Frases do meu livro Filosofraseando - volume I - da página 101 à 110

Sonhar faz parte; viver é arte.

A insegurança alastrou-se de tal maneira, que se alguém inventar um óculos com espelho retrovisor, estará fadado a fazer fortuna com tal invento.

São tantas as falcatruas nos cargos públicos no Brasil - em especial nos altos escalões - , que tratar um 'comum' de Vossa Excelência, pode ser interpretado como xingamento.

Em ano de eleições no Brasil, as as diferenças sociais diminuem consideravelmente: burguesia e plebe se misturam, na "caça ao voto".

Pelo 'andar da carruagem', honestidade no Brasil, será deveras considerada - em algumas áreas - anormalidade.

Muita vez obstáculos que se nos apresentam, são tão somente sinais, oportunizando-nos repensar a 'rota' que escolhemos.

Há em algumas pessoas - eu incluo-me - mais um sentido além dos cinco naturais - que é deveras, o mais aguçado - a estupidez!

Não precisa - necessariamente - "rasgar dinheiro e ou comer merda", para dizer-se o que se pensa; a ousadia é, o 'adubo' natural da liberdade de expressão.

Não são grandes gênios que formam as oportunidades; são as oportunidades, que formam grandes gênios.

A 'missão' suprema do homem na Terra, deveria ser não medir esforços, no sentido de minorá as agonias dos seus semelhantes.

Talvez a principal estultícias no homem, seja tentar - a qualquer custo - amontoar fortunas, quando sabe-se que da Terra nada se leva.

É deveras contra senso? Para está 'bem' com todos, há ocasiões nas quais, necessário se faz omitir-se verdades.

Pouca coisa incomoda tanto, quanto algumas verdades.

Que digam que sou incauto pelo que escrevo; mas se o faço, é por um futuro mais digno para as próximas gerações.

Sou consciente de que - pelo que penso e digo - estou em desacordo com a 'regra' platônica.

Não sou muito afeito a tese das impossibilidades; talvez por isso, digo o que penso.

Pouco importa quanto tempo mais seja-me permitido permanecer nessa Nau; acredito já ter causado um razoável 'estrago' à hipocrisia.

O ápice do masoquismo do homem, é se deixar levar por vícios que, sabidamente, subtraem-lhe a saúde.

Penso seja o ápice da estupidez no homem que na Terra, cria seu próprio inferno.

Quando homens por esporte; subtraem vidas de selvagens, quais dos dois são de fato irracionais?

Torna tanto mais dificultosa sua convivência em sociedade, quem opta em orientar-se, pela voz da própria consciência.

Não é tão raro no homem, pelo prazer de satisfazer seu desejo imediato, não pensar duas vezes em sacrificar o seu futuro.

Que me perdoe - de onde esteja - a o poeta; mas se "beleza fosse fundamental", Deus em Sua Oniciencia, não Permitiria houvessem feios.

Fazer-se 'luz' é salutar, para o êxito das próprias realizações; porém entendo que sublime seja, espargir 'luz' a outrem indefinidamente.

A considerar pelas suas atitudes não condizentes com a racionalidade, há homens que, são tão irracionais, quanto os próprios.

Não se deve esperar um futuro condizente com a dignidade humana, de um povo que aplaude a vulgaridade.

A grande mídia - em especial a televisiva - é deveras, a principal corroboradora da vulgaridade - e por conseguinte da imoralidade.

Se comparando com as necessidades de outrem, minhas necessidades, não são necessariamente, essencialmente tão necessárias.

Buscasse eu notoriedade, mudaria meu modo de vê - e dizer o que penso sobre; mas, optei por dá um minúsculo contributo para melhorar o Mundo.

Não fosse o egoísmo de quem 'abocanha' pra si as principais áreas construíveis, muitas tragédias 'naturais' seriam evitadas.

Ou êxitos e ou frustrações, são proporcionais ao intento almejado.

Se na 'balança' da vida pesar mais as desilusões, refaçamos os cálculos; por certo, chegaremos a novas conclusões.

Se o 'carrocel' da vida tem girado em sentido oposto, tentar detê-lo, não é deveras tarefa fácil.

Na poesia, do nada formo um quase, imagino ter formado um tudo e a maioria não entende nada do quase que criei.

Posso afirmar com absoluta certeza: vivemos inexoravelmente no mundo das incertezas.

É fato, que "o trabalho enobrece o homem"; porém, não raro, viver apenas para o trabalho e não usufruir dos frutos, alguém que nada fez por merecê-lo, o fará por você.

Que digam que sou um incorrigível sonhador; o lado bom de viver no 'mundo da lua' é que sempre estarei 'entre as estrelas'.

Quando as pessoas - incluo-me em alguns aspectos - deixarem de viver de aparências, o mundo será uma 'ilha' paradisíaca.

A inexplicável diferença entre o sonho e a utopia, é que o primeiro - mesmo se mirabolante - é realizável; o segundo NÃO!

Não anseio em adquiri muito dinheiro - na verdade, acho-o desprezível. Interesso-me isso sim, pelo que com ele posso comprar.

A notícia boa, 'engatinha': enquanto que a notícia ruim, 'voa' - e se a macular uma história de vida -em velocidade 'super sônica'.

Nada é mais instável do que o viver; em segundos, desconstroem-se décadas de árduas lutas.

E a vida segue seu curso natural: morre o boi pra felicidade do urubu.

Nunca tinha pensado nisso: "enquanto é preciso esconder-se para fazer amor, fazem guerras sem nenhum escrúpulo" (Jonh Lennon).

Incrível, como o 'jogo' de interesses, faz com que habitantes de um mesmo Planeta, vivam em 'mundos' diferentes.

Uma das principais 'qualidades' que difere o homem dos animais irracionais, é que estes, nada fazem que deixe o mundo em risco eminente.

A ganância de poucos sempre 'abocanhando' os melhores espaços para si, figura dentre as principais causas que levam a ficarem muitos, desabrigados.

Dentre as qualidades que admiro nas pessoas, uma das que mais me fascina, é a sinceridade; dizem o que pensam e não importam-se com o que deles pensem.

Há governantes que, com medidas populistas, conseguem o aplauso dos incautos.

No Brasil, veículos oficias com os dizeres "uso exclusivo em serviço". Não raro, também dos dos seus condutores.

No item trabalho, não há trabalho tão estafante, do que está sem um trabalho.

O carisma e notoriedade adquiridos por mérito, é deveras duradouro; se através do engodo, o tempo 'corrói'.

Uma das 'desvantagens' de quando um governante torna-se 'soberano', é que poucos percebem o 'massacre' de muitos.

Em tempos idos, só era "permitido entrar na 'zona' depois dos 18 anos de idade"; atualmente, a TV "trás a 'zona' para dentro dos lares, sem sequer pedir permissão; e a maioria aplaude.

Ontem, sugeri ao vizinho que examinasse sua caixa d'água; havia proliferação de muriçocas oriundas de lá, no meu quintal; hoje, examinei a minha caixa: também tinha.

Há ocasiões nas quais, o dinheiro sobrepõe-se a verdade.

Seja qual seja, num sonho: a 'luz' é sempre mais incandescente, do que a realidade.

Não há felicidade maior, imagino, do que a satisfação de poder proporcioná-la à outrem.

Uma 'nesga' de felicidade, penso, é vê transparecer a dita cuja, na fisionomia de quem tem como companheira, a infelicidade.

Em toda e qualquer 'batalha', astúcia é deveras importante; porém o fator sorte, é - penso eu - é uma das essência para o êxito.

Não é raro, pessoas medíocres serem consideradas nobres - se ricas - e pessoas nobres serem consideradas medíocres - se pobres.

Como pode ser considerado sério, um povo que 'crucifica' inocentes - se pobres - e corôa culpados - se ricos?

Há - infelizmente - muita gente que faz carreira pública, que - pelo como conduz-se pouco difere da privada. Entenderam?!

Contra senso? Há ocasiões que, dizer-se algo - por amor a vida - corre-se risco de morte.

Considero-me otimista ao extremo; mas quando vejo um "refrão musical indecente alastra-se mundo afora", começo a perder a esperança de num 'mundo' consciencioso.

Mero devaneio 'inconsequente': Desisti de procura-la; quem sabe assim, um dia ela me encontrará.

Não há, deveras no Mundo, algo tão divisível quanto a razão; todos acham que têm, e ainda sobra.

Se fôssemos - literalmente - o que imaginamos ser, o Mundo por certo, seria um oásis.

O Homem é tão inconsequente e insensível, que 'assassina' o animal não só para saciar a fome, mas o faz também para festejar seus prazeres.

A melhor forma de desabafar, é fazê-lo através da auto punição; assim, alivia-se a tenção e o único prejudicado, é quem o faz.

Se desproporcional ao entendimento, não há sensatez que resista a uma desfeita.

Para que não houvesse escacez de recursos amoedados na face da Terra, bastaria que cada homem, recebesse exatamente o que merecem pelo que faz.

O não ter acesso a um trabalho, é deveras, dos 'trabalhos' mais desgastantes - quiçá mais degradantes - que existe.

Quando a maioria das pessoas do seu convívio começarem a desprezar-lhe e ou conspirarem contra você pelo seu jeito diferente de vê o mundo, compraza-se; você é um gênio.

Não dê importância se nem sempre os outros entendem seu jeito de viver; viver, extrapola entendimentos.

Não 'mascare' sua tristeza com sorrisos 'forçados'; você tem o direito de nem sempre está feliz.

Dentre os maiores 'entraves' à interatividade entre as pessoas, figura as diferenças nas posições sociais.

Afirmar que o orgulho é obstáculo à felicidade, é deveras um tanto inverdade; mas não é de mais dizer que, inibe-nos momentos felizes.

No SER, as imperfeições são mais fecundas que as virtudes; por isso, cometo mais erros que acertos.

É evidente que você sozinho, não pode 'sacudi' o mundo; "andorinha só não faz verão". Mas pode fazer a sua parte, para torná-lo melhor.

Das sombras dos meus erros, busco - incansavelmente - perenizar a LUZ.

Nem tudo está perdido, quando ainda dispõe-se de 'asas para voar'.

Devaneios 'inconsequentes'

As ilusões são deveras

Alimento para a alma

Magia que nos envolve

Na tormenta nos acalma

Fantasia-se o impossível

E nossos sonhos embala

Estáticas estátuas sem vida têm vida

Assim é na vida da vida de quem

Re-surge pra vida se a vida de alguém

Cruza seu caminho revive também.

O sonho sonhado não cura ferida

Mas é lenitivo pras dores de amor

Tal qual fosse fonte em meio a desertos

Assim é na vida de um sonhador.

As orquídeas mais belas e mais raras, encontra-se nas encostas dos penhascos de difícil acesso; tal qual o amor puro: não raro, inacessíveis.

Se sob chuva fina, vislumbra-se as cores do arco-iris em todos os seus contornos; se sob tempestades, corre-se riscos de raios atingir-nos.

Existem pessoas que a simples lembrança de suas existências transformam na alma o que era áridos desertos, em floridos jardins.

Disse o poeta: "Seu coração está onde está o seu tesouro". Disse bem: tesouros são raros, e não raro, existem tão somente na imaginação.

Dentre os 'segredos' dos vencedores , pelo menos três são imprescindíveis: paciência, persistência e determinação.

Comecemos a construir um tempo novo; que acostumemo-nos, a partilhar as oportunidades.

É fato, que o futuro não existiria, não houvesse o presente; construamos pois o futuro dos nossos sonhos, a partir de cada ato que pratiquemos.

É a esperança, das principais incertezas, que impulsioná-nos a prosseguir a jornada.

Uma das principais causas da ineficácias no combate a violência, é fazerem-no com o uso das armas e da truculência.

Não deixa de ser 'tirania mascarada' um socialismo que submete a plebe a sacrifícios desproporcionais.

Não há - em absoluto - como dizer exatamente tudo que pensamos, sem - eventualmente - 'ferir' um ou outro.

Há tanta hipocrisia no 'cerne' do modelo de sociedade em voga, que dentre o ser e o faz de conta, o segundo ganha de 'lambuja'.

Não; não tenho - em absoluto - a intenção de desestimular ninguém a acreditar que tudo são 'flores'. Apenas de convidar-lhos a reflexões.

Sugerem os sábios chineses que, "antes de dispararmos a flecha da verdade, molhemo-na no mel". Nem sempre tenho-no ao meu alcance.

As estrelas fascina-nos com o seu brilho, talvez por estarem distantes e não termos a elas acesso.