Do meu livro Filosofraseando volume I - da página 61 à 70

O bom senso não raro entorpece-se, apavorado com a estupidez do senso comum.

A amizade é algo de relevantíssima importância na vida; todavia, os falsos amigos, são menos confiáveis, do que os inimigos.

Se algo não dá certo no início, não dê tempo ao tempo protelando; pois quando decidi tomar uma atitude, pode ser que não haja mais tempo.

O Mundo será maravilho, quando cada ser humano, tiver sensibilidade, tal qual têem os poetas.

'Reza' o xavão popular: "Ao invés de dar o peixe, ensine a pescar". Ouso adendar com mais um ítem: ensinem-se também a pensar.

Tudo na vida tem razão de ser, até mesmo as frustrações - induzem-nos a ser poetas.

Quando o homem se contentar com o que lhe seja necessário, por certo, terá sido um enorme passo para perenizar a paz.

A Terra é, provavelmente, o "paraíso perdido"; encontra-lo-á, quem compreender que, todos devem ter oportunidades iguais.

Em Sua infinita sabedoria e bondade, Deus Dotou-nos com a capacidade de sonhar, quiçá, como forma de esperançar um amanhã melhor do que o hoje.

Liberdade sempre; porém, com responsabilidade.

Das forças existentes na Natureza - por nós conhecidas - a água e o fogo são, das mais devastadoras; porém, com estratégias, é possível contê-las.

Desisti de correr atrás dos meus sonhos, pois quem corre atrás é sempre perdedor - mesmo se chegando em segundo lugar; corro então, lado a lado.

Não leve em conta a tese de que "dançamos conforme a música". Ouse, e componha seu próprio repertório.

Mesmo ficando sapecada pela fúria do fogo, ao invadir a floresta, há árvores que, não desistem, e ressurgem frondosamente; imitemos-las pois.

Não tenha medo de externar sua maluquez; todos têem seu lado insensato. O dilena é, que nem todos arriscam-se a mostrá-lo.

Se o rio é caudaloso e você precisa passar para a outra margem, só há um meio: amarre seu medo n'uma árvore e dê o primeiro passo.

Fantasiar a vida, impulciona-nos a atingir nossos objetuvos; porém, sem perder o foco na realidade em voga no Mundo.

Por trás de boas aparências, não muito raro, se escondem grandes fascínoras.

O Mundo melhoraria sensivelmete, se ao menos 50% da falsidade fosse extinta.

Pouca coisa é tão gratificante, quanto ser lembrado pelas boas ações que tenhamos praticado.

Mostre-se frágil como a água, porém, estratégico quanto qual - ante os obstáculos, corre entre as pedras, mas sempre encontra saídas.

É deveras a incapacidade de transformar sentimento em atitude, o que mais infelicita o homem.

O lado mais 'nebuloso' das desilusões, decepções e assemelhados, é que - quase sempre - precocemente florescem, e só dão frutos, tardiamente.

Ilusão; mera ilusão, é o 'prato' servido à plebe, que anseia melhorias, já que no dia a dia, o 'pão' que lhe é serivido não raro, causa-lhe azia.

Se eu tivesse noção de como é viver dentre civilizados, sei não; talvez não tivesse deixado os cafundós lá no sertão.

Das várias fases da vida, quando pouco há a esperançar, é das mais difíceis.

Uma razoável definição - em distância - de amor, é de onde estou, observar essa palavra escrita de trás para frente.

Sofri - e ainda sofro - por não ter sido capaz de proporcionar felicidade aos outros - acho que sou ET.

Poetas, filósofos e loucos: dentre tais - com muito respeito - ouso insinuar: não há grande diferença.

Em face da imprevisibilidade do amanhã, viva o hoje - não desperdisse nenhum momento.

Há situações, nas quais para ser-mos exitosos, nescessário se faz ser-mos flexíveis mesmo discordando das posições de outrem.

Sempre que tiver oportunidade de se divertir, extravaze sua alegria; ningém pode prevê como será o momento seguinte.

Por mais remota que seja a probabilidade de se vencer uma batalha, se fundamenta-se na perseverança, sempre há possibilidades.

Se se caminha em paralelo sem que haja ao menos um trecho para retorno, não importa quanta distancia percorra-se: é impossível o reencontro.

As dificuldades como que 'anestesiam' a mente do homem que, como consequência, o conduz à insensatez.

Seja original, mesmo que, vez em quando, pareça um tanto ridículo.

Existem várias fórmulas que conduzem ao êxito: dentre elas, a mais eficaz, é a persistência.

Fosse o homem escravo da razão, e pouquíssimos teriam sido os avanços da humanidade.

Se queres inteirar-se quanto os 'predicados' de alguém, observes seus feitos; mas se conhecer deste a alma, observes sua arte.

O homem - racional - mata o leão, e chama isso de "desporto"; se o leão - irracional - mata um homem, diz-se que o fez por "ferocidade".

Somos um povo - inexoravelmente - masoquistas involuntários: pagamos - via impostos - os que controlam as nossas vidas.

Em nada me envergonho, de ser - vez em qundo - um tanto 'inconsequente; me envorgonharia isso sim, se não o fosse, quando entendo seja nescessário.

Dentre os vários nomes atribuídos a verdades inaceitas, o mais mesquinho é difamação.

À beneficência tardia, deveria atribuir-se outro nome; um dos mais apropriados, entendo seja, demagogia.

Temas, não quem te conteste abertamente, e sim, os covardes que, 'destilam' seu ódio contra ti, silenciosamente.

Grande semelhança há entre o veneno letal e a mágoa contida: o primeiro, quando não mata, maltrata o corpo; o último, no mínimo, 'anestesia' o espírito.

A incompreensão humana é o que levou grandes gênios a sucumbirem precocemente, deixando porém, extraordinários legados à humanidade.

Nenhuma teoria prosperará, sem que ao menos tentem-se torná-las em prática.

As grandes idéias visando o aprimoramento seja quais sejam os aspectos, são a princípio não incompreendidas

Se habituamos nossa mente a pensar no bem, o Cosmo contribuirá para que concretizemos as metas que projetamos.

Pouco sabemos, muito supomos, muitíssmo ignoramos.

Não nos aflijamos se escaceiam as tarefas 'amoedadas'. Pois quando o ócio nos visita, a nossa mente trabalha fazendo coisas excelentes.

A cada amanhecer, 'infestemos' a mente com o viço dos botões de rosa e sua beleza e agradeçamos a Deus por mais um dia.

É a partir dos sonhos, que se molda o futuro; o que é hoje utopia, poderá amanhã ser realidade. Sonhemos pois.

O não tão fácil quando optamos pelo desapego ao dinheiro, é a não compreensão de pessoas com as quais convivemos.

Seja qual seja a situação, entrar em desespero, afasta incalculavelmente a possibilidade de solução.

Um povo insensível ao apelo - silencioso - de uma criança revirando lixo para saciar a fome, está longe de ser verdadeiramente racional.

Combater os efeitos sem antes - se não eliminar - ao menos controlar as causas, são tão somente, soluções paliativas.

O medo, é um sentimento que além de inibir impulsos, muita vez, mata grandes idéias no nascedouro.

Optei por frasear ao invés de escrever crônicas e assemelhados, quando percebi que mesmo em sendo bom o raciocínio, tende a ser ofuscado, se em discursos prolongados.

Se tens segredos e desejas que assim continue sendo, não contes a outrem e peças segredo.

Por nada arrefeça seu ânimo: no 'campeonato' da vida, tal qual no futebol, muitos 'azarões' já conquistaram 'campeonatos'.

Se difundes boas normas de viver, não te frustres ante a barreiras à tua frente; sempre haverá resistências a idéias virtuosas.

Filosofar, poetizar, frasear, metaforizar e assemelhados, é contar histórias - perspectivá-las - mesmo em poucas palavras, não raro, pouco entendidas.

Um pobre que mendiga migalhas porta a porta para saciar a fome, merece inúmeras vezes mais consideração, do que um rico avarento.

Todo aquele que monta seu 'império' alicerçado sobre ilicitudes, não permanecerá no seu 'trono' por longo tempo.

Conseguir identificar no semblante de outrem o grau de sinceridade com que nos fala, eis uma 'fórmula' de não termos tantas decepções.

A aquisição de um livro, é dos melhores 'investimentos' que se faz; por mais 'medíocre' que seja, ao menos trará à tona, algo 'adormecido' na memória.

Não arrefeças ante as 'barreiras' que se apresentem à tua frente; esforça-te o quanto possas, e o Cosmo te ajudará a transpor tais.

Quando obstina-se em atravessar uma 'floresta', não importa quantos e que espécie de 'espinhos' hajam para 'podar'.

Engenheiros - gente aculturada - projeta os edifícios; porém quem os constroi - de fato - são homens rudes - portanto inaculturados!

As pós graduaçõs, pós doutorados, pós mestrados e demais pós, transmitem conhecimentos; mas nenhum supera os da 'universidade' da vida.

Se alguém a quem imaginas ser amigo te calunia ou difama sem nenhum motivo, afasta-te dele, porém, deixes uma 'porta' entre-aberta; no futuro poderá te ser útil.

Minha insistência em 'navegar contra a maré' é essa inquietude de provar pra mim mesmo, que minha passagem por este Orbe, não foi em vão.

Dentre as 'controvérssias' no Brasil inintendíveis para minha 'vã' filosofia, é o fato de as minorias, serem absoluta maioria.

Admito, vez em qundo sou um tanto 'inconsequente'; porém, há verdades - muita vez inaceitas - que precisa serem ditas.

Dentre as belezas naturais, a mulher nua é das mais belas; e se em vestes que deixam suas 'curvas' salientes, é exageradamente bela.

A frase "linda de morrer" certamente surgiu, porquê é mais fácil morrer por uma mulher, do que com ela conviver por longo tempo.

Quando uma mulher 'secamente' diz não, é porquê não quer; quando tenta explicar porque não, deseja na verdade, que a convenças a dizer sim.

A poesia traduzida ao 'pé' da letra não é bonita; e se é bonita, não é traduzida ao 'pé' da letra; assim; a mulher se exagera na maquiagem.

A beleza na mulher alcança seu esplendor, quando sem qualquer maquiagem e se somada a simpatia, então, torna-se irresistível.

O homem que anseia em ter uma esposa, deve se casar; já o homem que se casa na ânsia de ter uma mulher, deve permanecer solteiro.

Nada contra aculturados; todavia, vale lembrar que, a maioria das edificações sobre a Terra, mesmo que se planejadas por engenheiros, foram feitas por homens 'rudes' ou com pouquíssima cultura.

Se alguém lhe decepciona, afaste-se deste; porém deixe sempre uma 'porta entre-aberta'. Você não está imune a ter que deste alguém precisar.