Frases do meu livro Filosofraseando - volume I - da página 111 à 120

O querer para si próprio sempre mais e mais, é deveras, das principais 'fábricas' de miseráveis.

A base de toda e qualquer atitude, é deveras, o pensamento; pensemos pois, sempre positivamente.

Nada - em absoluto - que imaginamos seja, é literal e definitivamente nosso, mesmo que conosco esteja.

Pouca coisa é tão frustrante, quanto ter-se a 'fonte' ao alcance e não poder saciar a 'sede'.

Quando todos os caminhos se fecham, tento 'desbravar' algum atalho; difícil porém, quando não disponho de 'ferramentas' para tal.

Muita vez, nos iludimos por aparências, até que percebemos que, era tão somente, 'propaganda enganosa'.

Dentre as certezas que não nos convém, figura a certeza de que um sonho é tão somente um sonho.

Existem pessoas que, com a simples presença, alegra-nos a alma. Existem outras que assim o fazem, com suas ausências.

É deveras regra no homem, querer diferenciar-se uns de outros; não obstante, a doença, o crime, a insanidade e a morte, nivela todos.

Na vida conjugal, quando o mais ou menos passa a ser rotina, o amor transforma-se em amizade - não raro, por conveniência.

Perdoem-me, se duvido que hajam amores impossíveis; se impossíveis, não eram amores - no plural - e simplesmente amor: no singular.

Pouca coisa - quiçá nada - é tão frágil numa relação a dois, do que quando ela se dá por interesses de pelo menos, uma das partes.

Dentre as vantagens que a mulher leva sobre o homem, há pelo menos uma, incontestável: ela pode fingir indefinidamente e o homem acredita

Pensar diferente do 'trivial' eu penso; quanto a viver literalmente o que penso, nem sempre: o 'sistema' não permite.

Na vida, imagino que não haja ninguém, que nunca se 'perdeu' em algum caminho; mas há 'um' que todos gostariam: o 'caminho' da morte.

Fico mais contente quando um adversário felicita-me desejando que eu pise em merda, do que quando boa sorte; está sendo 'transparente'.

As melhores filosofias de vida tornam-se deveras insignificantes, quando submissas a filosofias medíocres.

Não é consoante ao que comentem sobre você que deva nortear sua maneira de ser e sim, sua visão de como conduzir-se.

Já me deparei com tantas barreiras ao longo da caminhada, que tivesse juntando o barro ao longo do tempo, já teria formado várias montanhas.

Todos os dias são exatamente iguais: constituídos de 24 horas; cabe a cada um individualmente, fazê-lo diferente, em surgindo oportunidades.

Se 'convertido' em sabores, todo ser humano 'navega' entre dois extremos: o do mais puro mel e o do g i l o.

Comprazo-me em ser diferente da maioria das pessoas: tenho tantos defeitos que não consigo enumerá-los.

Felicidade, pode ser encontrada em qualquer esquina; o dilema, consiste em como 'acorrentá-la. Conosco.

No homem, inexoravelmente, é abundante o desejo de ter de outrem, a sinceridade. Não raro escasseia, a retórica; a reciprocidade.

É deveras muito triste, quando mentiras proferidas, eliminam possibilidades, de verdades que deixam de ser pronunciadas.

Ninguém, na Terra, por mais 'poderoso' que se considere, está imune a quedas.

A política, tem dessas coisas: só os vencedores são lembrados; perdedores, independentemente de suas lutas - nas quais seus aliados venceram, são esquecidos.

O sucesso - seja qual seja - não raro, permeia nas pessoas, um amontoado de orgulho e egos.

Não fossem os medos, o nosso existir seria incalculavelmente mais satisfatório.

A cada amanhecer, meu entusiasmo assemelha-se ao vigor das flores na primavera. Tal qual elas, não raro, estou 'm u c h o' no fim do dia.

'Registro' o que penso agora, pois não sei por quanto tempo, terei tempo de fazê-lo; não podemos controlar o tempo.

O grande segredo da indiferença entre as pessoas, é que somos inseguros e costumamos segredar nossos segredos.

É deveras mais fácil separar a água do vinho, de que assimilar se demagogia ou sinceridade, são elogios de 'corpo presente'.

É a inacessibilidade às minhas necessidades mais necessárias, que torna meu existir, necessitado.

Uma das formas de se prolongar o existir, é não permitir que a desesperança, ocupe espaço; senão, morre-se um pouco a cada dia.

É deveras o ápice da imoralidade, os 'reajustes salarias aprovados pelos políticos nas Câmaras Legislativas, Brasil afora!

O viver sem ousadias, sem sonhos - mesmo que 'mirabolantes' é desesperançar a esperança.

Pareço meio louco? Não me importo se assim pensem; louco eu seria, se optasse em viver, de forma 'linear'.

O ócio, torna o homem vulnerável a um existir sem sonhos, mesmo se, sonhe até mesmo acordado.

Assim como uma flor depois de colhida inexoravelmente há de murchar, também o nosso existir vai 'murchando' através do tempo.

Muita vez a falta de opção é uma opção que permite-nos o tempo, parar no tempo enquanto o tempo passa.

Cada dia desperdiçado, é um dia inexoravelmente perdido, pois o tempo não volta atrás.

O amor não correspondido, figura dentre as 'doenças crônicas' mais graves que existem: além de fero o coração, também, afeta a alma.

Acredito não haja masoquismo maior, do que insistir numa situação, quando tem-se a certeza da impossibilidade.

Não há, acredito, solidão tão 'torturante' qual quando mesmo acompanhados, estamos sós.

O casamento, assemelha-se as bebidas alcoólicas: no início, transborda-se em entusiasmos; o problema, são as ressacas que advêm depois.

Mulheres: caso se sinta 'enfeitiçado' por uma, nunca diga: "enfim uma luz no fim do túnel". Pois de tais, também, surgem trens.

A relação homem/ mulher - há exceções - é tal qual os vulcões: no início, chama 'ardente'; com passar do tempo, somente 'cinzas'.

Desejem-me o mau a vontade; mas por favor, não ultrapassem o tanto tanto quanto eu vos desejo.

Quando ninguém além de você enxerga sua 'performance', faça-se além de ator principal, coadjuvante e platéia; e, euforizado(a), aplauda-se.

Não adianta, Amigo Jesus, omitir os fatos, pois Vós sabeis: na maioria das famílias, só são família, na forna.

Se por gratidão, não me incomoda tratar com prioridade quem só 'percebe-me' por falta de opção.

É inumeráveis vezes melhor está triste e saber que o mundo está feliz, do que está feliz, e saber que o mundo está triste.

São os medos que infelicitam o existir.

Deveria ganhar um o s c a r no item hipocrisia/ demagogia, quem "classificou como melhor idade" a vida depois dos cinquenta anos.

Tal qual água e óleo que nunca se 'misturam', posso está no 'meio' mas não 'faço parte'.

Coragem. Até para fugir de uma realidade incomodante, precisa-se de ter coragem.

As ciências exatas seriam ainda mais exatas, se tornassem as pessoas mais humanas.

Não fosse o nosso egoísmo, não haveria felicidade maior, do que vê outras pessoas felizes.

Empenhamo-nos em 'correr atrás' das coisas complexas, quando o essencial tá na simplicidade; prova inequívoca disso, é a palavra AMOR tem apenas três letras e tanto significado.

O tempo ideal é o presente; o passado não volta e o futuro é incerto.

Se o ser humano fosse uns dez porcento solidário; o quanto o é em falsidade, dificilmente na Terra, alguém passaria necessidades.

Escrevo - e muito - mas não sou escritor: sou apenas um pensador - um tanto inconsequente - e desorganizadamente, junto palavras.

Demorou, mas compreendi que o tempo foi - e é, o melhor professor que tive em todos os tempos.

As mentiras mais 'escabrosas', são as contamos para nós mesmos.

Por quê tanto nos preocupamos com o futuro, se a plenitude do êxtase, não dura mais que segundos?

Enquanto o 'rio da vida' segue seu curso criando obstáculos em cada 'encosta' sigo 'desbravando' os 'barrancos' que se me apresentam.

Para quem me acha meio louco, meio imbecil, meio ousado, meio babaca ou outros meio, tudo faz parte de uma incompletude.

Não raro, 'quebro a cara' pois não uso como 'filosofia' de vida, usar 'máscaras'; penso no que digo, porém, digo o que penso.

Paz: um dos itens mais essenciais à VIDA. O Próprio Jesus Cristo ciente disso, disse: "A Paz esteja convosco".

Acreditar n'um sonho - mesmo que seja utopia para alguns - é o primeiro passo rumo ao êxito.

Quer ter uma ideia quanto o ser humano tem respeito pelo o OUTRO, Pegue uma bicicleta e saia pedalando pelas ruas.

Silêncio, insônia e solidão: dos principais 'tripés' que fomentam inspiração dos poetas.

Á única semelhança absoluta entre sinceridade fidelidade e felicidade, é, o som das palavras.

No item amor, no afã de realizar um sonho, tenha muito cuidado para não 'mergulhar' num pesadelo indefinidamente.

Um dos grandes benefícios em recordar o passado longínquo, é que nos mantem eternamente jovens.

"Para todo erro, há chaces de consertos". Desde que, não protelemos tarde demais em fazê-lo.

É deveras ser um tanto imbecil, 'estragar' a própria vida, pensando em 'alumiar' a vida, de quem decide por 'nortear' seu próprio estilo de vida!

Não sei qual o mais adequado dizer: se na vida tive muitas frustrações, ou se tive uma vida de frustrações. Seja qual seja, valeu muito apena.

Maluquez, ou sinceridade? Apesar das quase cinco mil frases - maioria motivacionais que criei, metade de mim, é desengano; a outra metade, também.

As pessoas que se consideram mais importantes (prepotentes) não raro, são as menos importantes - exceto para seus 'súditos' (por conveniências)

É deveras maluquice, tomar decisões precipitadamente; porém, em tudo aquilo te nos atrase, não deves protelar indefinidamente.

Para se libertar de uma situação que não lhe permite viver literalmente, tome uma decisão 'drástica': permita-se viver.

Faças tudo que te der na 'teia' enquanto é 'teu tempo'; pois chegará o tempo que não mais fareis, pois não há mais tempo, se passou 'teu tempo'.

Dentre os meus defeitos - tenho muitos - dos que menos me 'pesa' é a vaidade; qualidades - devo ter alguma - conheça-me e julgue.

No 'livro' da vida, tentemos escrever a cada dia um capítulo, o qual tenhamos orgulho em relê-lo a qualquer tempo.

Valerá apena o ter-se esforçado a exaustão, quando se sente o 'gosto' da vitória.

Atitudes, figuram dentre os principais 'ingredientes' necessários, para a concretização de um sonho.

Há de lamentar-se o não ter tentado, quem com o tempo descobre que se o tivesse, poderia ter conseguido.

É censo comum, além das nossas limitações, não haver possibilidades; porém, se podemos, devemos estabelecer até onde devemos tentar.

Não lamente se passou toda a sua existência tentando mudar o mundo para melhor, e, não logrou êxito; o ter tentado, já valeu apena.

Catástofres: talvez o principal 'meio' de despertar a solidariedade nas pessoas; se houvesse preventivamente, muitas, seriam evitadas.

Se "os tolos falam sem pensar", calar quando necessário seja falar, não deixa de ser tolice.

Ser dissimulado(a) é a fórmula mais contundente de fazer com que todos acreditem que se é 'normal'

Desconfie sempre das amizades que, considerem-lhe dispensável; assim, evitará a possibilidade, de decepções futuras.

Se nunca fui tão apegado as coisas do mundo, a partir de hoje desapego-me ainda mais; pois sei que 'meu tempo' está chegando ao limite, e cada dia a mais é 'lucro' - vivi mais um dia.