Do meu livro Filosofraseando volume I - da página 31 à 40

Sonhos: uns, abrem as portas prá realidade; outros, impulsionam-nos para os labirintos da utopia.

Admirar: a essa altura do 'campeonato', é o único direito - politicamente correto - que tenho sobre o que me fascina.

O lado não tão bom de quando se passa dos 50, é que quando a vida começa a amanhecer, já vem a noite, inibindo as mais belas manhãs ensolaradas.

Não importa quão profundos sejam os abismos, são navegáveis à barquinhos e ou aviõeszinhos de papél; o perigo, é o que neles estejam escrito.

Não importa se merda ou ouro: caiu na grande mídia é estouro!

Quem nunca tomou banho nu n'uma cachoeira deserta à sombra dos bambuzais ouvindo uma 'orquestra' formada por pássaros - livres na Natureza - não imagina o que seja viver em plena liberdade.

Você pode ter as idéias mais brilhantes imagináveis; porém sem atitudes, dificilmente logrará êxito.

Não há - imagino - sentimemto tão desestruturador quanto a desesperança; dela, derivam: ansiedade, depreção e assemelhados.

O apego exagerado as coisas efêmeras, se não aprisionam o corpo, escravisam a alma..

Lamentar as oportunidades desperdiçadas, não vai trazê-las de volta; use sua criatividade e crie novas oportunidades.

O medo e os interesses obscuros, estão formando no Brasil cicatrizes tão profundas que a médio prazo - em não se punido os culpados - serão transformados em buracos negros.

Tá - a cada dia que passa - mais difícil viver honestamente; é tal qual navegar n'um rio repleto de piranhas, n'uma canoa furada.

No Brasil - infelismente - viver honestamente é muito perigososo; mas vale apena!

Não sou escritor nem poeta - não tenho 'cacife' para tais façanhas. Apenas tenho a mania de arquivar os meus pensamentos.

Não se frustre as ser preterido(a) - seja qual seja a situação; há quem goste da laranja, mas há também, quem goste do bagaço.

Expectativa exagerada, é o primeiro passo para as frustrações.

Ante a frustrações, lembremo-nos que viver é arte, errar faz parte e que corrigier os erros e redirecionar a rota, pode fazer a diferença.

Os obstáculos que se nos apresentam só nos serão pedras de tropeços, se entendermo-nos incapazes de transpô-los.

Eu não tenho medo da morte - única inexorável certeza comum a todos; tenho medo sim, do que vem depois da dita cuja.

N'um abastado, confie, desconfiando: ví uma 'madame' contratar os serviços de um 'viandante' para limpar o seu jardim e depois de finda a tarefa, se negar a pagar a 'merreca' combina.

Você tem nas entranhas da mente, um poço profundo de idéias ; permita-se dá vasão a sua imaginação e sua criatividade não terá limites.

Quem inventou a tese de que "a vida começa aos 40", foi um excelente brincalhão, ou um baita de um filho da pata.

A maluquez, é algo intrísico em todo ser humano; manter - o tempo todo - a lucidez, carece de esforços sobre humanos.

Inexoravelmente - digo sem medo de errar - todos nós temos sonhos; daí a transformá-los em realidade, vai depender de como traçamos nossas metas.

.."Aos homens não basta saber que existem, mas para que existem". - Victor Frankt. - Ante as diversidades, saibamos que todos tem relevantes papeis a desempenhar.

Não importa quão longa seja a distância que tensionemos percorrer; sem que demos o primeiro passo, jamais chegaremos ao destino.

Todos temos em nosso interior, as 'ferramentas' necessárias à transformar sonhos em realidade; e uma das principais delas, é a ousadia.

Os resultados que buscamos, estão no caminho os quais percorremos, e não no final da jornada; sejamos pois, audaciosos.

Acredito que seja consenso geral, que para 'sobreviver' n'um mundo onde o TER 'fala' mais alto, é o lema; porém, investir no SER, trás resultados impensáveis.

O ontem já passou e os equívocos que cometemos, devem servir-nos de aprendizado para um hoje promissor; comprometamo-nos com isso.

Ponha-se à disposição de quem esteja a precisar de um ombro amigo, e, sentirá que não há recompensa maior de que poder fazer alguém sorri.

Muitas pessoas são desestimuladas a lutar pelos seus objetivos, devido ao modelo egoístico de sociedade em voga no Mundo; um simples gesto de solidariedade, reacende a luz da esperança.

N'uma sociedade onde o dinheiro 'dá as ordens' o voluntariado é talvez a melhor forma de complementar o nosso existir na Terra.

Atitude: palavrinha 'mágica' que pode conduzir-nos ao 'pódium' ou para o 'final da fila'.

Diferentemente de em tempos ídos, quando vejo alguém 'esbanjando' gentilezas, indago-me se é terráqueo ou ET.

Não fosse a ousadia dos sonhadores, muito do que é hoje realidade, seria tão somente utopias.

Quem passa pela vida sendo o tempo todo 'platéia' - como 'reza o figurino' - sem nunca arriscar ser extravagante, jamais sairá do 'lugar comum'.

No Brasil, há uma 'fórmula' que se posta em prática, os políticos estariam sempre lembrando do povo: bastaria que houvesse ao menos duas eleições por ano.

No teatro da vida, um único aplauso consciencioso, compensa mil vaias preconceituosas.

Pessoas 'normais' hostilizam pessoas desvairadas, porém, recebem aplausos e glamous por fazerem uso das idéias destes.

'Reza' o xavão: "da vida não se leva nada"; tente deixar pois, um legado dígno de ser 'aplaudido' por quem lhe suceda.

Seja qual seja a dificuldade, agradeça assim mesmo se tem paz de espírito; há muitos abastados que 'mendigam' tal.

Não substime a potencialidade de um aventureiro; são eles, quem trazem à tona as principais novidades ao mundo.

Há vezes que, através do silêncio, diz-se mais, do que se diria usando muitas palavras.

Pessoas 'normais', esperam a 'banda passar', e 'dançam corforme a música'; pessoas incomuns, criam seus próprios 'instrumentos' e formam suas 'orquestras'.

O tempo, é cruel e implacável com o nosso corpo: ninguém pode impedir o envelhecimento; todavia, a mente, pode ser jovem aos 100 anos de idade.

Só quem passou por dificuldades ao longo da vida, entende as agrúrias dos outros.

Se o homem conservasse ao longo da vida o instinto natural o qual traz consigo ao nascer, por certo, não haveria na Terra tanta desigualdade.

Quem doa-se esperando reciprocidade, certamente, terá grandes frustrações.

Quando o mundo entender que o SER deve sobrepôr-se ao TER, certamente, a paz, não tardará a ser realidade.

O futuro é uma cortina de vidros; embaçados; depende de você fazê-lo brilhar.

Tem alguma idéia em mente e está reticente? Não protele por muito tempo; seja ousado e arrisque.

Não me'importo se você não dá importância; emquento eu entenser seja importante para mim, continuarei me'importando.

Uma das coisas mais torturantes proporcionadas pelo tempo, é essa 'cortina de vidro' que permite-nos ver o 'paraíso' mas não poder 'adentrar' nele.

Espargir o 'aroma' da alegria - mesmo nas dificuldades - sem que respingue algumas gotas sobre você própprio, é praticamante impossível.

Acreditar em seu potencial mesmo que ninguém mais acredite, é um dos segredos da realização dos seus sonhos.

Mantenha o otimismo mesmo ante as diversidades, e o mundo por certo, abrir-lhe-a portas, onde antes, só haviam paredes.

É utopia pensar que - individualmente - você pode mudar o Mundo; mas pode contribuir para que - gradativamente - tal venha a acontecer.

Acredite que conseguirá concretizar seus objetivos - por mais ousados que sejam - e sua convicção ajudará a tal.

Tal qual a luz necessita de escuridão para brilhar, assim o homem, necessita de oportunidades, para emergir sua potencialidade.

Felicidade depende do que temos em mente e não de quanto temos nos bancos; alguém sem o apenas o dinheiro do ônibus, as vezes é mais feliz, do que outro alguém em seu carrão importado.

Contra fatos não há argumentos; todavia, se contrariam ineresses excusos, são: ridicularizados e hostilizados antes de serem aceitos, por evidenciados,

O "não é da minha conta - por ser público" - corrobora para agigantar-se a "gatunagem" no que a todos pertence.

Enquanto o TER suplantar o SER, virtude, honradez, honestidade e assemelhados, são tão somente belas palavras filosóficas.

Pensar, é algo muito perigoso, quando se pensa - e acredita-se - que é possível praticar algo novo que contrarie interesses mesquinhos.

Para os prepotentes absolutistas, novas idéias são uma ameça - muita vez mais perigosa do que as armas.

Ninguém é de todo medíocre, se trás consigo - além do bom senso - uma pitada de ousadia.

Auto confiança: se você não acredita que é capaz, dificilmente alguém mais irá acreditar por você.

O estudo didático - em todas as suas dimensões - preparam para o mercado de trabalho; o estudo na universidade da vida, prepara para a vida.