Filosofraseando - páginas: 51 à 60

A virtude - apesar de virtuosa - está tão em desuso, que praticá-la, é ser 'anormal'.

As aranhas, tecem as suas teias e fisgam suas presas; os afoitos tecem as suas e caem nelas.

Tropeços, são absolutamente naturais, para quem tem grandes sonhos; só do alto, é que se pode apreciar toda beleza da paisagem.

Quando fizeres algo que desagrade aos 'tiranos', continues a fazer; estais no caminho certo.

Pensar grande, é não perder a capacidade de indigmar-se, ante a massacre do mais forte sobre o mais fraco.

É deveras deprimente, ver homens tentando sobreviver honestamente com o fruto do seu trabalho, ser menosprezado por abastados insensatos e insensíveis.

Um enorme passo para eliminar o mercenarismo na política e por consequência o fim da corrupção, seria o esclarecimento da plebe.

Não ser normal, é ter sua própria maneira de ver o mundo à sua volta, e ser visto de soslaio.

Um doido a passear na praça central com seus três cães de estimação: a cada um deles, chamava pelo nome de um político diferente; tive pena dos cãezinhos.

Disse o poeta: "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo". Não percamos pois, a oportunidade, se o tempo é oportuno para mudanças.

Viver - no sentido horizontal da palavra - é lutar em defesa daquilo que acredita-se, não importando os riscos que se corre.

Se por uma causa nobre, é preferível ariscar-se a própria vida, a submeter-se ao peso da consciência.

Para quem tem firme convicção de que o bem sempre triunfará, qualidade de vida, mede-se pelo tempo que permanece-se na Terra.

Você fará coisas inimagináveis, se conseguir desconectar a mente dos problemas e conectá-la a energia Cósmica que, é a maior força do Universo.

Pensar: você já parou prá pensar que através do pensamento você pode atrair para sí aquilo que deseja? Desde que comecei a fazê-lo, tenho conseguido resultados extraordinários.

No Mundo, os espaços para oa covardes são determinados pelos contrários ao bem comum, mesmo que venham a viver cem anos.

Há coisas que digo, que para os 'normais', só os loucos as diriam; entendo porém, que teriam de serem ditas.

Incoerências do 'sistema': depois do fato em sí, disponibiliza 'estrutura' gigantêsca para contornar situações, quando se precavidas, seriam ínfimos os valores destinados a tais.

Ganância, egoísmo e o que de tais derivam, são os principais corroboradores para as mazelas em voga no Mundo.

Os 'normais', inventaram a bomba atômica; os 'loucos', combateram - e continuam a combater - as guerras. Deem-me um bom motivo para confiar nos 'normais'.

O que me assusta, não são os 'loucos' e sim os 'normais'; pois foram - e continuam sendo os primeiros, que vêem - em suas 'loucuras' tentando melhorar o Mundo.

Sempre que vê ou ouvir alguém pronunciando belos discursos, observe como este é no seu agir; entre teoria e prática, a distância deveria ser medida em anos-luz.

A nossa mente, é tal qual fosse uma antena sintonizada em todas as direções; pensemos em algo positivo e o atrairemos; se em negativo, idem.

Jamais diga "eu não posso; não sou capaz". Mantenha-se focado no que imagina realizar, e a energia Cósmica corroborará para que tal se realize.

Uma forma - além da prece - de projetar o dia seguinte promissor, é desconectar a mente dos problemas, e, conectá-la a algo positivo.

Finas paredes separam o bom senso da maluquez, aos olhos de quem não admite que verdades venham à tona.

Tens a pre-tenção de esclarecer, dizes o que pensas; é a tua verdade. Pretendes agradar, digas o que percebas queiram ouvir.

Sempre que acordar pela manhã, estabeleça uma meta para o 'seu' dia hoje, e mentalize-a dizendo sempre: "eu vou conseguir".

Pouca coisa estabelece limites tão rigoros, quanto uma situação econômica desfavorável.

Nosso pensar é tal qual sementes semeadas através do ar, que tendem a florecer e frutificar; colheremos pois, os seus frutos.

Imagine-se n'um lugar bem distante; feche os olhos; relaxe; você se sentirá como se lá estivesse. Assim, é quando mentalizamos o que queremos realizar.

Habitue-se a pensar firmemente no que deseja realizar, e o Cosmo contribuirá para que você consiga concretizar seus objetivos.

Inintendível o homem, para minha vã 'filosofia': envenenar os rios com todo tipo de agrotóxicos, e depois lamentar a escacês de fontes de água potável.

Disse Dalai Lama: "os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde". Fato inconteste. Cuidemos antes, do está bem espiritual.

Se n'algum dia pensares: "não vou fazer o bem, porque é pouco notado", observes a beleza da Lua; não para de brilhar mesmo quando a maioria dorme.

Para a saúde física, levantar peso, é um ótimo exercício; já para a saúde do espírito, levantar os caídos, é um exercício excelente.

Quando não se tem acesso as 'ferramentas' necessárias à concretização de objetivos, vale apena passar a 'bola' para quem tenha-nas.

Quando um povo obstina-se em pensar, a tendência é os poderes nas mãos de poucos, serem substituídos pela divisão dos bens deste, por muitos.

Entendo sejam os 'parasitas e 'morcegos' que vivem 'dependurados' nas 'tetas' do 'sistema', dos principais 'roedores' da economia do País.

Perseverança: um dos 'ingredientes' mais eficazes rumo ao êxito; se aliada a pensamentos positivos, corrobora para tal.

Grandes pensadores - desde sempre - concordam que "o poder da mente é inimaginável". Abituemos-nos pois, a pensar positivamente.

Um dos 'segredos' para ser-se exitosa toda e qualquer iniciativa é deveras, o pensamento positivo; nossa mente, tem 'forças' que desconhecemos.

Não é fácil obter-se êxitos - sejam quais sejam as iniciativas - se cercados de pessoas que teem como lema, pensamentos negativos.

Dê vazão à imaginação; as grandes descobertas que impulsionaram os avanços à humanidade, não raro, foram vistas a princípio, como utópicas.

Se regozijarmos-nos com infortúnios de outrem, esquecemos que, somos o outro dos outros, e que, não somos imunes a tais.

Se podes ajudar a alguém, não esperes que este venha implorar a tua ajuda; faze-o por antecipação.

Quando veres alguém enfrentando dificuldades, lembres-te que este alguém, é parte de ti, já que somos - todos - parte de um todo no Universo.

Jamais esqueçamos que Deus em Sua Infinita Sabedoria, Permite que todos habitemos o mesmo Planeta e respiremos o mesmo ar.

Há situações nas quais, imagino-me quiça, comedor de grama; não entendo por exemplo, "pegar-se em armas" quando o lema é "pacto pela vida".

Inintendivel para meu ínfimo entendimento: o cidadão da roça passa toda sua vida produzindo alimentos - para fartar a mesa da Nação - aposenta-se com um salário mínimo - quando consegue; um ex-deputado, com quase 300 salários mínimos.

Assim como "o poder atrai poder", quando na prosperidade, os amigos nos conhecem; quando visita-nos os infortúnios, conhecemos os amigos.

A vida é bem mais fascinante, quando se tem amantes. Apaixone-se pois, por uma causa e dê mais 'colorido' ao seu viver.

Existem palavras que são mantidas em silêncio, porque por muitos, são consideradas fortes; todavia, se vêm à tona, é porque o Cosmo entendeu fosse oportuno que assim fosse.

Não humilhes nem menosprezes quem esteja abaixo de ti na 'escala' social; não estais imune a um dia, ocupares o lugar dele.

Para se viver bem basta o necessário; o superfluo desperta a ira, mesmo que não a percebas.

Quando na prosperidade abundam os amigos; porém na adversidade, estes escaceiam: só os verdadeiros permanecem.

Palavras - mesmo se sábias - quando não compreendidas, são tidas, como insensatas.

No áuge da opolência material, não raro, abunda uma negra miséria espiritual.

Se algo precisa ser dito já e não te querem ouvir, digas então; à posteridade te entenderá.

Não te furtes em dizer verdades inaceitas no tempo em que estais vivendo; dize-as assim mesmo, por certo é o momento certo de serem ditas.

O Mundo carece - urgentemente - de ousadias; somente pessoas de mentes jovens - e inquitas - serão capazes de salvar nosso Planeta.

Ousar, pode ser-se insensato monmentaneamente; porém não fazê-lo, pode tornar-se indefinidamente subserviente.

O homem, pode viver relativamente confortável, n'um ambiente minúsculo; todavia trorna-se deveras impossível, se 'emparedam-lhe' a mente.

Ser o que somos, enfrentando todos os riscos e perigos inerentes à caminhada: eis a verdadeira essência da vida bem vivida.

Se você - como eu - não consegue assimilar a forma egoística de viver - em voga na atualidade - fantasie e viva no 'seu' mundo imaginário.

Em tratando-se de dinheiro, não faça planos contando com ninguém, além de suas próprias posses, sob pena de grandes decepções.

Observando-se a partir do topo da montanha, o visual, é deveras deslumbrante; porém, o mais emocionante, sente-se durante a escalada.

Quando se tem por princípo priorizar a retidão, 'morre-se' lentamente quando não isso lhe possibilitado, mesmo que temporariamente.

O que me atormenta, não é ter que caminhar sôbre 'pedregulhos' e sim, a inacessibilidade as ferramentas adquadas para transpô-los.

O superfluo dos abastados, é deveras, o fomentador da miséria dos necessitados.

Nós - humanos - somos tão incoerentes, que quando Deus Dá-nos algo, recebemos sorridentes; Quando Ele toma-nos de volta, devolvemos-Lhe chorosos.

Se não compactuas com a comtemporaneidade, cries teu próprio 'modelo' e viva-o, não importando-se se te vejam tal qual fostes um ET.

Governantes raramente toleram pessoas que pensam; parecem-lhes por demais perigosas.

Uma das formas de tornar exitosa uma causa, é apaixonar-se por ela.

Planejar é deveras relevante para obtenção do êsito; porém, perder tempo demais planejando, corre-se o risco de, apenas rascunhar o futuro.

O conviver em sociedade é tão complexo que, não são poucos, que levam toda uma existência e não consegume compreender.

O Mundo jamais viverá em plena harmonia, enquanto não forem extintos pelo menos, o egoísmo e a ganância.

Ao longo da História da humaniidade, os maiores mitos foram mortos, porque eram dígnos demais para viverem na Terra.

Um dos principais motivos para a convivência relativamente harmônica entre os homens, é o fato de a maioria, enganarem-se multuamente.

Escrevo, não tendo como 'alvo' a geração atual: não acredito tenha mais 'jeito'; escrevo, sim, pensando nas próximas gerações.

Para muitos contemporâneos, viver bem, basta-lhes; para os filósofos, viver bem, é sentir que outrem também vivam.

Um dos principais objetivos do filosofar, é tentar descobrir meios de, melhorar a vida de outrem.

Viver: uma das tarefas mais complexas que existem na vida; viver bem ou mau, depende basicamente, de nossas escolhas.

A memória do homem, não raramente, relembra os benefícios recebidos, e, esquece fácil e rapidamente, o bem que outrem lhe proporcionou.

Existem pessoas que, mesmo nas dificuldades, espargem energias que acrescentam mais brilho às estrelas, mais beleza ao Mundo e mais amor ao coração humano.

Acredito seja - desde todos os tempos - os mais abastados, dos principais corroboradores das misérias no Mundo.

Uma planta não consegue viver, senão conforme sua natureza: vai morrendo lentamente; assim, também o homem, se perde a capacidade de sonhar.

Quando perde-se a esperança em objetivos que entendem-se nobres, continua-se existindo, mas, não vivendo.

Sem os riscos, a vida seria no mínimo, um tédio constante.