Frases do meu livro Filosofraseando - volume I - da página 71 à 80

Nem toda magia existente sobre a face da Terra, seria suficiente para criar uma simples sementinha e fazê-la germinar naturalmente.

Seja extravagante; o trivial está em voga e algo novo precisa vir à tona. O Mundo carece urgentemente de inovações.

A calúnia é tão letal à auto estima de quem dela for alvo, quando um punhal cravado n'um peito que atravesse o coração.

O Mundo seria um mar de rosas não fosse a estupidez do homem; que não exita em jogar na lama o nome de outrem por quem não simpatize.

Se todos pensassem um minuto por dia que no minuto seguinte poderá deixar esta vida, talvez o egoísmo já teria sido extirpado da Terra.

Ouvi de um colega que "o responsável por uma obra n'uma cidadela do interior, disse ao prefeito: "quando ficar pronto o orçamento, lhe envio um e-mail" Prefeito: "1 e 1/2 não; só aceito 30%".

Ao invés de lamentar por quê a direção do vento não me é favorável, devo ajustar as velas e não esperar que o vento mude de direção.

Se o trivial é ser normal e tal frustra-me, prefiro extravasar minha maluquez.

Conformar-se com algo menor do que almejamos, é cada vez mais, afastarmos-nos da meta planejada.

Tem alguma ideia 'mirabolante' em mente e está reticente em ir em frente? Arisque; só assim saberá se dará certo ou não.

A palavra pronunciada, é tal qual projétil de arma de fogo; não há como detê-la.

Homens que detenham poderes - temporais - e 'forjam' mentiras para denegrirem outros homens, se existe inferno, nele, certamente arderão por longo período de tempo.

A grande diferença entre esperar e esperançar - nem sempre notada - é que na primeira, espera-se estático; na segunda, vai-se à 'luta'.

Se para fazer espargir algumas idéias de como melhorar - o mínimo que seja - o Mundo, necessário seja expor-se ao ridículo, terá valido apena.

Se se faz por questão de sobrevivência, é contra indicado fazer graça de graça. Aplaudo de pé os palhaços e artistas de rua que, o são por profissão.

No Brasil, há algumas situações que, por mais que tente, não consigo entender: é "proibido menores de 18 anos trabalharem". Mas badernar, 'pode'!

Muitos dos delinquentes, são formados, a partir da permissividade dos próprios pais, que fazem 'vista grossa' aos seus maus feitos na infância e adolescência.

Para que reforçada seja a tese da possibilidade de outras vidas após esta vida, basta que observemos a prosperidade dos pilantras.

Um dos 'carrascos' da cultura no Brasil, é o seu próprio povo: paga o quanto lhe cobrarem por uma garrafa de cachaça e reluta em pagar uma 'merreca' por um liro.

Inintendível à minha 'vâ filosofia' mas certamente há alguma explicação: alguém 'cresce' pilantarisando e 'sucumbe' quem tenta honestamente.

A insaciável 'fome' por dinheiro dos bem mais remunerados funcionários públicos no Brasil, é dos principais obstáculos à uma melhor distribuição de renda.

Na vida pública - há exceções - figuras impolutas envelhecem frustradas, enquanto que pilantras, enobrecem-se e prosperam.

Há ocasiões nas quais, o silêncio é o 'elixir' da comodidade; porém também é, o 'salvo conduto' da ignorância.

É salutar buscarmos o nosso 'lugar ao sol' e dos nossos mais 'chegados'; todavia, sem nunca esquecer que, somos o outro dos outros.

Ainda que a plebe vilipendiada releve os desvios de conduta dos seus algozes, a indulgência, acredito, jamais o fará.

Se a basa da pirâmide não é sólida, a tendência é o topo vir à baixo; tal qual na política: se um povo não escolhe bem seus governantes, tende a ser vilipendiado.

Idealizar algo que entendamos seja importante e ficar tão somente na teoria, é tal qual ficar andando em círculo.

Sonhar, alimenta a esperança: porém ficar apenas sonhando sem ousar ir à luta, é tal qual querer enxugar gelo.

Quando quem é pago pela plebe para promover a justiça 'L e s l i s a' em causa própria, resta a plebe, contar tão somente, com a Justiça do Alto.

É preferível - e louvável - não termos admiradores por priorizarmos a verdade, a termos milhões de tais, se embasando-nos em mentiras.

E quanto aos grilhões e algemas até então postos, aos tabus e preconceitos e de tais os seus efeitos, não permitirei que frustrem meus sonhos.

Triste, ficar sabendo que alguém a quem demos a 'mão' puxou 'nosso tapete'; porém alentador, intuir que o tempo, cobrará com 'juros e correções'.

No Brasil, existem inúmeras entidades 'sociais' que, me deixam na dúvida: se mais 'socializam' ou 'insocializam' as pessoas.

Pseudo intelectuais - e até tais - menosprezam quem escreve uma ou outra palavra com erro de grafia, e, não se dão conta de que nem todos tiveram oportunidades tal qual eles.

O homem que falava "p o b r e m a" - e transformou o Brasil - recebe por uma hora de palestra, mais do que muitos intelectuais ganham em um ano de 'conversa'.

O homem que se tornou talvez no maior Estadista do Brasil - por seus feitos - falava "p o b r e m a". por quê devo envergonhar-me por ser quase 'a n a l f a'?!

Faço de cada porta que se fecha, 'fertilizantes' para 'regar' minha 'plantação'.

Há pelo menos três maneiras de se medir o tamanho de um homem: pela altura física, pelo poder que detém e pela forma como trata outrem.

Todos temos o 'poder' de fazer algo para melhorar o Mundo; não deixemos pois, que jazam em nosso íntimo, essa 'fôrça' Cósmica.

O melhor 'antídoto' contra o medo, é deveras, as paixões; impulsiona-nos à realizações que nem mesmo nós, imaginávamos fôssemos capazes.

Fazer planos e por medo de não dá certo; desistir sem tentar, é tal qual ter vontade de correr na chuva e desistir, por medo de se molhar.

Não tenho a menor intenção de não ser inconsequente; quando digo algo que - mesmo contrariando - necessário entendo seja ser dito.

Se o "dinheiro não traz felicidade" não me importaria de experimentar como é ser 'infeliz', acertando as 6 dezenas da mega-sena.

Um amigo confidenciou-me que, pesquisou em vários cartórios País afora e não encontrou nenhuma procuração de Jesus Cristo autorizando alguém pedir dinheiro em nome Dele.

Quando o brasileiro se conscientizar de que deve respeitar as Leis de trânsito todos saem ganhando: menos acidentes, mais verbas para a saúde, educação, segurança, moradias...

Um verdadeiro líder, prefere está na 'platéia' ao invés de no 'palco' sendo aplaudido.

Para se ser líder, necessário se faz conhecer - e defender - os anseios e desejos de um povo.

Nenhum líder que 'joga a toalha', permanecerá por muito tempo na liderança.

Difícil, talvez; porém toda e qualquer dificuldade agrava-se, se não tentamos encontrar a solução para tal.

Para os desprovidos - que sequer têm teto - "pau neles"; Para os que têm tudo - e sempre querem mais - a "complacencia das Leis".

Ao invés de desistir por ter tentado sem lograr êxito, vale apena tentar - mesmo que a exaustão; a próxima vêz, pode ser a exitosa.

Enquanto 'rapôsas' tomarem conta de 'galinheiros', esperança de um Brasil 'transparente', não passa de mera utopia.

Talvez o 'meio' mais eficiente de se resistir a uma tentação, é não tentar 'ir em frente'.

Prova inequívoca de que "o tempo é o senhor da razão", é que pessoas de almas nobres, ganham mais vida, depois que deixam esta vida.

Existem pessoas, que se tornam-se velhas aos 50 - se ociosas; existem outras que, aos 100, são idosas - continuam ativas.

Não há fantasmas ou monstros mais horripilantes, do que o medo.

Há verdades que se ditas, deixa em 'maus lençóis' quem o fez; para tal, metaforizar é preciso.

Não raro, mentiras bem elaboradas, sobrepôem-se a verdades mau esclarecidas.

Com estratégias maquiavélicas, vilipendiadores do povo, não raro, recebem aplausos do próprio povo vilipendiado.

A indiferênça da 'massa' muita vez 'força' governantes a tomarem decisões que, suprime direitos da própria 'massa'.

Uma das vantagens de 'viver nas nuvens' é - enquantro tal - 'fugir' da realidade de se está com os pés no chão.

No Brasil, "Todo poder emana do povo" - manipulado pelo poder político/ econômico.

Tão ou mais frágil que o vidro, é a esperança, quando a decepção sobre alguém ou algo se faz constante.

O Mundo jamais será tranquilo enquanto não se extirpar do 'meio' político a siniquez e a hipocrisia!

No Brasil das controvérssias, a "Lei do silêncio" tem outro sentido: todos calam enquanto a 'baderna' sonora - 'permitida' - vara a madrugada.

Ledo engano dizer que a balança pesa mais para o lado do rico; se privilegiados de um lado; e despossuídos do outro, este último ganha - em pêso - disparado.

Ao invés de reclamar da sorte, do insucesso, ingresse na vida pública; ao menos como prestador de 'serviços'; e seja abundantemente próspero .

O Brasil precisa urgentemente maniipular suas raízes para extrair o melhor; porque a 'massa' não suporta mais ser manipulada.

Nas asas da indiferênça, sucumbem os sonhos; nas asas da persistência, resurge a esperança.

Frustrações e desilusões: dois sentimentos que transformam o viver no tão somente existir.

Não tenho por hábito discorrer sobre o amor, mas, eis um breve resumo: metade das minhas 'investidas' sobre, fracassei: a outra metade,também.

Um povo que permite ser influenciado pelo 'veneno' do medo, está fadado a submissão.

É deveras ilusão, imaginar que dizer verdades inaceitas, encontrará 'eco' facilmente.

A ausência - ou escacez - de oportunidades, além de fazer aflorar o tédio aguçadamente, subtrai consideravelmente a esperança.

Não deixes que nada nem ninguém, te convensa a não fazer o bem: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

Se todos soubessem que a palavra tem o 'domínio' sobre o mundo, botariam a 'boca no trombone', sempre que se sentissem 'ludibriados'!

O capitalismo é deveras, um dos principais 'monstros' devoradores da auto estima, quando torna-nos impotentes ante a seus malefícios.

Vá entender a dinâmica da vida: não raro, para que o progresso aconteça, sua 'engrenagem' terá que 'esmagar' alguém.

O que mais 'desracionaliza' o homem, é o fato de quando adulto, perder a candura dos tempos de criança.

O homem é um SER racional, que se atendesse sempre os ditames da RAZÂO, por certo, enchergaria seu semelhante, como sendo seu verdadeiro irmão.

Se verdade fosse que "o homem descende do macaco", certamente que seria menos egoista.

O egoísmo e a ganância, estão agigantando um abismo que, em não havendo um recuo a breve tempo, a vida em sociedade torna-se-á a cada dia mais complexa.

Sempre que priorizamos nas pessoas o TER em detrimento do SER, a tendêcia, é ter-mos grandes decepções.

Pretender minorar a violência subtraindo oportunidades a quem tenta o seu 'lugar ao sol' honestamente, é tal qual tirar 'leite' de pedras.

A hipocrisia, é deveras, bem menos tolerável - e perigosa - do que a mediocridade.

São as pessoas que mesmo enfrentando dificuldades não arrefecem da nobreza dos seus ideais, que ainda mantêm o equilíbio no Mundo.

É bem menos difícil domar um animal selvagem, do que convencer uma adolescente, dos perigos quanto as aparências.

E ainda há quem duvide da existância de Deus; só um Ser infinitamente Superior, Pensaria em tudo; passei a minha infância no Sertão e ainda hoje ao tomar banho, uso para esfregar as costas, uma bucha natural - fruto de uma planta tipicamante das caatingas.