espelho'.

A motivação constitui-se num dos elementos centrais, quanto aos resultados. Em qualquer iniciativa, esta motivado é o 'segredo' para o êxito pretendido.

Toda e qualquer ação verdadeiramente capaz de gerar mudanças, se radical, será vista como utopia ou loucura por conservadores.

Ao longo da história, todas as grandes idéias, a princípio, foram vistas como loucuras, se, se contra-punha a lógica.

Sabe-se que muita vez a logica é falha. Todavia, dificilmente reconhece-se como verdadeiro, o que vem de encontro a conceitos e preceitos pré-estabelecidos.

Bradar aos 'quatro cantos' por ética e moralidade é necessário, mesmo que, pareca estar-se semeando em solo infértil.

No dizer de Falcão - na idade média - "O ser humano a tudo se adapta". Tomara, o povo brasileiro, não se adapte a viver indiferente a corrupção.

Assim como toda ação gera uma reação, um ato impensado pode gerar consequências inimagináveis na nossa vida e na dos outros.

Dinheiro e poder, pode proporcionar conforto e satisfação a curto prazo. Mas, pode também, gerar consequências desagradáveis.

Preste atenção no esforço de uma formiguinha pra conduzir inúmeras vezes o seu peso, até sua 'casa' e reflita sobre.

Há mais coisas erradas tidas como certas ou mais coisas certas tidas como erradas? O 'Sistema tolher' um trabalho digno; certo ou errado? Pensem nisso, senhores e senhoras do "Comando"!

Ser do contra quando necessário seja, a favor, quando em defesa do que seja necessário.

Se as pessoas praticassem o bem ao menos uma terça parte do quanto teorizam, o Mundo, seria quase um paraíso.

A omissão, além de ser uma forma implícita de covardia, muita vez, corrobora com o massacre de muitos indefesos.

Não fosse a ganancia de alguns quanto quanto mais têm mais querem, por certo, haveria bem menos disparidades.

O desdém da sociedade com relação a quem esteja alguns 'degraus abaixo' é um dos pilares da marginalidade.

Calar ante a injustiças e ou vilipêndio de qualquer natureza, é corroborar - ser co-participante de tais.

A totalidade do ser, encontra-se na parceria com o semelhante e não na busca frenética pelo 'pódio', sempre deixando o outro em segundo plano.

Individualidade, pressupõe diferenciações. O fato de eu discordar do seu pensar, não quer dizer que deva excluí-lo do meu 'caminho'.

A vida não resume-se em meros momentos. Todavia, há, em meros momentos, resumos memoráveis em muitas vidas.

Ousar faz parte de quem sonha acordado. Por certo no futuro há de ser lembrado. Mas que no presente, tende a ser esquecido. Pouco importa. Façamos o bem sempre.

Fuja do 'convencional' e seja mais um no roll dos 'descartáveis'; faça-se necessário.

Somos - os humanos - os seres mais inteligentes do Planeta. Todavia, apesar de sermos racionais, o instinto ainda prevalece e 'fala' alto!

"Nada como um dia atrás do outro". Tudo. Absolutamente tudo que você fizer a outrem, chegará o dia, em que pagará na mesma moeda.

Problemas? A melhor 'fórmula' de solucioná-los, é: pensar no bem, desejar o bem, agir no bem. O Cosmo conspirará em nosso favor.

Persistência e otimismo, talvez sejam, os pilares fundamentais para o êxito. Todavia, é mui difícil, 'navegar contra a maré".

Faz tempo que não via o SOL se esconder vermelho e 'GORDO' num final de tarde. Só faltou o canto da acauã, para parecer está no sertão. Relembrei, com o por do Sol, o "amanhã eu vou" - canto fanhoso do bacurau. Bons tempos aqueles!

Sejam quais sejam os 'dilemas' que tenhamos que enfrentar cotidianamente, refletir antes de qualquer atitude, evitará agrava-los em qualquer situação.

Tivesse eu ter evitado o 'pavio curto' na maioria das situações, com certeza, teria acertado mais do que errado ao longo da vida.

Pensar pode; desde que, você pense apenas para 'consumo'. Pensar e explicitar, corre-se o risco de ser, no minimo, inconsequente.

Tente nunca pegar 'pesos' que sejam além das suas 'forças' e certamente, evitará muitos problemas no futuro.

Talvez a melhor 'fórmula' de se errar menos ao longo da vida, seja espelhar-se nos erros dos outros e tentar errar menos.

É salutar que se busque sempre: bem-estar, conforto, prosperidade, e sobretudo saúde e paz. Todavia, sem jamais, prejudicar outrem.

Metáfora: Criança, é sempre criança; seja nascida em 'berço de ouro' - de família abastada - seja nascida na favela, na palafita!!!

Lá pelos idos dos anos 80, Renato Russo perguntava em uma canção: "Que Pais é esse"? O século já é outro; e, corrupção, escândalos, assaltos, estupros, crianças usando drogas, cheirando cola, desigualdade; ricos cada vez mais ricos, pobres cada vez mais sem oportunidades de sobrevivência.

Ouvi sobre uma senhora - idosa - que foi presa por ter furtado alimentos para saciar a fome dos seus netinhos e me perguntei: o Estado não seria o maior culpado?

A indiferença da sociedade com os desprovidos do necessário, impulsiona as disparidades entre seres que se dizem racionais.

Quando não há mais esperança, a tendência, é os instintos suprimirem a razão. Oportunidades: fórmula eficaz no combate a violência.

Contrarie a "tese de Rui Barbosa". Não "duvide da honra". Não "tenha vergonha de ser honesto". Não alimente a corrupção!

Quando ver alguém revirando latões de lixo em busca de restos de comida, saiba que você poderia ter evitado, se denunciado corruptos.

Saber que alguém desvia dinheiro público e calar, é ser co-participante do massacre de velhos e crianças que dele dependem para sobrevivência.

Perspective o amanhã, sempre mais positivo do que conseguiu realizar hoje. Pensar positivamente, é o primeiro passo rumo ao êxito.

O homem 'moderno' não mede as consequências na busca dos seus ideais. Noutros tempos, respeitava-se mais o semelhante. Muita vez, atropela seu amigo, seu irmão, pai, mãe, Enfim, quem quer que seja. Importa tão somente, seus objetivos.

Que você não pode salvar a humanidade, é fato inconteste. Porém, cada ação praticada visando o bem de outrem, torna o Mundo mais humanizado.

Não questiono os méritos, e sim, as disparidades. Se celebridades, a complacência da mídia. Se desprovidos da sorte, a dureza das palavras.

Ajudar o próximo é absolutamente recomendável. Mas, é fundamental, que este, esteja decidido a auto-ajudar-se.

Pouco importa se o dia amanheceu nublado e chuvoso, contrariando seus planos para hoje. Para o agricultor, chuva é essencial para uma colheita farta, também, em seu favor.

Uma das principais 'recompensas' por acumular bens sobre bens, é viver com medo até da própria sombra.

Muitos suicídios seriam evitados, se ousássemos interpelar outrem, percebendo-o distante, mesmo estando frente-afrente conosco.

Ao ver alguém cabisbaixo aparentando está 'fora do mundo', tente um diálogo; um simples olá, poderá 'trazê-lo de volta'.

Felicidade: para uns, mansões, viagens, carrões, cruzeiros marítimos. Para outros, saúde, um teto, um trabalho, comida na mesa.

Não se martirize, se não se sente plenamente feliz. Afinal, a Terra, tá longe de ser um P a r a i s o.

Muita vez, é preciso ser um pouco inconsequente e ousado, quando se objetiva atingir uma meta, visando o bem comum.

U t o p i a r i z a r, é contrariar a marcha dominante, quando tal, consideramos ineficaz ao progresso da humanidade.

Os sonhos, as vezes falham. Mas nem por isso devemos desistir de continuar sonhando. O Cosmo se encarregará de contribuir para Concretiza-los.

Por mais que nos imaginemos incapazes, sempre temos alguma potencialidade, que nos falta tão somente, exercitá-la.

A Natureza produz abundantemente para todos. A ganância de alguns, provoca a escacez para muitos. Já pensou nisso?

Não se furte em fazer um favor a quem quer que seja. Por certo, um dia, você recorrerá a alguém, também, precisando que lhe preste favores.

Seres são Enviados à Terra, para ajudar a melhorar o Mundo. Uns conseguem. Tipo Lula, Irmã Dulce, Chico Xavier, Madre Tereza de Calcutá, E i n s t e i n, Bill Gates, João Paulo II, dentre tantos outros. Os que não tiveram acesso as "ferramentas" para tal, persistam no esfôrço, que por certo, hão de ter novas oportunidades.

Perseverar: o segredo da vitoria. Veja a lagarta, que faz seu casulo, se tranca dentro, quando sai, é uma linda borboleta.

Maior que a pobreza da falta de alimentos, da precariedade do vestir, é a pobreza da alma, quando menospreza-se o semelhante.

Vale mais a satisfação de se ter paz de espírito, do que a de ter contas bancárias rechonchudas.

Dinheiro: uns torturam-se em excesso - medo de perdê-lo. Outros padecem por não tê-lo - falta-lhes o necessário.

Pense. Mas pense pra você. Pois externar o seu pensar, é 'bater de frente' com os que preferem que você seja 'bitolado'.

Quem pensa , não interessa ao 'Sistema' tampouco a sociedade hipócrita, e excludente. "quem pensa, pensa melhor calado" como disse Raul Seixas.

Prefiro ser 'anormal' a compactuar com a hipocrisia de muitos 'normais' que destroem sonhos de quem se opõe a irracionalidade do 'Sistema'.

Não vejo como racional, um ser humano que menospreza seu semelhante, por sentir-se está alguns 'degraus acima'.

Ansiedade, só serve de tormento. Afinal, temos que esperar a longa noite de escuridão, para poder ver o nascer do Sol ao amanhecer.

Para poder-se admirar o brilho das estrelas e a majestosidade do luar, tem-se que esperar o crepúsculo passar.

Esperar - e torcer - para que o tempo seja generoso conosco, é a unica coisa que podemos fazer. De nada vale adiantar o relógio.

No contexto de sociedade, para ser 'normal' muita vez tem-se que ocultar-se a 'loucura' e co-existir ao invés do viver literalmente.

Ser líder, é estabelecer uma relação de dialogo e confiança em grupo e pensar no sucesso da equipe como um todo.

Corrupção: talvez, das atitudes mais execráveis no homem.

Me morri faz tempo por opção - mas nem tanto - desde que abdiquei do que necessito - e há em abundância - mas a 's o c y t e' hipócrita disfarça seus escrúpulos.

A competição é necessária, pois é inerente ao instinto animal. Todavia, o respeito ao adversário, é fundamental.

Não acomode-se em ser plateia; faça seu palco. Divida seu pensar com outrem, pois, de que adianta boas idéias guardadas no íntimo se não compartilhadas?

Mesmo quando o mundo nos pareça conspirar contra nós, as forcas do bem são mais fortes e conspiram em nosso favor.

Se você tem sonhos e não tem 'ferramentas' capazes de os realizar, compartilhe-os. Se outrem o fizer, você, Intimamente terá contribuído para um Mundo melhor.

Mesmo que nos pareça o mal ser o foco de outrem em propagá-lo, disseminemos o bem. O Cosmo será sempre nosso aliado.

Quando se tem por hábito observar mais o lado negativo de outrem, a tendência é, atrair para o convívio, pessoas de mentes negativas.

Longe de ser moralista: porém entendo que, um povo que classifica pornografia como cultura, é, no mínimo, inconsequente.

Não foi possível realizar o programado para hoje? Sem problemas; reprograme-se para amanhã, substituindo o será que conseguirei, pelo eu vou conseguir!

Reclamar por está passando por alguma dificuldade, não vai soluciona-los. Peça ajuda ao Alto. Mas também, faça a sua parte e a Natureza conspirara a seu favor.

Esforce-se para não permitir que a depressão ocupe espaço no seu EU interior, para não formar um campo energético desfavorável.

Elogiar as qualidades de outrem, é sempre salutar. Muita vez, este alguém está necessitando de um simples incentivo para seguir em frente.

Se algo que você pensou ser bom acabou antes mesmo de começar, não fique triste. O seu 'escudo Cósmico' se encarregou de fazê-lo para o seu próprio bem.

Nesta época de frio intenso, quem oferta um agasalho a alguém que pernoita ao relento, aquece a própria alma.

Dois dos principais obstáculos a serem superados, são a ganancia e o egoísmo. Os demais, derivam de tais.

O homem precisa conscientizar-se de que neste Orbe, estamos todos de passagem. A Natureza é generosa; a ganância grande obstáculo.

A Nação mais poderosa do Planeta, precisa parar de financiar guerras. Contra-senso: há verbas para guerras e falta para pagar os próprios títulos da dívida pública.

Há de se banir a corrupção do Planeta. Enquanto corruptos e corruptores não forem punidos exemplarmente, paz, será mera utopia.

Amizade deve deixar de ser algo superficial e voltar a ser como dantes: amizades eram absolutamente verdadeiras sem meios termos.

Banir da vida pública calhordas que fazem dos cargos e ou mandatos outorgados pela 'massa' fontes de e n r e q u e c i m e n t os i l i c i t o s, é fundamental para se resgatar a dignidade em 'cheque'.

Nem tudo que nos fascina nos convém. Muita vez, o que nos parece um pomar f r u t i f o r o, é na verdade um deserto árido.

Semear o bem, é certeza de mais tempo menos tempo, saibamos que em algum lugar, alguém colherá os frutos da nossa semeadura.

Reciprocidade deve ser a palavra de ordem. Fazer aos outros, estritamente, o que gostaríamos que os outros nos façam.

É preciso que não queiramos levar vantagem em tudo; pois como nós, o outro também busca o seu lugar ao Sol.

É preciso que ouçamos o grito agudo - mesmo que silencioso - que corta as madrugas frias dos que pernoitam nas ruas por não terem um teto.

É preciso reduzir o corre-corre na busca frenética pelo TER e entender que o SER deve ser priorizado seja qual seja a situação.

É preciso abraçar sem preconceito, aprender a ver no outro, refletida a nossa própria imagem.

Necessário se faz que sejamos coerentes com o dizer e o fazer, quando em questão, seja o item solidariedade.

Ao acordar, elevemos o pensamento ao Alto em forma de prece, agradecendo a Deus as Dádivas que recebemos e pedindo que Jesus Seja sempre nosso Modelo e Guia e Ilumine a mente do nosso próximo a fazer o mesmo. Que tenhamos sempre mais a agradecer do que a pedir.

Semear o bem, é certeza de mais tempo menos tempo, saibamos que em algum lugar, alguém colherá os frutos da nossa semeadura.

Competição desmedida por 'espaço' seja qual seja a atividade que se exerça, precisa, no minimo, ser menos exacerbada.

Mesmo que nos consideremos diferentes, tentemos ver no outro mais as qualidades do que os defeitos, pois também os temos.

Reciprocidade deve ser a palavra de ordem. Fazer aos outros, estritamente, o que gostaríamos que os outros nos façam.

A PAZ, se constrói com pequenos gestos, quando não se pensa pequeno; ou seja: compreender, que se busco o melhor pra mim, o outro, idem para ele.

"Nós não temos como mudar os outros, mas podemos escolher não entrar na maldade deles". Zíbia G a s p a r e t t o.

Como o respirar da criança ante a poluição do ar; ante possibilidade de infernos sob o guante do inferno das explosões atômicas - através de aviões tele-guiados por controle remoto invisíveis aos radares; o que será deste Planeta no futuro?

Muita vez, a omissão de alguns, interfere - e corrobora - para que outros sejam prejudicados em seus direitos fundamentais. Cidadania já!

Felicidade plena: invenção de algum filósofo (inteligentíssimo) que conseguiu fazer com que todo mundo acreditasse que tal existisse.

Discernir entre razão e emoção, é algo de complexidade i n i n t e n d i v e l. Muita vez, um rude camponês consegue fazê-lo e um grande filósofo, não o consegue.

Sejamos cautelosos em não desprezar a ninguém. Ainda que vivamos cem anos, é um piscar de olhos ante a eternidade. E poderemos precisar de ajuda desse alguém do "outro lado".

Paz: todos a almejam; poucos fazem a sua parte para torná-la realidade perene.