Do Livro de Metáforas da pagina 11 à 20

Todos; absolutamente todos, passamos por períodos de turbulências na vida. Buscar discernimento para transpô-los, eis o segredo que faz a diferença.

Tenho o direito de discordar de suas atitudes convenientistas; todavia, são resultado de suas escolhas, e, tenho o dever de respeitá-las.

Sempre que alguém lhe despreza veementemente sem que haja algum motivo relevante para tal, é este alguém, em seu íntimo, um seu admirador.

Mesmo que em perdas materiais por ser obstinado defensor da paz - até em situações incompreendidas por outrem, acredito, esteja no rumo certo.

"Os males não cessarão para os humanos, antes que autênticos pensadores e filósofos cheguem ao poder...". Platão

E U T I F R O N: "Faz-me rir tu acreditares que se deva distinguir um estranho de um parente no que diz respeito a vítima e que não julgues sobre-por um a outro".

"É necessário as vezes seguir opiniões, que sabemos serem muito incertas, tal como se fossem indubitáveis". R e n e Descartes. fato inequívoco!

A ganância de poucos é talvez, dos principais fatores para que muitos, sobrevivam de migalhas.

Deixar-se regular por modelos fixos sem contestar - mesmo quando discordando - unicamente no intuito de garantir um "lugar ao sol" não deixa de ser um gesto de covardia.

Degolam-se cabeças, simplesmente porque estas distam um milímetro que seja, de discursos literais que denominam de verdades.

Se o homem não acreditasse que para tudo na vida houvesse uma solução, a paz, não passaria de simples utopia.

Inteligências críticas/ reflexivas, são reprimidas, se se contra poe a conceitos nefastos pré-estabelecidos, como que, em voga, uma nova inquisição.

Quando uma voz se levanta - mesmo que no deserto dos desafios - reverbera n'algum lugar se quando faz questionamentos relevantes ante a pseudo-verdades.

Muitos dos que apregoam a paz, são - talvez inconscientemente - dos principais a corroborarem com as guerras.

Relativizar tudo que está posto - qual apartheid social - no item segurança - atende aos reclamos da sociedade, ou animaliza mais e mais o homem?

Será que os atuais modelos de formação dos nossos jovens - condutores do futuro - atendem padrões que contemplem todas as camadas sociais?

O quanto mais se tem mais se quer - sabendo-se que neste Orbe estamos apenas de passagem - não seria motivo suficiente para o homem ser menos egoísta?

Por que será que com todo avanço e produção científica e tecnológica o homem não prioriza o evoluir em moralidade?

Ante os modelos inegavelmente equivocados - em alguns pontos - não seria viável se repensar novas temáticas?

É possível pensar outros métodos do homem sem desfazer os que nos foram dado, tão somente, escutando os "alertas" da Natureza.

A omissão dos homens e mulheres de bem, possibilita -e até corrobora - para que agigantem-se a canalhice nos Poderes Constituídos.

Apesar de na Natureza ser o homem o animal mais inteligente, é também, o mais perigoso. Pois seu egoísmo, prevalece sobre o coletivo.

O homem, apesar dos avanços científico/tecnológico, pouco avançou em moralidade, e, é ainda, maior predador da própria espécie.

Na cadeia da vida, os predadores - animais que se alimentam de outras espécies - produzem equilíbrio e melhoria das que lhe servem de alimentos. Quanto ao homem, o Alto se encarrega de fazê-lo.

Manter-se intimamente harmônico quando outros tentam "usurpar-nos a paz" não é fácil. Mas, não é impossível, quando rogamos ao Alto.

É inerente ao ser humano, buscar sempre, viver confortavelmente. Isso é possível - mesmo com o pouco - quando se respeita os direitos dos outros, a também o fazerem.

Bem disse Madre Teresa de Calcutá: "Minha religião é fazer o bem". Ante a religiosidade de teorias, há muitos que se dizem ateus, e em suas atitudes, praticam a fraternidade.

"É graça Divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada. Mas graça das graças, é não desistir nunca". Dom Élder Câmara.

Quando e s c a c e i a m os recursos amoedados, e s c a c e i a m os amigos. Porém, não nos demos por vencidos. P e r c e v e r a r, é o grande segredo de se angariar vitórias inimagináveis.

Ousar construir uma visão nova como pensador livre - virando as costas para o que está posto - é ser jardineiro de suas próprias convicções.

A verdade, na verdade, pode ter dupla face. A minha verdade, raramente coincide com a sua verdade.

No interior de uma montanha sempre há um tempo profundo. Aparentemente nada se mexe. Mas, tudo lá se transforma. Ousemos explicitar o que há em nosso EU íntimo.

Mesmo que em dificuldades, esparjamos o bem. O Cosmo, certamente, fará com que alcance dimensões outras, e retorne na medida certa que necessitemos.

"Reúne as tuas forças do bem na amplitude da tua voz e dirigi-a aos outros, sem que a tua consciência em Cristo te condene.

Quem fala contigo é um servo de Jesus, ainda com muita necessidade de aprender a falar melhor". M i r a m e z

Muita gente - ainda - dorme ao relento. Participe da Campanha do Agasalho Simples assim confira e faça a sua parte.

"Todas as nossas palavras são inúteis se não brotam do fundo do coração". Madre Teresa de Calcutá.

Pelos nossos sonhos, por acreditar-mo que podemos ser aquela 'gotinha d'água que falta ao Oceano' podemos ser velhos aos vinte anos ou jovens aos noventa ou mais.

Os sonhos, as vezes falham. Mas nem por isso devemos desistir de continuar sonhando. e alardeando. O cosmo se encarregará de retransmitir-los a outrem.

Se olharmos o brilho fascinante da Lua e desejarmos ser tal qual, lembremo-nos: uma simples nuvem ofusca seu brilho. Contentemos-nos com o que somos.

Pouco importa quão longa seja a caminhada. Sem que demos o primeiro passo, jamais chegaremos a destino algum.

Por mais que nos imaginemos incapazes, sempre temos alguma potencialidade, que nos falta tão somente, exercitá-la.

Se nos maravilhamos com o brilho de uma estrela que morreu há milhares de anos, deduzamos que nós, minúsculas poeirinhas cósmica em comparação ao Universo, temos nossa importância para o Criador.

Nem sempre os mais velozes conseguem alcançar o pódio. porém, com estratégias bem elaboradas, podemos contrariar a lógica.

Que me importa se alguns consideram-me utopista? Não são poucos ao longo da História que foram considerados utopistas e até loucos, e, deixaram seus legados.

"A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporcione apenas os vossos cuidados, e sim, o vosso coração". Madre teresa de Calcutá.

Perder o sono porque tenho problemas: insensatez. Quantos os têm, muita vez, maiores do que os meus?

"A necessidade sempre foi mãe da audácia" - disse Shakespeare. Sejamos pois, audaciosos na inovação, insistindo no item solidariedade.

A grandeza do homem não consiste em tão somente angariar aplausos, e sim, em merecê-los.

Muita vez, levantar a voz e questionar, se faz necessário, sob pena de assemelhar-nos aos animais de rebanho.

Ante a pressupostos de pseudos-verdades absolutas, questionar não é ser insano, e sim, propôr outras vias de acesso ao mundo real.

Dá asas a imaginação e permitir-se manipular e aceitar que no interior da montanha não haja profundos segredos, é aproximar-se da i m b e c i b i l i d a d e.

Uma verdade boa, é aquela que sugere, e, permite que imaginemos que não há verdade absoluta.

Todas as nossas convicções escoariam pelo ralo da pias se aceitasse sem questionar e ou levantar a voz, o que consideramos inaceitável.

Contra-pôr-se a convicções meramente feudais, muita vez se faz necessário, sob pena de compactuar com instintos que suprimam a razão.

Abdicar da condição ontológica do homem de ser livre, é assemelhar-se a animais de rebanho.

U t o p i a r i z a r, é contrariar a marcha dominante, quando tal, consideramos ineficaz ao progresso humanitário.

A condição contingencial de ser paradigmático frente ao fluxo das circunstâncias, é escupir um futuro de sonhos realizáveis.

O popular, é viver-se a serviço do medíocre. Porém, é acovardar-se e abdicar da própria liberdade de expressão

Propôr novos conceitos, é entender que sempre há um imenso "oceano" a explorar, visando o bem comum.

Terremotos, tufões, tsunamis, furacões, enchentes, enfim: a Natureza em fúria. E Mundo afora, impera o egoísmo. exemplo disso, é assistir perplexo, "oficializar-se emprego duplo - Institucional' - para perseguir trabalhadores informais.

Quanto mais barreiras se nos apresentem quando acreditamos que estamos no rumo certo, mais entusiasmo, nos impulsiona a perseguir nossos sonhos.

O preço que se paga por pensar além do nosso tempo, é sempre elevado. Mas, estimulante.

O Mundo não "acabou dia 21/12/12 último conforme foi alardeado" mas não deve ser descartada tal possibilidade, haja-visto a insaciável ganância do homem.

Espiritualizar-se - ou tentar tal - é talvez o único meio de se suportar heroicamente, algumas situações absolutamente descabidas.

A ganância denominada de egoísmo, subtrai oportunidades de outrem, impulsionando-lhes para a exclusão, criando obstáculos à paz.

Biblicamente falando, egoísmo e inveja surgiram nos primórdios, quando a serpente induziu Eva a conduzir Adão a pecar, visando se igualar ao Criador.

Alguém disse que "a História, em grande parte, é feita de tragédias que a inveja engendrou". Faz sentido: é - em parte - por tal, que surge o egoísmo.

Se cada vez que percebemos que alguém esbanja felicidade nos alegrássemos, provavelmente, poderíamos ser também contagiados por tal.

O egoísmo está tão arraigado na face da Terra, que alguém que tem um bom emprego não se dá conta, que, quando ocupa mais um espaço em tratando-se de tal, está "tirando oportunidades de outrem, que não tenha nenhum, aumentando a exclusão.

Jamais lamentemos por termos afazeres que consideremos demasiados, e sim, agradeçamos a Deus, pois muitos se consideram ociosos.

De tudo que fazemos na vida, o que nos proporciona maior satisfação, é o bem que tenhamos oportunidades de fazê-lo.

Mesmo que pareça está "pregando no deserto" difundamos o bem que certamente o Cosmo se encarregará de "espargir-lo".

Pouco importa o quanto alguém se "sinta poderoso". Um galho da plantinha mais frágil que houver, pode ser mais forte que ele, se assim Deus o Quiser.

Os "travestidos de religiosidade" que se "utilizam de tal para "camuflarem seus interesses não tão nobres" são os menos confiáveis.

Quando o orvalho congela, morrem as flores; porém as sementes, no pós tempo i n o s p i d o, certamente, germinarão. Por que desesperar com uma "nuvem" mais densa?

Pouca coisa é tão humilhante quanto a humilhação. Se temos como interferir na vida de alguém, façamos-lo visando o bem, que certamente - mesmo que demore - retornará - acredito. Ou ...

Considerando que a nossa mente tem fôrça incalculável; mentalizar o bem para outrem, transmite-lhes benefícios, ou atai para nós suas mazelas?

"Alardearam que o Mundo acabaria ontem". Como "tal" não aconteceu, aproveitemos doravante, para repartir-mo o nosso s u r p l e f l o, como os que não tenham nem o necessário.

Que me importa se alguns "dizem que sou louco"? Posso ser-lo, mas tenho juízo. E não é pouco!

Não conseguir dormir por conta de outrem que nos prejudica e não tomar uma atitude para não prejudicá-lo; é egoísmo, ou covardia?

O meu EU é tão complexo que nem mesmo eu me entendo: um lado calmaria; outro lado tempestade.

Admitir o obvio talvez possa parecer estupidez; mas faz parte da minha sensatez. Ou insensatez?

Acredito, seja errôneo dizer-se "foi Deus quem Quis quando algo desagradável aconteça. O correto, acredito, seja foi porque Deus "Permitiu".

É a partir de uma simples gotinha, que surge o dilúvio. Como também, é a partir de uma simples fagulha, que surge um incêndio.

Quando algo nos pareça proporcionar vantagens sedutoras, lembremo-nos, que "nem tudo que reluz é ouro" e também, que "quando a esmola é grande o santo desconfia".

Para saciar a fome, um pedaço de pão, um prato de feijão... mas para quem recebe, não há iguaria, que atenue a humilhação.

Se frustração valesse tanto quanto ouro, pobre, seria tão somente força de expressão.

Teorizar o bem comum: solidariedade, fraternidade etc, não basta; entre teoria e prática, a distância é incalculável.

É preferível viver no anonimato e ser coerente entre o dizer e o fazer, a angariar notoriedade e mentir pra si mesmo.

Todo homem que tente talhar um caminho digno sob os princípios éticos-morais, encontrará obstáculos que muita vez, perecem intransponíveis. Todavia, tais obstáculos, são inerentes, numa sociedade materialista, que "prioriza o TER", em detrimento do SER.

Não é pelo fato de nos decepcionar com pessoas, que devemos abdicar de princípios, que entendemos sejam nobres.

Quando dificuldades são constantes; quando tudo que tentamos nos pareça d errado e pensamos em desistir, olhemos à nossa volta e constataremos, que não somos os únicos "privilegiados".

Se ontem não conseguimos, tentemos hoje. Nem tudo na vida são flores. Façamos tal qual os gira-sóis que sempre se movimentam buscando a luz solar.

Regrinha básica para o bem viver em sociedade: se eu puder ajudar, que Deus me Dê oportunidades de fazê-lo. Se eu atrapalhar, que Deus me Dê discernimento de corrigir meus erros.

Teorizar o bem comum; solidariedade, fraternidade e similares, não basta. entre teoria e prática, a distância é incalculável.

Tentar mudar o Mundo pra melhor sozinho, é, deveras utopia. Porém, o pouco que se faça, já terá sido incalculável contribuição para tal.

Sejam quais sejam as situações, ajamos com paciência. se nos deixarmos levar pelo instintos suprimindo a razão, estaremos nos animalizando.

O bem é infinitamente mais abrangente do que o mal. O que falta, é a sua propagação com maior amplitude.

Há ocasiões, que há de se ter paciência inimaginável, para que atitudes que nos pareçam soluções ideais, não nos impulsione a sermos instintivos.

Não esperemos que c a t a s t o f r e s aconteçam, para que então, nos ajudemos mutuamente, pois, sabemos que, prevenir é melhor que remediar.

Ter a coragem de discordar - quando entender seja necessário - mesmo que se opondo ao pensar da maioria, é ser coerente consigo mesmo.

Viver, é manter-se em movimento, sempre buscando concretizar objetivos. Fora disso, é tão somente, sobreviver.

"Para cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo; para ser popular, é preciso ser medíocre". (Oscar W y n e).

Ouvi dizer que numa cidadezinha do interior, havia um garotinho muito curioso, e tudo que tinha na casa de sua família, ele queria usar, mas, sua mãe, precavida, sempre desviava-lhe atenção, com uma resposta básica.

Sempre que ele indagava - mãe por que não posso usar isso?

Ela: "porque é para precisão. Certo dia, a mãe saiu para alguns afazeres e o deixou sozinho em casa. Um indivíduo esperto que já há algum tempo vinha observando o comportamento do menino, ao ver a mãe deixá-lo sozinho em casa, decidiu 'tirar proveito, e, batendo à porta, disse: "vim buscar... relacionou alguns objetos de sua predileção". Ante a situação de certa forma inusitada, o menino indagou: "quem é o senhor"? E ele: "sou precisão". Então, o menino foi buscar os objetos que sua mãe sempre dizia que seria de tal - ou para tal - e entregou-lhes todos ao indivíduo esperto. Moral da história: sempre que tivermos conosco algo que não precisemos e esteja só ocupando espaço, devemos, procurar alguém que de fato esteja precisando de tais, antes que "precisão" bata à nossa porta, e "arrebate-os para si.

Esperança: palavrinha 'mágica' capaz de reerguer os caídos, de impulsionar um povo, de realimentar sonhos. Sonhemos pois, sem restrições.

Esperança sempre; porém, nunca devemos apostar no 'taco' dos outros, pois sempre estaremos vulneráveis a nos 'enganchar'!

O primeiro passo para transformar-mo os sonhos em realidade, é espelharmo-nos nas muitas realidades, que antes, eram tão somente, idéias absurdas.

Imaginemos que nossos sonhos são possíveis, e, já teremos dado um grande passo rumo a vê-los concretizados. Otimismo, é a base do sucesso.

"Como todos os valentes, guerreiros sempre saem com cicatrizes". Recuar momentaneamente, sim. Desistir, jamais.

É a 'Lei da vida', mas não consigo entender: por que uns têm que 'sucumbi para 'sobrevivência' de outros? Criei gado, nunca vendi um animal para o abate.

Não seja ansioso quanto ao amanhã. Foi por tal, que hoje, lamento as chances desperdiçadas por ter tentado 'passar o carro na frente dos bois'

Se não conseguimos realizar o que planejamos para hoje, não nos esmoreçamos. Amanhã, teremos nova oportunidade de tentar novamente

Todo ser humano, tem, no íntimo sua capacidade criativa. Basta, tão somente, não se acomodar ante as dificuldades

Estender os braços a quem 'necessite ajuda' tem o 'efeito b u l m e r a n g u e'. Ao recolhe-los, sentirá que estarão fartos de satisfação em poder ajudar.

Na vida, há cada dia, um novo desafio. Nem sempre o 'caminho' que nos pareça mais em linha reta, nos conduzirá ao destino desejado.

Bem disse São Francisco de Assis: "Dar é melhor do que receber". Sempre que solicitado for a servir, faça-o, mesmo que necessário seja algum esforço.

Toda vez que estendemos os braços a outrem no sentido de ajudar, quando os recolhemos, veem repletos de energias positivas.

Pouca coisa nos proporciona tanta satisfação, do que poder servir quando alguém solicita nossa ajuda.

O sorriso: um gesto simples que nada custa e tem o valor capaz de escancará a alma e torná-la acessível à outrem, sem que cobre-lhe por tal, algum tributo.

O RISO começa a ofuscar o SORRISO, quando as preocupações, mágoas, incompreensões e similares, permeiam a alma até então alheia a tais.

Assim como a prece sincera, tal qual a letra da música fluem do fundo da alma, o sorriso da criança, também emana luz e esperança.

A espontaneidade no sorriso da criança, deve ser porque ainda não foi contaminada pelas incertezas e mazelas do Mundo.

Você já se indagou por que não se ouve dizer o riso da criança e sim o sorriso da criança? Certamente, porque RISO significa deboche. Já o SORRISO, emana do âmago da alma.

Não confunda um RISO com um SORRISO. O RISO muita vez, significa se está debochando de alguém. Já o SORRISO, eleva a auto-estima.

Esboçar sempre uma fisionomia alegre e escancará um sorriso; mesmo que intimamente estejamos em prantos, estaremos espargindo energias revigorantes.

Mesmo quando imaginamos não termos motivos para sorri, façamos-lo. Pois um sorriso, é como um sol a alumiar quem o percebe.

Provérbio chinês: "o homem que não sabe sorrir não deve abrir uma loja". Pois bem: esboçar um sorriso para alguém, nos torna mais acessíveis.

Não basta que intimamente, sintamos piedade de quem esteja passando por dificuldades. Tentemos ajudar-lhe de alguma forma.

Imagine-se numa assembléia, e quem passe por você ignore sua presença. Assim, se sente outrem, quando você passa por ele(a) e o(a) ignora. Um olá, um sorriso, um aceno... reacende a chama de viver daquele alguém.

Decepções? Não se sinta "privilegiado(a). É inerente ao viver em sociedade. Mas, tenha uma certeza: sejam quais sejam os motivos, também passaram.

Decepções, mágoas, desesperança? Faça de todos, motivos para revigorar suas energias. Pensamento positivo, é uma das bases do sucesso.

Mesmo que cheguemos ao ponto de não mais acreditar na justiça, não nos desesperemos; a justiça dos homens pode falhar. Mas a Divina sempre Prevalecerá.

Quem somos nós para almejarmos não sermos "açoitados" pela vida, se até o imponente Oceano, é, constantemente, agitado pelo vento?!

Na vida, tudo é aprendizado; vejamos quão fortes são as rochas. No entanto, frágeis g o t i c u l a s de água, respingando pouco a pouco as perfuram.

Por mais pertinente que nos pareça o mal, há de passar. E todo mal que se faça a outrem, pagar-se-á, mesmo que demore.

Deus: Faça com que o homem não alimente o egoísmo; não pense somente em si, mas também no coletivo. do que lhe sobre, um pouquinho só, aquecerá onde for preciso.

Indignar-mo-nos ante a 'inércia e ou omissão de outrem quanto as mazelas', não basta. Podemos - basta querer - fazer a diferença.

Para cada ação, haverá sempre uma reação. Façamos pois aos outros, o que gostaríamos que os outros nos façam.

Veja além do tempo: sempre que possível, estenda a mão a quem precise, antes que este alguém tenha que humilhar-se em bater à sua porta implorando socorro.

C a t a s t o f r e s sempre irão acontecer. Porém, os níveis dos estragos que causarão, depende das nossas atitudes e ou omissões.

Quando não se é bem sucedido no mundo dos negócios, não se é derrotado, quando quando se consegue preservar os valores essenciais: os da alma.

Quando o homem se conscientizar de quão efêmeras são as conquistas materiais, seu EU interior, elevar-se-a.

Na busca frenética por notoriedade, tentar ganha o 'mundo', é perder-se a si mesmo.

Se hoje não foi possível as realizações projetadas, lembremo-nos: "ao dia basta-lhe seu próprio mal". E o hoje, amanhã, será passado.

Sensibilidade: palavra bonita que deveria transbordar dos corações humanos - não apenas a palavra em si, mas o sentimento. Todos por todos por um Mundo melhor.

Que Deus Faça aumentar o sentimento o sentimento de fraternidade entre os povos. Um pequeno gesto de solidariedade, será, um grande passo rumo a paz.

Pouco importa a fé religiosa que se professe. Se houver amor nos gestos e ações, se estará falando a Linguagem de Deus.

Quando o brilho do Sol não atinge a Terra por está nublado, mas além das nuvens, ela brilha. assim também verdades virão a tona, quando as 'nuvens' dispersarem.

Notoriedade? quem mais a tem do que o majestoso Sol? Nem por isso, impede que uma simples nuvem ofusque o seu brilho.

Enquanto na Terra o se 'ganhar notoriedade sobre os 'escombros' de outrem for motivo de euforia, a PAZ está longe de não passar de mera utopia.

Começou a estação chuvosa na nossa Região. Lanço aqui um 'desafio': olhemos a nossa volta e vejamos quanta gente 'tirita' de frio. Ofereçamos-lhes um agasalho. Se cada qual agir dessa forma, estaremos aquecendo muitas famílias e acendendo uma chama na própria alma.

Um gesto simples, que pode mudar uma vida: dá a mão a alguém que esteja passando por algum desespero.

Solidariedade: depende de cada um - individualmente - fazer com que não seja tão somente mais uma palavra bonita. Simples assim

Por mais pertinente que nos pareça seja o mal, esperar em Deus, é o único meio seguro rumo a vitória.

Recorrer a 'Lei de talião' é jogar no 'lixo' o bom senso. 'O mal por sé se destrói', não é apenas 'força de expressão'.

Não são poucos os que levam a vida 'amontoando mais e mais' no intuito de 'dominar o mundo que os circundam, chegam a perder o domínio de si mesmos.

Quando a justiça 'bambeia' o 'fazer justiça' é opção dos fracos. Ser forte é, não aguardar a Justiça do Alto.

Acreditar que que a aparente 'mansidão' de alguém o torna imune a atitudes insanas, e, deveras, ledo engano.

Vida em sociedade: misteriosa 'ilha' em torno da qual, 'navegamos' e muita vez, nos sentimos a deriva em 'alto mar'.

Liberdade: um dos 'bens' mais preciosos existente na Terra. Mesmo que tentem induzir-nos a p^p-la em risco, persistamos por preserva-la.

Enquanto o mal alastra-se e ganha adeptos - que logo sucumbem - o bem, produz valores - mesmo que a longo prazo - todavia, são perenes.

Quando a ti for confiado uma criança, faze faze por ela tudo que tu possas. Pois será qual um 'escudo protetor' quando o infortúnio bater a tua porta.

Na busca frenética do TER, não são poucos os que esquecem-se do SER. Como consequência, partem mais cedo. Então, nem TER nem SER.

O espiritualizar-se não elimina os possíveis descontroles emocionais. Apenas os regula ocasionalmente.

O conceito de sociedade embasada no lema de buscar-se o TER a qualquer custo relegando o SER a terceiro plano, vem formando homens/ máquinas.

Não é raro alguém ser hiper 'afiado' em conhecimentos e 'leigo' em sabedoria. Outros, 'cegos' em conhecimentos, e, e x p e r t s em sabedoria.

Se estabelecesse-mo uma regra simples: pensar - e repensar - antes de agir, certamente, muitos 'atropelos' seriam evitados.

A involução do ser humano, faz com que necessite de normas externas, para para que seja possível o convívio em sociedade.

Se alguém tentar lhe roubar a paz, não se apavore, nem revide - vide Lei de Talião. Deus, Agirá, quando Entender seja o momento certo.

Todos nós, escrevemos a cada dia, uma nova 'peça' no imenso teatro da vida. Esforcemo-nos pois, para escrever temas alegres, ao invés de dramas.

Sempre que alguém tentar nos 'ferir', exijamos-nos ser livres, e, a 'afronta' retornará para os pretensos algozes.

O emocionar-se, é salutar ao 'refrigério' da alma. todavia, o saber controlar as emoções, é indispensável para um EU interior equilibrado.

Muita vez, o não saber controlar as emoções, conduz-nos por caminhos, nos quais os 'p r e c i p i c i o s' serão perenes.

Contemplar as belezas naturais, é o que mais nos induz a profundas reflexões

Não há psicólogos, psicanalistas ou similares, que explique a complexidade da vida. Nunca, estaremos completamente satisfeitos. Cada qual tem seus dilemas pessoais.

Em toda e qual quer atitude tenhamos visando o bem comum, não o façamos pensando em reciprocidade, pois as decepções, são inevitáveis.

Não é difícil constatar que, quanto mais o ser humano evolui em conhecimento, involui em moralidade.

Renomados pensadores, deixaram legados extraordinários para a humanidade. Mas, levaram consigo para o túmulo, seus medos mais íntimos.

Deixar transparecer nossas fraquezas mais íntimas, é contra-indicado no conceito de sociedade. por tal,muitos chegam a abdicar da própria vida.

Para se viver em sociedade, deve-se, a priore, respeitar o semelhante, sob pena de deparar-nos com obstáculos difíceis de transpor.

Ao prioriza-se ensinar aos pequenos os 'segredos' exteriores e ouvida-se os interiores, está formando-os a viver egoisticamente.

A tese de que "para cada ação há uma reação", é absolutamente verdadeira. Não haverá paz, sem que haja justiça.

Solidariedade: depende de cada um - individualmente - fazer com que não seja tão somente mais uma palavra bonita. Simples assim

"Removam o Eu que são seus egos. Removam o QUERO que são seus desejos. o que lhes restará a PAZ" S a t h y a Sai Baba.

Enchentes, desabamentos, tufões, tornados, terremotos, maremotos, vulcões, tsunamis... Fúria da Natureza ou Alerta do Alto para que a humanidade se recicle?

Jesus Perdoava seus algozes com facilidade, porque Conhecia-lhes as misérias psíquicas ocultas nos seus íntimos.

Abstenhamos-nos dos maus pensamentos/sentimentos: egoísmo, ganância, avareza, ódio e similares. Esforcemos-nos para amar sempre mais e mais.

Procuremos sempre praticar o bem, mesmo que, tenhamos certeza que, não seremos compreendidos. O Cosmo, se encarregará de espargir além fronteiras.

Fazer aos outros estritamente o que gostaríamos que os outros nos façam, é, acredito, a prática do "Amai-vos uns aos outros" Ensinados por Jesus.

O apóstolo Pedro, após o Olhar penetrante de Jesus dando a entender que Perdoariam-lhe , saiu de cena e foi chorar. Cada gota de lágrima, uma lição de vida. Devemos pois, burilar nosso íntimo quanto as culpas, e, delas, tirar lições as quais nenhum professor pós-graduado, nos passaria.

Toda e qualquer forma de sempre querer se dar bem usurpando outrem, é esdrúxula e a tendência é pagar-se o preço com juros e correções.

Saber compreender as dificuldades de outrem, é atributo dos forte. Porém, não há fortaleza que resista, a bombardeios desproporcionais.

O amor é o fundamento da vida. Todavia, para que seja perene, carece de reciprocidade.

"A paz exige quatro condições especiais: verdade, justiça, amor e liberdade". João Paulo II.

Dos seres existentes da Criação, dificilmente, há um mais dissimulado e fingido quanto o ser humano.

Mesmo que o mundo tente obstruir meus planos, Deus Tem um plano para mim e Proverá abundantemente minhas necessidades.

Os animais (irracionais) dão-nos exemplos extraordinários de solidariedade. Nós, os racionais, deixamos muito a desejar.

Se amassemos mais, corresse-mo menos, sorríssemos mais, trabalhasse-mo menos, vivesse-mo mais, fingíssemos menos, o Mundo seria quase o Paraíso.

Quanto mais maltrapilho esteja alguém, é quem mais merece nossa atenção. Um sorriso, um cumprimento, um afago, atitudes simples que podem mudar o pensar das pessoas.

Imagens e cenas: as mais marcantes, são as abstratas: as que formamos em nossa mente, apenas nas asas da imaginação.

Se víssemos em cada pessoa desfavorecida pela sorte; a possibilidade de sermos nós no lugar dela, a observaríamos com os olhos da alma.

Quando entendermos que para Deus todos somos e temos a mesma importância, o Mundo tende a melhorar sensivelmente.

Na vida há oásis, mas também há atoleiros; há flores, mas também há espinheiros. Persistir sempre sem abdicar da fé, é o caminho para vencer-mo os obstáculos.

Jesus não Disse "Eu vim para carregar a tua cruz"; e sim, "queres seguir-Me, pega tua cruz e vem". Que Deus não deixe-nos fugir da 'rota'.

Se o pensamento "alcança" - e pode influir - distâncias inimagináveis, pensemos sempre positivamente e poderemos está contribuindo para um Mundo melhor.

Sempre que alguém necessite de nossa ajuda, atendamo-lo. mesmo que tenhamos a certeza que, nos "apunhará". Fizemos a nossa parte.

Mesmo que o Mundo tente obstruir seus planos, Deus Tem um plano especialmente pra você; e, Proverá abundantemente suas necessidades.

Em nenhuma hipótese, deve-se usurpar outrem. Coração é terra que ninguém anda.

Considerando a eternidade, a vida na Terra é tão breve, quanto um raio de Sol que surge e logo desaparece. Porém, há quem não valorize o quanto deveria.

Fechamos portas e janelas com grades e fechaduras possantes, contra prováveis invasores; então elegemos os improváveis, e, entregamos-lhes as chaves.

Pensar antes de agir: eis uma fórmula eficaz para se suportar afrontas de "vermes" em forma de gente.

Jesus Cristo, no auge do Seu suplício - quando possivelmente um teatro de horror Lhe invadiu a Mente - s o l e n i m e n t e, Decidiu não ser escravo de sua emoção.

Jesus, Plantou as sementes da tolerância, da serenidade, do perdão, do amor... Os homens, preferem implantar o 'madeiro', que queima e vira cinzas.

Quantos 'barões' - economicamente falando - têm seus imponentes palacetes com cercados de imensos jardins e, não sabem contemplar a beleza de uma simples flor.

Seria deveras incalculáveis, as vantagens de se evitar as lágrimas, ao invés de muita vez, tentar - em vão - enxugá-las.

O homem, preocupa-se com o TER de tal forma que, muita vez, esquece-se de cuidar do seu bem maior: a própria vida.

Tentei listar grandes amigos; se há vinte anos atrás, me faltaria papel; eu tinha posses. Atualmente, tenho dificuldades em preencher algumas folhas de papel.

Para se ter uma ideia quais são nossos verdadeiros amigos, basta-nos, simular que fomos surpreendidos por infortúnio. Nos surpreenderemos com a e s c a c e s de tais.

O viver em harmonia consigo mesmo é tarefa das mais difíceis, quando a maioria só pensa em se dar bem, não importando se para tal, massacre o seu semelhante.

O sonho de J o n h Lennon "Imagine um Mundo onde todos compartilhem dos mesmos ideais", a cada dia que passa, fica mais e mais no campo das utopias.

Pensar o bem comum, é viver no mundo das utopias, quando a maioria insiste em viver cinicamente, de aparências exteriores.

O "ter vergonha de ser honesto" - como dizia Rui Barbosa, está mais evidente a cada dia. Todavia, almas sebosas, "traçam seus próprios destinos sombrios, a cada ato nefasto que pratica".

O viver em sociedade com suas exigências materialistas; onde o TER sobrepõe-se ao SER, impulsiona o homem a ser hipócrita.

Toda vez que outrem surrupiar-lhe do que lhe pertence, não retribua-lhe da mesma forma. O tempo se encarregará de o fazer.

O hábito da hipocrisia está tão arraigado no seio da sociedade, que, muita vez, aplaude-se os hipócritas, como 'meio' de sobrevivência.

Os pseudo-religiosos, carecem de abordar com franqueza, o arcaico dilema da hipocrisia humana, sob pena de, caírem em suas próprias armadilhas.

"Não basta que dos lábios emanem leite e mel; se o coração de modo algum lhes está associado, só há hipocrisia" E r m m a n c e D u f a u x/ Wanderley Soares.

Um grave erro que frequentemente cometemos, é gravitarmos em torno de bens temporais. Há ocasiões nas quais, só nos trás transtornos.

É mister, que vez em quando, reservemos alguns minutos, para fazer-mo uma 'mesa redonda' conosco mesmo, e reflitamos sobre nossos atos corriqueiros.

Muitos pais fazem de tudo para dar o mundo aos filhos. Todavia, esquecem-se de abrir-lhes o 'livro da vida'.

Muita vez, se permitirmos que a emoção sobreponha-se a razão, corremos o risco de enveredar por caminhos sem volta.

Se em cada ação que realizamos; lembrarmo-nos de que Deus e Jesus Estão nos Observando, certamente que mudaríamos muitas das nossas atitudes.

Amigo Jesus: Dai discernimento a todos que em Teu Nome, m e r c e n a r i z a m, oprimem e enganam o teu povo.

Na vida, haveriam bem menos obstáculos a transpor, não fosse a existência de tantos canalhas. Mas, nenhum mal dura para sempre.

Há grita em cada esquina, em cada praça, em cada canto. A sociedade só se dá por conta, quando as tragédias acontecem.

Fraternidade. O "cada um por si e Deus por todos", tá animalizando o homem. O "eu quero é me dá bem", foge dos padrões do bem viver em sociedade.

Merece reflexões sobre: "A ação nefasta dos homens sobre a Natureza instigam a força do elemento água, que suporta a grande carga energética do Orbe".

Outra: "A terra está doente porque os homens com suas imperfeições morais e espirituais desfiguram a obra Divina".

Segundo R a m a t i s, "o século atual marca o grande início da Batalha do Armagedom". Por isso, tantos desastres naturais, violência, conflitos, guerras...

Os animais irracionais têm instintos. O homem, tem sentimentos; mas até chegar literalmente à razão, há uma distância considerável.

Solidariedade. O "não quero nem saber se teu estômago tá roncando" tá 'empurrando' os desprovidos da sorte 'barranco' a baixo.